TCFisicaNet
1596 Descartes nasce em La Haye, Touraine, França. É educado em uma escola de jesuítas, destacando-se no estudo de Matemática, Física, Filosofia e autores clássicos. 1616 Recebe graduação em leis aos 20 anos, da universidade de Poitiers, França. 1618 Escreve "Compendium Musicae", sobre questões mecânicas e acústicas. Deixa a França e entra para o exército do príncipe de Orange, na holanda.
1619 Torna-se soldado no exército do duque da Bavária (hoje parte da Alemanha).
1628 Vai para a Holanda e começa a escrever os trabalhos que o tornariam famoso.
1633 Depois da prisão e do julgamento do filósofo e matemático italiano Galileu Galilei (1564-1642) pela igreja católica, Descartes impede a publicação de alguns dos seus próprios trabalhos.
1637 Publica "Discurso sobre o Método". Descartes apresenta quatro preceitos para se atingir o conhecimento: não aceitar nenhuma verdade que não seja claramente reconhecida como tal; resolver problemas sistematicamente; ir sempre dos problemas mais simples para os mais complexos; e conferir tudo completamente. Descartes resumiu seu conceito do mistério da existência humana com a frase famosa "cogito ergo sum" (Penso, logo existo). Publicou "Geometria", em que estabelece um sistema usando letras maiúsculas para relacionar quantidades conhecidas, e letras minúsculas para as quantidades desconhecidas. Seu trabalho também procura aplicar a Álgebra na Geometria e estabelece o sistema de coordenadas cartesianas.
1641 Publica "Meditações", em que desenvolve teorias apresentadas no "Discurso".
1644 Publica "Princípios de Filosofia" em que sustenta que acontecimentos naturais podem ser vistos como parte de um sistema mecânico.
1649 Deixa Amsterdã para ensinar filosofia à rainha Cristina da Suécia. 1650 No dia 11 de fevereiro, aos 53 anos, Descartes morre em Estocolmo, Suécia, depois de sofrer complicações de um resfriado. 1701 Publicação de "Regulae", que Descartes começara a escrever em 1629. Abandonou o trabalho em 1630, mas retomou muitos dos seus temas no "Discurso sobre o Método" (1637).
Fonte : Globo Multimídia - Enciclopédia da Ciência - CD-ROM (1996)
COPYRIGHT GLOBO MULTIMÍDIA - ENCICLOPÉDIA DA CIÊNCIA. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário