Criando uma conta, você terá algumas vantagens!Babilônia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 32° 32.5′ N 44° 25.4′ O
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde janeiro de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google — news, books, scholar, Scirus
Império Babilônico
Primeiro Império Babilônico
←
1950 a.C. – 1200 a.C. →
→
Lema nacional
talis et qualis (Tal e Qual)
O Primeiro Império
Continente Ásia
Capital Babilônia
Governo Não especificado
Rei Hamurabi
História
• 1950 a.C. Conquista dos Guti.
• 1800 a.C. Unificação da região entre a Assíria e a Caldéia
• 1730 a.C. Criação do Império
• 1531 a.C. Conquista do Norte da Babilônia pelos Mitanni
• 1200 a.C. Morte de Hamurabi e tomada dos Assírios
Moeda Shekels
Babilônia (português brasileiro) ou Babilónia (português europeu) foi a capital da antiga Suméria e Acádia, no sul da Mesopotâmia (hoje no moderno Iraque, localiza-se a aproximadamente 80 km ao sul de Bagdá). O nome (Babil ou Babilu em babilônico) significa "Porta de Deus", mas os judeus afirmam que vem do Hebraico Antigo Babel ( בבל ), que significa "confusão". Essa palavra semítica é uma tradução do sumério Kadmirra.
[editar] História
O Império da Babilónia, que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950a.C. O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
Detalhe da Porta de Ishtar.De entre os seus soberanos, o mais famoso foi Hamurabi (1792 a 1750 a.C.). O mais antigo e completo código de leis que a história registra foi de realização sua. Hamurabi também nomeou governadores, unificou a língua, a religião e fundiu todos os mitos populares em um único livro: a Epopéia de Marduk - que era lido em todas as festas de seu reino. Também cercou sua capital, fortificando-a. Ele criou o Código de Hamurabi, cujas leis, em resumo, seguem um mesmo príncipio: Dente por dente, olho por olho. Veja algumas leis:
218-Se um médico fizer uma larga incisão com uma faca de operações e matar o paciente, suas mãos deverão ser cortadas;
219-Se um médico fizer uma larga incisão no escravo de um homem livre, e matá-lo, ele deverá substituir o escravo por outro;
221-Se um médico fizer curar um osso quebrado melável do corpo humano, o paciente deverá pagar ao médico cinco shekels;
229-Se um construtor construir uma casa para outrem, e não fizer a casa bem feita, e se a casa cair e matar seu dono, então o construtor será condenado à morte;
230-Se morrer o filho do dono da casa, o filho do construtor deverá ser condenado à morte;
A expansão do Império se iniciou por volta de 1800 a.C., logo, o rei Hamurabi unificou toda a região que ia da Assíria (no norte), à Caldéia (no sul). A partir dessa unificação, surgiu o Primeiro Império Babilônico.
[editar] A Queda
Teve início com o declínio do império de Sargão I. Era a capital dos amoritas (semitas, vindos do deserto da Arábia), que até então, era uma pequena cidade do Eufrates. Graças ao enfraquecimento dos Acadianos e posteriormente dos Sumérios, a Babilônia cresceu e evoluiu, tornando-se então, um império e um cobiçado centro comercial.
O poder cai nas mãos dos cruéis assírios, que formavam um poderoso império que se iniciou em 1200 a.C., até 612 a.C. quando Nabopolasar (da Babilônia), aliado aos Medos (povo que vivia no planalto iraniano), atacou Nínive, capital do Império Assírio, retomando o poder para a Babilônia, e se iniciando assim o Segundo Império Babilônico (ou Caldeu), que se tornou a mais notável cidade do Oriente.
Os arameus, assírios e os caldeus lutaram durante séculos pelo controle da Babilônia. O Rei assírio Assurbanípal venceu a luta em 648 a.C., e foi sucedido por Nabucodonosor II.
Sítio arqueológico da cidade histórica da Babilônia.
[editar] Ver também
Arte da Babilônia
Torre de Babel
Segundo Império Babilônico
Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia"
Categorias: Estados extintos da Ásia | Palavras que diferem em versões da língua portuguesa | Babilônia
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Janeiro de 2009 | !Esboços sobre HistóriaVistasArtigo Discussão Editar Histórico Ferramentas pessoaisExperimente o Beta Entrar / criar conta Busca
Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Link permanente
Citar esta página
Noutras línguas
Anglo-Saxon
العربية
ܐܪܡܝܐ
Azərbaycan
Беларуская
Беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
Bosanski
Català
Česky
Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
فارسی
Suomi
Na Vosa Vakaviti
Français
Galego
עברית
हिन्दी
Hrvatski
Magyar
Հայերեն
Ido
Italiano
日本語
ქართული
한국어
Kurdî
Latina
Lietuvių
Македонски
മലയാളം
मराठी
Bahasa Melayu
Nederlands
Norsk (nynorsk)
Norsk (bokmål)
Occitan
Polski
Runa Simi
Română
Русский
Simple English
Gagana Samoa
Shqip
Српски / Srpski
Svenska
Kiswahili
தமிழ்
Tagalog
Українська
اردو
ייִדיש
中文
Bân-lâm-gú
Esta página foi modificada pela última vez às 16h35min de 21 de maio de 2010. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes. Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS À WILKIPÉDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário