sábado, 6 de outubro de 2012

LUIS VAZ DE CAMÕES

Luís Vaz de Camões


PORTUGAL







Amor é fogo que arde sem se ver



Verdes são os campos



Transforma-se o amador na cousa amada



Se tanta pena tenho merecida



Busque Amor novas artes, novo engenho



Enquanto quis Fortuna que tivesse



Tomou-me vossa vista soberana



Quem pode livre ser, gentil Senhora



O fogo que na branda cera ardia



Tanto de meu estado me acho incerto



Alma minha gentil, que te partiste



Quando de minhas mágoas a comprida



Ah! minha Dinamene! Assim deixaste



Endechas a Bárbara escrava



Descalça vai pera a fonte



Perdigão perdeu a pena



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades



No mundo quis o Tempo que se achasse



Quando me quer enganar

Amor, que o gesto humano na alma escreve



Quem presumir, Senhora, de louvar-vos



Posto me tem Fortuna em tal estado



Ao desconcerto do Mundo



Eu cantarei de amor tão docemente(13/2/95)



Que me quereis, perpétuas saudades?(20/2/95)



Se as penas com que Amor tão mal me trata (6/3/95)



Se me vem tanta glória só de olhar-te (22/5/95)



Quem vê, Senhora, claro e manifesto (31/7/95)



O dia em que nasci moura e pereça (5/2/96)



Julga-me a gente toda por perdido (14/2/96)



Vencido está de amor (14/2/96)



Senhora minha, se de pura inveja (28/10/96)



O cisne, quando sente ser chegada (28/4/97)



Se pena por amar-vos se merece (13/10/97)

Sempre a Razão vencida foi de Amor (11/5/98)



Coitado! que em um tempo choro e rio (22/6/98)



Lembranças, que lembrais meu bem passado (21/9/98)



Nunca em amor danou o atrevimento (1/3/99)



Erros meus, má fortuna, amor ardente (22/3/99)



Qual tem a borboleta por costume (12/4/99)



O tempo acaba o ano, o mês e a hora (7/6/99)



Quem diz que Amor é falso ou enganoso (10/1/00)



De quantas graças tinha, a Natureza (17/1/00)



Ditoso seja aquele que somente (20/3/00)



Se só no ver puramente (15/5/00)



Onde acharei lugar tão apartado (4/12/00)






COPYRIGHT INFOESCOLA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas