sexta-feira, 1 de abril de 2011

10211 - ACORDO ORTOGRÁFICO BRASIL-PORTUGAL

UOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILRÁDIO UOLSACTV UOLUOL HOSTVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBackupBanda LargaBate-papo UOLBBB 11 - Big BolãoBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarnavalCarros - Motos - Tabela FipeCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e Filmes - Festival de Berlim - OscarClube UOLComparar PreçosCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Copa 2014 - Fórmula 1 - FutebolEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Chuvas - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRetrospectiva - Oito anos de LulaRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi
Publicidade
Publicidade

Tempo+ Cidades SP
19ºC Rio
24ºC Folha.comFolha de S.PauloGuia Folha Áudio Foto TV Folha 1 de abril de 2011 Notícias Poder Mundo Mercado Cotidiano Esporte Ilustrada Ciência Tec
Ambiente Bichos Blogs Celebridades Colunas Comida Equilíbrio e Saúde Folhateen Folhinha Ilustríssima Revista sãopaulo Saber Turismo
Horóscopo Folhainvest Indicadores Guia E-Mail Folha Assinantes Erramos Acervo Folha Folha de Hoje Folha Digital Assine a Folha
Em Cima da Hora
Maior | Menor Enviar por e-mail Comunicar erros ImprimirCompartilhe delicious

Windows Live

MySpace

Google

digg

Google Buzz
Acompanhe a Folha.com no Twitter 20/08/2007 - 09h04
Brasil se prepara para reforma ortográfica
Publicidade
DANIELA TÓFOLI
da Folha de S.Paulo

O fim do trema está decretado desde dezembro do ano passado. Os dois pontos que ficam em cima da letra u sobrevivem no corredor da morte à espera de seus algozes. Enquanto isso, continuam fazendo dos desatentos suas vítimas, que se esquecem de colocá-los em palavras como freqüente e lingüiça e, assim, perdem pontos em provas e concursos.

O Brasil começa a se preparar para a mudança ortográfica que, além do trema, acaba com os acentos de vôo, lêem, heróico e muitos outros. A nova ortografia também altera as regras do hífen e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y. As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa --uma população estimada hoje em 230 milhões-- e têm como objetivo aproximar essas culturas.

Não há um dia marcado para que as mudanças ocorram --especialistas estimam que seja necessário um período de dois anos para a sociedade se acostumar. Mas a previsão é que a modificação comece em 2008.

O Ministério da Educação prepara a próxima licitação dos livros didáticos, que deve ocorrer em dezembro, pedindo a nova ortografia. "Esse edital, para os livros que serão usados em 2009, deve ser fechado com as novas regras", afirma o assessor especial do MEC, Carlos Alberto Xavier.

É pela sala de aula que a mudança deve mesmo começar, afirma o embaixador Lauro Moreira, representante brasileiro na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). "Não tenho dúvida de que, quando a nova ortografia chegar às escolas, toda a sociedade se adequará. Levará um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova grafia, como ocorreu com a reforma ortográfica de 1971, mas ela entrará em vigor aos poucos."

Tecnicamente, diz Moreira, a nova ortografia já poderia estar em vigor desde o início do ano. Isso porque a CPLP definiu que, quando três países ratificassem o acordo, ele já poderia vigorar. O Brasil ratificou em 2004. Cabo Verde, em fevereiro de 2006, e São Tomé e Príncipe, em dezembro.

António Ilharco, assessor da CPLP, lembra que é preciso um processo de convergência para que a grafia atual se unifique com a nova. "Não se podem esperar resultados imediatos."

PUBLICIDADE

A nova ortografia deveria começar, também, nos outros cinco países que falam português (Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste). Mas eles ainda não ratificaram o acordo.

"O problema é Portugal, que está hesitante. Do jeito que está, o Brasil fica um pouco sozinho nessa história. A ortografia se torna mais simples, mas não cumpre o objetivo inicial de padronizar a língua", diz Moreira.

"Hoje, é preciso redigir dois documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido", afirma o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça.

Para ele, Portugal não tem motivos para a resistência. "Fala-se de uma pressão das editoras, que não querem mudar seus arquivos, e de um conservadorismo lingüístico. Isso não é desculpa", afirma.

Marcelo Corrêa e Editoria de Arte / Folha Imagem

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

Leia mais

Podcast: Hélio Schwartsman ataca proposta de reforma ortográfica
O que muda com a reforma da língua portuguesa
Colégio trocará livros didáticos em até 2 anos
Especial

Leia o que já foi publicado sobre ortografia
Livraria

Aprenda a usar as NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS da língua portuguesa, com livro do Instituto Houaiss
Saiba O QUE MUDA com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa
Conheça regras de ACENTUAÇÃO do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Novo Dicionário Houaiss traz 20 mil SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS
Nova GRAMÁTICA HOUAISS explica o funcionamento das regras da língua portuguesa
Livro CORRIGE REDAÇÕES e mostra como melhorá-las
Solucione suas DÚVIDAS DE PORTUGUÊS sem chateação com o professor Pasquale
As Últimas que Você não Leu

Publicidade
+ LidasÍndice
Interior de SP concentra escolas estaduais com bom nível
USP aprova bônus maior para alunos de escolas públicas
Estudantes protestam contra política de inclusão da USP
Ranking das 500 melhores universidades do mundo tem 6 brasileiras
Professor "novato" desiste de aulas na rede estadual de SP
+ Comentadas
USP aprova bônus maior para alunos de escolas públicas
Estudantes protestam contra política de inclusão da USP
+ EnviadasÍndice
USP aprova bônus maior para alunos de escolas públicas
Ranking das 500 melhores universidades do mundo tem 6 brasileiras

Livraria da Folha

Alex no País dos Números

Alex Bellos
De: 44,00

Por: 39,60

Comprar
Nietzsche para Estressados

Allan Percy
De: 19,90

Por: 16,92

Comprar
Boas-Vindas à Filosofia (Vol.1)

Marilena Chaui
De: 14,50

Por: 12,50

Comprar
História da Literatura Brasileira

Carlos Nejar
De: 99,90

Por: 84,92

Comprar
1001 Dúvidas de Português

Ernani Terra, Jose de Nicola
De: 26,90

Por: 19,90

Comprar Áudio Foto TV Folha 1 de abril de 2011 Notícias Poder Mundo Mercado Cotidiano Esporte Ilustrada Ciência Tec
Ambiente Bichos Blogs Celebridades Colunas Comida Equilíbrio e Saúde Folhateen Folhinha Ilustríssima Revista sãopaulo Saber Turismo
Horóscopo Folhainvest Indicadores Guia E-Mail Folha Assinantes Erramos Acervo Folha Folha de Hoje Folha Digital Assine a Folha
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos
Atendimento ao Assinante | ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Trabalhe na Folha | Publicidade

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.

COPYRIGHT FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas