domingo, 14 de outubro de 2012

BIOGRAFIA DE PERO VAZ DE CAMINHA

PrincipalNotíciasCursos OnlineContatoExercíciosAnuncie no InfoEscola


--------------------------------------------------------------------------------



InfoEscola » Biografias »

Pero Vaz de Caminha

Por Fernando Rebouças



Escritor português, Pero Vaz de Caminha nasceu em Porto, Portugal, em 1450. Faleceu em 15 de dezembro de 1500, em Calecute, Índia. Trabalhou como escrivão da armada do navegador Pedro Álvares Cabral.



Sua família era descendente de antigos povoadores de Neiva, pertencente ao reinado de D.Fernando. Pero Vaz de Caminha trabalhou como cavaleiro das casas de D. Afonso V, de D.João II e de D. Manuel I.



Desenvolveu os conhecimentos em escrita para elevar-se de posto, após ter participado da batalha de Toro em março de 1475, no ano seguinte passou a ocupar o cargo de mestre da Balança da Moeda, antes ocupada pelo seu pai.



Em 1497, fora selecionado para redigir os capítulos da Câmara Municipal do Porto. Em 1500, tornou-se escrivão da feitoria de Calecute. Pero Vaz de Caminha é autor da célebre carta do Descobrimento do Brasil, datada em 1° de maio, que serviu como testemunho e registro histórico da nau capitânia da armada de Cabral.



A Carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão de nascimento do Brasil, sendo publicada somente no século XIX, pelo Padre Manuel Aires de Casal, na Imprensa Régia. Faleceu em combate aos mulçumanos na feitoria de Calecute.



Na época de seu trabalho na Câmara do Porto, havia sido nomeado vereador, nessa fase casou-se e teve uma filha, Isabel Caminha. Isabel casou-se com um homem violento, que por determinadas práticas criminosas fora exilado na África. Pero Vaz Caminha utilizou de sua influência política e de sua escrita para trazer o genro de volta à Portugal, mas não conseguiu.



Leia a transcrição da carta.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pero_Vaz_de_Caminha

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u456.jhtm





Data de publicação: 08/11/2009

Categorias: Biografias Imprimir
Recomendar
Link







Nenhum comentário sobre "Pero Vaz de Caminha". Clique aqui para adicionar um comentário.

Deixe um ComentárioClique aqui para cancelar a resposta. Você precisa estar logado para comentar este texto.

.Conteúdo

AdministraçãoArtesAstronomiaAtualidadesBiografiasBiologiaCiênciasCuriosidadesDireitoDoençasDrogasEconomiaEducaçãoEspanholEsportesFilosofiaFísicaFrancêsGeografiaHistóriaInformáticaInglêsLiteraturaMatemáticaMedicinaMitologiaPolíticaPortuguêsProfissõesPsicologiaQuímicaRedaçãoReligiãoSexualidadeSociedadeSociologiaNotíciasEducaçãoEnadeEnemGabaritosInscriçõesMatrículasProUniVestibular





--------------------------------------------------------------------------------



Anuncie
Política de Privacidade
Feed RSS
Twitter
Facebook
XML Sitemap

Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.     Copyright 2006 - 2012 - INFOESCOLA - Todos os direitos rteservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas