sábado, 19 de maio de 2012

RENAULT AUTOMÓVEIS

Nossos Termos de Uso atualizados entrarão em vigor em 25 de maio de 2012. Saiba mais. Renault Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Nota: Se procura pela equipe de Fórmula Um que pertence a Renault, veja Renault F1 Team. Renault S.A. Slogan "Drive the change" ("Conduza a mudança") "Mude a Direção"(Brasil) Tipo Sociedade anónima Fundação dezembro de 1898 Sede França, Boulogne Locais Mundo inteiro (118 países) Fundador(es) Louis Renault Empregados 130,179 (2007) Indústria automobilística Produtos Automóveis Lucro € 40.682 bilhões (2007) LAJIR € 1.354 bilhões (2007) Website Renault.com A Renault S.A. (pronuncia-se Renô) Euronext: RNO é um fabricante francês de veículos fundada em 1898 por Louis Renault. Produz desde automóveis pequenos e médios, vans (furgões), ônibus (autocarros) e caminhões (camiões). É conhecida pelos protótipos que desenvolve, como o Renault 16 ou os monovolumes Twingo, Scénic e Espace. Índice [esconder] 1 História 2 Situação actual 3 Carros de competição 4 Participação na Avto VAZ 5 Veiculos elétricos 6 Modelo de 2.500 dólares 7 Modelos recentes 8 Cronologia 9 Galeria de imagens 10 Referências 11 Ver também 12 Ligações externas [editar] História1898-1918 A primeira fábrica da Renault. Louis Renault dirigindo um Renault Voiturette, 1903.O grupo Renault foi fundado em 1898 pelo industrial francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automobilística[1] e introdutores do taylorismo como forma de organização do trabalho na França. Os irmãos rapidamente perceberam a publicidade que poderiam atrair pela participação dos seus veículos em competições automobilísticas, e alcançaram rápido sucesso e reconhecimento nas primeiras corridas de cidade a cidade na França. Tanto Louis quanto Marcel Renault competiram com modelos de sua fábrica, porém Marcel morreu em um acidente de carro durante uma corrida de Paris a Madrid em 1903. Além dele, outros 15 competidores foram vítimas de acidentes, obrigando os organizadores a cancelarem a corrida. Apesar de Louis Renault não ter mais competido após isso, sua empresa continuou envolvida em competições incluindo a vitória de um Renault modelo AK 90 com cavalos de potência e foi o ganhador do primeiro Grande Prêmio (Grand Prix) em 1906. Em 1909, Louis toma o controle total da empresa após a morte de seu outro irmão, Fernand. Setembro de 1918, tanques FT-17 do exército americano.Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Renault fabricou munição, aviões[1] militares e veículos como o tanque de guerra Renault FT-17, Louis Renault chegou a ser homenageado pelas forças aliadas pela sua contribuição para a guerra com os seus veículos militares. Fabricou também veículos especiais para táxi. Após a guerra, a Renault tornou-se líder de mercado na França. Em 1918 inicia-se a construção de uma nova fábrica na cidade de Billancourt, deixando Louis com 85% das ações da empresa.[2] 1919-1938 Renault 40CV de 1923.No período entre guerras, Louis Renault ampliou o escopo de sua empresa, produzindo máquinas agrícolas e industriais. Mas com a enorme demanda de encomendas de veículos, a Renault teve problemas de falta de estoque e de empregados, além de problemas na distribuição dos veículos.[3] Todos esses fatores levaram Louis em 1920 a firmar um acordo entre a Renault e Louis Gustave Gueudet, um rico empresário frânces que ajudou a empresa na distribuição pelo país. A empresa avançou muito em 1920, e chegou a produzir 45.809 unidades de sete modelos de carros, eram eles: o 6cv, o 10cv, o Monasix, o 15cv, o Vivasix, o 18/2 cv4 e o 40cv. Em 1928 a Renault começa a exportar para o Reino Unido, mas diminui as exportações para os Estados Unidos por conta do alto custo de exportação e baixo volume de vendas em relação as marcas nacionais do país.[3] 1939-1971 Durante a Segunda Guerra Mundial a forças armadas da Alemanha invadiram a França, adquiriram as fábricas de Louis Renault e utilizaram com a ajuda de Daimler-Benz para a produção de veículos militares para a Alemanha nazista. Por esse motivo, as forças inglesas bombardearam a fábrica da Renault em Billancourt em resposta a ocupação das tropas da Alemanha. Após a derrota alemã, Louis Renault foi preso durante a libertação da França em 1944 por "manter relações comerciais com inimigos" e acabou morrendo na prisão antes de preparar sua defesa. Seus ativos industriais foram confiscados pelo governo, e as fábricas da Renault se tornaram uma empresa pública também conhecida em francês por Régie Renault. Logo após a nacionalização, a Montadora lançou o modelo 4 cavalos de potência com motor na parte traseira que competiu com os modelos de maior sucesso na época, como Morris Minor e Volkswagen Fusca. Foram vendidas meio milhão de unidades, até a sua descontinuação em 1961. O modelo 4 CV usado em competições a fim de promover o carro, venceu duas vezes a corrida 24 horas de Le Mans.[3] O Renault Dauphine foi um trabalho da montadora Renault após o fim da produção de carros de 4 cavalos de potência. O modelo acabou fazendo tendo um grande desempenho na Europa, o que resultou na expansão da área de importação, aumentando as vendas na África e na América do Norte.[4] Nessa mesma época a Renault começou a produzir dois outros modelos de sucesso da indústria, o Renault 4[5] e Renault 8. 1972-2001 Logo corporativo da Renault adotado em 1972.Em 1972 a Renault lançou o Renault 5, um carro popular que era um tentativa de conseguir sobreviver a crise do petróleo. Com este carro, a Renault ganhou um série de Rallys. Entre 1979 e 1987, a Renault teve maioria acionária na empresa American Motors Corporation (AMC), à qual foi vendida à Chrysler em março de 1987.[6] Em abril de 1986 o governo da frança opôs-se à privatização da Renault. Porém, 10 anos depois, em 1996[5] a empresa foi parcialmente privatizada. Em 2 de janeiro de 2001, a montadora vendeu sua subdivisão de veículos industriais (Renault Véhicules Industriels) para a Volvo, que a rebatizou de Renault Caminhões em 2002. [editar] Situação actual Países em que a Renault tem fábricas(em amarelo).O governo da França detém 15,7 % da empresa, porém a Renault é uma empresa privada. Louis Schweitzer foi o executivo-chefe da Renault de 1992 a 2005, quando foi substituído pelo brasileiro Carlos Ghosn, que era até então o CEO da Nissan. A Renault participa em 44,4% do capital da fabricante japonesa de automóveis Nissan. Juntas, elas formam a Aliança Renault-Nissan (Renault-Nissan Alliance). Outras participações da Renault são na Samsung Motors da Coréia do Sul, na sueca Volvo Trucks e na romena Dacia. Na América do Sul, a Renault possui fábrica na Argentina desde 1967, porém seus modelos foram montados naquele país desde 1960. No Brasil, esteve presente na década de 1960 o Renault gordini fabricado no brasil, por parceria com a norte-americana Willys Overland, que produziu sob licença os modelos Dauphine e Gordini no brasil este, uma versão mais aprimorada do Dauphine até 1967, ano em que a Willys Overland vendeu suas operações para a Ford do brasil, a qual herdou o "projeto M". Esse projeto, desenvolvido em parceria entre a Renault e a Willys, resultou no lançamento pela Ford em 1968 do Corcel, um automóvel cujo estilo pode ser considerado, grosso modo, uma versão americanizada do Renault 12 e com motor Renault CHT que equipou vários carros da Ford e Volkswagen. Por causa da crise no brasil na década de 1970 que importados não podia entrar no país, já que a Renault não tinha sua fabrica instalada no brasil teve que sair fora e ficou por duas décadas assim de 1970 e 1980 já Na década de 1990 quando a crise acabou e o brasil abriu as portas para o mercado externo a Renault foi a primeira a retornar ao país inicialmente como importadora, e, posteriormente, como fabricante sendo marca brasileira no ano de 1996 em moderna planta inaugurada na cidade de São José dos Pinhais no Paraná em 1996, seus modelos fabricados no brasil desde 1996 até hoje foram: Renault 19, Laguna, clio, scénic, megane, master, kangoo, logan, grand tour, sandero, grand scénic e recentemente o symbol, sandero stepway, fluence e duster, seus carros importados que tiveram presente no brasil foi: renault 21 sedan e nevada, trafic, twingo, clio v6, megane coupe conversível e coupe hatch. [editar] Carros de competição Fernando Alonso, pilotando modelo Renault em Indianapolis no ano de 2005. Nesse mesmo ano, Alonso venceu o campeonato de F1 com a equipe. Modelo Renault Mégane da TC 2000 de 2006.Formula 1 Ver artigo principal: Renault F1 Team A Renault competiu como equipe na Formula 1 entre 1977 e 1985. De 1989 a 1997 a Renault se ausentou da F1 como equipe, porém continuou participando ativamente, como fornecedora de motores, sendo fornecedora de motores das vitoriosas equipes Williams e Benetton. Novamente do ano de 2002, com aquisição da Benetton, a equipe Renault retornou a F1 como equipe, sendo bicampeã do mundial de construtores em 2005 e em 2006 e fazendo do piloto Fernando Alonso o bicampeão do mundial de pilotos desse mesmo ano. Em 2010 a equipe passou a contratar os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov, não obtendo contudo resultados significativos. Mais tarde em 2011 a equipe passou a se chamar Lotus Renault após o grupo Genii Capital vender sua parcela de participação na equipe para o grupo Lotus. A equipe contou nesse ano com os pilotos Nick Heidfeld e Vitaly Petrov. Contudo Heidfeld foi mais tarde substituido por Bruno Senna por ter seu rendimento considerado insatisfatório. Em 2012 a equipe passa a se chamar somente Lotus firmando um acerto com o piloto francês Romain Grosjean e o retorno do piloto finlândes campeão Kimi Raikkonen Renault Sport Ver artigo principal: Renault Sport A Renault possui desde a década de 1970 uma divisão responsável pelas competições dos carros da marca. [editar] Participação na Avto VAZEm 8 de dezembro de 2007 foi anunciada uma parceria entre empresas estatais russas e a Renault para revitalizar a AvtoVAZ e a marca Lada. O estado russo, via empresas estatais, e a Renault serão sócios na proporção de 50% para cada em uma sociedade de propósito específico que, por sua vez, deterá pelo menos 50% de participação no capital da AvtoVAZ[7] [editar] Veiculos elétricosO consorcio Renault-Nissan vem colaborando com o Project Better Place para a produção de redes de vehículos totalmente eléctricos e milhares de estações de recarregamento em Dinamarca, Portugal, Israel, Silicon Valley (na Califórnia, Estados Unidos) e em outros países. Já em 2011 oferecerá a parceria de Renault-Nissan e Better Place a infraestrutura e os automóveis. [editar] Modelo de 2.500 dólaresEm 12 de maio de 2008 a Bajaj, a Renault e a Nissan anunciaram um projeto conjunto para desenvolver e produzir um modelo ultra compacto cujo preço final será de cerca de 2.500 dólares, provisoriamente chamado de Projeto ULC.[8][9][10] [editar] Modelos recentes Renault Mégane I, Polícia de Segurança Pública Portuguesa.Avantime (2001–2003) Renault Clio V6 Clio (1990–) Espace (1984–) Fuego (1980–1987) Kangoo (1999–) Laguna (1993–) Logan (2004–) Mégane (1996–) Medallion Modus (2004–) Safrane (1992–1998) Scénic (1996–) Twingo (1992–) Vel Satis (2001-) Sandero (2007-) Sandero Stepway (2008-) Symbol (2009-) Fluence (2011-) [editar] Cronologia [editar] Galeria de imagensMarcel Renault em competição em 1903. Renault 4CV 1956. Renault Dauphine (1956-1968). Renault 8. (1962-1976) Trator fabricado pela Renault. O Renault 5 é até hoje utilizado em competições. Renault 9/11 de 1985 Referências↑ a b Renault do Brasil. Página visitada em 08-01-2009. ↑ História da Renault. ↑ a b c Mais Tuning - História da Renault. Página visitada em 08-01-2009. ↑ Sérgio Berezovsky. Renault Dauphine - Quatro Rodas. Página visitada em 08-01-2010. ↑ a b Carros do passado - Renault 4. Página visitada em 08-01-2010. ↑ "DaimlerChrysler: The 'What Ifs?'", Ward's AutoWorld, 1 de junho de 2008, Página acessada em 8 de janeiro de 2010 ↑ Renault.com - AvtoVAZ... ↑ Renault-Nissan, Bajaj anunciam projeto de carro barato. ↑ Renault anuncia carro de 2.500 dólares. ↑ Press release oficial da Renault. [editar] Ver tambémLouis Renault. Nissan Lista de fabricantes de automóveis [editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre RenaultClub Clasicos Populares Renault 3, 4, 5, 6 y 7 (em francês) - (em inglês) - Renault.com - página oficial (em português) - Renault no Brasil (em português) - Renault em Portugal (em português) - 4.clube.portugal Renault Clube Brasil Fórum do Renault Clube Brasil Fórum RenaultPT.com Portugal [Expandir]v • eRenault S.A. Atualmente Twingo • Clio • Dacia Logan • Mégane • Laguna • Vel Satis • Kangoo • Modus • Scénic • Espace • Koleos • Logan • Sandero • Symbol Descontinuados 1970 – 2005: Alliance/Encore • Fuego • Medallion • Premier • Torino • Rodeo • Safrane • Avantime Descontinuados 1945 – 1970: 4CV • Caravelle • Colorale • Dauphine • Dauphinoise • Floride • Frégate • Ondine Descontinuados numéricos 3 • 4 • 5 • 6 • 7 • 8 • 9/11 • 10 • 12 • 13 • 14 • 15/17 • 16 • 18 • 19 • 20/30 • 21 • 25 Entre-guerras: Celtaquatre • Juvaquatre • Monasix • Nervastella • NN • Primaquatre • Reinastella • Viva Grand Sport • Vivaquatre • Vivasix • Vivastella Pré-1ª GM: 10CV • 12CV • 35CV • 40CV • L/M • N(a)/N(b)/S • N(c)/Q/U(a/e) • R/T • U • AS/V • Taxi de la Marne • Towncar • Voiturette • X/X-1 • Y Renault Sport: Grand Prix de l'A.C.F. • 5 Turbo • Clio Williams • Clio Renault Sport • Spider • Mégane Renault Sport • Clio V6 Renault Sport Carros conceito: Alpine 210 RS • Altica • Argos • Be Bop • BRV • Ellypse • Espace F1 • EPURE • Evado • EVE • Egeus • Etoile Filante • Fiftie • Fluence • Initiale • Koleos • Laguna • Mégane • Nepta • Next • Racoon • Scénic • Steppe • Talisman • VESTA 2 • Wind • Zo • Zoé • Zoom Carrinha e camiões Estafette • Fourgonette • Kangoo • Express • Kerax • Magnum • Mascott • Master • Midlum • Trafic • 50-series • Renault B90 et B110 Version 4x4 Alpine: A106 • A108 • A110 • A305 • A310 • A440 • A441 • A442 • A443 • A610/GTA Dacia: Gamma • Logan • Solenza Renault Samsung: SM3 • SM5 • SM7 Fórmula 1: Renault F1 Team: RS01 • RS10 • RE20 • RE20B • RE30 • RE30B • RE30C • RE40 • RE50 • RE60 • RE60B • R202 • R23 • R24 • R25 • R26 • R27 • R28 • R29 • R30 • R31 Renault Sport F1 EF1 • EF4 • EF15 • RS1 • RS2 • RS3 • RS4 • RS5 • RS6 • RS7 • RS8 • RS9 • RS21 • RS22 • RS23 • RS24 • RS25 • RS26 • RS27 Categoria:Renault [Expandir]v • e Empresas no CAC 40 Accor · Air Liquide · Alcatel-Lucent · Alstom · ArcelorMittal · AXA · BNP Paribas · Bouygues · Capgemini · Carrefour · Crédit Agricole · EADS · EDF · Essilor · France Télécom · GDF Suez · Groupe Danone · L'Oréal · Lafarge · LVMH · Michelin · Natixis · Pernod Ricard · PSA Peugeot Citroën · PPR · Publicis · Renault · Saint-Gobain · Sanofi-Aventis · Schneider Electric · Société Générale · STMicroelectronics · Suez Environnement · Technip · Total · Unibail-Rodamco · Vallourec · Veolia Environnement · Vinci · Vivendi [Expandir]v • e Empresas no Euronext 100 Ab InBev · Accor · Aéroports de Paris · Aegon · Ageas · Ahold · Air France-KLM · Air Liquide · Akzo Nobel · Alcatel-Lucent · Alstom · ArcelorMittal · ASML · AXA · BCP · BES · Belgacom · BNP Paribas · Bouygues · Brisa · Bureau Veritas · Capgemini · Carrefour · Casino Guichard · Christian Dior · Cimpor · CNP Assurances · Colruyt · Corio · Crédit Agricole · Danone · Dassault Systèmes · Delhaize · Dexia · DSM · EADS · Edenred · EDF · EDP · EDP Renováveis · Eiffage · Eramet · Essilor · Eutelsat · France Télécom · Galp Energia · GDF Suez · Groupe Bruxelles Lambert · Heineken · Hermès International · Icade · Iliad · Imerys · ING Groep · JCDecaux · Jerónimo Martins · KBC · Klépierre · KPN · L'Oréal · Lafarge · Lagardère · Legrand · LVMH · Michelin · Mobistar · Natixis · Pernod Ricard · Philips · Peugeot · Portugal Telecom · PPR · Publicis · Randstad · Reed Elsevier · Renault · Royal Dutch Shell · Safran · Saint-Gobain · Sanofi-Aventis · Schneider Electric · Scor · SES S.A. · Société Générale · Sodexo · Solvay · STMicroelectronics · Suez Environnement · Technip · TF1 · Thales · TNT · Total · UCB Pharma · Unibail-Rodamco · Unilever · Vallourec · Veolia Environnement · Vinci · Vivendi · Wolters Kluwer Portal da França Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Renault&oldid=30251675" Categorias: Empresas no CAC 40Empresas no Euronext 100Empresas automobilísticas da FrançaRenaultMultinacionaisMultinacionais da FrançaEmpresas fundadas em 1898Categorias ocultas: !Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados!Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados sobre empresas!Artigos destacados na Wikipédia em romeno Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français Frysk Galego ગુજરાતી עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Ladino Lietuvių Latviešu مازِرونی Nāhuatl Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sicilianu Scots Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Seeltersk Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 10h47min de 18 de maio de 2012. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes. Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel ciopyright wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas