segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GARCIA DE REZENDE

PrincipalNotíciasCursos OnlineContatoExercíciosAnuncie no InfoEscola


--------------------------------------------------------------------------------



InfoEscola » Literatura » Escritores »

Garcia de Resende

Por Roberta Laisa Dantas de Sousa



Garcia de Resende foi um escritor da época do humanismo. Nasceu em meados de 1470 e morreu em 1536. Filho de Francisco de Resende e de Beatriz Bota, porém fora criado pelo Bispo de Évora, Senhor D. Garcia de Meneses. Foi um dos poetas que animaram a vida cultural da corte.



Um dos seus maiores dons era transformar os seus sentimentos e impressões em versos. Um dos seus maiores objetivos era preservar a poética da época, por este motivo organizou o Cancioneiro Geral, em torno de 1516. É a reunião de mais de mil composições poéticas em Português e Castelhano. A maioria das composições poéticas são amorosas e satíricas. Os poetas contidos no cancioneiro são do século XIV até o século XVI.



Em Miscelânia e Variedade de Histórias de 1554 são esboços históricos da vida nacional e internacional do seu tempo, escrito em verso. No conjunto, a sua obra escrita é de extrema importância para o conhecimento da época, já que nos descreve com elevado detalhe os usos, costumes, trajes, cerimônias, convívio familiar e relações sociais.



A sua última obra foi o sermão dos Três Reis Magos que compôs já no último ano de sua vida, para se confortar do desgosto que os frades do Espinheiro nas frustradas negociações para a missão quotidiana na capela que fizera erigir.



Teatro de Garcia de Resende



Património, Tradição e Cultura
Edifícios de Interesse Relevante

Edifício construído no primeiro quarto do séc. XVI, dentro do estilo manuelino-mudéjar, com acrescentos e reformas no séc. XIX, altura em que foi inaugurado o teatro. Nele residiu o cronista e poeta eborense Garcia de Resende.



Escreveu as seguintes obras:

• Miscelânea (1554)

• Vida e Feitos de João II

• Trovas à morte de D. Inês de Castro





Data de publicação: 18/07/2008

Categorias: Biografias, Escritores Imprimir
Recomendar
Link







Nenhum comentário sobre "Garcia de Resende". Clique aqui para adicionar um comentário.

Deixe um ComentárioClique aqui para cancelar a resposta. Você precisa estar logado para comentar este texto.

.Conteúdo

AdministraçãoArtesAstronomiaAtualidadesBiografiasBiologiaCiênciasCuriosidadesDireitoDoençasDrogasEconomiaEducaçãoEspanholEsportesFilosofiaFísicaFrancêsGeografiaHistóriaInformáticaInglêsLiteraturaMatemáticaMedicinaMitologiaPolíticaPortuguêsProfissõesPsicologiaQuímicaRedaçãoReligiãoSexualidadeSociedadeSociologiaNotíciasEducaçãoEnadeEnemGabaritosInscriçõesMatrículasProUniVestibular







--------------------------------------------------------------------------------



Anuncie
Política de Privacidade
Feed RSS
Twitter
Facebook
XML Sitemap

Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.       COPÝRIGFHT 2006 - 2012 - INFOESCOLA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas