Afonso XII de EspanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Afonso XII
Rei de Espanha
Afonso XII
Governo
Reinado 29 de Dezembro de 1874–25 de Novembro de 1885
Consorte Mercedes de Orleães
Maria Cristina da Áustria
Antecessor Primeira República Espanhola
Herdeiro Afonso XIII
Sucessor Afonso XIII
Casa Real Bourbon
Dinastia Bourbon
Vida
Nascimento 28 de Novembro de 1857
Madrid, Espanha
Morte 25 de Novembro de 1885 (27 anos)
Madrid, Espanha
Pai Francisco I, Rei-consorte de Espanha
Mãe Isabel II, Rainha de Espanha
ver
Afonso XII de Espanha (28 de Novembro de 1857 - 25 de Novembro de 1885), Rei de Espanha, foi filho de Isabel II de Espanha e de Francisco de Assis de Bourbon, o primogénito do duque de Cádiz. Os seus pais foram forçados, pela revolução de 1868, a fugir para Paris, e Afonso foi enviado para o Theresianum de Viena para continuar os estudos. Subiu ao trono após a restauração da monarquia, em 29 de Dezembro de 1874.
Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Primeiros anos
1.2 Acesso à coroa
1.3 Reinado
2 Filhos
2.1 1º casamento
2.2 2º casamento
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas
[editar] Biografia[editar] Primeiros anosNasceu no Palácio Real de Madrid a 28 de Novembro de 1857. Entre os seus preceptores encontravam-se o general Álvarez Osorio e o arcebispo de Burgos, este último eleito pela rainha Isabel, após consultar com o papa Pio IX. Em 1868, sendo ainda uma criança, a rainha é destronada pela Revolução de 1868, «La Gloriosa», obrigando a família real a partir para o exílio. A saída a Europa do novo príncipe implicou a experiência de se encontrar com outros sistemas políticos como o francês, o austríaco ou o britânico. Seu primeiro centro exterior foi o colégio Stanislas em Paris, cidade na qual se instalou a família real. A 29 de Setembro de 1869, a família muda-se transitoriamente para Genebra, onde além de receber aulas particulares, frequenta a academia pública da cidade. Para dar continuidade à sua educação é eleita a Academia Real e Imperial Teresiana de Viena. Por último frequenta a Academia militar de Sandhurst em Inglaterra. Neste país o futuro rei conheceu o constitucionalismo real inglês. Da correspondência de Alfonso com a rainha durante todas as suas estadas nos diferentes colégios e academias, põe-se em evidência a relativa estreiteza econômica em que se movimentava a família real nesses anos. A 25 de Junho de 1870, sua mãe, a rainha, abdica os seus direitos dinásticos, num documento assinado em Paris, em favor do seu filho Afonso. Enquanto isso, em Espanha sucediam-se diferentes formas de governo: Governo Provisório (1868–1870), monarquia democrática de Amadeu I (1871–1873) e a I República (1873–1874). Esta foi liquidada no mês de Janeiro pelo golpe de Estado do general Pavia, e abriu-se um segundo período de Governos provisórios. Durante esta etapa histórica —o Sexênio Revolucionário—, a causa alfonsina esteve representada nas Cortes por Antonio Cánovas del Castillo.
Estátua equestre de Afonso XII em Madrid (Mariano Benlliure, 1909).
[editar] Acesso à coroaVer também: Restauração bourbônica na Espanha
A 1 de Dezembro de 1874, Alfonso públicou o Manifesto de Sandhurst, apresentando-se aos espanhóis como um príncipe católico, espanhol, constitucional, liberal e desejoso de servir à nação. A 29 de Dezembro de 1874 produziu-se a restauração da monarquia, ao dar o general Arsenio Martínez-Campos um golpe de estado em Sagunto (Valência) em favor do acesso ao trono do príncipe Alfonso. Naquele momento, o Chefe do Estado era o general Serrano. O Chefe do Governo era Sagasta. Em Janeiro de 1875 chegou a Espanha e foi proclamado rei ante as Cortes Generales.
[editar] ReinadoO seu reinado consistiu principalmente em consolidar a monarquia e a estabilidade institucional, reparando os danos que as lutas internas dos anos do chamado Sexênio Revolucionário deixaram, ganhando a alcunha de «o Pacificador». Foi aprovada a nova Constituição de 1876 e durante esse mesmo ano terminou a guerra carlista, dirigida pelo pretendente Carlos VII (o próprio monarca esteve presente no campo de batalha para presenciar o seu final). Os foros Bascos e Navarros foram reduzidos e conseguiu-se que cessassem, transitoriamente, as hostilidades em Cuba com a assinatura da Paz de Zanjón. Afonso XII realizou, em 1883, uma visita oficial à Bélgica, Áustria, Alemanha e França. Na Alemanha aceitou a sua nomeação como coronel de honra de um regimento da guarnição de Alsácia, território conquistado pelos alemães e cuja soberania reclamava França. Este facto deu lugar a uma recepção hostil ao monarca espanhol por parte da população de Paris durante a sua visita oficial a França. A Alemanha tentou ocupar as ilhas Carolinas, naquele momento debaixo do domínio espanhol, provocando um incidente entre os dois países que terminou em favor da Espanha com a assinatura de um acordo hispano-alemão em 1885. Nesse mesmo ano desencadeou-se um surto de cólera em Aranjuez. O monarca, sem contar com a aprovação do governo, visitou os enfermos, gesto que foi apreciado pela população. Pouco tempo depois, a 25 de Novembro, Afonso XII faleceu de tuberculose no Palacio Real de El Pardo, em Madrid.
Casou-se em primeiras núpcias com Mercedes de Orleães e depois com a arquiduquesa Maria Cristina da Áustria, de quem teve três filhos.
Aquando da sua morte encontrava-se grávida sua mulher, que foi nomeada regente até ao nascimento de seu filho, Afonso XIII.
[editar] Filhos[editar] 1º casamentonão houve filhos
[editar] 2º casamentoMaria Mercedes (1880-1904)
Maria Teresa (1882-1912)
Afonso XIII (1886-1941)
Monumento a Afonso XII de Espanha em Madrid[editar] ReferênciasM. Espadas, C. Seco e F. Villacorta, Alfonso XII y su época, Cuadernos de Historia 16, ISBN 84-85229-77-0
[editar] Ver tambémRestauração Bourbônica na Espanha
Maria Cristina de Habsburgo-Lorena
[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Afonso XII de EspanhaBiografia de Afonso XII (Biblioteca Cervantes) (em espanhol)
Precedido por
I República Espanhola Rei de Espanha
1874 — 1885 Sucedido por
Afonso XIII
Este artigo sobre um Rei da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
[Expandir]v • eMonarcas de Espanha
Casa de Habsburgo Carlos I • Filipe II • Filipe III • Filipe IV • Carlos II
Casa de Bourbon Filipe V • Luís I • Filipe V • Fernando VI • Carlos III • Carlos IV • Fernando VII
Casa de Bonaparte José I Bonaparte
Casa de Bourbon, Primeira Restauração Fernando VII • Isabel II
Casa de Sabóia Amadeu I
Casa de Bourbon, Segunda Restauração Afonso XII • Afonso XIII
Casa de Bourbon, Terceira Restauração Juan Carlos I
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Afonso_XII_de_Espanha&oldid=28191845"
Categorias: Mortos em 1885Reis de EspanhaMonarcas católicos romanosPríncipes das AstúriasCasa de BourbonMortes por tuberculoseMonarcas da Casa de BourbonCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre reis da Espanha
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasمصرى Asturianu Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu Македонски मराठी Nederlands Norsk (bokmål) Occitan Polski Română Русский Slovenčina Svenska Tagalog Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h46min de 1 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel
CVOPYRIGHT WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário