Amadeu I de EspanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amadeu I de Espanha
Rei da Espanha
Retrato de Amadeu I, por Vicente Palmaroli González (c. 1872). Óleo sobre tela, 234 cm x 127,00 cm , Museu do Prado (Madrid).
Governo
Reinado 16 de novembro de 1870–11 de fevereiro de 1873
Consorte Maria Vitória del Pozzo
Antecessor Francisco Serrano y Domínguez, Regente do Reino
Sucessor Estanislao Figueras y Moragas, Presidente do Poder Executivo da República
Casa Real Casa de Saboia
Vida
Nascimento 30 de maio de 1845
Turim, Piamonte-Sardenha
Morte 18 de janeiro de 1890 (44 anos)
Turim, Itália
Filhos Manuel Filiberto de Saboya-Aosta
Vittorio Emanuele, Conde de Turim
Luís Amadeu de Saboia
Humberto de Saboia-Aosta, I conde de Salemi
Pai Vítor Manuel II, Rei de Itália
Mãe Maria Adelaide da Áustria
ver
Amadeu I de Sabóia ou de Espanha (Turim, 30 de Maio de 1845- Turim, 18 de Janeiro de 1890), foi rei da Espanha de 1870 a 1873. Era filho do rei de Itália, Vítor Manuel II e de sua mulher, Maria Adelaide da Áustria. Casou-se, em 1868, com a princesa Maria Vitória del Pozzo della Cisterna, de quem teve três filhos. Foi proclamado rei pelas Cortes espanholas, em 16 de Novembro de 1870, após o fracasso da candidatura von Hohenzollern e da recusa de D.Fernando de Saxe-Coburgo e Bragança, rei consorte de Portugal, ao trono da Espanha, mas a agitação republicana e carlista forçou-o a abdicar do trono. Pertencia à Casa de Sabóia.
Índice [esconder]
1 Início de vida
2 Rei de Espanha
3 Pós-abdicação
4 Referências
[editar] Início de vidaPertencente a Casa de Sabóia, o príncipe Amadeu de Sabóia nasceu em Turim, Itália. Ele foi o segundo filho de Vítor Emmanuel II (rei do Piemonte, Sabóia e Sardenha e, mais tarde, o primeiro rei da Itália) e da arquiduquesa Maria Adelaide da Áustria, esta pertencente a Casa de Habsburgo.
Em 1867, Amedeu quis se casar com Maria Vitória del Pozzo, princesa del Pozzo della Cisterna (9 de Agosto de 1847 - 8 de Novembro de 1876). O rei Vítor opôs-se inicialmente à correspondência de ambos com o fundamento de que a família de Maria Vitória era de insuficiente classificação, bem como a sua esperança do seu filho Amadeu casar com uma princesa alemã da Casa von Hohenzollern.[1]
Amadeu IApesar do seu título nobiliárquico de princesa, Maria Vitória não pertencia a nenhuma nobreza soberana ou que fosse a piemontesa, somente a nobreza belga e italiana. Ela foi, no entanto, a única herdeira da imensa fortuna do pai,[2] que herdou posteriormente dos duques de Aosta, obtendo assim, independentemente da sua riqueza dinástica e de licenças dos reis da Itália. Seu pai era o então príncipe Della Cisterna e a sua mãe, Luísa, condessa de Mérode, era neta do príncipe de Rubempré e da princesa de Grimberghe, e pertencia à uma tradicional família nobre da Bélgica: os van Mérode, .
Amadeu e Maria Vitória tiveram três filhos:
Emanuele Filiberto, 2.º duque de Aosta (1869-1931), marechal da Itália;
Vittorio Emanuele, conde de Turim (1870-1946);
Luigi, duque de Abruzzi (1873-1933), montanhista e explorador.
Ainda em Março de 1870, a duquesa encontrou-se a apelar ao rei Vítor Manuel de que o seu filho Amadeu tinha encontros extra-conjugais. Mas o rei respondeu-lhe que, embora a sua compreensão sentimental, ele considerou que ela não tinha direito de ditar o comportamento do seu marido e que ela tera sido ciumenta.[3]
[editar] Rei de Espanha
Litografia de Dom Amadeu I, Rei da Espanha, em rótulo de cigarro.Depois da Revolução espanhola que depôs Isabel II, as novas Cortes decidiram reintroduzir a monarquia no âmbito de uma nova dinastia. O Duque de Aosta foi eleito como Rei Amadeus (Amadeu) I em 16 de Novembro de 1870. Ele jurou defender a Constituição de Madrid em 2 de Janeiro de 1871. A eleição do novo rei coincidiu com o assassinato do general Juan Prim, o seu principal financiador. Depois disso, Amadeu teve de lidar com situações difíceis, com a instabilidade política espanhola, conspirações republicanas, revoltas carlistas, separatismo em Cuba, mesmo partido de litígios, evasivas governamentais e atentados.
Brasão de armas de Amadeu I de Espanha.Ele só podia contar com o apoio do partido progressista, cujos dirigentes estavam em negociação fora do governo, graças à maioria parlamentar e de fraude eleitoral. Os progressistas divididos em monárquicos e constitucionalistas, que apresentou a pior instabilidade, e em 1872, uma violenta explosão de conflitos atingiu um pico superior. Houve uma revolta carlista nas regiões catalã e basca, e depois disso, revoltas republicanas ocorreram em cidades de todo o país. O corpo de artilharia do exército entrou em greve, e o governo encarregou o Rei de os disciplinar.
Com a possibilidade de reinar sem apoio popular, Amadeu emitiu uma ordem contra a artilharia do corpo e, depois, imediatamente abdicou do trono espanhol em 11 de Fevereiro de 1873. Na mesma noite, Espanha foi proclamada república, momento em que Amadeu fez uma aparição antes das Cortes, proclamando o ingovernável povo espanhol.
[editar] Pós-abdicaçãoCompletamente revoltado, o ex-monarca deixou Espanha e retornou à Itália, onde ele retomou o título de Duque de Aosta.
Após a morte da sua primeira esposa, ele casou com uma sobrinha francesa, a princesa Marie Laetitia Napoléon (20 de Novembro de 1866 - 25 de Outubro de 1926). Eles tiveram um filho: Humberto, Conde de Salemi (1889-1918), morto na Primeira Guerra Mundial.
Amadeo permaneceu em Turim, na Itália, até à sua morte em 18 de Janeiro de 1890. O seu nome foi dado a um lago na Austrália, o Lago Amadeus.
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Amadeu I de EspanhaA Primeira República Espanhola durou menos de um ano e, em 1875, Afonso XII de Espanha, filho de Isabel II, foi proclamado rei, com Antonio Cánovas del Castillo, como primeiro-ministro espanhol a partir de 1873 até ao seu assassinato em 1893.
Referências↑ Pollock, Sabrina. (2006-8). "Spain's Forgotten Queen". European Royal History Journal 9.4 (LII): pages 25-26.
↑ Ibid: page 25.
↑ Ibid: page 26.
Precedido por
Isabel II Rei de Espanha
1870 — 1873 Sucedido por
I República Espanhola
[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
[Expandir]v • eMonarcas de Espanha
Casa de Habsburgo Carlos I • Filipe II • Filipe III • Filipe IV • Carlos II
Casa de Bourbon Filipe V • Luís I • Filipe V • Fernando VI • Carlos III • Carlos IV • Fernando VII
Casa de Bonaparte José I Bonaparte
Casa de Bourbon, Primeira Restauração Fernando VII • Isabel II
Casa de Sabóia Amadeu I
Casa de Bourbon, Segunda Restauração Afonso XII • Afonso XIII
Casa de Bourbon, Terceira Restauração Juan Carlos I
Este artigo sobre um Rei da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Amadeu_I_de_Espanha&oldid=28226205"
Categorias: Reis de EspanhaMonarcas católicos romanosCasa de SaboiaMortos em 1890Categorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre reis da Espanha
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Zazaki English Esperanto Español Euskara Suomi Français Galego עברית Hrvatski Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu Македонски Nederlands Norsk (bokmål) Occitan Polski Română Русский Slovenčina Српски / Srpski Svenska Tagalog Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 06h36min de 4 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel
COPYRIGHT WIKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário