domingo, 7 de outubro de 2012

BASILISCO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora BasiliscoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Basilisco (desambiguação).



Imagem de um Basilisco.Em algumas descrições, o basilisco é uma serpente fantástica. Plínio, o Velho, o descreve como uma serpente com uma coroa dourada e, no macho, uma pluma vermelha ou negra. Durante a Idade Média era representado como tendo uma cabeça de galo ou, mais raramente, de homem. Para a heráldica, o basilisco é visto como um animal semelhante a um dragão com cabeça de galo; em outras descrições, porém, a criatura é descrita como um lagarto gigante (as vezes com muitas patas), mas a sua forma mais aceita é como uma grande cobra com uma coroa. O basilisco é capaz de matar com um simples olhar. Os únicos jeitos de matá-lo são fazendo-o ver seu próprio reflexo em um espelho, considerando-se que alguém chegue perto o bastante.



Leonardo da Vinci escreveu que o basilisco é tão cruel que, quando não consegue matar animais com a sua visão venenosa, vira-se para as plantas e para as ervas aromáticas e, fixando o olhar nelas, seca-as. O poeta Percy Bysshe Shelley fez também a seguinte alusão ao olhar mortífero do basilisco na sua "Ôde a Nápoles": "(…)Sê como o basilisco, que o inimigo mata por invisível ferimento."



O basilisco era, aliás, muito frequentemente mencionado na literatura. Foi referido em obras de John Gay (The Beggar’s Opera, acto II, air XXV), na novela Clarissa de Samuel Richardson (The Novels of Samuel Richardson, vol. I, London, 1824, p 36) e nos poemas de Jonathan Swift (The Select Works of Jonathan Swift, Vol. IV, London, 1823, p. 27) e de Alexander Pope (Messiah, linhas 81-82). O português Antonio Feliciano de Castilho escreveu sobre uma moura que tinha um olhar que "só se inflama vendo passar por longe algum cristão, e nesses momentos dera ela todos os palácios de safiras, todas as musicas e aromas das sultanas de Córdova, por ter o olhar do basilisco" [1]



No capítulo XVI do Zadig de Voltaire, o basilisco é descrito como um animal muito raro que só pode ser tocado por mulheres.



Os basiliscos são inimigos mortais dos grifos. O parente mais próximo do basilisco é a cocatrice.



Índice [esconder]

1 O Basilisco citado no livro "Devoradores de Mortos". Considerado o relato mais antigo da Cultura Viking

2 O basilisco em Harry Potter

3 O basilisco em Os Cavaleiros do Zodiaco

4 O Basilisco na Bíblia

5 O basilisco hoje

6 Referências

7 Notas e referências

8 Ligações externas





[editar] O Basilisco citado no livro "Devoradores de Mortos". Considerado o relato mais antigo da Cultura VikingO Livro "Devoradores de Mortos" escrito por Michael Crichton, retrata a cultura e o cotidiano dos Vikings em 922 DC. Os relatos escritos neste livro, pertencem aos manuscritos de Ibn Fadlan, que conviveu com estes povos durante esse período. Considerado até hoje o registro mais antigo de uma testemunha ocular da vida e da sociedade Viking daquela época. Em um trecho do livro, o nome Basilisco é citado, dando a enteder que seria melhor evitar um confronto direto. Pois assim como acontece na mitologia se você estocar uma espada no basilisco, o veneno percorrerá a espada até alcançar o braço de quem o ataca, tendo que amputá-lo imediatamente para manter seu corpo vivo. A melhor opção seria se aproximar da criatura utilizando um espelho como escudo, pois o melhor meio de espanta-lo é utilizar seu próprio reflexo, caso ele se deparasse com sua imagem refletida poderia ser morto pelo seu próprio olhar. Diálogo encontrado nos manuscritos: "Conto-lhe tudo isto para que diga aos outros que tenham cuidado, pois é um assunto adequado para um basilisco."



[editar] O basilisco em Harry PotterO segundo livro da série Harry Potter da autora J. K. Rowling possui um basilisco. Nele, o monstro teme o canto dos galos e é temido principalmente pelas aranhas. O livro da mesma autora Animais Fantásticos e Onde Habitam afirma que foi o ofidioglota Herpo, o Sujo quem primeiro descobriu que um ovo de galinha chocado por uma rã origina um basilisco. Diz-se que o basilisco de Herpo viveu quase novecentos anos. No ultimo livro da serie , descobre-se que o veneno de basilisco é uma das ferramentas capazes de destruir uma horcrux.



[editar] O basilisco em Os Cavaleiros do ZodiacoNa série japonesa Os Cavaleiros do Zodiaco há um espéctro de Hades chamado Sylphid de Basilisco[2], só que ao contrario da forma tradicional, o Basilisco no anime é retratado como uma ave, já que possui um golpe chamado Vôo do Extermínio, já que no anime figura de serpente não se faz presente.



[editar] O Basilisco na BíbliaNa Biblía Sagrada são encontradas as seguintes citações:



- Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho,

quando resplandesce no copo, e se escoa suavemente. No fim seu fim morderá como a cobra, e como o Basilisco picará. Provérbios 23:31-32.



- Porque eis que envio entre vós serpentes e basiliscos, contra

os quais não há encantamento, e vos morderão, diz o SENHOR. Jeremias 8:17



[editar] O basilisco hojeUsam o nome basilisco para um estranho lagarto tropical, membro da família das iguanas, que pode ser encontrado nas florestas úmidas da América Central e do Sul. O que há de curioso nele é que pode correr sobre a água por curtas distâncias (razão pela qual também é conhecido com lagarto-jesus), com as pernas dianteiras erguidas e o corpo quase ereto. Alimenta-se de insetos, aranhas e outros animais pequenos e é um exímio nadador e um escalador excelente. Evidentemente não possui nenhum poder mágico, como o basilisco mitológico.



[editar] ReferênciasFinal Fantasy: Aparecem como monstro em batalhas aleatórias

Cavaleiros do Zodíaco: Um dos espectros de Hades, Sylphid, usa a Surplice de Basilisco.

No segundo livro de Harry Potter (Harry Potter e a Câmara Secreta) Harry derrota um basilisco com a ajuda de Fawkes a fênix e a espada de Godric Griffindor.

No jogo Castlevania: Aria of Sorrow, o Basilisco é um galo com cauda de serpente e olhar petrificante.

No jogo Conquer Online 2, o Basilisco é uma serpente que emite raios nos jogadores.

No jogo Tibia, o Basilisk é um NPC em formato de cobra cercado de mistérios e ligaçoes com Harry Potter e outras mitologias.

No jogo God of War: Chains of Olympus, o basilisco é um criatura enviada pelo rei Persa para destruir a região da Attica.

No jogo Star Wars The Force Unleashed, o basilisco é um robô usado por "Chop'aa" na cidade das nuvens[Bespin].

No jogo World of Warcraft(e suas diferentes versões), o basilisco é semelhante a um crocodilo -com escamas coloridas, variando entre vermelho, amarelo e verde - e é mais facilmente encontrado em zonas desérticas.

No jogo Dragonfable o basilisco é um lagarto,semelhante a um dilofossauro,que pode deixar o oponente sem jogar por três turnos

No jogo Lineage II o basilisco aparece como um réptil de 6 patas e escamas alaranjadas.

No jogo Adventure Quest Worlds o basilisco é uma espécie de lagarto com uma cauda cheia de espinhos

No jogo Sonic Colors a nave de combate de Eggman, Egg Nega Wisp, tem a aparência igual a de um Basilisco.

No jogo Grand Chase, o basilisco aparece como uma espécie de dragão gigante e cinza.

Na bíblia sagrada Provérbios 23:31-32

[editar] Notas e referências1.↑ António Feliciano de Castilho, Quadros Historicos de Portugal,1847, p. 179.

2.↑ http://ssu.wikia.com/wiki/Sylphid_de_Basilisco

[editar] Ligações externasBasilisco no universo Harry Potter



Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.









[Esconder]v • eCriaturas heráldicas

Mamíferos Boi • Cervo • Girafa • Javali • Leão • Lobo • Tigre • Touro • Urso • Veado

Aves Águia • Galo • Gralha • Pelicano • Pombo

Criaturas lendárias Basilisco • Biscione • Cocatrice • Dragão • Grifo • Manticora • Merleta • Fénix • Pégaso • Salamandra • Unicórnio • Wyvern

Peixes Delfim • Lúcio

Outros Abelha • Sapo • Formiga • Serpente • Vieira

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Basilisco&oldid=32292449"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: Criaturas fantásticasCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre mitologiaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAlemannisch

Български

Bosanski

Català

Česky

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Suomi

Français

Gaeilge

עברית

Hrvatski

Magyar

Bahasa Indonesia

Ido

Italiano

日本語

ქართული

한국어

Kernowek

Lietuvių

Bahasa Melayu

Nederlands

‪norsk (bokmål)‬

Polski

Română

Русский

Slovenščina

Српски / srpski

Svenska

ไทย

Türkçe

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h52min de 20 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas