quarta-feira, 17 de novembro de 2010

6126 - CULINÁRIA ARGENTINA

Argentina - Portal público de noticias de la República Argentina. Ver sitios Ocultar sitios Argentina.ar Portal público de noticias de la República Argentina. Cine.arPortal Oficial de Promoción del Cine Argentino. Bicentenario.ar Portal oficial de promoción del Bicentenario Argentino. Sala de Prensa Portal Público de información del Estado Argentino. Argentina - Portal oficial de promoção da República Argentina Agenda Blog Especiais Notas Mapa Audios Videos Contato AZ Widgets RSS ClimaQui 18.11.2010 04:57 (GMT -3) Argentina - Portal oficial de promoção da República Argentina Argentina en Noticias Argentina - Toda a culinária do mundo
Registrar-se Ingressar AvançadaTurismo Economía e negocios Cultura Deportes Ciência e educação País País
Ampliar texto Achicar texto Recomenda Imprimir Partes delicio.us Bookmark Technorati Barrapunto Neodiario Twitthis Enchilame Yahoo My Web Meneame Flenk MySpace Digg Fresqui Facebook Netbives País, 14 de Novembro de 2007
Toda a culinária do mundo
A culinária argentina é o resultado de uma síntese das comidas que os inmigrantes europeus trouxeram consigo e dos alimentos típico das culturas indígenas.




Assista vídeo VER_GALERIA Um bom churrasco crioulo; uma salada gourmet; um prato de massas, com um excelente vinho Malbec, são coisas que ninguém pode rejeitar. A argentina tem sabores variados; aromas que são um verdadeiro convite para percorrê-la. Os climas do país deixam sua marca em cada gole e em cada comida; tradição e modernidade se unem em cada um de seus melhores restaurantes.

Um caminho gastronômico

Na cidade de Buenos Aires, encontram-se comidas de diferentes regiões. Por zonas, a Costanera Norte e Puerto Madero são famosos por seus churrascos; a Avenida de Mayo é o ponto central da comida espanhola; as pizzas mais tradicionais estão na avenida Corrientes; e as zonas da praça Cortázar, Palermo, Recoleta e Las Cañitas oferecem pratos mais elaborados, refinados e exóticos.

Todas as coletividades latino-americanas e européias que moram em Buenos Aires estão representadas por seus restaurantes: bolivianos, peruanos, armênios, espanhóis, italianos, ou uruguaios. Mas existem também estabelecimentos especializados em comida hindu, tailandesa, vegetariana, japonesa, chinesa e mexicana, entre outras.

Em grande parte das províncias de Santa Fe e Córdoba e no norte da província de Buenos Aires, onde se estabeleceram muitos italianos, são comuns as preparações de salames, copas e diferentes tipos de salaminhos, bem como a bagna cauda. Este último é um prato da região do Piemonte Italiano, e é uma comida feita num recipiente de barro com uma salsa à base de óleo, nozes e alho triturados e anchovas salgadas, que se esquenta sem chegar a ferver, e com a qual se untam diferentes tipos de vegetais crus e cozidos.

A culinária do norte e parte do oeste da Argentina tem a influência dos índios americanos. Nas províncias de Jujuy, Salta, Catamarca, Tucumán, Santiago del Estero, Mendoza, San Juan e San Luís seus habitantes comem alimentos de origem andina como o milho, a batata, os pimentões e as pimentas, e outros de origem européia. As “empanadas” (uma espécie de pastel) desta região são famosas em todo o país. Destacam-se as de Salta, Tucumán ou Santiago del Estero, especialmente as de carne. Também se preparam outros pratos típicos, como a “humita” ou o “tamal” (uma espécie de pamonha), e um delicioso ensopado preparado principalmente com grãos de milho ou feijão branco: o “locro”. Nas zonas mais úmidas cultiva-se feijão branco, tomate, abóbora, pimentão e abacate e as espécies introduzidas preponderantes são as videiras, as oliveiras e diferentes tipos de frutas como pêssegos, peras, damascos, ameixas e maçãs.

Na zona compreendida pelas províncias de Corrientes, Chaco, Misiones e Formosa, bem como parte de Entre Ríos, Santa Fe e Santiago del Estero, a comida mais habitual tem entre seus ingredientes a mandioca, o arroz, os peixes de rio e a erva-mate, usada para preparar chimarrão que nesta zona também se toma frio. Com relação aos peixes, são muito saborosos o pacu, o dourado, surubim, boga, pati e o peixe-rei. Normalmente são preparados assados, embora às vezes são preparados com suco de limão e outros temperos.

Na zona austral da Patagônia, é evidente a influência da Europa do Norte e Central. A imigração galesa introduziu em Chubut a torta preta e o chamado queijo Chubut, enquanto que a centro-européia difundiu a preparação de certas sobremesas e doces, chocolates, bem como as carnes defumadas de javali, cervos e salmões. Dos povos pré-hispânicos herdaram a cultura dos pães e tortas de farinha de semente de pehuén, o tempero chamado merken e os doces de frutos.

O litoral oceânico e os lagos desta região fornecem peixes para patês e cazuelas. São famosos os ensopados de lula, polvo, abadejo, salmões, trutas, centoula, congro, ostras e lagostins. Na região dos Andes são produzidas cervejas artesanais, tanto do tipo irlandês como do tipo centro-europeu. Nos vales de Río Negro e Neuquén (e inclusive no noroeste de Chubut) são produzidos vinhos brancos finos do tipo Riesling, sendo estes os vinhedos mais austrais do planeta.

Voltar

País
Turismo

Gastronomía argentina
Recetas
Cocina Criolla

Há 2 Comentário
Alicia disse:
21 de Outubro de 2010 20:36:00


Estuvo lindo pero porfis la proxima pogan las comidas y las recetas pliss
franco disse:
29 de Agosto de 2010 16:35:00


q bueno eso
1 a 2 de 2 Comentário - Total de páginas: 11 Argentina.ar não tem responsabilidade nehuma sobre comentários de terceiros, os quais são da exclusiva responsabilidade de quem os emite. Argentina.ar reserva-se o direito de apagar os comentários injuriantes, discriminatórios ou contrários às leis da República Argentina.
Nome:
E-mail:
Agregar Comentário:


Arteba 10
Cidade de Buenos Aires
25 ao 29 de Junho
A Feira de Arte Contemporânea consolida-se como epicentro para as produções latino-americanas: durante 7 dias, a Feira se converte em um foco de negócios, ponto de encontro e pólo turístico, através do qual circulam destacadas personalidades da cultura. Dezembro-2009 Janeiro-2010 Fevereiro-2010 Março-2010 Abril-2010 Maio-2010 Junho-2010 Julho-2010 Agosto-2010 Setembro-2010 Outubro-2010 Novembro-2010 Dezembro-2010 Janeiro-2011 Fevereiro-2011 Maio-2011 Julho-2011 Setembro-2011
Cidades Argentinas
Um percurso por algumas das cidades argentinas preferidas pelos turistas de todo o mundo. Uma combinação entre urbanismo e natureza.
Mais videos Notas+ Notas

Blog argentina por especialistasCasa do Bicentenário
Gyula Kosice, homenageado nos EUA
As novas fronteiras do jazz
+ Notas

EnlacesPresidência da Nação
Secretaria de Turismo da Nação
Províncias Argentinas
Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto
Secretaria de Cultura
Ministério da Educação da Nação
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva
Ministério de Economia
+ Enlaces
Turismo
Economía e negocios
Cultura
Deportes
Ciência e educação
País
Agenda
Blog
Especiais
Notas
Mapa
Contato
Enlaces A-Z
RSS
Registrar-se
Adicionar a favoritos Página de inicio Mapa
argentina.ar
Argentina - Portal oficial de promoção da República Argentina
Todos os direitos reservados
Órgãos responsáveis:
Secretaría de Medios de Comunicación
Presidencia de la Nación



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas