quinta-feira, 11 de outubro de 2012

RICARDO REIS: FERNANDO PESSOA

"Um dia,


lá para o fim do futuro,

alguém escreverá sobre mim um poema,

e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino."

Ricardo Reis



Para o nascimento de Ricardo Reis, quer na mente do poeta, quer na sua “vida real”, Fernando Pessoa estabelece datas distintas. Primeiro afirma, de acordo com o texto de Páginas Íntimas e de Auto- Interpretação (p.385) que este nasce no seu espírito no dia 29 de Janeiro de 1914: «O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 29 de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão extensa sobre os excessos, especialmente de realização, da arte moderna. Segundo o meu processo de sentir as cousas sem as sentir, fui-me deixando ir na onda dessa reacção momentânea. Quando reparei em que estava pensando, vi que tinha erguido uma teoria neoclássica, que se ia desenvolvendo.». Mais tarde, numa carta a Adolfo Casais Monteiro datada de 13 de janeiro de 1935, altera a data deste nascimento afirmando que Ricardo Reis nascera no seu espírito em 1912. Fernando Pessoa considera que este heterónimo foi o primeiro a revelar-se-lhe, ainda que não tenha sido o primeiro a iniciar a sua actividade literária. Se Ricardo Reis está latente desde o ano de 1912, a julgar pela carta mencionada, é só em Março de 1914 que o autor das Odes inicia a sua produção, desde então continuada e intensa, e sempre coerente e inalterável, até 13 de Dezembro de 1933. Também no que respeita à biografia de Ricardo Reis, Fernando Pessoa apresenta dados distintos. No horóscopo que dele fez, situa o seu nascimento em 19 de Setembro de 1887 em Lisboa às 4.05 da tarde. Na referida carta a Adolfo Casais Monteiro altera a cidade natal de Ricardo Reis de Lisboa para o Porto.



Médico de profissão, monárquico, facto que o levou a viver emigrado alguns anos no Brasil, educado num colégio de jesuítas, recebeu, pois, uma formação clássica e latinista e foi imbuído de princípios conservadores, elementos que são transportados para a sua concepção poética. Domina a forma dos poetas latinos e proclama a disciplina na construção poética. Ricardo Reis é marcado por uma profunda simplicidade da concepção da vida, por uma intensa serenidade na aceitação da relatividade de todas as coisas. É o heterónimo que mais se aproxima do criador, quer no aspecto físico - é moreno, de estatura média, anda meio curvado, é magro e tem aparência de judeu português (Fernando Pessoa tinha ascendência israelita)- quer na maneira de ser e no pensamento. É adepto do sensacionismo, que herda do mestre Caeiro, mas ao aproximá-lo do neoclassicismo manifesta-o, pois, num plano distinto como refere Fernando Pessoa em Páginas Íntimas e Auto Interpretação, (p.350):









«Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser sentidas tais como são. Ricardo Reis tem outra disciplina diferente: as coisas devem ser sentidas, não só como são, mas também de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regras clássicas.».







Associa-se ainda ao paganismo de Caeiro e suas concepções do mundo vai procurá-las ao estoicismo e ao epicurismo (segundo Frederico Reis a filosofia da obra de Ricardo Reis resume-se num epicurismo triste -in Páginas Íntimas e Auto Interpretação, p.386). A sua forma de expressão vai buscá-la aos poetas latinos, de acordo com a sua formação, e afirma, por exemplo, que «Deve haver, no mais pequeno poema de um poeta, qualquer coisa por onde se note que existiu Homero» (Páginas Íntimas e Auto Interpretação, p.393).



Compartilhe:





19 Comentários to “Ricardo Reis”

Eu achei nessa pesquisa tudo que eu queria e o melhor tudo junto sem ter que ficar procurando os nomes dos heteronimos um por um … Parabén sHá só mudem essa letra uma comic san iria ficar o máximo beijos ! Magda



Magda Martins

15th setembro, 2006



muito bom achei otimo gostei muito adorei mesmo …



tiago ramos gorgnha

31st outubro, 2006



sou so eu k axo isto ou,seja o ortonimo,sejam os heteronimos,o homem ta sempre a chorar?…tudo bem: ele foi um génio…mas extrair inspiração para uma obra tão genial da tristeza e da depressão não pode ser bom para quem possa estudá-la…=s…



um gajo q eh punk

16th novembro, 2006



adorei esse comentário sobre o Reis, que na minha opinião é a melhor pessoa do Pessoa!

abraços



zé vítor

25th fevereiro, 2007



quando encontrei esse site consegui finalizar minha pesquisa com chave de ouro. o site eh muito bom.



sandro

27th maio, 2007



aprendi imenso



conca duarte

7th janeiro, 2008



Meus sinceros parabéns,por este site.Jamais pensei que poderia emcontrar algo que me fosse tão util como ele.



thais

18th fevereiro, 2008



muito boa essa pesquisa

encontrei tudo que eu queria vlw …………..



jessica barbosa AM

1st março, 2008



sinceros parabens a quem criou este site.pois nos proporcionou uma forma de aprendizagem rapida e facil.no aki encontramos td q queremos e nao e preciso fikr passando e fikr procurando.so coloquem umas fotos dele p ilustar melhor.fica mas amplo e culto. bjjus

by:bia



beatriz pereira

10th março, 2008



EU AMEI ESTE SITE.TENHO Q APRESENTAR UM TRABALHO HOJE Q FALA SOBRE ESSE POETA MAGNIFICO,E ACHEI AQUI MUITAS COISAS LEGAIS SOBRE ELE MEUS PARABENS PRA QUEM CRIOU ESSE SITE PRATICO E ITELIGENTE BJUSS



VANESSA OLIVEIRA

16th abril, 2008



Ótimo,enconrei tudo que eu precisava para estudar para o meu SIMULADO,já não me preocuparei com Literatura.Muito bom o site!

Parabéns, mesmo!



Marynna

30th maio, 2008



ótimo!

adorei o site consigui tudoo q queria parabéns



elisa

11th junho, 2008



GOSTEI DESSSE SITE TEM MUITAS COISAS INTERESANTE, E FALA MUITO CLARO DA VIDA DE Fernando Pessoa E SEUS HETERONIMOS..

PARABENS PESSOAL…



MARCELOLINS

17th junho, 2008



Adoro tudo que fale sobre F.Pessoa, inclusive sobre Ricardo Reis um dos seus vários eus por quem sou apaixonada. Ricardo Reis tem a expressão latina que por acaso deve ter levado na alma, depois que se do Brasil. Ah! quem me dera ser sua “Lidia”.

Amei o site como tudo que vem de F. Pessoa



Jandra

11th agosto, 2008



Poxa, o site ficou muito legal e muito bem objetivo!!

Galera vocês estão de Parabéns!!!!



Anna Paula Nielen

21st agosto, 2008



Achei da horaaaaaaaaaa

gostei pois tudo que eu queria eu encontrei e muito da hora………….



parabéns………continue assim!!!!!



fafa gatinha

21st agosto, 2008



Eu adorei muito e cheguei a uma concluzão de que não a programa melhor na net como ou igual o google pois com este programa eu conseguir fazer uma otima pesquisa.

Eu adorei muito mesmo.

Valeuuuuuuuuuuu.

Continue assim!!!!!!!!!!!!!



Janaina Dias

25th agosto, 2008



Adoooreii esse site, encontrei tudo o que eu precisava, para miinha pesquiisa.! ;)’



yngrid

22nd outubro, 2008



Seria tão bom que em vez de sensacionalismo se lesse sensacionismo. Concordam comigo? “É adepto do sensacionalismo, que herda do mestre Caeiro“



Maria José

5th dezembro, 2008

Deixe seu Comentário

Nome (requerido)



E-Mail (requerido)



Website

Comente







Páginas

■Inicial





■Bibliografia

■Biografia

■Contato

■Cronologia

■Imagens

Categorias

■Alberto Caeiro

■Apócrifos

■Álvaro de Campos

■Cartas

■Ensaios

■Fernando Pessoa

■Heterónimos

■Ricardo Reis

Recentes

124 anos!

Aniversário: Álvaro de Campos

75 anos de saudades…

Recentemente

321

320

319

318

317

316

Completos

■Barrow-On-Furness

■Cancioneiro

■Chuva Oblíqua

■Episódios - A Múmia

■Ficções do Interlúdio

■Mensagem

■O Guardador de Rebanhos

■O Pastor Amoroso

■Odes De Ricardo Reis

■Passos da Cruz

■Poemas Inconjuntos

■Poemas Ocultistas

Busca



Meta

■Valid XHTML

■XFN

■WordPress

■Blog Blogs

■UFP

■Casa Fernando Pessoa

Assine Feed Rss







Apoiamos:

.Fernando Pessoa is powered by Pra Hoje



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas