sábado, 13 de outubro de 2012

AUTOR DOM DIN IZ

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Quer ajudar a fazer a biblioteca livre? Saiba como.

Autor:Dom DinisWikisource, a biblioteca livre



Esta é a versão publicada, verificada a 28 de Maio de 2010.Ir para: navegação, pesquisa




Dom DinizDom Diniz - 9 de outubro de 1261 — Santarém, 7 de janeiro de 1325

Biografia na Wikipédia Imagens, vídeo e áudio no Wikimedia Commons



Rei de Portugal, filho de D. Afonso III e da infanta Beatriz de Castela, neto de Afonso X de Castela. São de sua autoria cerca de 138 cantigas.[editar] ObrasQuer'eu em maneira de proençal

Proençaes soen mui ben trobar

Amiga, muit'ha gran sazón

Que trist'hoj'é meu amigo

Dos que ora son na hoste

O meu amig', amiga, non quer'eu

Non chegou, madre, o meu amigo

De que morredes, filha, a do corpo velido?

Ai flores, ai flores do verde pino

Levantou-s'a velida

Amad'e meu amigo

Amiga, faço-me maravilhada

Por Deus, amigo, quen cuidaría

Quisera vosco falar de grado

Pera veer meu amigo

Ma madre velida

O voss'amig', ai amiga

Ai, fals'amigu'e sen lealdade

Amigo, pois vos non vi

Falou-m'hoj'o meu amigo

Oimais quer'eu ja leixá-lo trobar

Pois mia ventura tal é ja

Senhor, dizen-vos por meu mal

Pois que vos Deus fez, mia senhor

Sempr'eu, mia senhor, desejei

Ai, senhor fremosa, por Deus

Quix ben, amigos, e quer'e querrei

Mesura sería, senhor

Nostro Senhor, hajades bon grado

Non sei como me salv'a mia senhor

Que grave coita, senhor, é

Assí me trax coitado

Senhor, que de grad'hoj'eu querría

Quand'eu ben meto femença

Senhor, en tan grave día

En grave día, senhor, que vos oí

Tant'é Melión pecador

De Joán Bol'and'eu maravilhado

U noutro día seve Don Foán

Disse-m'hoj'un cavaleiro

Ũa pastor ben talhada

Bem entendi, meu amigo

Que muit'há já que nom vejo

Chegou-m'ora aqui recado

Amiga, bom grad'haja Deus

Vós, que vos em vossos cantares meu

Roga-m'hoje, filha, o voss'amigo

Pesar mi fez meu amigo

Amiga, sei eu bem d'unha molher

O voss'amigo tam de coraçom

Com'ousará parecer ante mi

O voss'amig', amiga, vi andar

Dizede por Deus amigo

Nom poss'eu, meu amigo

O meu amigo há de mal assaz

Meu amigo, nom poss'eu guarecer

Que coita houvestes, madr'e senhor

Amigo fals'e desleal

Meu amigo vem hoj'aqui

Vi-vos, madre, com meu amig'aqui

Gram temp'há, meu amigo, que nom quis Deus

De morrerdes por mi gram dereit'é

Meu amig', u eu sejo

Por Deus, punhade de veerdes meu

Pois que diz meu amigo

Por Deus, amiga, pês-vos do gram mal

Nom sei hoj', amigo, quem padecesse

Bom dia vi amigo

Amigo, queredes-vos ir?

Valer-vos-ia, amigo, se hoj'

Chegou-m'amiga recado

Coitada viv', amigo, porque vos nom vejo

Amiga, quem vos (ama)

Vai-s'o meu amig'alhur sem mim morar

Praz-m' a mi, senhor, de morrer

Se hoj'em vós há nenhum mal, senhor

Que razom cuidades vós, mia senhor

Quant'eu, fremosa mia senhor

Vós mi defendestes, senhor

Como me Deus aguisou que vivesse

Nunca Deus fez tal coita qual eu hei

Da mia senhor que eu servi

Em gram coita, senhor

Senhor, pois que m'agora Deus guisou

Tam muito mal mi fazedes, senhor

Grave vos é de que vos hei amor

Senhor, des quando vos vi

Um tal home sei eu, ai bem talhada

Pero que eu mui long' estou

Se eu podess'ora meu coraçom

Quant'há, senhor, que m'eu de vós parti

Ora vej'eu bem, mia senhor

Quem vos mui bem visse, senhor

A mia senhor que eu por mal de mi

Pois que vos Deus, amigo, quer guisar

A tal estado m'adusse, senhor

O que vos nunca cuidei a dizer

Que mui gram prazer que eu hei, senhor

Senhor fremosa, nom poss'eu osmar

Senhor, nom vos pês se me guisar Deus

Senhor fremosa e de mui loução

Ora, senhor, nom poss'eu já

Senhor, hoj'houvesse eu vagar

Que soidade de mia senhor hei

Pero eu dizer quisesse

Ai senhor fremosa, por Deus

Senhor fremosa, por qual vos Deus fez

Que estranho que m'é, senhor

Senhor, cuitad'é o meu coraçom

Preguntar-vos quero por Deus

De muitas coitas, senhor, que levei

Nostro Senhor, se haverei guisado

Senhor, pois me nom queredes

De mi vós fazerdes, senhor

O gram viç'e o gram sabor

Senhor fremosa, pois no coraçom

Nunca vos ousei a dizer

Nom me podedes vós, senhor

Pois ante vós estou aqui

Senhor, que mal vos nembrades

Amor, em que grave dia vos vi

Que prazer havedes, senhor

Senhor, que bem parecedes

Senhor fremosa, vejo-vos queixar

Amor fez a mim amar

Punh'eu, senhor, quanto poss'em quitar

De mi valerdes seria, senhor

Senhor, aquel que sempre sofre mal

Por Deus, senhor, pois per vós nom ficou

Senhor, eu vivo coitada

Unha pastor se queixava

Vi hoj'eu cantar d'amor

Ou é Meliom Garcia queixos

Joam Bolo jouv'em ũa pousada

Joam Bol' anda mal desbaratado

U noutro dia Dom Foam

Mui melhor ca m'eu governo

Deus! com'ora perdeu Joam Simiom

[editar] Ver tambémCancioneiro d'elrei D. Diniz

D. Dinis







AUTORESA
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

Obtida de "http://pt.wikisource.org/w/index.php?title=Autor:Dom_Dinis&oldid=203296" Ferramentas pessoais

Criar contaAutenticaçãoEspaços nominais

AutorDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAcções

Pesquisa

Navegação

Página principal

Como participar

Portal comunitário

Mudanças recentes

Página aleatória

Ajuda

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livro

Descarregar como PDF

Versão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasPáginas especiaisLink permanenteCitar esta páginaEsta página foi modificada pela última vez às 18h03min de 28 de Maio de 2010.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

Política de privacidadeSobre a WikisourceExoneração de responsabilidadeVersão móvel         COPÝRIGHT WIKISOURCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas