Portal Brasileiro da Numismática
Moedas do mundo
Moedas da Argentina
O peso é a moeda corrente da Argentina desde 1881, quando se estableceu um sistema monetário unificado no país. Até 1969, o peso foi denominado moeda nacional.
Em 1969, devido à inflação, o governo introduziu uma nova estratégia monetária refazendo a simbologia da moeda, de peso para Peso Lei 18.188, popularmente conhecido na época como "peso lei". A mudança foi necessária devido aos altos valores utilizados na movimentação de dinheiro, causando transtornos interno. O peso lei, que entrou em circulação efetivamente em 1970, sofreu uma elevada inflacão no mercado, sobretudo a partir de 1975 onde o capital estrangeiro começava sair velozmente do país devido a instabilidade economica. Em 1982 chegou-se a emitir uma nota de um milhão de "pesos lei".
Em 1983, houve nova necessidade de uma reforma na unidade monetária, porém o "peso lei" continuava sendo moeda oficial no país. Contudo, a alta inflação continuou, e em 1985 o governo argentino decidiu revogar o peso, moeda vigente de 1881 até 1969, esta equivalente a 1.000 "pesos lei" e que foi acompanhado por um plano econômico fraco e malquisto pelos mercados emergentes da época em todo mundo. O peso argentino teria sido revogado com o objetivo de combater a inflação. Os resultados do peso foram estáveis até 1989, quando a hiperinflação tomou conta da Argentina e estourava ali uma das maiores crises economicas do país.
Após 2 anos de intensa crise, finalmente, em 1991 o peso reagiu e gerou um impacto cambial significativo na linhagem monetária. O peso argentino é até hoje uma das moedas mais fortes da América do Sul só perdendo para o Real (Brasil) e, as vezes, para o Sol (Peru) na variação cambial.
Estão em circulação moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e de 1 peso e notas de 2, 5, 10, 20, 50, e 100 pesos.
Copyright: Portal Brasileiro da Numismática
COPYRIGHT PORTAL BRASILEIRO DE NUMISMÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário