quinta-feira, 11 de outubro de 2012

JÚLIO DINIZ

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Júlio DinisOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Júlio Dinis

Monumento a Júlio Dinis, no Porto, sua cidade natal.





País de nascimento Portugal

Data de nascimento 14 de novembro de 1839

Local de nascimento Porto

Data de falecimento 12 de Setembro de 1871 (31 anos)

Local de falecimento Porto



Género(s) romancista

Movimento Romantismo

Portal Literatura

ver



Joaquim Guilherme Gomes Coelho (Porto, 14 de novembro de 1839 – Porto, 12 de setembro de 1871) foi um médico e escritor português[1].



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Obras de Júlio Dinis

3 Adaptações da obra

3.1 Adaptações cinematográficas

3.2 Adaptações Televisivas

4 Homenagens

5 Referências

6 Ver também

7 Ligações externas





[editar] BiografiaJoaquim Guilherme Gomes Coelho, que no período mais brilhante da sua carreira literária usou o pseudónimo de Júlio Dinis, nasceu no Porto, na antiga Rua do Reguinho, a 14 de novembro de 1839, e faleceu na mesma cidade, na Rua Costa Cabral, numa casa que já não existe, a 12 de setembro de 1871.



Júlio Dinis era filho de José Joaquim Gomes Coelho, cirurgião, natural de Ovar, e de Ana Constança Potter Pereira Gomes Coelho, de ascendência anglo-irlandesa, e vitimada pela tuberculose quando Júlio Dinis contava apenas seis anos de idade. Frequentou a escola primária em Miragaia. Aos catorze anos de idade (1853), concluiu o curso preparatório do liceu. Matriculou-se na Escola Politécnica, tendo, em seguida, transitado para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, cujo curso completou a 27 de julho de 1861, com alta classificação. Posteriormente a sua saúde foi-se agravando, pelo que foi obrigado a recolher-se em Ovar e depois para a Madeira e a interromper a possibilidade de exercer a sua profissão.Durante esses tempos dedica-se à literatura. Mais tarde (1867), foi incluído como demonstrador e lente substituto no corpo docente desta mesma Escola.



Já então sofria da doença da tuberculose pelo que, esperançado em encontrar cura no ambiente mais salutar da província, se transferiu temporariamente para Grijó e posteriormente para Ovar, para casa de uma sua tia, Rosa Zagalo Gomes Coelho, que vivia no Largo dos Campos. E foi ainda esperançado numa cura de ares, que esteve duas vezes na ilha da Madeira, além de outras peregrinações que terá feito através do país. Simplesmente, o mal de Júlio Dinis não tinha cura. E com quase trinta e dois anos apenas, morria aquele que foi o mais «suave e terno romancista português, cronista de afectos puros, paixões simples, prosa limpa». De resto, essa terrível doença, que já havia vitimado a mãe, em 1845, foi a causa da morte de todos os seus oito irmãos.



O romance «As Pupilas do Senhor Reitor» foi publicado em 1869, tendo sido representado, cinematizado e publicado em folhetins do Jornal do Porto. Um ano antes, tinha sido dado a público «Uma Família Inglesa» e, em 1870, veio a público «Serões da Província» [2].



No ano do seu falecimento, 1871 (com apenas 32 anos de idade), publicou-se o romance «Os Fidalgos da Casa Mourisca». Só depois da sua morte se publicaram «Inéditos» e «Esparsos», em dois volumes, assim como as suas «Poesias», dadas à estampa entre 1873 e 1874. Encontra-se sepultado num jazigo de família com o n.º 58, no cemitério privado da Ordem Terceira de S. Francisco, em Agramonte.



Foi o criador do romance campesino e as suas personagens, tiradas, na sua maioria, de pessoas com quem viveu ou contactou na vida real, estão imbuídas de tanta naturalidade que muitas delas nos são ainda hoje familiares. É o caso da tia Doroteia, de «A Morgadinha dos Canaviais», inspirada por sua tia, em casa de quem viveu, quando se refugiou em Ovar, ou de Jenny, para a qual recebeu inspiração da sua prima e madrinha, Rita de Cássia Pinto Coelho.



Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do optimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.



Além deste pseudónimo, Júlio Dinis usou também o de Diana de Aveleda, com que assinou pequenas narrativas ingénuas como «Os Novelos da Tia Filomena» e o «Espólio do Senhor Cipriano», publicados em 1862 e 1863, respectivamente. Foi com este pseudónimo que se iniciou nas andanças das letras, tendo, com ele, assinado também pequenas crónicas no Diário do Porto.



A casa onde Júlio Dinis nasceu, foi demolida com a abertura da Rua Nova da Alfândega, e aquela onde morreu, deu lugar à construção de uma casa de espectáculos cinematográficos.



[editar] Obras de Júlio DinisAs Pupilas do Senhor Reitor (1869)

A Morgadinha dos Canaviais (1868) (eBook)

Uma Família Inglesa (1868) (eBook)

Serões da Província (1870)

Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871) (eBook)

Poesias (1873)

Inéditos e Dispersos (1910)

Teatro Inédito (1946-1947)

[editar] Adaptações da obra[editar] Adaptações cinematográficas1921 - Os Fidalgos da Casa Mourisca - Realizado por Georges Pallu

1924 – Ass Pupilas do Senhor Reitor (1924) As Pupilas do Senhor Reitor – Realizado por Maurice Mauriad – com Eduardo Brazão, Augusto Melo, Duarte Silva, Maria de Oliveira, Maria Helena e Arthur Duarte.

1935 – As Pupilas do Senhor Reitor – Realizado porf Leitão de Barros – com Maria Paula, Paiva Raposo, Lino Ferreira, Maria Matos e Leonor D'Eça.

1938 - Os Fidalgos da Casa Mourisca - Realizado por Arthur Duarte

1949 - A Morgadinha dos Canaviais - Realizado por Caeltano Bonucci e Amadeu Ferrari - com Eunice Muñoz

1961 – As Pupilas do Senhor Reitor – Realizado por Perdigão Queiroga – com Anselmo Duarte, Mansa Prado, Isabel de Castro, Raúl Solnado e António Silva.

[editar] Adaptações TelevisivasExistem duas adaptações brasileiras para telenovela d' As Pupilas do Senhor Reitor, a primeira em 1970 e a segunda em 1994.

Os Fidalgos da Casa Mourisca foi adaptado para a televisão brasileira em 1972.

A Morgadinha dos Canaviais foi adaptado para uma mini-série da RTP em 1990.

João Semana, mini-série da RTP que adapta As Pupilas do Senhor Reitor mas centra a história na personagem do médico João Semana, desloca a acção do Minho para o Douro Litoral e acrescenta pequenas participações do Zé do Telhado e de uma Maria da Fonte pós-revolucionária. tudo .em fim é 1 periodo

[editar] Homenagens71 localidades de Portugal possuem uma ou mais artérias com o nome de Júlio Dinis.[3]

Maternidade Júlio Dinis - Instituição hospitalar no Porto, dedicada à prestação de cuidados de saúde à mulher e à criança.

Monumento, no Porto, sua cidade natal

Referências1.↑ Projecto Vercial

2.↑ Portal São Francisco

3.↑ Código Postal. Dinis&pg=1 Rua Júlio Dinis. Página visitada em 12 de Junho de 2012.

[editar] Ver tambémCasa de Júlio Dinis

[editar] Ligações externasJúlio Dinis, Antigo Estudante da Academia Politécnica do Porto e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto







[Esconder]v • eLivros de Júlio Dinis

As Pupilas do Senhor Reitor • A Morgadinha dos Canaviais • Uma Família Inglesa • Serões de Província • Os Fidalgos da Casa Mourisca



Portal da literatura Portal de Portugal

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Júlio_Dinis&oldid=32222860"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Tem poucas fontes fidedignasImparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Mortos em 1871Júlio DinisEscritores de PortugalMédicos de PortugalNaturais do PortoAlumni da Universidade do PortoProfessores da Universidade do PortoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasDeutsch

English

Español

Italiano

한국어

Română

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h50min de 14 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas