•Skip to navigation
•Skip to main content
•Skip to primary sidebar
•Skip to secondary sidebar
•Skip to footer
Classe Mídia .Início.← Fotos de Quarta 7 Caleidoscópio → Resenha do Filme Giordano Bruno
jun 16
Publicado por Rafael Arruda
.Aqui novamente, para falar de filmes pouco vistos. Não ligo, e convido aos leitores a colocar mais este em sua lista.
Bruno Giordano
O filme mostra um acontecimento um tanto quanto polêmico da história. Passa-se dentre os processos de Inquisição e mostra a execução do matemático, astrônomo e filósofo italiano Giordano Bruno, nascido em 1548 e morto em 1600 em uma fogueira da Inquisição devido às suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.
Giordano, apesar de ter recebido educação dominicana, discorda das verdades e dogmas da Igreja Católica e abandona a vida clerical, passando a vagar pelo mundo ensinando filosofia e a arte da memória.
Embora o que diz respeito as suas idéias não chegue a ficar muito claro, pequenos flashes revelam sua importância como conselheiro político de príncipes e reis, mas suas teorias e sua perseguição ficam difusas.
Giordano foi um dos grandes pensadores de Esquerda de sua época, num momento onde o poder da Igreja Católica estava acima de tudo. Ao menor descuido, qualquer um poderia ser acusado de herege e queimado em praça pública. Preso pela inquisição, tenta escapar. A cúria romana o força a extraditá-lo para Roma, onde a execução o espera.
No filme, alguns traços históricos são determinados de forma muito interessante, como as diferenças entre a República de Veneza e Roma, centro do poder do clero. A autoridade do Papa era reconhecida por todos os reinos pelos quais perpassavam e eram dominados pela igreja católica, mas controlava administrativamente apenas o centro da península itálica, mesmo que a Igreja Católica fosse uma das bases de várias monarquias européias. Quando o senado veneziano vota em favor da extradição de Giordano Bruno, fica evidenciado o enfraquecimento da autonomia de Veneza, que, no século XVI, já estava em decadência como as outras cidades mercantes do Mediterrâneo, a ponto de o senado decidir conforme fosse mais conveniente para suas relações com a Santa Sé.
O filme Giordano Bruno é interessante, mas não pode ser descrito como uma grande obra-prima cinematográfica. Detecta-se uma possível preocupação em colocar nos diálogos sempre uma frase de efeito, e algumas cenas podem ser intituladas por melodramáticas. Entretanto, é válido assistir pelo contexto histórico e a relevância deste.
A morte de Giordano Bruno não foi só mais uma atrocidade resultante da incompatibilidade entre as ditas verdades da filosofia e religião, mas representou também a vergonha de Veneza ao entregar um livre-pensador à Santa Inquisição de Roma.
Ficha Técnica
Título no Brasil: Giordano Bruno
Título Original: Giordano Bruno
País de Origem: França / Itália
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento: 1973
Direção: Giuliano Montaldo
Share this: Facebook5Twitter3Email
..Publicado em 16/06/2011, em Cinema, Revisão Crítica e marcado como CLERO, FILOSOFIA, IGREJA CATÓLICA, INQUISIÇÃO, ROMA. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.
← Fotos de Quarta 7 Caleidoscópio → Deixe um comentário Daniel Valério
16/06/2011 às 12:14 Aaah! Eu já vi esse filme! Tem aquela parte que ele faz uma mulher ter orgasmo só sussurrando um monte de coisa no ouvido dela.
Nem tem graça isso. Bão mesmo é meter a mão. hohojo
Responder
Kelly
01/04/2012 às 11:58 Achei o filme muito interessante pois retrata a história de um homem que foi considerado um marco da ciência por defender suas crenças(Giordano Bruno).
Responder
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Escreva o seu comentário aqui...
Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:
Email (obrigatório) (Address never made public) Nome (obrigatório) Site You are commenting using your WordPress.com account. ( Sair / Alterar )
You are commenting using your Twitter account. ( Sair / Alterar )
You are commenting using your Facebook account. ( Sair / Alterar )
CancelarConnecting to %s
Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.
.Pesquisar por: Autores
Daniel Valério Rafael Arruda Brendon Teixeira Samuel Avelar (Sasá) Roberto Pecegueiro Rhodes Drinunes Classe Mídia Dias com Posts
junho 2011 D S T Q Q S S
« mai jul »
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
Arquivo
fevereiro 2012
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
Categoria
Artigos
Cinema
Revisão Crítica
Vídeos
Comunicação Social
Fotografia
Literatura
Contos
Crônicas
Poemas
Música
Séries
Crônicas de uma Longa Canção
Sem categoria
Lista de Links
A Cor da Chuva, por Rhodes e os Impagáveis (Clipe)
Blog do Cabeludo
Cia. Borandá
Daniel Valério
Fan Page do Classe Mídia no Facebook
Flickr do Daniel
Flickr do Rhodes
Flickr do Roberto
Rhodes e os Impagáveis
Twitter do Brendon Teixeira
Twitter do Classe Mídia
Twitter do Daniel Valério
Twitter do Rafael Arruda
Twitter do Rhodes
Twitter do Roberto Pecegueiro
Twitter do Samuel Avelar
Blog no WordPress.com. Tema: Mystique por digitalnature.
Seguir
Follow “Classe Mídia”
Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.
Powered by WordPress.comEnviar para o Endereço de Email Seu Nome Seu Endereço de Email Cancelar Post não foi enviado - verifique os seus endereços de email! Verificação de email falhou, por favor, tente novamente Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por email.
COPYRIGHT RAFAEL ARRUDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário