domingo, 7 de outubro de 2012

ALEXANDRE HERCULANO

PrincipalNotíciasCursos OnlineContatoExercíciosAnuncie no InfoEscola


--------------------------------------------------------------------------------



InfoEscola » Literatura » Escritores »

Alexandre Herculano

Por Fernando Rebouças



Escritor do Romantismo português, nasceu em Lisboa, no ano de 1810. Não ingressou em nenhuma faculdade, viveu num exílio na Inglaterra e na França.



Atuou nas reformas do cotidiano português, travou polêmica com o clero em busca de liberalidades para a sociedade portuguesa da época. Os temas predominantes em suas obras eram as origens da nação portuguesa, tanto em seu trabalho ficcional ou não-ficcional o caráter histórico é abordado como fonte de explicação dos fatos e da sociedade é sempre presente.



O autor, considerado um grande intelectual em sua época, escreveu poesias, romances, contos e obras historiográficas. “Eurico, o presbítero”, romance lançado em 1844, é considerado a sua melhor obra.



Na obra o autor questiona o celibato e ambientaliza a história no século VIII, tratandi sobre as reconquistas do território português. Na época de Herculano, século 19, o povo português tinha a preocupação de conhecer a origem de seu país e a formação de seu povo, fato que explica a aceitação das obras de Alexandre Herculano.



O personagem Eurico transforma-se em padre, depois em cavaleiro Negro, ambos os casos após ser negado em casamentos pelo pai de sua amada, porém é enfatizado no romance os fatos históricos. A obra é considerada como romance histórico.



Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, era um autor interessado na era medieval e no caráter etimológico de seu país. Faleceu em Val – de – lobos, em 1877.





Data de publicação: 03/05/2008

Categorias: Escritores Imprimir
Recomendar
Link







Um comentário sobre "Alexandre Herculano". Clique aqui para adicionar um comentário.

Clique aqui para ver os comentários.

Carregando comentários ...

Deixe um ComentárioClique aqui para cancelar a resposta. Você precisa estar logado para comentar este texto.

.Conteúdo

AdministraçãoArtesAstronomiaAtualidadesBiografiasBiologiaCiênciasCuriosidadesDireitoDoençasDrogasEconomiaEducaçãoEspanholEsportesFilosofiaFísicaFrancêsGeografiaHistóriaInformáticaInglêsLiteraturaMatemáticaMedicinaMitologiaPolíticaPortuguêsProfissõesPsicologiaQuímicaRedaçãoReligiãoSexualidadeSociedadeSociologiaNotíciasEducaçãoEnadeEnemGabaritosInscriçõesMatrículasProUniVestibular





--------------------------------------------------------------------------------



Anuncie
Política de Privacidade
Feed RSS
Twitter
Facebook
XML Sitemap

Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados. Publicidade   COPYRIGHT INFOESCOLA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas