EuclidesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Euclides (desambiguação).
Euclides
Matemática
Representação artística de Euclides
Residência Alexandria, Egito
Nascimento no século III a.C.
Falecimento não conhecida
Causa Atacado por uma tesoura de Simão
Actividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Liceu Francês
Conhecido(a) por Geometria euclidiana
Os Elementos
Influência(s) Irmãos Lux
ver
EuclidesEuclides de Alexandria (em grego antigo: Εὐκλείδης Eukleidēs; 360 a.C. — 295 a.C.) foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Ele era ativo em Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 a.C.). Sua obra Os Elementos é uma das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua publicação até o fim do século XIX ou início do século XX.[1][2][3] Nessa obra, os princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.
A geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas.
Euclides é a versão aportuguesada da palavra grega Εὐκλείδης, que significa "Boa Glória".
Índice [esconder]
1 Vida
2 Os Elementos
3 Referências
4 Referências bibliográficas
5 Ver também
[editar] VidaPouco se sabe sobre a vida de Euclides, pois há apenas poucas referências a ele. Na verdade, as referências fundamentais sobre Euclides foram escritas séculos depois que ele viveu, por Proclo e Pappus de Alexandria.[4] Proclo apresenta Euclides apenas brevemente no seu Comentário sobre os Elementos, escrito no século V, onde escreve que Euclides foi o autor de Os Elementos, que foi mencionado por Arquimedes e que, quando Ptolomeu I perguntou a Euclides se não havia caminho mais curto para a geometria que Os Elementos, ele respondeu: "não há estrada real para a geometria". Embora a suposta citação de Euclides por Arquimedes foi considerada uma interpolação por editores posteriores de suas obras, ainda se acredita que Euclides escreveu suas obras antes das de Arquimedes.[5][6] Além disso, a anedota sobre a "estrada real" é questionável, uma vez que é semelhante a uma história contada sobre Menecmo e Alexandre, o Grande.[7] Na outra única referência fundamental sobre Euclides, Pappus mencionou brevemente no século IV que Apolônio "passou muito tempo com os alunos de Euclides em Alexandria, e foi assim que ele adquiriu um hábito de pensamento tão científico".[8] Também se acredita que Euclides pode ter estudado na Academia de Platão, na Grécia.
A data e local de nascimento de Euclides e da data e as circunstâncias de sua morte são desconhecidas, e só aproximadamente estimada pela comparação com as figuras contemporâneas mencionadas nas referências. Nenhuma imagem ou descrição da aparência física de Euclides foi feita durante sua vida, em que foi vivida na antiguidade. Portanto, representação de Euclides em obras de arte é o produto da imaginação do artista.
Convidado por Ptolomeu I para compor o quadro de professores da recém fundada Academia, que tornaria Alexandria o centro do saber da época, tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com seu monumental Stoichia (Os elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os três últimos sobre geometria no espaço. Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmética, a álgebra e a geometria conhecidas até então no mundo grego, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipócrates e Eudóxio, e sistematizava todo o conhecimento geométrico dos antigos e intercalava os teoremas já conhecidos então com a demonstração de muitos outros, que completavam lacunas e davam coerência e encadeamento lógico ao sistema por ele criado. Após sua primeira edição foi copiado e recopiado inúmeras vezes e, vertido para o árabe (774), é considerado por muitos o mais influente texto científico de todos os tempos e um dos com maior número de publicações ao longo da história. Depois da queda do Império Romano, os seus livros foram recuperados para a sociedade européia pelos estudiosos muçulmanos da península Ibérica. Escreveu ainda Optica (295 a.C.), sobre a óptica da visão e sobre astrologia, astronomia, música e mecânica, além de outros livros sobre matemática. Entre eles citam-se Lugares de superfície, Pseudaria, Porismas e mais algumas outras.
Algumas das suas obras como Os elementos, Os dados, outro livro de texto, uma espécie de manual de tabelas de uso interno na Academia e complemento dos seis primeiros volumes de Os Elementos, Divisão de figuras, sobre a divisão geométrica de figuras planas, Os Fenômenos, sobre astronomia, e Óptica, sobre a visão, sobreviveram parcialmente e hoje são, depois de A Esfera de Autólico, os mais antigos tratados científicos gregos existentes. Pela sua maneira de expor nos escritos deduz-se que tenha sido um habilíssimo professor.
[editar] Os Elementos
Um dos mais antigos fragmentos sobreviventes de Os Elementos de Euclides, encontrado entre os Papiros de Oxirrinco e datado de cerca de 100 d.C. O diagrama acompanha o Livro II, Proposição 5.[9]Ver artigo principal: Os Elementos
Embora muitos dos resultados em Os Elementos tiveram origem em matemáticos anteriores, uma das habilidades de Euclides foi apresentá-los em uma única estrutura logicamente coerente, tornando-a fácil de usar e de fácil referência, incluindo um sistema rigoroso de provas matemáticas que continua a ser a base da matemática 23 séculos mais tarde.[10]
Não há menção de Euclides nas primeiras cópias ainda remanescentes de Os Elementos, e a maioria das cópias dizem que são "a partir da edição de Theon" ou as "palestras de Theon",[11] enquanto o texto considerado primário, guardado pelo Vaticano, não menciona qualquer autor. A única referência que os historiadores se baseiam para Euclides ter escrito Os Elementos veio de Proclo, que brevemente em seu Comentário sobre Os Elementos atribui Euclides como o seu autor.
Referências1.↑ Ball, pp. 50–62.
2.↑ Boyer, pp. 100–19.
3.↑ Macardle, et al. (2008). Scientists: Extraordinary People Who Altered the Course of History. New York: Metro Books. g. 12.
4.↑ Joyce, David. Euclid. Clark University Department of Mathematics and Computer Science. [1]
5.↑ Morrow, Glen. A Commentary on the first book of Euclid's Elements
6.↑ Euclid of Alexandria. The MacTutor History of Mathematics archive.
7.↑ Boyer, p. 1.
8.↑ Heath (1956), p. 2.
9.↑ Bill Casselman. One of the Oldest Extant Diagrams from Euclid. University of British Columbia. Página visitada em 2008-09-26.
10.↑ Struik p. 51 ("a sua estrutura lógica influenciou o pensamento científico talvez mais do que qualquer outro texto no mundo").
11.↑ Heath (1981), p. 360.
[editar] Referências bibliográficasEuclid (Greek mathematician). Encyclopædia Britannica, Inc (2008). Página visitada em 2008-04-18.
Artmann, Benno (1999). Euclid: The Creation of Mathematics. New York: Springer. ISBN 0-387-98423-2.
Ball, W.W. Rouse (1960) [1908]. A Short Account of the History of Mathematics (4th ed.). Dover Publications. pp. 50–62. ISBN 0-486-20630-0.
Boyer, Carl B.. A History of Mathematics. 2nd ed. [S.l.]: John Wiley & Sons, Inc., 1991. ISBN 0471543977
Heath, Thomas (ed.) (1956) [1908]. The Thirteen Books of Euclid's Elements. 1. Dover Publications. ISBN 0-486-60088-2.
Heath, Thomas L. (1908), "Euclid and the Traditions About Him", in Euclid, Elements (Thomas L. Heath, ed. 1908), 1:1–6, at Perseus Digital Library.
Heath, Thomas L. (1981). A History of Greek Mathematics, 2 Vols. New York: Dover Publications. ISBN 0-486-24073-8 / ISBN 0-486-24074-6.
Kline, Morris (1980). Mathematics: The Loss of Certainty. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-502754-X.
Biografia em MacTutor (em inglês)
Struik, Dirk J. (1967). A Concise History of Mathematics. Dover Publications. ISBN 486-60255-9.
[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: EuclidesAlgoritmo de Euclides
[Expandir]v • eMatemática grega
Matemáticos Anaxágoras · Antêmio · Arquitas · Aristeu, o Velho · Aristarco · Apolônio · Arquimedes · Autólico · Bion · Boécio · Brison · Calipo · Carpo · Crisipo · Cleomedes · Conon · Ctesíbio · Demócrito · Dicaearco · Diocles · Diofanto · Dinóstrato · Dionisodoro · Domnino · Eratóstenes · Eudemo · Euclides · Eudoxo · Eutócio · Geminus · Heron · Hiparco · Hipaso de Metaponto · Hípias de Elis · Hipócrates · Hipátia · Hipsicles · Isidoro de Mileto · Leo, o matemático · Marino · Melissa · Menaechmo · Menelau · Metrodoro · Nicômaco · Nicomedes · Nicoteles · Oenópides · Pappus · Perseus · Filolau · Filon · Porfírio · Posidônio · Proclo · Ptolemeu · Pitágoras · Sereno · Simplício · Sosígenes · Sporus · Tales · Teeteto · Teano · Temistocléia · Teodoro · Teodósio · Téon de Alexandria · Téon de Esmirna · Timaridas · Xenócrates · Zenão de Eleia · Zenão de Sidon · Zenodoro
Tratados Almagesto · Palimpsesto de Arquimedes · Aritmética · Cônica · Elementos · Sobre tamanhos e distâncias (Aristarco) · Sobre tamanhos e distâncias (Hiparco) · Sobre a Esfera em Movimento · O Contador de Areia
Centros Academia de Atenas · Cirene (cidade) · Biblioteca de Alexandria
Influências Matemática babilônica · Matemática egípcia
Influenciados Matemática europeia · Matemática indiana · Matemática no Islã medieval
Tabelas Calendário dos matemáticos gregos
Problemas Problema de Apolônio · Quadratura do círculo · Duplicação do cubo · Trissecção do ângulo
[Expandir]v • eEscola de Alexandria
Ciência Museu alexandrino · Biblioteca de Alexandria (Diretores da Biblioteca) · Apolônio de Perga · Arquimedes · Aristarco de Samos · Aristilo · Herófilo da Calcedônia · Heron · Euclides · Ptolomeu · Conon de Samos · Nicomedes · Timocaris de Alexandria · Téon · Eratóstenes de Cirene · Hiparco · Erasistratus
Filosofia
Teologia Escola Catequética · Atanásio · Gregório, o Taumaturgo · Dídimo, o Cego · Dionísio de Alexandria · Héraclas de Alexandria · Cirilo de Alexandria · Clemente de Alexandria · Orígenes · Panteno · Pedro de Alexandria · Filo
Neoplatonismo Amônio de Hérmias · Asclépio de Tralles · Heliodoro de Alexandria · Hérmias de Alexandria · Hipátia · Davi Anhaght · João Filopão · Nemésio de Emesa · Olimpiodoro, o Jovem · Sinésio · Estêvão de Bizâncio · Aedesia ·
Filologia Apolônio Eidógrafo · Aristarco de Samotrácia · Aristófanes de Bizâncio · Dídimo Calcenteros · Zenódoto de Éfeso · Eratóstenes de Cirene
Literatura Apolônio de Rodes · Arato · Calímaco · Licofron de Cálcis · Teócrito · Filetas de Cós · Aristarco de Alexandria · Hesíquio de Alexandria · Dionísio de Trácia
Filósofos platônicos
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Euclides&oldid=31941428"
Ver avaliaçõesAvaliar esta página
Avaliar esta página
Avaliações
O que é isto?Avaliações médias atuais
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação
Conheço este assunto muito profundamente (opcional)
Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações
GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Matemáticos da Grécia AntigaGeómetrasFerramentas pessoais
Criar contaEntrarEspaços nominais
ArtigoDiscussãoVariantesVistas
LerEditarVer históricoAções
Busca
Navegação
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
ColaboraçãoBoas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Estaleiro
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão
FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página
Noutras línguasAfrikaans
Alemannisch
አማርኛ
Aragonés
العربية
مصرى
অসমীয়া
Asturianu
Azərbaycanca
Башҡортса
Žemaitėška
Беларуская
беларуская (тарашкевіца)
Български
বাংলা
བོད་ཡིག
Brezhoneg
Bosanski
Català
کوردی
Česky
Чӑвашла
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Ελληνικά
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
Estremeñu
فارسی
Suomi
Võro
Français
Frysk
贛語
Galego
עברית
हिन्दी
Fiji Hindi
Hrvatski
Magyar
Հայերեն
Interlingua
Bahasa Indonesia
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Lojban
Basa Jawa
ქართული
Qaraqalpaqsha
Қазақша
한국어
Ripoarisch
Кыргызча
Latina
Ligure
Lumbaart
Lietuvių
Latviešu
Македонски
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
Malti
Mirandés
Nederlands
norsk (nynorsk)
norsk (bokmål)
Occitan
ଓଡ଼ିଆ
Polski
Piemontèis
پنجابی
پښتو
Română
Русский
Русиньскый
Саха тыла
Sicilianu
Srpskohrvatski / српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Shqip
Српски / srpski
Svenska
Kiswahili
தமிழ்
తెలుగు
Тоҷикӣ
ไทย
Tagalog
Türkçe
Татарча/tatarça
Українська
اردو
Vepsän kel’
Tiếng Việt
Volapük
Winaray
Хальмг
ייִדיש
Yorùbá
Vahcuengh
中文
文言
粵語
Esta página foi modificada pela última vez à(s) 07h43min de 24 de agosto de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel
COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário