sexta-feira, 1 de abril de 2011

10229 - LINGUA GREGA

AD INCIPIENTES

Iatreion | Didascalica | Portal Graecia Antiqua | Wilson A. Ribeiro Jr.www.greciantiga.orgRevista eletrônica | Mitologia | Literatura | Arte | História | Outros temas | Principiantes

Língua grega para iniciantes
O alfabeto grego
Ν ν
Ξ ξ
Ο ο
Π π
Ρ ρ
Σ σ,ς
Τ τ
Υ υ
Φ φ
Χ χ
Ψ ψ
Ω,Ω ωΑ α
Β β
Γ γ
Δ δ
Ε ε
Ζ ζ
Η η
Θ θ,ϑ
Ι ι
Κ κ
Λ λ
Μ μxEmbora o grego antigo fosse falado desde 2000 a.C., aproximadamente, os primeiros textos escritos datam somente de 1400 a.C. e foram escritos em Linear B, uma escrita do tipo silábico. A escrita alfabética surgiu por volta de 750 a.C. (ou pouco antes) e é ainda utilizada, com leves modificações, pelos gregos modernos.

O grego pertence à família das línguas indo-européias. É aparentado a uma enorme quantidade de línguas da Europa, como se pode ver pelas semelhanças na forma da palavra "pai": patér (grego), pai (português), père (francês), padre (espanhol e italiano), father (inglês), e vater (alemão). Há também parentesco com outras línguas já extintas da Europa e da Ásia como o latim (pater), o sânscrito (pitá), o hitita, o luvita, etc.

O grego antigo
O mais antigo dialeto grego que conhecemos, o micênico, era utilizado exclusivamente para registros contábeis nos palácios da Idade do Bronze. Com o advento do alfabeto, no início do Período Arcaico, surgiram as primeiras inscrições de natureza não utilitária.

Dos outros dialetos gregos falados na Antigüidade, o de maior prestígio era o ático, falado em Atenas durante o Período Clássico e utilizado por alguns dos mais importantes autores gregos: Tucídides, Eurípides, Platão e Demóstenes, entre outros. Do dialeto ático, também conhecido por grego clássico, derivou o grego comum (koiné), falado durante o Período Helenístico; dele, por sua vez, derivou o grego moderno, falado até hoje.

Dentre as muitas diferenças entre o grego antigo e as línguas modernas (como o português, o francês, o italiano, por exemplo), uma das mais características é a mudança de forma das palavras conforme sua função na frase. O radical logo-, por exemplo, termina em -s quando tem a função de sujeito e em -n quando tem a função de objeto direto. Assim, tanto a forma lógos como a forma lógon têm eventualmente a mesma tradução: "palavra, discurso, argumento".

O alfabeto grego
O Alfabeto Grego baseia-se nos sinais desenvolvidos pelos mercadores fenícios, adaptados pelos gregos para representar os sons de sua língua. O alfabeto fenício tinha apenas consoantes; a representação das vogais foi uma invenção grega. Inicialmente, só havia letras maiúsculas e cada pólis usava um difente alfabeto; ao longo do século IV a.C., o alfabeto de Mileto foi adotado por Atenas e demais póleis. As minúsculas foram criadas no Período Helenístico e popularizaram-se somente séculos depois, durante o Período Bizantino.

O sinais do alfabeto grego foram adaptados pelos romanos para sua própria língua, o latim, e desse alfabeto derivou o Alfabeto Latino, utilizado até hoje pela grande maioria das línguas do Ocidente (inglês, francês, italiano, espanhol, português, etc.).

Observe-se a semelhança de forma entre diversas letras maiúsculas do Alfabeto Latino e do Alfabeto Grego:

A, B, D (Δ), E, H, I, K, M, N, O, R, S (Σ),T, W, X, Y e Z.

Referências
Consulte a bibliografia geral da área.
RIBEIRO JR., W.A. Língua grega para iniciantes. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. Disponível em www.greciantiga.org/arquivo.asp?num=0317. Consulta: 01/04/2011.
Monografia nº 0317. Criação: 05/09/2000.
Como citar esta página Salvar como PDF


« Ad incipientes

Vogais
A representação de vogais e semi-vogais (α, ε, η, ι, ο, ω, υ) é uma invenção grega — os alfabetos anteriores tinham apenas consoantes.
Consoantes duplas
Algumas consoantes gregas são duplas, isto é, representam dois sons:
ζ = sd, θ = th, ρ = rh, ξ = ks, φ = ph, χ = kh, ψ = ps
Antiga inscrição
Parte de uma das mais antigas inscrições alfabéticas gregas, datada de 725-700 a.C. e gravada em um vaso conhecido por "taça de Nestor":



ΝΕΣΤΟΡΟΣ


Na primeira linha, a inscrição (letras invertidas, da direita para a esquerda, como no original); na segunda linha, a transcrição do nome em letras maiúsculas do século IV a.C. A palavra está fletida e pode ser traduzida para "de Nestor".
Veja aqui outra inscrição.
Textos
Os textos gregos eram usualmente gravados em folhas de papiro ou de pergaminho. O papiro era preparado a partir de uma planta originária do Egito e o pergaminho, da pele de animais.
Veja aqui um antigo papiro literário.

Contato | Novidades | Auxilia | Sobre o Portal | Termos de uso | © 1997-2011 W.A. Ribeiro Jr.
Cancelar


W.A RIBEIRO JR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas