quarta-feira, 10 de outubro de 2012

REBELO DA SILVA

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Luís Augusto Rebelo da SilvaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa



Luís Augusto Rebelo da Silva.Luís Augusto Rebelo da Silva (Lisboa, 2 de Abril de 1822 — Lisboa, 19 de Setembro de 1871) foi um jornalista, historiador, romancista e político português, colaborador activo de múltiplos periódicos e membro das tertúlias intelectuais e políticas lisboetas da última metade do século XIX. Foi um dos primeiros professores do Curso Superior de Letras, fundado em 1859 por D. Pedro V, leccionando a cadeira de História. Colaborando em múltiplos jornais e revistas, Rebelo da Silva afirmou-se como o mais prolífico dos escritores românticos portugueses, distinguindo-se ainda como orador e político, tendo exercido, entre outros, os cargos de deputado, par do Reino e ministro. Foi pai de Luís António Rebelo da Silva, cientista e professor de Agronomia, que lhe sucedeu na Câmara dos Pares.



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Obra literária

3 Lista de Obras

4 Referências

5 Referências

6 Ligações externas





[editar] BiografiaLuís Augusto Rebelo da Silva nasceu em Lisboa, a 2 de Abril de 1822, filho de Ana Joaquina da Conceição de Lima e de Luís António Rebelo da Silva, homem de talento, magistrado e jurisconsulto notável, que fora deputado às Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa de 1821 e membro da Regência do Brasil de 1822. Nos períodos em que se deslocava para fora de Lisboa, a família de Rebelo da Silva viveu na Quinta do Desembargador, ou Quinta das Rebelas, nos arredores de Santarém, quinta visitada, entre outros intelectuais, por Almeida Garrett e Alexandre Herculano. Aquela quinta serviu de cenário à casa da Joaninha, de que Almeida Garrett fala na sua conhecida obra Viagens na Minha Terra. Com o passar do tempo o imóvel foi-se degradando, tendo sofrido um incêndio em 1990, que o reduziu às paredes.



Depois de estudos preparatórios em Lisboa ingressou na Universidade de Coimbra, estudando Matemática. Aparentemente por razões de saúde, cedo abandonou o curso, regressando a Lisboa. Passou então a dedicar-se aos estudos humanísticos e ingressou na Sociedade Escolástico-Filomática, a que pertencia Alexandre Herculano, o qual lhe facilitou o acesso à Biblioteca da Ajuda, o que lhe permitiu aprofundar os conhecimentos históricos de que dispunha.



Faleceu em Lisboa, a 19 de Setembro de 1871. Foi professor de História no Curso Superior de Letras. Era sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa (desde 1854) e membro do Conservatório Nacional, do Instituto de Coimbra e de várias instituições brasileiras. Fez parte do Conselho Superior de Instrução Pública. Após a sua morte, as suas obras completas foram publicadas em 41 volumes pela Empresa da História de Portugal (1909).



Em 28 de Julho de 1861, foi um dos sócios fundadores da Comissão Central 1.º de Dezembro de 1640[1].



[editar] Obra literáriaNa senda de Alexandre Herculano e de Almeida Garrett, com os quais privou, publicou um vasto conjunto de obras sobre História de Portugal, com destaque para História de Portugal nos Séculos XVII e XVIII, Memoria sobre a População e a Agricultura de Portugal e uma série de romances históricos à maneira de Alexandre Herculano, entre eles Rauço por Homízio, Ódio Velho não Cansa. Embora de tema mais recente, localizado na fase inicial da Guerra Peninsular, obteve grande êxito o seu romance histórico A Casa dos Fantasmas.



Também se deve a Rebelo da Silva um dos contos clássicos da literatura portuguesa, A Última Corrida de Touros Reais em Salvaterra. Baseado num marcante episódio da História de Portugal e publicado em 1848, este conto está na origem de múltiplas obras posteriores, entre as quais o famoso fado de que é epónimo.



Contudo, as suas obras mais marcantes são a A Mocidade de D. João V, um êxito literário e de vendas que o próprio autor adaptou ao teatro com a colaboração de Ernesto Biester, e a sua obra-prima Lágrimas e Tesouros, publicada em 1863.



A maioria da sua obra foi inicialmente publicada nos múltiplos periódicos em que colaborou, com destaque para O Cosmorama Literário, a Revista Universal Lisbonense, O Panorama, A Época e a Revista Contemporânea de Portugal e Brasil. Dedicou-se também à tradução, com destaque para as obras de carácter dramático, entre as quais Otelo, ou o Mouro de Veneza e a obra Imitação de Shakespeare, publicada em 1856.



As suas Obras Completas incluem também um estudo em três volumes sobre a Arcádia Portuguesa, uma Memória biográfica e literária acerca de Manuel Maria Barbosa du Bocage e múltiplos outros trabalhos em que a crítica literária é o esteio fundamental, entre os quais Apreciações Literárias, uma recolha póstuma, feita pelos editores, de textos dispersos pela imprensa da época.



[editar] Lista de ObrasA Casa dos Fantasmas (Volume I) (eBook)

A Casa dos Fantasmas (Volume II) (eBook)

Contos e Lendas (eBook)

Varões Ilustres

Odio Velho Não Cansa

História de Portugal dos Séculos XVI e XVII

Fastos da Igreja

Rauço por Homizio

[editar] ReferênciasHernâni Cidade, in Jacinto Prado Coelho (dir.), Dicionário de Literatura, volume 4, Porto, Mário Figueirinhas Editor, (4.ª ed.), 1997, pp. 1024–1025.

Jorge Borges de Macedo, A História de Portugal nos séculos XVII e XVIII e o seu autor, introdução à ed. fac-similada da obra de Rebelo da Silva, Lisboa, Imprensa Nacional, 1971, pp. 7–130.

Maria Filomena Mónica (coordenador), Dicionário Biográfico Parlamentar (1834-1910), volume III, Lisboa, Assembleia da República, 2006, pp. 717–720, (ISBN 972-671-167-3).

Castelo Branco Chaves, O Romance Histórico no Romantismo Português, Amadora, MCC Biblioteca Breve, 1980 ( existe em pdf. Instituto Camões).

Teófilo Braga, História da Literatura Portuguesa. O Ultra-Romantismo, volume VI, Lisboa, Pub. Europa-América, s.d.

José Augusto França, O Romantismo em Portugal, 3ª ed. Lisboa, Livros Horizonte, 1999.

Maria de Fátima Marinho, O Romance Histórico em Portugal, Porto, Campo das Letras, 1999.

Referências1.↑ Henrique Linhares Ramos da Costa, História Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Officinas da Penitenciária de Lisboa, 1940

[editar] Ligações externasRebelo da Silva na página do Instituto Camões (em português)

Rebelo da Silva na DGLB (em português)

Blog sobre Rebelo da Silva

Resumos de obras de Rebelo da Silva (em português)







Portal da literatura

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Luís_Augusto_Rebelo_da_Silva&oldid=32072524"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Escritores de PortugalHistoriadores de PortugalProfessores da Universidade de LisboaCategoria oculta: !Biografias sem infocaixaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasPolski

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h06min de 1 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel       COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas