BiografiasVida e obra de personalidadesMarcos Túlio “Cícero” (O Estóico) – Filósofo
Marco Túlio Cícero
* Arpinium, Itália – 106 a.C
+ Formia, Itália – 43 a.C
A Lei Natural
“XXII – A verdadeira lei é a reta razão em harmonia com a natureza, difundida em todos os seres, imutável e sempiterna, que, ordenando, nos chama a cumprir o nosso dever, e, proibindo, nos aparta da injustiça. E, não obstante, nem manda ou proíbe em vão aos bons, nem ordenando ou proibindo opera sobre os maus. Não é justo alterar esta lei, nem é lícito derrogá-la em parte, nem ab-rogá-la em seu todo. Não podemos ser dispensados de sua obediência, nem pelo Senado, nem pelo povo. Não necessitamos de um Sexto Aelio que no-la explique ou no-la interprete. E não haverá uma lei em Roma e outra em Atenas, nem uma hoje e outra amanhã, ao invés, todos os povos em todos os tempos serão regidos por uma só lei sempiterna e imutável. E haverá um só Deus, senhor e governante, autor, árbitro e sancionador desta lei. Quem não obedece esta lei foge de si mesmo e nega a natureza humana, e, por isso mesmo, sofrerá as maiores penas ainda que tenha escapado das outras que consideramos suplícios.” (De republica, III, 22).
Tradução da obra LA REPUBLICA, Marco Túlio Cicerón, edición española, Aguilar S A, 1979, Libro III, XXII, pág. 100.
Marco Túlio Cícero, advogado, orador, filósofo estóico, senador e escritor romano. O maior dos oradores e pensadores políticos romanos.
Cícero nasceu numa antiga família da classe eqüestre, duma povoação do interior do Lácio, a quem tinha sido dada a cidadania romana somente em 188 a.C., e que nunca tinha por isso participado na vida política de Roma.
O pai proporcionou aos dois filhos, Marco, o mais velho, e Quinto, uma educação muito completa, sendo que Marco Túlio Cícero, após ter aprendido na escola pública e ter chegado a maioridade, passando a vestir a toga virilis, foi entregue aos cuidados do célebre senador e jurista romano Múcio Cévola que o pôs a par das leis e das instituições políticas de Roma.
Durante a Guerra Social do princípio do século I a.C., 91 a 88 a.C., Cícero passou brevemente pela vida militar, passo necessário para poder participar plenamente na vida política romana, tendo estado presente numa campanha militar sob o comando do cônsul Pompeu Estrabão, pai de Pompeu o Grande.
Regressado a vida civil, começou a estudar filosofia com Filão, o Acadêmico, mas a sua atenção centrou-se na oratória que estudou com a ajuda de Molo, o principal retórico da época, e de Diodoto, o Estóico.
Cícero é considerado o primeiro romano que chegou aos principais postos do governo com base na sua eloquência, e ao mérito com exerceu as suas funções de magistrado civil.
“Que as armas cedam à toga, o triunfo militar à glória cívica.”
O primeiro caso importante que aceitou foi a defesa de Amerino, um escravo liberto, acusado de parricida por um favorito de Sila, nessa época ditador de Roma.
Esta ação corajosa levou-o a sair prudentemente de Roma, após a conclusão do pleito, tendo viajado durante dois anos, oficialmente para se restabelecer de uma doença.
Em Atenas reencontrou o seu colega de escola Pompónio Ático, com quem estabelecerá a partir daí uma longa, e muito célebre, Correspondência.
No
18 de junho de 2008
Posted in: Filósofos
2 Comments » Pesquisar por:
Biografias Recentes
Itamar Franco – Presidente da República, Político e Estadista
Michelangelo – Escultor – Pintor – Arquiteto
Raimundo Cela – Artista Plástico
Termos de Pesquisa
Academia Brasileira de Letras Academia Cearense de Letras Artes Plásticas Atores Biografia Biografias Brasil Cantoras Chico Buarque Cinema Cinema Brasileiro Compositor Compositores Dramaturgo Dramaturgos Escritor Escritores Filosofia Filósofo Filósofos Jornalista Jurista Juristas Kant Literatura literatura Brasileira Literatura francêsa Manuel Bandeira MPB Música Popular Brasileira Personalidades Pintor Pintores Brasileiros Pintura Poesia Poesia brasileira Poeta Poetas Poetas brasileiros Poetas do Ceará Rede Globo Sonêtos STF Teatro Versos
Mais Biografias
Itamar Franco – Presidente da República, Político e Estadista
Michelangelo – Escultor – Pintor – Arquiteto
Raimundo Cela – Artista Plástico
Joaquim Benedito Barbosa Gomes – Juristas
Anselmo Duarte – Artista e Diretor de Cinema
Claude Lévi-Strauss – Antropólogo
Violeta Parra – Compositora – Artista Plástica
Mercedes Sosa – Cantora
Instituições Culturais – Academia Cearense de Letras
Carlos Alberto Menezes Direito – Jurista
Nicolau Maquiavel – Filósofo
Grant Wood – Pintor – Artista Plástico
Arcângelo Ianelli – Pintores – Artistas Plásticos
Gonçalves Dias – Poetas
Rafael Sanzio – Pintores – Artistas Plásticos
Zé Rodrix – Compositores
Adolfo Caminha – Escritores
Aloísio Lorscheider – Religiosos
Ankito – Atores
Maria Teresa Horta – Poeta
Arquivo Biográfico
julho 2011
novembro 2010
maio 2010
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
Biografias – Vida e Obra - Site com informações sobre a vida e obra de personalidades.
Voltar ao topoExpand next previous Close
Previous 0/0
Next .
COPYRIGHT BIOGRAFIAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário