Ir ao topo da página
Ir ao menu
Ir ao conteúdo
Ir para a busca
Ir ao rodapé
TerraTodos os canaisDigite no campo o termo que deseja buscarRadiona WebRadiono TerraBuscaEmailHoróscopoTempoAssinaturas e serviçosAssinaturas e serviços
Assine Terra
Acesso Banda Larga
Acesso Discado
Antivírus
Assistência Técnica
Central do Assinante
Clube Terra
Disco Virtual
Divulga - Hospedagem grátis
Domínio
Família Protegida
Sonora - Música
Terra Empresas
Terra Mail Gigante
Video Store
VOIP
Notícias»Economia»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sonora»Ofertas»Dia-a-Dia»Comunidades»Chat»VC Repórter»EducaçãoVocê sabia?
Enviar para amigos Comentar
Notícias » Educação » Educação
Quem foi o primeiro rei da Inglaterra?
Comentários
Notícia
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Como muitos países europeus, a Inglaterra não tem uma data de nascimento exata. Formada a partir de sete reinos anglo-saxões que surgiram após o fim do domínio romano sobre a província da Britânia, uma das mais poderosas nações do planeta teve 66 monarcas de várias dinastias nos últimos 1500 anos - a vetusta Elizabeth II representa a casa de Windsor.
» Quando o homem começou a enterrar os mortos?
» Quando foram inventados os talheres?
» Veja outras curiosidades de História
O primeiro rei a estabelecer um controle estável sobre a Inglaterra foi Egbert de Wessex, ou Egbert dos Saxões. Nascido em 770, conquistou, aos 60 anos, o poderoso reino de Mercia, que manteve por quatro anos, tornando Wessex um reino tão importante que fez com que os vizinhos Essex, Kent, Surrey e Sussex se unificassem em torno dele. Por isso, em 829, foi proclamado "Bretwalda", ou "rei de todos os reinos bretões".
Apenas 100 anos mais tarde, porém, a Inglaterra seria realmente unificada sob as armas de Athelstan, que reconquistou diversas regiões que estavam nas mãos de reis dinamarqueses e normandos - estes ainda guerrearam pelas terras de Northumbria por quase duas décadas mais, até que o rei Edred, em 954, completou a unificação da Inglaterra.
Desde então, o país permaneceu unido, apesar de conquistado pelos dinamarqueses e, depois, pelos normandos, em 1066, com Guilherme o Conquistador, que se tornou rei da Inglaterra.
Mais do que berço dos contos do Rei Arthur, a Inglaterra manteve uma notável evolução da monarquia, do absolutismo à democracia. Um caminho iniciado em 1215 com a assinatura da Carta Magna, documento que forçou o rei John a respeitar uma série de procedimentos impostos pela nobreza - o que levou às constituições modernas.
Apesar de a Carta Magna não ter impedido que os reis absoloutistas fizessem o que bem entendessem, a noção de que estavam sujeitos a um conjunto de leis foi base para a instauração de democracias.
Esta pergunta foi enviada pelo internauta Reginaldo de Souza. Clique aqui e envie já a sua.
Mais notícias de Você sabia? »
Redação Terra
Enviar para amigos Comentar
Últimas » Notícias Ações humanas podem provocar terremotos? Conheça teorias Por que a Oktoberfest é comemorada em outubro? Quais os feitos dos vencedores do Nobel? Veja curiosidades Mais notícias »
Mais vistos
Notícia
Enem: questão teria vazado em MG também; colégio se defende
11.889 visitas
Foto
Foto: Veja animais raros que foram reproduzidos em cativeiro
1.472.353 visitas
Vídeo
Vídeo: Cientistas dizem que "Criatura das Neves" existe
33.597 visitas
Série ou Filme
Vídeo: 'Tropa de Elite 2' ganha elogios no exterior; veja trailer em inglês
11.094 visitas
Celular Torpedo - Eleições 2010
Saiba tudo sobre as Eleições 2010 por SMS
Envie POLITICA para 83772
Receba notícias no seu celular
Saiba mais
Acesse o terra do seu celular m.terra.com.br
© Terra
COPYRIGHT @ TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário