terça-feira, 9 de outubro de 2012

LATINO COELHO

A Palavra – Latino Coelho


12/04/2012



By Gilson



in Citações



Tags: estética, José Maria Latino Coelho, Lawrence Alma-Tadema, linguagem, Neoclassicismo Vitoriano, Palavra

De todas as artes, a mais bela, a mais expressiva, a mais difícil, é sem dúvida a arte da palavra. De todas as mais se entretece e se compõe. São as outras como ancilas e ministras; ela, soberana universal.



Da estatuária toma as formas; da arquitetura imita a regrada estrutura de suas fábricas; da pintura copia a cor e o debuxo de seus quadros; da música aprende a variada sucessão de seus compassos e melodias; e sobre todos estes predicados, tem, mais do que as outras artes, a vida, que anima os seus painéis, a paixão, que dá novo esplendor às suas tintas, o movimento, que intima aos que a escutam e admiram, o entusiasmo e a persuasão.



A estátua fala, mas fala como uma interjeição, que apenas expressa um sentimento vago, indefinido, momentâneo. A pintura fala, mas fala como uma frase breve em que a elipse houvera suprimido boa parte dos elementos essenciais. O edifício fala, mas fala como uma inscrição abreviada, que desperta a memória do passado sem particularizar os acontecimentos a que alude. A música fala, mas fala apenas à sensibilidade, sem que o entendimento a possa claramente discernir.



Só a palavra, nas artes a que é matéria prima, fala ao mesmo tempo à fantasia e à razão, ao sentimento e às paixões. Só ela, Pigmaleão prodigioso, esculpe estátuas que vão saindo vivas e animadas da pedra ou do madeiro, onde as delineia e arredonda o seu buril. Só a palavra, mais inventiva do que Zeuxis, sabe desenhar e colorir figuras e países, com que se ilude e engana a vista intelectual, mais audaz que os Ictinos e os Calícrates, traça, dispõe, exorna e arremessa aos ares monumentos mais nobres e ideais que o Partenon de Atenas. Só a palavra, mais comovedora e persuasiva do que o plectro dos Orfeus, encadeia à sua lira mágica estas feras humanas ou desumanas, que se chamam homens, arrebatados e enfurecidos nas mais truculentas alucinações.



(José Maria Latino Coelho, 1825-1891, escritor português. In: Demóstenes, Oração da Coroa. 2a. edição. Introdução, p. XVII).







Venantius Fortunatus Reading His Poems to Radegonda VI, 1862, Sir Lawrence Alma-Tadema (Dutch-born English Classicist Painter, 1836-1912), Oil on canvas, Dordrechts Museum



Compartilhar: ImprimirEmailFacebook2TwitterLinkedIn

.Navegação de Posts« As Questões da Filosofia – David Papineau“Antes que…"

».Pesquisar neste site

Pesquisa

Blog: Últimos Posts

O Lamento dos Judeus no Exílio – Eduard Bendemann

O Profeta Elias e a Viúva de Sarepta – Bernardo Strozzi

Ló e Suas Filhas – Bernardo Cavallino

Estatísticas do Blog

Estatísticas de visitantes únicos do Blog desde que foi reiniciado em 08 de abril de 2012. Os números se referem apenas aos acessos ao Blog, contabilizam somente a primeira visita e não incluem artigos em outras seções e textos em formato pdf.









Blog: Receber via Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novos posts.









.Gilson Santos

Menu do RodapéInícioSobreSeçõesArte BíblicaBlogTop 20AtividadesContato.Blog no WordPress.com.
Tema: Elemin por Automattic. Design by Themify.

↑ Enviar para o Endereço de Email Seu Nome Seu Endereço de Email Cancelar Post não foi enviado - verifique os seus endereços de email! Verificação de email falhou, por favor, tente novamente Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por email.

COPYRIGHT GILSON SANTOS - WORDPRESS.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas