quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

7078 - RESUMO DO SÉCULO XIX

Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 229
􀀀 Marcelo Badaró Mattos*
Resumo – As últimas décadas do século XIX foram um período de grandes transformações
no perfil da força de trabalho na cidade do Rio de Janeiro, com um processo de progressiva
diminuição da utilização da mão-de-obra escravizada, empregada em larga escala na
cidade até 1850. Tem-se nessa fase um primeiro momento de organização de associações
de trabalhadores livres e de movimentos coletivos, tais como as greves. Neste artigo, levantase
a hipótese de que entre as lutas dos escravos pela liberdade e as primeiras lutas de
trabalhadores assalariados urbanos existiriam elos significativos e compartilhamento de
experiências - de trabalho, de organização, de ação coletiva -, essenciais para uma compreensão
mais ampla do processo de formação da classe trabalhadora.
Palavras-chave: formação de classe; escravidão urbana; Rio de Janeiro.
* Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa apoiada
pelo CNPq e que contou com a colaboração de Marcela Goldmacher e Rafael Maul de Carvalho. E-mail: mbadaro@uol.com.br.
Em sua Contribuição à história das lutas
operárias no Brasil, publicada originalmente
em 1955, Hermínio Linhares é um dos autores
a situar a greve dos tipógrafos, de 1858, como
“a primeira greve do Rio de Janeiro, talvez do
Brasil” (Linhares, 1977, p.33).
Essa greve, que já vem sendo objeto de estudos
acadêmicos (Vitorino, 2000), é de fato
bastante significativa. Após meses reivindicando
aos donos dos três principais diários da
Corte (Correio Mercantil, Diário do Rio de
Janeiro e Jornal do Comércio) um reajuste
em seus salários, numa conjuntura de carestia
explícita, os tipógrafos resolveram recorrer à
paralisação do trabalho a partir de 09 de janeiro
de 1858. O mais interessante da greve é que
dela temos registros relativamente amplos, porque
os grevistas, apoiados pela Imperial Associação
Tipográfica Fluminense, fundaram o Jornal
dos Tipógrafos, de circulação diária, que nas
semanas seguintes apresentou os argumentos
dos trabalhadores. Nas páginas do jornal, encontramos
um grupo profissional relativamente
pequeno (o maior dos diários, o Jornal
do Comércio, empregava cerca de 37 tipógrafos),
que se apresentava como constituído por
230 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
“artistas”, artesãos especializados, pauperizados
pela ganância dos proprietários das folhas que
se negavam a pagar-lhes um salário digno. Além
disso, a greve chama a atenção pelo papel ativo
da associação dos tipógrafos, cujo objetivo principal
era o auxílio mútuo, mas que assumiu função
de representação dos interesses de seus
filiados, intercedendo junto às autoridades e financiando
a compra do maquinário para a impressão
do jornal dos grevistas.
No Jornal dos Tipógrafos podemos encontrar
manifestações de uma identidade de classe
em construção, pois há afirmações claras de
especificidade, ao se definirem como “artistas”,
que se “coligaram” por constituírem uma “classe
mal retribuída nos seus serviços”. Porém,
também se afirma que “operários de diversas
classes” encontravam-se em situação semelhante
à dos tipógrafos e se reconheciam em
seus atos.1 Em alguns artigos referentes ao
movimento, ia-se além, afirmando-se a necessidade
de por fim às “opressões de toda a casta”
e de combater a “exploração do homem pelo
mesmo homem”, indicando um alvo no “egoísmo
estúpido dos empreendedores da indústria,
capitalistas...2 ”
Quanto à Imperial Associação Tipográfica,
esta fora fundada em 1853, com objetivos de
auxílio mútuo (auxílio em enfermidades, auxílio
às viúvas, auxílio funeral). Definia, porém, o
§ 2 do artigo 3° de seus Estatutos que um dos
fins da Associação seria “Contribuir para o desenvolvimento
e progresso da arte tipográfica,
quanto estiver ao seu alcance...”, o que abria
espaço para a defesa dos interesses dos artistas
associados. Examinando o movimento dos tipógrafos
de 1858 – suas características de representação
de um setor de trabalhadores livres
e assalariados, que se associaram e lutaram
coletivamente, sob o argumento de defender
sua dignidade como artistas, mas enfrentando
o que conscientemente consideravam ser
seus inimigos de classe, os patrões – poderíamos
dizer que estamos diante de um episódio
do processo de formação da classe trabalhadora,
com semelhanças evidentes com os casos
clássicos. Mas, para o caso brasileiro na
segunda metade do século XIX, e do Rio de
Janeiro em particular, deter-se apenas nessa face
do trabalho livre para pensar o processo de
formação da classe pode gerar uma grande limitação
da análise.
Se a greve dos tipógrafos foi ou não a primeira
greve de trabalhadores livres ou assalariados
no Brasil, é difícil comprovar. Porém, chama a
atenção que o mesmo Hermínio Linhares, algumas
linhas antes, comente outro episódio, ocorrido
no ano anterior. Trata-se da paralisação do
trabalho por parte de trabalhadores escravizados
do estabelecimento da Ponta da Areia, de
propriedade de Mauá, assim noticiada pelo jornal
A Pátria, de Niterói, em 26/11/1857:
Ontem, das onze para o meio-dia, segundo
nos informam, os escravos do
estabelecimento da Ponta da Areia
levantaram-se e recusaram-se a continuar
no trabalho, sem que fossem
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 231
soltos três dos seus parceiros, que haviam
sido presos por desobediência
às ordens do mesmo estabelecimento.
Felizmente o levantamento não
ganhou terreno, pois o Exmo. Sr. Dr.
Paranaguá [o Chefe de Polícia da
Província], apenas teve a notícia, dirigiu-
se ao local e fez conduzir à casa
de detenção, presos, os trinta e tantos
amotinados. (Linhares, 1977, p.32)
Localizamos alguns outros poucos registros
daquele movimento, que precisam o número de
trabalhadores cativos presos em 32 e reafirmam o
objetivo de impedir o castigo de companheiros.
Sabe-se que o estabelecimento da Ponta da
Areia, constituído de fundição e estaleiro organizados
em muitas oficinas, era o maior estabelecimento
privado do gênero na época, contando
com cerca de 600 operários, sendo aproximadamente
¼ deles escravos. Sabemos também
que muitos outros estabelecimentos fabris
de então empregavam grande quantidade de
escravos, o que permitiu a Geraldo Beauclair
afirmar que existia “uma integração funcional
(...) dentro da maioria das ‘fábricas’, entre os
elementos livres e escravos, em nenhum momento
deixando transparecer não pudessem os
últimos alternarem-se com os primeiros nos trabalhos
mais complexos (excluindo-se o pertinente
à mestrança).” (Beauclair, 1992, p.181)
Assim, cabe argüir se seria possível dissociar
episódios de greves/levantamentos de trabalhadores
escravizados em estabelecimentos fabris,
como esse, do processo de formação da classe
trabalhadora no Rio de Janeiro. Não é difícil
imaginar um nível mais geral de contato entre
as trajetórias de escravizados, ex-escravos e livres
no processo de formação da classe, não
apenas nas fábricas, mas numa cidade em que
vários espaços de trabalho foram por muitas
décadas compartilhados por trabalhadores escravizados
e livres.
De forma a melhor testar tal hipótese, este
artigo busca apresentar um quadro, ainda que
sintético, de três ordens de questões que, combinadas,
possam ampliar nossa percepção sobre
as complexas interações entre trabalhadores
escravizados e livres no Rio de Janeiro do
século XIX. Inicialmente, empreende-se uma
rápida localização do “mercado de trabalho”
na cidade. Em seguida, um apanhado das diversas
modalidades de organização coletiva
ensaiadas na época. Por fim, retorna-se às
ações coletivas, como as acima discutidas.
Qual mercado de trabalho?
A primeira constatação a que chega o pesquisador
que se defronta com os dados
demográficos e ocupacionais do século XIX é a
da extrema diversidade na composição da força
de trabalho, gerando uma dificuldade em
definir quem eram os trabalhadores urbanos
na cidade, que se torna ainda mais complexa
pelas mudanças relativamente bruscas nesta
composição ao longo do século.
Assim, segundo o censo de 1821, a população
total da cidade do Rio de Janeiro (freguesias
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
232 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
urbanas e rurais) era de 112.695 habitantes,
sendo 55.090 escravizados e 57.605 livres Lobo,
1976, p.135). Em 1849, o levantamento
censitário indicou a existência de 266.466 habitantes
na cidade, 110.602 dos quais escravizados
e 155.864 livres. Já em 1872, o número de
escravizados caíra para a casa dos 48.939, enquanto
a população da cidade crescera para
274.972, sendo 226.033 os habitantes livres. A
explicar essas alterações, diversos fatores. Em
primeiro lugar, o peso do tráfico de africanos na
formação da força de trabalho urbano.
As estimativas de Paul Lovejoy estabelecem
um total de 3.466.000 escravos exportados da
África pelo Atlântico ao longo do século XIX
(Lovejoy, 2002, p.217). Manolo Florentino estimou
em 700.000 os africanos desembarcados
no Rio de Janeiro, apenas no período de
40 anos compreendido entre 1790 e 1830
(Florentino, 2000, p.40). Nos últimos anos da
década de 1840, Leslie Bethell calculou em 60
mil o número de africanos desembarcados anualmente
no Brasil pelo tráfico de escravos
(Bethell, 1976, p.336).
As proibições ao tráfico na primeira metade
do século XIX, culminando com o fim da
tolerância com o comércio de escravos em
1850, levaram à elevação do preço dos cativos,
face à demanda das zonas de produção para
exportação, o que acabou por estimular a sua
venda da cidade para a zona cafeeira. Não se
pode desconsiderar que o nível de tensão social
(o temor branco das revoltas escravas, em
especial), na maior cidade negra do mundo,
fosse um estímulo adicional para diminuir o
contingente de cativos na Corte (Chalhoub,
1990).
O fato é que os espaços deixados pelos escravizados
foram ocupados por trabalhadores
livres, muitos dos quais imigrantes, em especial
portugueses, que já ocupavam uma fatia de
cerca de 30% dos empregos de livres na cidade
nos anos 1830 (Ribeiro, 2002, p.180-181).
A chegada de estrangeiros, portugueses em especial,
após 1850, ganhou novas proporções
quando confrontada ao total da população urbana.
Segundo os cálculos de Luiz Felipe de
Alencastro, os portugueses compunham cerca
de 10% dos habitantes da Corte em 1849 e
chegaram a 20% do total de habitantes em 1872,
ainda que o ritmo de entradas de imigrantes
lusos viesse decaindo nessa época (Alencastro,
1988, p.54).
É preciso cuidado, entretanto, ao utilizar a
expressão mercado de trabalho para aquele
momento. Não se tratava, por certo, de um
mercado de trabalho livre assalariado, visto que
a escravidão marcou, com maior ou menor
peso, todo o período que se estende até 1888.
Escravidão urbana caracterizada pela diversidade
de formas de emprego da força de trabalho
cativa.
A mais conhecida entre as especificidades
do emprego urbano do trabalho escravo era a
existência de escravizados – treinados em ofícios
especializados ou não – que eram oferecidos
por seus senhores para aluguel, bem como
de outros que buscavam serviços ocasionais
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 233
pelas ruas da cidade em troca de uma remuneração
monetária, cabendo ao escravizado repassar
diária ou semanalmente uma quantia
estipulada a seu senhor. Estes últimos eram os
escravos de ganho, que muitas vezes “viviam
sobre si”, com parte do arrecadado com seu
trabalho e estavam definitivamente inseridos em
relações monetárias, embora continuassem a
ser propriedade de outrem. Daí a diversidade
de especializações profissionais dos escravos
no Rio de Janeiro, conforme demonstram os
dados do censo de 1872, sistematizados por
Luiz Carlos Soares, que ali encontrou as seguintes
categorias profissionais dos cativos: “criados
e jornaleiros’: 5.785, sendo 4.997 homens
e 788 mulheres; ‘marítimos’: 527 (todos homens);
‘indústrias’: 2.135 operários cativos (todos
homens); ‘costureiras’: 1.384; ‘artistas’: 497
(494 homens e 3 mulheres)” (Soares, 1988,
p. 110). A estes deveremos somar os muitos
sem registro de especialização profissional,
muitas vezes empregados como carregadores
(genericamente chamados justamente de “ganhadores”,
em muitos registros de época).
Conferindo registros de escravos de ganho na
municipalidade, o mesmo autor localizou, entre
1850 e 1871, “2.715 [em 2.868 escravos
de ganho registrados] escravos [que] não tiveram
suas atividades mencionadas e seus senhores
pediram autorização apenas para eles andarem
‘ao ganho pelas ruas” (Idem, p.116).
A dualidade das relações de trabalho em
que os ganhadores estavam inseridos – mercantis
na venda do serviço nas ruas e escravistas
no trato com os senhores – deve ser entendida
como mais um fator a demonstrar a complexidade
da escravidão – especialmente na situação
urbana – e a proximidade entre trabalhadores
escravizados e livres nos espaços de trabalho
urbano.
Visto que a escravidão na cidade comportava
diversas modalidades de exploração da
força de trabalho, resta constatar que, mesmo
entre os homens livres, não se configurou o
típico mercado de trabalho assalariado até, pelo
menos, os anos imediatamente anteriores à
abolição. Em primeiro lugar, justamente porque
uma das conseqüências dessa presença
escrava no meio urbano diz respeito à fixação
do preço da força de trabalho. Como demonstram
Eulália Lobo e Eduardo Stotz, a partir de
dados do setor fabril, “os preços dos aluguéis
[de escravos] provavelmente serviam como um
patamar para a fixação dos salários” (Lobo e
Stotz, 1985, p.57). Somando-se a esse fator o
fato de que o preço dos escravos era decisivo
na opção por incorporar um maior ou menor
número de trabalhadores livres aos empreendimentos,
podemos afirmar que, enquanto o
peso da escravidão urbana foi elevado, a variação
salarial dos trabalhadores livres não se pautava
apenas pelos critérios clássicos de oferta e
procura de mão-de-obra proletarizada.
É preciso destacar, também, que diversas modalidades
de exploração não assalariada – quando
não compulsória – desses trabalhadores foram
implementadas. Um exemplo pode ser buscado
entre os “engajados”, aqueles imigrantes,
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
234 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
especialmente açorianos, que em troca das despesas
de viagem (normalmente fixadas pelo dobro
de seu valor habitual) negociavam seu “passe”
com os capitães dos navios, que os repassavam
a brasileiros, para explorar seu trabalho por
um período determinado como forma de pagamento
da dívida. Isto foi mais freqüente nos momentos
de maior afluxo de migrantes, como a década
de 1850. Estima-se que esses engajados trabalhassem
ao menos três anos para livrarem-se
da dívida. Embora tal forma de exploração do
trabalho fosse mais comum no campo que na
cidade, também existia no meio urbano
(Alencastro, 1988, p.38).
Outras formas de exploração do trabalho também
poderiam ser lembradas, como o emprego
de “africanos livres”, aqueles que apreendidos
pelo Estado após a proibição do tráfico, prestavam
serviços diretamente ao Estado ou a concessionários,
por períodos que podiam ultrapassar
duas décadas.
Tratava-se, portanto, de um processo de
proletarização e de formação de mercado de
trabalho livre incompleto enquanto vigia a escravidão,
ou pelo menos enquanto o contingente
de escravos trabalhando na cidade foi
suficiente para determinar os limites do
assalariamento. Uma avaliação mais precisa
demandaria o investimento na discussão de
variados espaços e relações de trabalho no
meio urbano. Dada a relativa variedade de estudos
monográficos disponíveis, podemos nos
ater a uma rápida caracterização de dois espaços
de trabalho – a rua e a fábrica – para
precisar melhor os contornos de tal “mercado
de trabalho”.
Nas ruas, até 1850, dominava amplamente
o trabalho escravo. Mary Karash faz um apanhado
das variadas ocupações dos escravizados
nas ruas do Rio de Janeiro, destacando,
entre outros, a presença de carregadores, almocreves,
estivadores, aguadeiros, carregadores
de dejetos, barqueiros, marinheiros, barbeiros-
cirurgiões, acendedores de lampiões,
varredores de rua e vendedores ambulantes
(Karash, 2000, p. 259 e ss.). Luiz Carlos Soares
também faz uma longa lista e menciona, entre
as várias ocupações escravas, muitas comuns
no sistema de ganho, em que predominavam
os homens, as seguintes: estivadores, carregadores
(de malas, de mercadorias, de objetos
e etc.), cocheiros, barbeiros, cirurgiões,
sangradores, tocadores de realejo, músicos,
quitandeiros, barqueiros, pescadores, caçadores,
“naturalistas” (que colhiam espécimes animais
e vegetais) e “tigres” (que carregavam
dejetos em tonéis para despejo fora das casas).
(Soares, 1988, p. 117-126)
Após 1850 teria ocorrido, segundo Soares,
uma concentração dos escravos nos serviços
de transporte de carga, o que o leva a
especular que, a partir de 1850, em outras
atividades de rua, progressivamente os braços
cativos ali empregados tenham sido substituídos
pelos trabalhadores livres imigrantes.
Conforme Soares, “se realmente a maior parte
desses escravos foi empregada no transporte
de carga, pode-se imaginar que já nos
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 235
anos 1850 tenha se manifestado mais intensamente
no comércio ambulante a tendência de
substituição dos cativos pelos trabalhadores
livres imigrantes” (Idem, p.116).
A experiência do trabalhador escravizado
nas ruas, muitas vezes “vivendo sobre si”, bem
como a convivência com os trabalhadores livres,
freqüentemente compartilhando as mesmas
ocupações e buscando os mesmos “clientes”
levou, com certeza, ao surgimento de diversas
rivalidades e disputas. Mas, levou também
ao surgimento de variadas formas de solidariedade
em redes maiores ou menores de
sociabilidade. Um bom exemplo é o das tropas
de carregadores de café que, segundo Karash,
“se organizavam em grupos para comprar a
liberdade. Depois de fazer um sorteio para determinar
quem seria libertado primeiro, trabalhavam
pela liberdade de todos, permanecendo
juntos até que todos fossem alforriados”
(Karash, 2000, p. 265).
As fábricas são normalmente o espaço de
trabalho privilegiado para os que procuram
localizar a formação da classe trabalhadora
assalariada típica do capitalismo. Porém, para
a situação do Rio de Janeiro no século XIX, no
ambiente fabril encontramos também a possibilidade
de avaliar o grau de diversidade na
exploração do trabalhador escravizado.
Cabe situar do que tratamos, ao falarmos
em fábricas. Mencionamos acima o estabelecimento
da Ponta D’Areia, de Mauá, reconhecidamente
a maior fábrica privada dos anos
1850, com um capital de 1.250:000$000Rs,
10 oficinas e empregando mais de 600 homens
em sua fase áurea. Desse porte, existiam poucas
fábricas no mesmo período, e o número de
trabalhadores ocupados pelo empreendimento
de Mauá só era superado por estabelecimentos
do Estado, como o Arsenal de Guerra e
o Arsenal de Marinha.
No perfil do setor secundário urbano do
período predominavam, porém, as pequenas
oficinas e mesmo a organização das grandes
empresas ainda era de cunho manufatureiro.
Eulália Lobo apresenta dados que sustentam
melhor tal constatação. Entre 1790 e 1822, a
autora constatou o crescimento em 11,5% do
número de oficiais ou artesãos trabalhando no
Rio de Janeiro. Em 1822 eram 30 os ramos
artesanais e 233 os artesãos localizados na cidade,
enquanto em 1852, contavam-se 46 ramos e
991 oficiais e artesãos. No final da década de
1850, a partir dos dados do recolhimento de
impostos, a autora constata uma diminuição do
número de oficiais artesãos, considerando ser a
diminuição decorrente do “declínio da
corporação e da tendência das fábricas, oficinas
e do processo manufatureiro de produção absorverem
esses trabalhadores manuais autônomos”
(Lobo, 1976, p.176-180).
Já entre as fábricas, a autora observa um
crescimento significativo ao comparar dados
de anos próximos – 1857-1861 – quando o
número de estabelecimentos fabris na cidade
saltou de 765 para 1.117 e o setor de oficiais e
oficinas decresceu de 1.228 para 984. Localizando
os dados de número de empregados
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
236 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
referentes a 50 desses estabelecimentos fabris
em 1857, a autora chega a 1.290 operários,
“sendo 640 estrangeiros e 650 nacionais; 451
escravos e 199 livres. A média nessas empresas
era de 25 operários” (Idem, p. 194 e 185).
Após certo declínio no número de empresas
fabris, entre os anos 1860 e 1870, os dados
levantados por Eulália Lobo voltam a registrar
o crescimento do setor entre o fim da década
de 1870 e o início dos anos 1880, pois entre
1875 e 1881 há “um aumento das fábricas de
1.049 para 1.243”. O confronto dessas informações
permite à autora falar de “uma transição
do sistema artesanal e manufatureiro para
o industrial nos ramos de tecidos, de chapéus,
de calçados, de móveis e metalúrgicos, sendo
que o primeiro já se encontrava em 1881 em
plena fase industrial” (Idem, p. 205). Segundo
o Censo Industrial do Rio de Janeiro, de 1907,
o número de empresas registradas era menor,
mas pelo porte dos empreendimentos é possível
concordar com a tese da autora. Afinal, segundo
aqueles dados, num total de 726 empresas,
216 eram pequenas (até cinco operários),
306 médias (de 6 a 40 operários) e 204
grandes (com mais de 40 operários por unidade).
(Idem, p. 487-488) Aproximadamente
metade daquelas empresas havia se estabelecido
entre 1889 e 1907.
Já em relação ao emprego do trabalho escravo
nas fábricas, Eulália Lobo localizou, nos
registros da Junta do Comércio, entre 1809 e
1849, 101 empresas. Dessas, encontrou dados
sobre a mão-de-obra em 36 fábricas, das quais
apenas 11 não declararam possuir escravos
empregados. “Em 25 fábricas 424 empregados
e operários eram livres e em 23, 418 escravos
(em duas fábricas do primeiro total não
havia determinação do número de escravos)”
(Idem, p.120).
A “integração funcional (...) dentro da maioria
das ‘fábricas’, entre os elementos livres e
escravos” e o exercício das tarefas mais complexas
pelos escravizados, de que nos fala Geraldo
Beauclair, bem como a diversidade de
ofícios exercidos pelos escravos, já mencionada
por Luiz Carlos Soares (Beauclair, 1992 e
Soares, 1988), explicam-se pelo empenho dos
senhores em treinar seus escravos em ofícios
especializados, de forma a valorizar seu investimento
em braços cativos. Também o Estado,
que possuía as maiores manufaturas do período,
investia no treinamento em ofícios de seus
“escravos da nação”. Estudando a Fazenda de
Santa Cruz, expropriada dos jesuítas em fins do
século XVIII, Carlos Engermann observou o
grande número de trabalhadores escravizados
especializados, muitas vezes “exportados” para
outros empreendimentos públicos, como o
Arsenal de Guerra, a Fábrica de Pólvora e obras
públicas (Engermann, 2003, p.8).
Estudando a Fábrica de Pólvora da Estrela,
também propriedade do Estado, situada no
caminho que ligava as Minas Gerais ao Rio de
Janeiro, Alinnie Monteiro, observou como, entre
1831 e 1850, havia uma intrincada combinação
hierarquizada de emprego de trabalhadores
livres, escravizados e “africanos livres”
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 237
nas várias oficinas do estabelecimento (além
das roças anexas). (Monteiro, 2003, p.2)
Mesmo com o esvaziamento do contingente
urbano de escravos, após 1850, era possível
constatar a presença dos trabalhadores escravizados
no setor fabril. Segundo os dados já
mencionados do Censo de 1872, ainda havia
2.135 operários cativos trabalhando no setor
secundário, além de 1.384 mulheres escravizadas
classificadas como costureiras e 497 escravizados
(494 homens e 3 mulheres) classificados
como “artistas”.
Constatada a coexistência de trabalhadores
escravizados e livres nos diversificados espaços
do “mercado de trabalho” da cidade no
século XIX, seria possível encontrar trocas de
experiências associativas e de ação coletiva?
Associações
Mencionamos, no início deste artigo, a Imperial
Associação Tipográfica Fluminense. Tal
associação era uma entre centenas existentes
na época. Com inspiração em suas congêneres
internacionais, francesas em especial, as associações
mutualistas, ou sociedades de socorro
mútuo, organizavam-se a partir da livre associação
de filiados que, em geral, pagavam uma
“jóia” para ingressar e contribuíam com uma
mensalidade, para ter direito a recorrer ao caixa
da mutualidade em função de determinadas
necessidades, como auxílios em casos de doença
e para enterros – as formas de auxílio mais
comuns nos estatutos –, bem como em casos
Os requisitos para filiação variavam, organizando-
se algumas dessas associações por
origem nacional dos sócios, por proximidade
das residências, de forma “cosmopolita” (abertas
a qualquer um) ou ainda, como no caso da
Tipográfica, com um caráter profissional – reunindo
trabalhadores, geralmente do mesmo
ofício ou empresa – o que as aproximava dos
interesses coletivos dos seus associados no que
tange às questões do mundo do trabalho. Nestes
casos, além do socorro mútuo, algumas associações
incluíam em seus objetivos a defesa
do ofício e a instrução, quase sempre profissional
(por meio de aulas e/ou bibliotecas), dos
associados. Era natural que os trabalhadores
fossem os mais interessados em pertencer a
tais sociedades, visto que, na ausência de qualquer
política pública previdenciária e diante da
realidade de baixos salários e alto custo de vida,
a constituição de caixas por contribuição solidária
poderia ser decisiva para amenizar a dureza
das condições de sobrevivência.
Investigando estatutos e processos de registro,
podemos localizar centenas dessas
organizações. Eduardo Stotz localizou 67 associações
de caráter cosmopolita e 48 de cunho
profissional, em 1883 (Stotz, 1984, p.66).
Localizamos muitos exemplos de associações
com caráter de aglutinação de um grupo profissional,
como a Sociedade de Beneficência
dos Artistas da Construção Naval, fundada em
1858; a Associação Cooperadora dos Empregados
da Tipografia Nacional, fundada em
1872 e a Associação dos Empregados do Code
invalidez, prisão ou pensões para viúvas. mércio do Rio de Janeiro, fundada em 1880.
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
238 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
Os objetivos explícitos dessas entidades poderiam
ser definidos em termos de instrução,
moralização e solidariedade, como fazia a Associação
dos Artistas Brasileiros “Trabalho,
União e Moralidade”, que definia ter por fim:
(...) promover o gosto e o amor ao
trabalho em proveito do país, progresso
das artes, e reputação dos artistas
brasileiros; unir em uma só e grande
família os filhos do trabalho, para que,
da força proveniente de sua união, e
com a quota pecuniária de cada um,
se protejam, e se amparem mutuamente
como irmãos em todos os trabalhos
e calamidades da vida; moralizar
e instruir pelo exemplo, pelos
conselhos, e pela doutrina escrita aos
artistas e operários, para que tenham
no país a reputação e importância
social de que gozam seus irmãos nos
países ilustrados.
Indo um pouco além, tal espírito associativo
poderia ser definido em termos mais amplos,
como não apenas um mecanismo compensatório
para suprir carências e permitir a ascensão e
o reconhecimento social de seus membros, mas
também como embrião de um modelo menos
desigual de organização social, em que a cooperação
entre as classes predominasse sobre a exploração.
Como definiam os membros da Asso-
O espírito de associação, estabelecendo
relações e confraternizando todas
as classes da sociedade para se ajudarem
mutuamente, é um dos elementos
que poderosamente tem contribuído
para o desenvolvimento da
sociedade. A esse espírito devem neste
século as classes operárias o melhoramento
das condições de sua existência,
criando por toda parte associações
de caridade, tendo por divisa
o sagrado símbolo da redenção e o
grande dogma da igualdade universal
que transformou completamente
o mundo e chamou irmãos todos os
homens.
Também aconteceu de certas associações,
a partir dos anos 1870, buscarem reunir trabalhadores
dos mais diversos ofícios em uma
mesma organização, como a Sociedade Beneficente
Liga Operária, de 1872, formada segundo
seus estatutos “pela reunião de todos os
operários e artistas nacionais e estrangeiros” e
que também apresentava entre os seus fins representar
os interesses dos associados, só que
de forma bem mais ampla, pois afirmava procurar
“por todos os meios ao seu alcance, melhorar
a sorte de todas as classes operárias”.
Apesar da existência de rivalidades entre trabalhadores
nacionais e estrangeiros na disputa
por postos no mercado de trabalho, o projeto
associativo envolvia a superação de tais rivalidaciação
Tipográfica Fluminense, em 1881: des por uma perspectiva de solidariedade maior.
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 239
Otaviano Hudson, um dos fundadores da Liga,
afirmava que seus objetivos maiores seriam:
“A igualdade e a fraternidade reinará nesta
associação, composta de nacionais e estrangeiros,
a divisa será um por todos e todos por
um. Proteção mútua, união, amor ao trabalho
e instrução”.
Uma proposta que parece, de início, ter sido
bem acolhida, pois os registros das primeiras
assembléias da Liga contabilizam até 900 presentes
e 1.500 sócios quando de sua fundação.
Um número relativamente alto face os dados
disponíveis em relatórios de associações que
reuniam trabalhadores de um único ofício,
embora exceções de associações mais concorridas
possam ter ocorrido. Dados de 1877 indicam
que existiam poucas mutuais de ofício/
profissão com mais de 400 associados. Por
outro lado, na mesma data, muitas eram as associações
de caráter “cosmopolita” que reuniam
mais de 1.000 associados.
No fim da década de 1870, já era possível
associar o surgimento de uma organização
mutual não só a um grupo profissional, como
também à luta de tal grupo por uma demanda
relativa ao trabalho, em oposição aos interesses
patronais. Tal foi o caso da já citada Associação
dos Empregados do Comércio, cuja origem
esteve vinculada, segundo suas memórias
oficiais, à luta dos caixeiros contra a abertura
das casas comerciais aos domingos. Criada em
1880, a associação dos caixeiros era uma idéia
mais antiga, que só teria encontrado condições
de frutificar a partir de 1879, pois naquele ano,
segundo seu histórico: “a classe dos caixeiros
foi despertada ao novo perpassar de uma idéia
para ela vantajosa, e que, antes apresentada,
fora logo sufocada ao nascer. Tratava-se de suprimir
do comércio o trabalho aos domingos e
outros dias de guarda...”
Nas décadas seguintes, outras experiências
organizativas iriam surgir e conviver, em situações
de disputa ou complementaridade de
modelos associativos. Em certos casos, é possível
mesmo traçar quadros de convergência
entre os esforços de associação dos trabalhadores
por um período largo de tempo. Assim,
por exemplo, encontramos entre os militantes
socialistas do início da República, alguns
organizadores ou dirigentes de mutuais nas
décadas anteriores. Era o caso de José Veiga, tipógrafo,
editor, nos anos 1870, da citada Tribuna
Artística, propagadora da proposta associativa
das mutuais, que em 1890 editava A Voz do
Povo, um dos primeiros periódicos socialistas
do país, defensor da necessidade de criação de
um Partido Operário (Batalha, 1995).
Nos anos seguintes, surgiriam e se desenvolveriam
outras formas de associativismo entre
trabalhadores que, com denominações diferentes
(ligas, uniões, resistências, coletivos e
etc.), possuíam um sentido mais próximo da
representação dos interesses de classe típica
dos sindicatos. A existência de partidos e sindicatos
como experiências de associação de trabalhadores
urbanos não significou, porém, a
extinção das modalidades mutuais de associativismo.
Ao contrário, no início do século era
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
240 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
possível constatar a existência de um grande
número de mutuais no Rio de Janeiro, embora
o número de sócios em muitas delas pudesse
ser menor do que o observado três décadas
antes. Isso se explica pelo fato de as mutuais
responderem por necessidades de seguridade
social que, no geral, não se encontravam contempladas
pelos sindicatos e ainda não eram
alvo de atenção das políticas públicas.
As mutuais, entretanto, não constituíam uma
experiência que se construiu do zero. O associativismo
dos trabalhadores possuía raízes mais
antigas. Desde o período colonial, as Irmandades
foram uma forma de associação muitas vezes
apropriada por negros – escravos e libertos
– com conotações de organização, chegando
mesmo em alguns casos ao papel de
aglutinação de lutas coletivas. Eram também,
na origem, os núcleos básicos de organização
das corporações de artesãos portugueses e assim
se mantiveram no Brasil até a primeira metade
do século XIX. Conforme Eulália Lobo, na
tradição portuguesa “os ofícios eram divididos
em 24 corpora-ções que elegiam os seus juízes,
formando a Casa dos 24 (...) e que por sua
vez, elegiam um presidente denominado juiz
do povo e um escrivão, os quais participavam
do Senado da Câmara. (...) Os 24 grêmios
organizavam-se em Irmandades ou Confrarias”.
No caso do Rio de Janeiro, ainda segundo
a mesma autora, “parece não ter havido
Casa dos 24, mas os oficiais mecânicos eram
representados no Senado da Câmara pelos
Entre as irmandades tipicamente corporativas
encontravam-se, no início do século XIX:
a Irmandade de São José (pedreiros, carpinteiros,
ladrilheiros, marceneiros); a de São Jorge
(serralheiro, ferreiro, cuteleiro, espingardeiro,
pilheiro, latoeiro, funileiro, caldeireiro,
cepadeiro, dourador, seleiro); a Irmandade de
Santo Elói (ourives); e a Irmandade de São
Crispim e São Crispiano (sapateiro).
Nos anos seguintes, ainda era comum criar
Irmandades com um cunho profissional bastante
explícito, como a Irmandade de S. João
Batista dos Operários do Arsenal de Marinha
da Cidade e Corte do Rio de Janeiro, constituída
de 1851, definida em seu Compromisso
como “a associação de todos os operários do
mesmo Arsenal”, com objetivos, para além dos
religiosos, de auxílio mútuo. Caso semelhante
ao da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição
do Corpo Policial do Rio de Janeiro, dos
anos 1880, que admitia apenas oficiais ou praças
de pré do Corpo Policial da Província do
Rio de Janeiro, que incluía entre seus objetivos
o pagamento de pensões a familiares próximos.
Também foi fruto da tradição portuguesa a
criação de irmandades que agrupassem escravos
de origem africana. Em Lisboa, a primeira
irmandade de africanos, a de N. S. do Rosário,
foi instalada em 1460 e seu compromisso inspirou
as congêneres da América Portuguesa (Soares,
1997, p.15). No Rio de Janeiro do século
XIX muitas irmandades negras, algumas seculares,
mantinham grupos significativos de escramestres”
(Lobo, 1976, p.109-110). vos e libertos, nacionais ou africanos, unidos por
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 241
perspectivas de solidariedade, religiosidade e/
ou cultivo de tradições. Mary Karasch encontrou
12 Igrejas, instalando 24 irmandades de negros
e pardos no Rio de Janeiro, entre 1753 e 1852
(Karash, 2000, p.134-135). Apenas na Freguesia
de Sacramento, Anderson Oliveira encontrou
seis irmandades negras no século XIX: N. S. da
Lampadosa; Santo Elesbão e Santa Efigênia; São
Gonçalo Garcia e São Jorge; São Domingos; N. S.
da Conceição e N. S. do Rosário e São Benedito
(Oliveira, 1995, p.157).
João José Reis estudou as Irmandades negras
na Bahia e no Rio de Janeiro e encontrou
espaços variados de manifestações identitárias
(algumas opondo negros de origens étnicas
diferentes), em momentos festivos e religiosos,
mas localizando também episódios de resistência
ao lugar social do negro – balizado pela
escravidão – na sociedade. Para o autor, as
irmandades desempenharam importante papel
na “formação de uma ‘consciência negra’, embora
consciência dividida, que desabrochou no
Brasil com o fim do regime colonial. É incontestável
o valor que tiveram como instrumento de
resistência. (...) Seu limite maior, evidentemente,
foi a própria escravidão, que, entretanto, não foi
aceita sem críticas” (Reis, 1997, p. 29).
Tal dualidade, entre o sentido original das
irmandades negras, de cristianizar os escravos
submetendo-os aos padrões religiosos dos senhores
(que justificavam a escravidão) e seu potencial
de resistência, seria percebida com mais agudeza
pelos representantes da ordem senhorial nos
momentos de temor das revoltas de escravos.
Flávio Gomes localizou, em 1835, ano da “revolta
dos malês” em Salvador, correspondências de
autoridades judiciais e policiais indicando grande
preocupação com as irmandades de “homens de
cor” (Gomes, 1998, p.75).
Mais interessante é notar que, na segunda
metade do século, trabalhadores negros também
buscaram organizar Associações Beneficentes
ou de Auxílio Mútuo, que mantinham o
objetivo de atender enfermos, viúvas e garantir
enterros (de resto já presentes nas irmandades),
mas avançavam ao admitirem livres e escravos,
ao recortarem seu universo potencial de associados
por uma origem étnica ou pela cor, ou ainda
por apresentarem como finalidade apoiar financeiramente
a compra da liberdade de associados.
São associações como a Sociedade Beneficente
da Nação Conga, criada antes de 1861, ou
a Associação Beneficente Socorro Mútuo dos
Homens de Cor, de 1874. Os Estatutos da Sociedade
Beneficente da Nação Conga, que se apresentava
no requerimento de aprovação como
“protetora da Sociedade do Rosário e São Benedito”,
incluíam benefícios semelhantes aos das
demais mutuais entre seus objetivos, mas definiam
assim sua composição:
Art.1º – A Sociedade denomina-se Beneficente
da Nação Conga, será composta
de pessoas que pertençam à
mesma nação, e que sejam livres, podendo
ser admitidos em seu grêmio os
filhos e filhas das mesmas nascidas
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
242 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
neste Império, e que sejam de cor preta,
e compor-se-á de ilimitado número
de sócios e sócias efetivos, e 20 honorários.
Tal definição gerou polêmica entre os membros
do Conselho de Estado. O fato de a sociedade
propor a associação a partir de critérios
de nacionalidade não deveria ser encarado
como uma novidade, pois diversas mutuais se
organizavam a partir desse tipo de critério. Mas
isto não era assim tão simples se a nação em
pauta era africana e os membros da sociedade
eram definidos em termos raciais. Por isso, instalou-
se um debate entre os conselheiros sobre
a pertinência ou não dos critérios de admissão
dos associados, tendo prevalecido a
posição que defendia que “A tal Nação Conga
não é nacionalidade estrangeira, sim uma
horda bárbara da África, e os tais sócios são
escravos livres, ou destes nascidos (...) Creio
que não convém aprovar associações [apenas]
de pretos, mulatos, caboclos”. Por isso, o parecer
acabou sendo negativo e a associação não
foi registrada.
O objetivo daquele grupo, entretanto, não foi
enterrado, pois mais de 10 anos depois muitos
dos que assinaram a ata daquela sociedade voltavam
a assinar o pedido de registro de uma Sociedade
de Beneficência da Nação Conga “Amigos
da Consciência”. A cláusula primeira de aceitação
de sócios da nova sociedade era mais ampla que
a de sua antecessora, pois definia que para ser
sócio o candidato devia pertencer “a Nação
Conga ou a qualquer outra porém africana.” Seus
objetivos, porém, eram os mesmos: assistência
na doença ou na morte.
Desta feita, houve unanimidade entre os
conselheiros para rejeitar o pedido de registro
dos Estatutos, alegando-se várias falhas técnicas
no processo, inabilitação dos responsáveis
e, parece que a razão central, o fato de que
“intitulando-se da Nação Conga admite sócios
de outras procedências africanas, e sem declarar
que livres, pode julgar-se com direito a admitir
escravos, o que não é permitido pelas leis.”
Na mesma época em que analisaram os Estatutos
da segunda beneficente da Nação Conga,
os conselheiros estudaram também o pedido
da Associação Beneficente Socorro Mútuo dos
Homens de Cor. Neste caso, os estatutos eram
mais explícitos em aprovar a associação “homens
de cor” livres ou escravos afirmando que
o sócio poderia ser “livre, liberto, ou mesmo
sujeito, de cor preta, de um ou outro sexo”. Os
Estatutos também eram mais amplos no tipo de
benefícios que propunham, pois o primeiro
artigo definia que a sociedade tinha por fim
“promover tudo quanto estiver a seu alcance
em favor dos seus membros”. Mais adiante ficava
explícita a proposição de filiar escravos e
fazer de tudo “a favor de seus membros”, quando
se definia que “os sócios sujeitos ganharão
da vantagem de entrar no sorteio (...) para a
libertação; e uma vez libertos poderão exercer
todos os cargos da Sociedade”.
Se os organizadores da associação foram mais
explícitos em seus objetivos, os conselheiros
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 243
seriam ainda mais objetivos, negando o registro
não apenas com base em tecnicalidades,
mas também porque “Os homens de cor, livres,
são no Império cidadãos que não formam classe
separada, e quando escravos não tem direito
a associar-se. A Sociedade especial é pois
dispensável e pode trazer os inconvenientes da
criação do antagonismo social e político”. Os
conselheiros aconselhavam, ainda, no que diz
respeito às duas associações, o governo imperial
a “tomar conhecimento reservado, por meio
da Polícia, dos indivíduos que as promovem e
das circunstâncias que lhes dão causa”.
Porém, libertar escravos já era, havia mais
tempo, parte dos objetivos de algumas sociedades
beneficentes, como a Sociedade Filantrópica
Liberdade Constitucional, de 1831 e várias
irmandades, e a tradição se ampliou na segunda
metade do século XIX, para as entidades
mutuais. O fato novo é que, nos anos finais da
escravidão, surgiam ligações entre tais associações
e movimentos – de trabalhadores livres
ou escravos – indicando padrões diferentes de
organização e ação coletivas.
Movimentos
A literatura memorialística e os estudos
históricos registram algumas outras greves
como a dos tipógrafos de 1858, acontecimento
comentado no início deste artigo. Para
citarmos três casos de movimentos com reivindicações
típicas de assalariados, podemos
mencionar a luta dos caixeiros contra a abertura
do comércio aos domingos, em 1866;
a greve dos cocheiros da Botanical Garden,
em 1873, demandando a readmissão de
companheiros demitidos; ou a greve dos operários
em construção, em 1888, por pagamento
de atrasados (Lobo, 1992).
É possível encontrar também outros movimentos
de escravos semelhantes ao comentado
na Ponta da Areia. Como o movimento citado
por Flávio Gomes, dos escravos de uma
fábrica de velas e sabão na Gamboa, em 6 de
setembro de 1854 (Gomes, 1998, p.66). Movido,
ao que informam as autoridades e os
jornais, por um descontentamento ante a ameaça
de os escravos envolvidos serem vendidos,
o protesto – chamado de “tentativa de
insurreição” pelos jornais da Corte – resultou
em cerca de 30 prisões, havendo indicações
de um número ainda maior de participantes.
Não era uma novidade que trabalhadores
escravizados empregados em fábricas utilizassem
seu ambiente de trabalho coletivo
como trincheira para rebeliões. Um outro
exemplo: em 15 de abril de 1833, teve lugar
uma “insubordinação dos escravos, que trabalhavam
na loja de caldeireiro administrada
por Rodrigo Pinto da Costa, na rua da
Alfândega nº 70”, conforme definiu um relatório
posterior. Catorze escravizados se recusaram
a cumprir ordens do administrador
e resistiram às tropas chamadas a prende-
los, usando suas ferramentas de trabalho
como armas. Ao fim do conflito, o escravo de
nome Calixto, tido como o “cabeça” da insubordinação,
estava morto.
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
244 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
No movimento da Gamboa, as causas também
envolviam uma questão tipicamente escrava
– a venda –, como o castigo no movimento da
Ponta da Areia. Porém, mesmo não se tratando
de paralisações com demandas tipicamente
salariais, como a dos tipógrafos, eram movimentos
de trabalhadores escravizados concentrados
em estabelecimentos fabris que encontravam
na suspensão do trabalho uma forma
de protesto válida. A polícia sempre os tratou
como sublevação ou levante, reprimindo-os
rápida e exemplarmente, ao contrário da greve
dos tipógrafos, que se prolongou por mais de
um mês e teve no Chefe de Polícia um intermediário/
negociador, mas não um executor da
repressão direta.
Em termos de movimentos sociais, porém,
o mais significativo na segunda metade do
século XIX foi, certamente, o abolicionismo.
O movimento foi tradicionalmente caracterizado
como movido por homens livres, quase sempre
brancos, letrados, que no Parlamento e nas
ruas batalharam por uma legislação que acabasse
com a escravidão no país. Nabuco, por
exemplo, localizava o abolicionismo como um
movimento bem sucedido, que em dez anos
(1879-1888) havia conseguido seu intento de
acabar com a mácula da escravidão, libertando
os cerca de 2 milhões de escravos que restavam
no país (em 1879, segundo suas estimativas)
e livrando o Brasil da pecha de último país a
conservar a escravidão nas Américas. Listava cinco
frentes distintas que contribuíram para o sucesso
do movimento, mencionando a disputa da
opinião pública, a ação parlamentar, a atuação
dos governantes e da Monarquia, as atividades
dos que organizaram fugas e mesmo as concessões
dos proprietários.
Porém, se no registro clássico de Nabuco,
que orientou gerações posteriores de estudiosos
do abolicionismo, muitas foram as forças
que contribuíram para o sucesso do movimento,
entre elas não estavam os próprios escravos.
Teses recentes, entretanto, vem ressaltando
a importância das lutas dos escravos contra
a escravidão no processo que culminou com a
abolição, concluindo que “sem a adesão franca
dos escravos, manifestada por meio de fugas
em massa, o projeto abolicionista não teria a
mínima chance de êxito” (Silva, 2003, p.33).
Vem sendo possível conhecer melhor também,
em ponto que interessa mais diretamente aos
objetivos deste artigo, a vinculação entre o movimento
abolicionista e as organizações de trabalhadores,
livres e escravos, que comentamos
na seção anterior. Para o caso paulista, já estão
sendo estabelecidas as várias conexões entre o
abolicionismo de Luís Gama ou a luta dos caifazes,
com as irmandades negras – como as de N. S. dos
Remédios, Rosário e Santa Efigênia –, bem
como com os primeiros setores organizados
do operariado.
Para o caso do Rio de Janeiro, algumas evidências
no mesmo sentido podem ser aqui rapidamente
apresentadas. É o caso do cruzamento
de personagens, movimentos e associações
envolvido no episódio da conferência de
Vicente de Souza, em março de 1879, no Teatro
São Luiz, com o tema “O Império e a escravidão:
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 245
o parlamento e a pena de morte” (Batalha,
1995, p.29). Vicente Souza, naquele momento
unindo a luta abolicionista a um republicanismo
radical, seria anos depois um dos líderes socialistas
a tentar fundar partidos operários nos primeiros
momentos da República. Mas, o mais interessante
é que a conferência de 1879 foi promovida
pela Associação Tipográfica Fluminense,
pioneira, como se vê, não apenas no apoio a
greves como também na luta pela abolição.
É fato que nem sempre havia cumplicidade
entre a trajetória da luta dos escravos pela liberdade
e luta operária, existindo mesmo confrontos
por espaço no mercado de trabalho.
Porém, há episódios que revelam um nível bastante
elevado de inter-relação entre organizações,
formas de ação coletiva e movimentos
sociais de trabalhadores escravos e livres. Como
a surpreendente trajetória do líder padeiro João
de Mattos. Seu relato começa na cidade de Santos,
em 1876, quando organizou um “levante”
– “que eram as mesmas greves de hoje”
(Duarte, 2002, p. 64). A ação de João de Mattos,
então trabalhando como padeiro naquela cidade,
consistia na organização de todos os escravizados
que trabalhavam nas 5 padarias de
Santos (com o apoio dos livres que com eles
compartilhavam o ofício) para paralisarem o trabalho
e fugirem, em ato contínuo. Enquanto preparava-
se a fuga, eram forjadas cartas de alforria
que permitiriam que os fugitivos encontrassem
trabalho no campo, como livres. Preso, dois
meses após a fuga, em São Bernardo, foi levado
para Santos, passando três meses na cadeia.
Como não houve testemunho para incriminá-lo,
João foi solto, com a condição de não mais voltar
à cidade.
Migrou para São Paulo, em 1877, onde organizou
os escravizados das 11 ou 12 padarias
da cidade para um “levante” do mesmo tipo.
Na justificativa dos atos praticados por ele e
seus companheiros, organizando as fugas, João
de Mattos denunciava o arbítrio patronal, equiparando
livres e escravos, por ele chamados
de escravizados “livres” ou “de fato”: “Os patrões
eram demais carrascos e abusaram do
seu poderio. Os empregados escravizados livres,
as prerrogativas eram as mesmas dos de
fato, por qualquer coisa davam sopapos, pontapés,
empurrões pela porta afora” (Idem, p.
65). Com o grupo de fugidos de São Paulo,
usando a mesma estratégia das cartas de alforria
falsas para encontrar emprego em fazendas no
interior, migrou para a província do Rio de Janeiro,
chegando à Corte em 1878.
Na capital fundou, em 1880, um “Bloco de
Defesa” dos padeiros, denominado “Sociedade
de Combate dos Empregados de Padaria com o
lema Pelo Pão e pela Liberdade” (Idem, p. 67).
O “Bloco de Defesa”, entretanto, era clandestino,
pelo seu fim “criminoso” de “guerrear a propriedade
escrava”, escondendo-se sob o disfarce
de um “Curso de Dança”. Por tal organização,
que contava com cerca de 100 associados,
montaram-se novos “levantes” parciais e um levante
geral, com a fuga na direção de Barra do
Piraí. Na volta ao Rio, João de Mattos foi novamente
preso, por denúncia de um membro da
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
246 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
Sociedade, que vendeu a informação por
100$000 réis. Defendido por Saldanha Marinho,
voltou à liberdade após 3 meses.
O fim da escravidão não significou o fim das
lutas de João de Mattos e seus companheiros
padeiros, pois conforme seu argumento, após
destruir o “poderio escravocrata de fato”, nas
lutas seguintes haveriam de conseguir “destruir
a dos escravizados livres, que continuam só com
o direito de escolher este ou aquele senhor”
(Idem, p. 71). Assim, o militante padeiro esteve
envolvido, nos anos seguintes, na criação da
Sociedade Cooperativa dos Empregados de Padaria
no Brasil, em 1890, bem como da Sociedade
Cosmopolita Protetora dos Empregados
de Padaria, em 1898, que mais tarde daria origem
ao sindicato da categoria, com o lema
“Trabalho, Justiça e Liberdade, sem distinção
de cor, crença ou nacionalidade” (Idem, p.76).
Da sociedade surgiria o jornal O Panificador,
assim como uma biblioteca. A organização
atuou tanto nas lutas diretas contra os patrões
quanto na luta institucional, através de petições
ao Congresso Nacional.
A trajetória de João de Mattos e de seus companheiros
parece confirmar a hipótese central
que anima todo este artigo: entre as lutas dos
escravos pela liberdade e as primeiras lutas de
trabalhadores assalariados urbanos, na cidade
do Rio de Janeiro, na segunda metade do século
XIX, existiam elos significativos e compartilhamento
de experiências – de trabalho, de orgacompreensão
mais ampla do processo de formação
da classe trabalhadora.
Tal hipótese vem sendo sugerida tanto por
estudos de especialistas em escravidão, quanto
por estudiosos do movimento operário, embora
nem sempre a convergência seja assumida
(Negro, 1996 e Lara, 1998). Exemplos muito
ricos de trabalhos recentes que caminharam
nesta direção alimentaram a reflexão aqui apresentada
(Cruz, 1998 e 2000; Reis, 1988 e 2000
e Lorner, 2001).
Afinal, se pensamos a classe “como processo
e relação” (Wood, 2003 e Thompson, 2001),
e não como um lugar estrutural, não há como
fugir ao fato de que mesmo sem querer demonstrar
uma evolução direta entre a escravidão
urbana e a formação da classe trabalhadora
assalariada, não é possível explicar o processo
de formação da classe, instituindo um
marco inaugural em 1888, ou recuando no
tempo apenas para buscar experiências de trabalhadores
livres.
Referências Bibliográficas
ALENCASTRO, Luiz Felipe. Proletários e escravos:
imigrantes portugueses e cativos africanos no
Rio de Janeiro, 1850-1872. Novos Estudos,
nº 21. São Paulo: Cebrap, 1988.
AZEVEDO, Elciene. O direito dos escravos: lutas
jurídicas e abolicionismo na província de São
Paulo na segunda metade do século XIX. Tese
de Doutorado. Campinas: Unicamp, 2003.
BATALHA, Cláudio. A difusão do marxismo e os
nização, de ação coletiva – essenciais para uma socialistas brasileiros na virada do século
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 247
XIX. In: MORAES, João Quartim (Org.).
História do Marxismo no Brasil.
Campinas: Unicamp, 1995, v.2.
_____. Sociedades de trabalhadores no Rio de
Janeiro do século XIX: algumas reflexões em
torno da formação da classe operária.
Cadernos do AEL, nos 11/12. Campinas: 2000.
BEAUCLAIR, Geraldo de. Raízes da indústria
no Brasil. Rio de Janeiro: Studio F&S, 1992.
BETHELL, Leslie. A abolição do tráfico de
escravos no Brasil: a Grã-Bretanha, o Brasil
e a questão do tráfico de escravos, 1807-
1869. São Paulo: Expressão e Cultura/
Edusp, 1976.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma
história das últimas décadas da escravidão
na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.
_____. O primeiro capítulo da história do
movimento operário no Brasil. Comunicação
apresentada no XXI Simpósio
Nacional de História da ANPUH. Niteroi: jul.
2001, [mimeo].
CRUZ, Maria Cecília Velasco e. Virando o jogo:
estivadores e carregadores no Rio de
Janeiro da Primeira República. Tese de
Doutorado São Paulo: USP, 1998.
_____. Tradições negras na formação de um
sindicato: sociedade de resistência dos
trabalhadores em trapiche e café, Rio de
Janeiro, 1905-1930. Afro-Ásia, nº 24.
Salvador: 2000.
DUARTE, Leila. Pão e liberdade: uma história de
padeiros escravos e livres na virada do século
XIX. Rio de Janeiro: APERJ/Mauad, 2002.
ENGERMANN, Carlos. Estado, escravidão e
trabalho: Real Fazenda de Santa Cruz, RJ
(1790-1820). Comunicação apresentada
ao XXIII Simpósio Nacional de História da
ANPUH. João Pessoa: 2003, [mimeo].
FLORENTINO, Manolo. Um comércio singular:
tráficos e traficantes de africanos no Rio de
Janeiro (1790-1830). Oceanos, Lisboa:
2000, v. 44.
GOMES, Flávio. História, protesto e cultura
política no Brasil escravista. In: SOUZA, Jorge
Prata de (Org.). Escravidão: ofícios e
liberdade. Rio de Janeiro: APERJ, 1998.
KARASH, Mary C. A vida dos escravos no Rio
de Janeiro (1808-1850). São Paulo: Cia.
das Letras, 2000.
LARA, Silvia Hunold. Escravidão, cidadania e
história do trabalho no Brasil. Projeto
História, no.16. São Paulo: fev.1998.
LINHARES, Hermínio. Contribuição à história
das lutas operárias no Brasil. 2ª. ed. São
Paulo: Alfa-Omega, 1977.
LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. História do Rio
de Janeiro (do capital comercial ao capital
industrial e financeiro). Rio de Janeiro:
IBMEC, 1978. v.2
LOBO, E.M.L. (Org.) O Rio de Janeiro operário.
Rio de Janeiro: Acess, 1992.
LOBO, Eulália M.L.; STOTZ, Eduardo N.
Formação do operariado e movimento
operário no Rio de Janeiro, 1870-1894.
Estudos Econômicos, nº 15. São Paulo:
1985.
LONER, Beatriz Ana. Construção de classe:
operários de Pelotas e Rio Grande (1888-
1930). Pelotas: Unitrabalho/EdUFPel,
2001.
LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma
história de suas transformações. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
248 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
LUCA, Tania de. O sonho do futuro assegurado
(o mutualismo em São Paulo). São Paulo:
Contexto, 1990.
MAMIGONIAM, Beatriz. Revisitando o problema
da “transição para o trabalho livre” no
Brasil: a experiência de trabalho dos
africanos livres. Jornadas de História do
Trabalho. Pelotas: 2002.
MONTEIRO, Alinnie S. Trabalhadores do
Império: os africanos livres na fábrica de
pólvora da Estrela. Serra da Estrela, Rio de
Janeiro, c.1831 - c.1850. XXIII Simpósio
Nacional de História da ANPUH. João
Pessoa: 2003, [mimeo].
NEGRO, Antonio Luigi. Imperfeita ou rarefeita?
O debate sobre o fazer-se da classe
trabalhadora inglesa. Revista Brasileira de
História. nº. 31/32. São Paulo: 1996,v. 16.
OLIVEIRA, Anderson J. Machado de. Devoção e
caridade: irmandades religiosas no Rio de
Janeiro imperial (1840-1889). Dissertação
de Mestrado. Niterói: UFF, 1995.
QUINTÃO, Antonia Aparecida. Irmandades
negras: outro espaço de luta e resistência
(São Paulo: 1870-1890). São Paulo:
Annablume/Faperj, 2002.
REIS, João José. A greve negra de 1857 na
Bahia. Revista da USP. São Paulo: 1988.
_____. Identidade e diversidade étnica nas
irmandades negras no tempo da escravidão.
Tempo, nº3. Niterói: junho de 1997.
_____. De olho no canto: trabalho de rua na
Bahia na véspera da Abolição. Afro-Ásia,
nº24. Salvador: 2000.
RIBEIRO, Gladys Sabina. A liberdade em
construção: identidade nacional e conflitos
antilusitanos no Primeiro Reinado. Rio de
Janeiro: Faperj/Relume-Dumará, 2002.
SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a
Abolição da escravatura: uma investigação
de história cultural. São Paulo: Cia. das
Letras, 2003.
SOARES, Luiz Carlos. A manufatura na formação
econômica e social escravista do Sudeste,
um estudo das atividades manufatureiras na
região fluminense. Dissertação de Mestrado.
Niterói: UFF, 1980.
_____. A manufatura na sociedade escravista:
o surto manufatureiro no Rio de Janeiro e
suas circunvizinhanças (1840-1870). In:
MAURO, F. (Org.) La préindustrialization
du Brésil. Paris: CNRS, 1984.
_____. Os escravos de ganho no Rio de Janeiro
do século XIX. Revista Brasileira de
História. nº16. São Paulo: ANPUH/Marco
Zero, 1988.
SOARES, Mariza de Carvalho. Identidade
étnica, religiosidade e escravidão: os
‘pretos minas’ no Rio de Janeiro (século
XVIII). Tese de Doutorado. Niterói: UFF,
1997.
SOUZA, Jorge Prata de. A mão-de-obra de
menores escravos, libertos e livres nas
instituições urbanas. In: SOUZA, J. P. de
(Org.). Escravidão: ofícios e liberdade. Rio
de Janeiro: APERJ, 1998.
STOTZ, Eduardo. A formação da classe
operária: Rio de Janeiro, 1870-1890.
História do Rio
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 249
Relatório de Pesquisa. Niterói: 1984,
[mimeo].
THOMPSON, E. P Algumas observações sobre
classe e ‘falsa consciência’. In: THOMPSON,
E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros
artigos. Campinas: EdUnicamp, 2001.
VITORINO, Artur José Renda. Máquinas e
operários: mudança técnica e sindicalismo
gráfico (São Paulo e Rio de Janeiro, 1858-
1912). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2000.
_____. Operários livres e cativos nas manufaturas:
Rio de Janeiro, segunda metade do
século XIX. Jornadas de História do Trabalho.
Pelotas: nov. 2002, [mimeo].
WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo:
a renovação do materialismo histórico. São
Paulo: Boitempo, 2003.
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX
Abstract – The final decades of the nineteenth century watched major
transformations in the profile of the work force in the city of Rio de Janeiro,
with progressive decrease in the use of slave manpower, present on large scale
up to 1850. This phase shows the dawn of freemen’s associations and of collective
movements, such as strikes. This article raises the hypothesis that there were
remarkable links between the slaves’ struggle for freedom and the first struggles
of payed urban workers as well as the sharing of experience related to work,
organization, and collective action – essential to a broader understanding of
the constitution of the working class..
Keywords: class formation; urban slavery; Rio de Janeiro.
Resumen – Las últimas décadas del siglo XIX fueron un período de grandes
transformaciones en el perfil de la fuerza de trabajo en la ciudad del Río de
Janeiro, con un proceso de progresiva disminución de la utilización de la
mano-de-obra esclavizada, empleada en larga escala en la ciudad hasta 1850.
Ocurre en esa etapa un primer momento de organización de asociaciones de
trabajadores libres y de movimientos colectivos, como las huelgas. En este
artículo, se plantea la hipótesis de que entre las luchas de los esclavos por la
libertad y las primeras luchas de trabajadores asalariados urbanos existirían
enlaces significativos y división de experiencias – de trabajo, de organización,
de acción colectiva –, esenciales para una comprensión más amplia del proceso
de formación de la clase trabajadora.
Palabras-clave: formación de clase; esclavitud urbana; Río de Janeiro.
250 Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004
17 Os dados sobre números de presentes em assembléias encontram-se no processo da Liga no Conselho de Estado. AN, Conselho de Estado
(IR), CODES. Caixa 551/Pacote 1/ Documento 8, fls. 8f e 10f.
18 A Associação de Auxílios Mútuos dos Empregados da Typographia Nacional, por exemplo, contava em 1882, com 274 associados,
segundo o Relatório da Associação de Auxílios Mútuos... Rio de Janeiro, Typ. Nacional, 1883. Para um exemplo de associação que
reunia muitos sócios, ver os dados da Associação dos Empregados do Comércio, criada a partir das lutas pelo fechamento das lojas
aos domingos, no ano de 1880 por 112 sócios, que se transformaram em mais de 3.000 em 1884, para atingir mais de 13.000
associados em 1900. Vinte anos de labor (1880-1900). Histórico da Associação dos Empregados do Commercio do Rio de
Janeiro. Rio de Janeiro, Typ. do Jornal do Commercio, 1900.
19 Tais dados podem ser encontrados em Guimarães, Joaquim S. M., op. cit.
20 Vinte anos de labor..., op. cit., p. 19.
21 Em 1917, registravam-se 144 associações de auxílio mútuo e beneficência, segundo o Anuário Estatístico do Brasil. Rio de Janeiro,
Tipografia Nacional, 1918. Quanto ao número de associados, referimo-nos à comparação da listagem com dados de 1873, de
Guimarães, acima citada, com os dados para 1903, reunidos por Barbosa, Luiz. Serviços de assistência no Rio de Janeiro. Rio de
História do Rio
Notas
1 Jornal dos Typographos, Rio de Janeiro, 14/01/1858, p.1. Todas as citações de fontes de época tiveram sua grafia atualizada, em
acordo com as normas ortográficas atualmente vigentes.
2 O povo soberano, Rio de Janeiro, 3/05/1858, p. 3 (indica-se que o artigo fora transcrito do Jornal dos Typographos)
3 Estatutos da Imperial Associação Typographica Fluminense. Rio de Janeiro, 1866. Biblioteca Nacional (BN).
4 Ver as pequenas notas dos jornais Diário do Rio de Janeiro, de 26/11/1857 e do Jornal do Commercio, na mesma data, bem como
de A Pátria, no dia seguinte. Não conseguimos localizar referência ao episódio na documentação policial da época.
5 Brasil. Recenseamento da população do Império do Brasil a que se procedeu no dia 10 de agosto de 1872. Rio de Janeiro, s.e.,
1872.
6 Lobo, 1976, apresenta dados sobre o custo de escravos especializados, que custariam 150$000 em 1821, passaram a cerca de 1:100$000
em 1842 e a 1:180$000 em 1857.
7 Mamigonian, (2002, p.1) estima em 11.000 os “africanos resgatados do tráfico e que foram forçados a trabalhar por 14 anos sob a
tutela do governo imperial, (...) entre 1821 e 1856 (...) distribuídos entre instituições públicas e concessionários particulares.”
8 Este capital da empresa, em 1851, era bastante significativo, bastando, para constatá-lo, compará-lo ao orçamento Império na
época, de cerca de 27.000:000$000Rs, segundo dados de Beauclair (1992, p. 156-158).
9 O número de operários empregados no estaleiro varia conforme o momento e a fonte. Vitorino (2002, p.7), localiza, em 1856, 622
operários, sendo 441 livres e 181 escravos. Já Soares (1984, p. 33), menciona, para 1857, 667 empregados na planta, sendo 507 livres
(300 estrangeiros e 207 brasileiros) e 160 escravos, em Soares, Luiz Carlos. “A manufatura na sociedade escravista: o surto manufatureiro
no Rio de Janeiro e suas circunvizinhanças (1840-1870)”.
10 O Arsenal de Guerra, por exemplo, contava com 840 operários em 1851. (Souza, 1998, p. 51)
11 Soares, L. C., “Os escravos de ganho...”, op. cit., p. 110.
12 Estatutos e processos de legalização destas entidades podem ser encontrados na BN, ou nos códices do Conselho de Estado do Arquivo
Nacional (AN). Para uma análise geral destas organizações no período ver Batalha (2000). Para o caso paulista, ver Luca (1990).
13 Estatutos citados em Guimarães, Joaquim da Silva Mello. Instituições de previdência fundadas no Rio de Janeiro... Rio de
Janeiro, Tipografia Nacional, 1883, p. 69. BN.
14 Relatório da Imperial Associação Typographica Fluminense. Rio de Janeiro, 1883. BN.
15 Estatutos da Sociedade Beneficente denominada Liga Operária. Rio de Janeiro, Typ. da Reforma, 1872, p. 3. Ver também, os
Estatutos do Corpo Coletivo União Operária, de 1880, que também previam “tratar dos interesses gerais da classe operária e das artes
no país”, além de apresentarem a proposta de publicar um periódico, a Gazeta dos Operários, com a colaboração de Otaviano
Hudson. AN, Conselho de Estado (1R); CODES. Caixa 559/ Pacote 2/ Documento 14.
16 Tribuna Artística. Rio de Janeiro, 25/02/1872. Apud Vitorino, (2002, p. 12).
Revista Rio de Janeiro, n. 12, jan-abril 2004 251
Janeiro, Tipografia Luzeiro, 1908.BN. Neste último, aparecem poucas instituições com mais de 400 associados e algumas organizações
mais antigas, como a citada Liga Operária, encontram-se bastante esvaziadas, em relação a três décadas antes (nesse caso,
os quase 1.000 sócios da primeira fase, estavam reduzidos a 160 em 1903).
22 Compromisso da Irmandade de S. João Batista dos Operários do Arsenal de Marinha da Cidade e Corte do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, Typ. de A. M. Morando, 1851.
23 Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição do Corpo Policial da Província do Rio de Janeiro. Niterói, Tip.
Da Irmandade, 1889.
24AN, Conselho de Estado, 1R CODES. Caixa 531/ Pacote 3/ Documento 46; CODES. Caixa 552/ Pacote 2/ Documento 43. Chalhoub,
(2001), explorou alguns destes documentos. na comunicação “O primeiro capítulo da história do movimento operário no Brasil”,
apresentada no XXI Simpósio Nacional de História da ANPUH. Niterói, jul. 2001.
25 AN; 1R (Conselho de Estado); CODES. Caixa 531/ Pacote 3/ Documento 46. – Sociedade Beneficente da Nação Conga. (7 de maio
de 1862), fl. 11.
26 Idem, nota do Visconde de Sapucaí, discordando de Manifestação do Marquês de Olinda, fl.1. As palavras entre colchetes são de difícil
confirmação nos manuscritos.
27 AN; 1R; CODES. Caixa 552/ Pacote 2/ Documento 45 – Sociedade de Beneficência da Nação Conga “Amiga da Consciência” (24 de
Setembro de 1874), fl. 9.
28 Idem, fl. 2 v.
29 AN; 1R; CODES. Caixa 552/ Pacote 2/ Documento 43 – Associação Beneficente Socorro Mútuo dos Homens de Cor (24 de Setembro
de 1874), fl. 10.
30 Idem, fl.9.
31 Idem, fl.11.
32 Idem, fls.3 e v.3.
33 Karasch, (2000, p. 466), menciona as irmandades entre as várias formas de associações de escravos com fins de poupança para a
compra da alforria. Oliveira (1995, p. 155), também mostra como a Irmandade de N. Sra. do Rosário e S. Benedito já apoiava o
pecúlio dos escravos para a compra da alforria antes de 1871.
34 Ver as notas publicadas nos diários do dia seguinte, como Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 06/09/1854, p.2 e Jornal do
Commercio, Rio de Janeiro, 06/09/1854, p.1.
35 Arquivo Nacional; GIFI; OI; CODES. Pacote 5 b517 – Ofício do Juiz de Paz do 2º Distrito da Freguesia da Candelária enviado ao Chefe
de Polícia da Corte em 16 de Abril de 1833. Também este movimento é comentado por Gomes (1998).
36 Nabuco, Joaquim. Minha formação. Brasília, Ed.UNB, 1981 (1a. ed. 1900), p. 137.
37 A participação dos caifazes nas irmandades, a instituição de caixas para libertação de escravos nestas associações e a presença das
primeiras organizações operárias paulistas no movimento dos caifazes são comentadas por Quintão (2002). Ver também Azevedo (2003).
38 A incrível história deste militante foi por ele registrada em um manuscrito, parcialmente recuperado e publicado em edição facsímile
a partir dos arquivos policiais aonde fora parar, pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Duarte (2002).
39 Idem, p. 69. Interessante notar que Saldanha Marinho foi o primeiro parlamentar a defender a causa republicana e integrara o “corpo
consultor” do já citado Corpo Coletivo União Operária.
40 Sobre estas organizações de padeiros, ver, além do relato de João de Mattos, o histórico da Liga Federal dos Empregados em Padarias,
apresentado ao II Congresso Operário Brasileiro, de 1913, e publicado em A Voz do Trabalhador, no. 60, Rio de Janeiro, 5/08/1914, p.3.
Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas