segunda-feira, 17 de setembro de 2012

iMPÉRIO DE CARLOS MAGNO








Material de Apoio

Origem do Homem

Evolução Humana

Tempo Histórico

Períodos da História

Grandes Civilizações

Descobrimento do Brasil

Território Brasileiro

Três Poderes

Guerra do Paraguai

Guerra Fria

Primeira Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

Revolução Russa

Guerra dos Canudos

Revolução Farroupilha

Inconfidência Mineira

Laifis de História

Mais Conteúdos [+]





Pratique

Exercícios Resolvidos

Provas de Vestibular

Simulados On-line

Jogos On-line





Ajuda

Área dos Professores

Atualidades

Profissão Historiador

Dicionário de História

História Ilustrada

Personalidades Históricas

Resumos

Atividades Pedagógicas



Diversos

Curiosidades

Lendas & Mitos

Links Úteis

Datas Comemorativas

Efemérides

Hoje na História

Indicação de Livros

Indicações de Filmes

Vídeos

Textos dos usuários

Hinos

Mapas Históricos

Fale Conosco





Busca Geral













O Império de Carlos Magno

O Império de Carlos Magno, também conhecido como o Império Carolíngio, , foi o momento de maior esplendor do Reino Franco (ocupava a região central da Europa). Este período ocorreu durante o reinado do imperador Carlos Magno (768 – 814).











Carlos Magno assumiu o trono em 768 e por suas realizações, é considerado o mais importante rei dos francos. Destacou-se por conquistas militares e pela organização administrativa implantada nos territórios sob seu domínio.



Para as conquistas militares, Carlos Magno organizou um exército forte, do qual faziam parte, além de seus soldados, os grandes proprietários de terras acompanhados de certo número de camponeses equipados para a guerra. Com esse exército, ele expandiu as fronteiras do reino, constituindo o Império Carolíngio.



Com uma política voltada para o expansionismo militar, Carlos Magno expandiu o império, além dos limites conquistados por seu pai, Pepino, o Breve. Conquistou a Saxônia, Lombardia, Baviera, e uma faixa do território da atual Espanha.



Nas regiões conquistadas, eram construídas fortalezas e igrejas em volta das quais organizaram-se vilas que, posteriormente, passaram a ser ligadas por estradas. Sendo cristão, Carlos Magno obrigava os povos conquistados a converterem-se ao cristianismo.



O governo de Carlos Magno não tinha uma sede fixa. Com sua corte, que se constituía basicamente de familiares, amigos, membros do clero e funcionários administrativos, viajava de um lugar para outro. As decisões políticas mais importantes, em geral, eram tomadas no palácio de Aix-la-Chapelle, no noroeste da atual França.





Ilustração do palácio de Carlos Magno, em Aix-la-Chapelle.



No ano 800, em Roma, na noite de Natal, Carlos Magno foi coroado imperador pelo papa Leão III. Com a coroação de Carlos Magno, a Igreja católica pretendia fazer reviver o Império Romano do Ocidente e, ao mesmo tempo, unificar a Europa sob o comando de um monarca cristão.



Embora as conquistas militares tenham sido significativas, foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.







Administração territorial

Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). Para fiscalizar a atuação dos condes, foi criado o cargo de missi dominici. Estes funcionários eram os enviados do imperador para fiscalizar os territórios. Ou seja, eles deveriam verificar e avisar ao imperador sobre a cobrança dos impostos, aplicação das leis e etc.



Carlos Magno e a reforma educacional



Carlos Magno tinha pouca instrução. Com idade avançada, aprendeu a ler e a escrever em latim. Valorizou o ensino, promovendo obras para a sua difusão em todo o império. Queria funcionários instruídos para ler os textos oficiais, que eram redigidos em latim.



O monge inglês Alcuíno foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto escolar de Carlos Magno. A manutenção dos conhecimentos clássicos (gregos e romanos) tornou-se o objetivo principal desta reforma educacional. As escolas funcionavam junto aos mosteiros (escolas monacais), aos bispados (escolas catedrais) ou às cortes (escolas palatinas).



Estas escolas eram freqüentadas, sem distinção de tratamento, por meninos de famílias pobres e por filhos de nobres. Nelas eram ensinadas as sete artes liberais: aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética.

















































Mais produtos











Sobre nós
Política de privacidade
Contrato do Usuário
Fale conosco



Copyright © 2009-2012 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.



COPYRIGHT @ 2009 - 2012  SÓ HISTÓRIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas