terça-feira, 18 de setembro de 2012

MAOMÉ

Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailNotíciasEsporteEntretenimentoMulherShopping


Sortear Artigo

A ferramenta Sortear Artigo leva a um artigo diferente a cada clique. Tente – e descubra algo novo a cada vez. Faça do ComoTudoFunciona a sua página inicial
Boletim por e-mail

Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

TUDO SOBRE

Ambiente

Carros

Ciência

Crianças

Eletrônicos

Empresas e Finanças pessoais

Entretenimento

Esporte

Informática

Saúde

Sociedade e Cultura

–Cultura –Datas e Celebrações –Educação –Governo –História –Lei & Ordem –Responsabilidade Social –Serviço público –Sobrenatural Sua casa

Viagem





GUIA DE COMPRAS

Dicas sobre produtos

VÍDEO

Artigos e reportagens



QUIZ

O que você sabe?



BLOG

Ano Polar

Eurocopa

Gadgets

Verão abaixo de zero

BOLETIM POR E-MAIL





Publicidade

Principal > Sociedade e Cultura > Cultura imprimir enviar por e-mail Biografia de Maomé

por Sílvio Anaz





Neste artigo

1. Introdução sobre Maomé



2. Maomé: nascimento de um profeta



3. Maomé: a suprema experiência e a vida em Medina

4. Mais informações sobre Maomé



5. Veja todos os artigos sobre Cultura

Introdução sobre Maomé







Maomé





No centro de várias polêmicas no século 21, o Islamismo começou a nascer no ano 610 quando, diz a lenda, o anjo Gabriel apareceu para o árabe Abū al-Qāsim Muḥammad e contou-lhe que ele era o mensageiro de Deus (ou Alá, como o ser supremo é chamado pelos muçulmanos). Não era a primeira vez que Gabriel baixava na Terra para fazer esse tipo de anunciação. Conta-se que pouco mais de seis séculos antes, ele já havia estado por aqui para avisar à jovem e virgem Maria, moradora da cidade de Nazaré, na Galileia, que ela seria mãe do filho de Deus, cujo nome seria Jesus. E assim como Jesus, Muhammad, ou Maomé, tornou-se fundador e líder espiritual de uma das maiores religiões de todos os tempos.







Reprodução

Retrato de Maomé publicado em 1625 no livro "Histoire générale de la religion des turcs", de Michel Baudier



Mas na maior parte de sua vida, Maomé não imaginava que um dia teria ensinamentos e revelações que o fariam ser considerado um profeta e fundariam uma religião que após quatorze séculos de existência conta com mais de um bilhão de fiéis seguidores pelo mundo. Até os quarenta anos de idade, quando Gabriel apareceu e lhe contou a novidade, Maomé levou uma vida relativamente comum para um árabe naqueles tempos, após uma infância com alguns fatos trágicos. Ele não conheceu o pai, que morreu antes dele nascer, perdeu a mãe com seis anos e o avô, que passou a criá-lo, com oito. De extraordinário mesmo, apenas o fato dele ter se tornado um homem muito belo e generoso. Contam as narrativas que seu senso de justiça e lealdade o tornaram uma das pessoas mais procuradas para decidir sobre as disputas entre as moradores da cidade árabe de Meca, onde ele nasceu e viveu boa parte de sua vida.



A trajetória de Maomé até o momento da revelação feita pelo anjo Gabriel é cercada de mistérios e pouco se sabe sobre ela. Mas, assim como aconteceu com Jesus, esse período da vida do futuro profeta acabou preenchido com versões poéticas, místicas e lendárias criadas por seus seguidores. Uma dessas histórias, no entanto, teria sido narrada pelo próprio Maomé, que disse ter sido visitado quando ainda era criança por dois anjos que teriam purificado seu coração.









© istockphoto.com /Elgeish

Página do Alcorão,

o livro sagrado do Islamismo



Os ensinamentos e revelações de Maomé resultaram no Alcorão, o livro sagrado do Islamismo. Desde então, muita coisa boa e muita coisa ruim tem sido feita em nome do legado de Maomé. Mais uma vez à semelhança de Jesus, o nome de um profeta ou messias tem sido usado tanto para promover conforto espiritual, paz e caridade, como para guerrear em busca de almas, poder e da destruição dos "infiéis". Para alguns estudiosos, como a escritora britânica Karen Armstrong, especialista em religiões, há muita distorção e preconceito na visão ocidental sobre a figura de Maomé, um dos homens mais notáveis que já existiram, segundo ela. Para outros, como o historiador Paul Johnson, o núcleo da doutrina ensinada por Maomé resultou numa religião imperialista em que as únicas alternativas aos não-muçulmanos são converter-se ou morrer.



Para começar a tirar suas próprias conclusões sobre Maomé e seu legado, descubra, na próxima página, como foi sua vida desde o seu nascimento até os anos em que permaneceu em Meca, após o anjo Gabriel em forma de homem ter aparecido para ele.









Extremismo sagrado



Os textos sagrados das três grandes religiões monoteístas - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo - têm passagens que pregam a violência e a intolerância contra aqueles que não abraçam seu deus único. Passagens da Torá, parte mais sagrada das escrituras do Judaísmo, como a que conclama os israelitas a expulsar os cananeus da Terra Prometida, têm sido usada por judeus fundamentalistas para expulsar os palestinos e recusar qualquer acordo que envolva seus "territórios sagrados". O historiador de religiões Philip Jenkins, da Penn State University, numa análise comparativa entre a Bíblia cristã e o Alcorão concluiu que o livro sagrado do Cristianismo tem passagens mais violentas e intolerantes do que o texto sagrado feito a partir dos ensinamentos de Maomé. Para o historiador, no entanto, com o passar dos anos, a agressividade e intolerância nas religiões judaico-cristãs assumiram um sentido figurado e expressões como “aniquilar o inimigo” passaram a significar combater os próprios pecados. A escritora Karen Armstrong afirma que a vida de Maomé é a trajetória de um pacifista e que fundamentalistas islâmicos ao usarem a ideia de "guerra santa" têm distorcido por completo o significado de sua vida.









PRÓXIMA > Neste artigo

1. Introdução sobre Maomé



2. Maomé: nascimento de um profeta



3. Maomé: a suprema experiência e a vida em Medina

4. Mais informações sobre Maomé



5. Veja todos os artigos sobre Cultura





Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:



Sílvio Anaz. "HowStuffWorks - Biografia de Maomé". Publicado em 16 de dezembro de 2010 http://pessoas.hsw.uol.com.br/maome.htm (17 de setembro de 2012)

FERRAMENTAS

IMPRIMIR
ENVIAR POR E-MAIL
COMO CITAR ESTE ARTIGO

AVALIE ESTE ARTIGO



FAVORITOS

Faça do HowStuffWorks a sua página inicial
digg it! (?)
del.icio.us









ASSUNTOS RELACIONADOS



Buscar imagens de Maomé

O que é religião

O que é Islamismo

Como funciona o choque de civilizações

10 deuses todo-poderosos





Publicidade









Adicione aos favoritos

ComoTudoFunciona em sua página inicial

Boletim por e-mail
RSS





Buscar no ComoTudoFunciona e na Web







Página inicial
Sobre a empresa
Anuncie
Boletim por e-mail
Trabalhe conosco
Fale conosco
Ajuda
Privacidade
Termos & condições de uso RSS

howstuffworks.com
howstuffworks china




© 1998-2012 HSW International, Inc.     COPYRIGHT HOWSTUFFWORKS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas