sábado, 6 de outubro de 2012

MODERNIDADADE

FAQContactosNotíciasAgendaMapa do CVC




EntradaAprendera brincarJogo da ForcaJogo da Glória virtualJogo da LusofoniaJogos lexicaisFiguras célebresGramaticandoTemas100 Termos futebolísticosa lerA Aventura dos DescobrimentosEra uma vez um Rei...Contos e pequenas narrativasHistórias virtuaisPequenos textosExercíciosa ouvirA Aventura dos DescobrimentosEm situaçãoEra uma vez um Rei...Jogo de memóriaMaratona d'Os LusíadasReconstruir e sequenciarTem bom ouvido?Exercíciosa falarGuia de conversaçãoPronúncia do Português EuropeuCuidado com a língua!ApontadoresConhecerBiblioteca Digital CamõesBases TemáticasArte e Artistas em PortugalCiência em PortugalCinema PortuguêsFiguras da Cultura PortuguesaFilosofia PortuguesaHistória da Língua PortuguesaLiteratura portuguesaNavegações PortuguesasCiência e CientistasCientistasSociedades CientíficasLaboratórios e Instituiçõeseurohspot.euMúsica PortuguesaConferênciasFalas da Terra no Século XXIExposições VirtuaisA Arte do Azulejo em PortugalA ClepsidraCamilo Pessanha - iconografiaFernão Mendes PintoEspelhamentosJ. Régio - Mundos em que ViveuLuz AtlânticaNovas TextualidadesO Tempo da LínguaUm Oceano de CulturasSão Tomé e PríncipeInvestigação - Cátedras ICPercursos virtuaisEfeméridesMapa Etno-MusicalApontadoresEnsinarComunidade de Prática PLE/PL2Programa de Cultura PortuguesaPercursos temáticosFichas práticasTécnicas de ComunicaçãoApontadoresTraduzirWordnet.PT GlobalLextecTemanetGlossário multilingueRecursos de tradumáticaEnsino a distânciaNovos cursosCursos 2011-2012Cursos 2010-2011Cursos 2009-2010Cursos 2008-2009Cursos 2007-2008Acesso à plataforma









. Visão Genérica



. Períodos e Tendências



. Autores e Antologia



Períodos e Tendências...Barroco e Maneirismo Clássicos Existencialismo Experimentalismo Iluminismo Modernidade Modernismo Neorrealismo Pós-Modernismo Realismo Romantismo Saudosismo Simbolismo Surrealismo

Modernidade





Não é uma corrente estética, mas uma noção, muito frequente, com a qual se qualifica muitas vezes, e em termos positivos, a qualidade de uma obra. Desligada semanticamente do conceito de modernismo, evoca outros momentos históricos de renovação estética e cultural (a modernidade do humanismo renascentista, a modernidade do espírito iluminista, a modernidade da conceção do tempo e da arte em Baudelaire e, sobretudo, a partir da Segunda Guerra Mundial, a libertação em relação às últimas peias da convenção literária, artística e cultural que mesmo os mais recentes movimentos programáticos, por sê-lo, ainda faziam sentir).





"Arraial" (1950) de Vieira da Silva [1908-1992]



Em nosso entender, Pessoa é um grande poeta porque, através da diversidade dos seus heterónimos, está mais ligado a uma noção de modernidade do que ao conceito de modernismo, assim como Almada Negreiros; António Boto e Irene Lisboa, presencistas imperfeitos, são-no na medida em que elaboram também a sua quota-parte de modernidade.



A renovação do romance praticada na segunda metade deste século (a partir de Agustina Bessa-Luís, em A Sibila, 1954, e a sua obra posterior, assim como os romances de Vergílio Ferreira, e vários outros autores, ex. José Cardoso Pires, Augusto Abelaira), assim como a obra de alguns poetas (António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Herberto Helder), configuram uma modernidade indistinta, diferenciada e recorrente no vocabulário crítico que, a despeito de definir de facto um universo idêntico, provoca algumas confusões, sobretudo na medida em que, em certos casos, se confunde com a noção entretanto posta em voga de pós-modernismo.







© Instituto Camões, 2001
Última atualização: Maio 2011





2010 Instituto Camões - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Portugal - Todos os Direitos Reservados - Avisos Legais

COPYRIGHT INSTITUTO CAMÕES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas