segunda-feira, 14 de maio de 2012

história da wolkswagen

Nossos Termos de Uso atualizados entrarão em vigor em 25 de maio de 2012. Saiba mais. Volkswagen Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Volkswagen Passenger Cars Slogan Das Auto (O automóvel, em alemão) Fundação 1937 Sede Wolfsburg, Alemanha Locais Mundo inteiro Fundador(es) Ferdinand Porsche e Robert Ley Indústria Automobilística Produtos Automóveis Lucro ▲ € 73.94 bilhões (2007) LAJIR ▲ € 1.94 bilhões (2007) A Volkswagen (pronuncia-se "folks váguem", traduzido: "carro do povo"), ou simplesmente Volks (pronuncia-se "folks", traduzido: "do povo"), é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha. O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, MAN e Volkswagen Caminhões, Aston Martin e recentemente acionista controladora da Scania. Em 2010 o grupo tentou comprar parte da Ferrari, a Volkswagen não se preocupou com questões financeiras, e ofereceu uma oferta de US$ 3,16 Bilhões, mas o problema foi que o grupo Fiat nao quis vender. Porém a Fiat estaria preparando uma proposta de venda da Ferrari, mas mantendo os 51% que a tornam acionista majoritária Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche, por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg) Em Julho de 2011 a Volkswagem que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário. Em abril de 2012 a Volkswagem, por intermédio da Audi, anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BWM também no segmento de motos esportivas A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, a Seleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de Futebol, Seleção Neozelandesa de Futebol e a Seleção Russa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg. A Volkswagen possui no Brasil, mais precisamente no Estado de São Paulo, duas PCH-Pequena Central Hidrelétrica nas margens do Rio Sapucaí, sendo uma denominada de Anhanguera e a outra em implantação de Monjolinho[1]. Índice [esconder] 1 História 1.1 Origem: Década de 30, século XX, Alemanha 1.2 1945 - Um futuro incerto 1.3 1948-1974 - Ícone da recuperação alemã 1.4 1974 - Do "Käfer" para o Golf 1.5 Dos anos 70 aos dias atuais 2 Outras fábricas 3 Portfólio no Brasil 4 Referências 5 Ver também 6 Modelos Atuais 7 Ligações externas [editar] História[editar] Origem: Década de 30, século XX, Alemanha Porsche Type 12.A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O termo "Volkswagen" foi cunhado por volta de 1924 pelo engenheiro alemão-judeu Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã, publicando suas idéias de introduzir suspensões independentes com semieixos oscilantes, baixo centro de gravidade e chassi com tubo central num automóvel popular que custasse o mesmo que uma motocicleta. Em 1933, Adolf Hitler visita o Salão Internacional do Automóvel de Berlim e vê no Volkswagen, uma forma eficiente de propaganda nazista, e passa a defender a ideia de carro do povo como se fosse sua. Josef Ganz e Edmund Rumpler foram cogitados para dirigir o projeto, mas logo foram descartados por serem judeus. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra. Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas/Fuscas posteriores. A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburg) - só havia produzido algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen. [editar] 1945 - Um futuro incertoA empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst. Em abril de 1945 a KdF-Stadt e sua fábrica fortemente bombardeada foram capturados pelos norte-americanos, e passaram às mãos da administração britânica. A primeira idéia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados. Para Hirst, como ela fora usada para produção militar e fora um "animal político" (menção pessoal) ao invés de um empreendimento comercial, seu equipamento na época fora destinado às reparações de guerra. Assim, Hirst pintou um dos carros da fábrica de verde e o exibiu em instalações militares britânicas. Dispondo de poucos veículos leves de transporte, em setembro de 1945 o exército britânico foi persuadido a encomendar 20.000 unidades. As primeiras unidades foram para o pessoal das forças de ocupação e para o correio alemão. Por volta de 1946 a fábrica estava produzindo 1000 carros por mês, uma quantidade notável, uma vez que a fábrica ainda precisava de reparos: o teto e os vidros danificados interrompiam a produção quando chovia, e o aço para fazer automóveis era pago com veículos produzidos. O carro e a cidade mudaram seus nomes da época da Segunda Guerra Mundial para, respectivamente, Volkswagen e Wolfsburg. Enquanto isto, a produção crescia. Como ainda era incerto o futuro da fábrica, a mesma foi oferecida a representantes de empresas automobilísticas britânicas, americanas e francesas. Todos a rejeitaram. Depois de visitar a fábrica, Sir William Rootes, da indústria britânica Rootes Group, declarou que "o modelo não atrai o consumidor médio de automóveis, é muito feio e barulhento... se vocês pensam que vão fazer automóveis neste lugar, vocês são uns grandes tolos, rapazes". Ironicamente, a Volkswagen fabricou nos anos 80 uma versão do Hillman Avenger, modelo criado pela empresa de Rootes (Hillman), após esta ter sido absorvida pela Chrysler em 1978, e de a Chrysler, por sua vez, ter vendido sua fábrica na Argentina - que produzia este modelo como "Dodge Polara" - para a Volkswagen. [editar] 1948-1974 - Ícone da recuperação alemã Fábrica da Volkswagen na cidade de Wolfsburg, Alemanha. Fusca 1949.Após 1948, a Volkswagen se tornou um importante elemento simbólico e econômico, da recuperação da Alemanha Ocidental. Heinrich Nordhoff (1899-1968), ex-gerente da área de caminhões da Opel foi chamado para dirigir a fábrica naquele ano. Em 1949 Hirst deixou a empresa, agora reorganizada como um monopólio controlado pelo governo alemão ocidental. Além da introdução do veículo comercial "VW tipo 2" (conhecido como Kombi) em suas versões de passageiros, furgão e camioneta, e do esportivo Karmann Ghia, Nordhoff seguiu a política de modelo único até pouco antes de sua morte em 1968. A produção do "tipo 1", nome oficial do "Carocha" ou "Fusca", cresceu enormemente ao longo dos anos no mundo todo, tendo atingido 1 milhão de veículos em 1954. Durante a década de 1960 e o início dos anos 70, apesar de o carro estar ficando ultrapassado em alguns aspectos, suas exportações para os EUA, sua publicidade inovadora e sua reputação de veículo confiável ajudaram seus números de produção total superarem os do recordista anterior, o Ford Modelo "T". Por volta de 1973 sua produção mundial já superava 16 milhões de unidades. A Volkswagen expandiu sua linha de produtos em 1967 com a introdução de vários modelos "tipo 3", os quais eram essencialmente variações de desenho de carrocerias ("hatch", três volumes) baseados na plataforma mecânica do "tipo 1". Novamente o fez em 1969 com a linha relativamente impopular chamada "tipo 4" que diferiam bastante dos anteriores pela adoção de carroceria monobloco, transmissão automática e injeção de combustível. [editar] 1974 - Do "Käfer" para o GolfA Volkswagen enfrentou sérios problemas em fins dos anos 60, com o insucesso dos "tipo 3" e "tipo 4" também com o K70, baseado em modelo da montadora NSU. A empresa sabia que a produção do "Käfer" (Carocha, Fusca) iria terminar algum dia, porém o enigma sobre como substituí-lo se convertera num pesadelo. A chave para o problema veio da aquisição da Audi/Auto-Union, em 1964. A Audi possuía os conhecimentos tecnológicos sobre tração dianteira e motores refrigerados a água dos quais a Volks tanto necessitava para produzir um sucessor de seu "tipo 1". A influência da Audi abriu caminho para uma nova geração de Volkswagens: Polo, Golf e Passat. A produção do Käfer na fábrica de Wolfsburg cessou em 1974, sendo substituído pelo Golf. Era um veículo totalmente diferente de seu predecessor, tanto na mecânica quanto no desenho, com suas linhas retas desenhadas pelo projetista italiano Giorgetto Giugiaro). Seu desenho seguiu tendências estabelecidas pelos pequenos modelos familiares, tais como o Mini Cooper, de 1959 e o Renault 5, de 1972 -- o Golf tinha um motor refrigerado a água montado transversalmente, desenho "hatch-back" e tração dianteira, uma configuração que tem dominado o mercado desde então. A produção do Käfer (Carocha/Fusca) continuou em fábricas alemãs menores até 1978, porém o grosso da produção foi deslocado para o Brasil e o México. [editar] Dos anos 70 aos dias atuais Volkswagen Polo de 1990.Desde a introdução do Golf, a Volkswagen tem oferecido uma gama de modelos semelhantes a de outros fabricantes europeus. O Polo, menor em tamanho que o Golf e introduzido na mesma época, os esportivos Scirocco e Corrado, e o Passat, de maior tamanho, foram os mais importantes e significativos. Em 1998 a Volks lançou o chamado New Beetle, um carro com plataforma baseada no Golf e desenho que lembrara o "Beetle"/"Käfer". Em 2002, a empresa alemã - cujo nome traduzido ao português significa "carro do povo" - lançou dois automóveis para o segmento de alto luxo: a limusine Phaeton(como chamam os sedãs na Alemanha,seu maior mercado) e o SUV Touareg. Em 30 de julho de 2003, o último Carocha/Fusca foi produzido no México, selando para o modelo um total de 21.529.464 unidades produzidas em todo o mundo. Hoje, a Volkswagen é parte do Volkswagen AG (Volkswagen Aktiengesellschaft), que inclui as marcas: Audi -- antiga Auto Union/DKW -- comprada da Daimler-Benz em 1964-1966. NSU Motorenwerke AG -- comprada em 1969 pela divisão Audi. A marca não é mais usada desde 1977. SEAT -- marca espanhola adquirida em 1987. Škoda -- adquirida em 1991. Bentley -- adquirida em 1998 da empresa inglesa Vickers, junto com a marca Rolls-Royce. Bugatti -- adquirida em 1998. Lamborghini -- adquirida em 1998 pela divisão Audi. MAN SE -- Tornou-se sócia marjoritária em 2008 com 55,9% das ações Scania AG -- adquirida em 2008. Italdesign Giugiaro S.p.A -- adquirida em 2010. Ducati Motor Holding -- adquirida em 2012 pela divisão Audi De julho de 1998 até dezembro de 2002 a divisão Bentley da Volkswagen também vendeu automóveis sob a marca Rolls-Royce, após acordo com a também alemã BMW, a qual comprara os direitos de uso do nome. A partir de 2003, apenas a BMW pode fabricar automóveis com a marca Rolls-Royce. Possui 19,9% das ações da Suzuki Motor Corporation desde 2009. [editar] Outras fábricasUma das maiores fábricas da Volkswagen está situada na vila de Palmela a sul de Lisboa, que é conhecida como a Autoeuropa. A Volkswagen Motores está localizada na cidade de São Carlos no estado de São Paulo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi vendida à MAN Latin America,(Pertencente ao Grupo VW) e está localizada na cidade de Resende no estado do Rio de Janeiro. A Volkswagen de Taubaté e Vinhedo no estado de São Paulo e a Volkswagen de São José dos Pinhais no estado do Paraná. A Volkswagen de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo é a matriz no Brasil. [editar] Portfólio no BrasilO atual portfólio da marca alemã contém 23 veículos, sendo metade destes produzidos no Brasil: Gol "G4", Novo Gol, Voyage, Saveiro, Parati, CrossFox, Fox, Polo (hatch e sedan), Golf e Kombi; O SpaceFox e a Amarok são produzidos na Argentina; Passat, Passat Variant, Passat CC e Tiguan são produzidos na Alemanha; o Touareg é produzido na Eslováquia; Bora, Jetta, Jetta Variant e New Beetle são produzidos no México: o Eos é produzido em Portugal (Palmela). Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen do Brasil foi dirigida por quatro presidentes diferentes (Herbert Demel, austríaco, Paul Fleming, inglês, Hans-Christian Maergner, alemão e Thomas Schmall, alemão) e é a atual primeira colocada em vendas em produção de carros e comerciais leves, em território nacional. Referências↑ Diário do Grande ABC (11 de janeiro de 20102). Volks investe R$ 160 mi em hidrelétrica. Página visitada em 12 de janeiro de 2012. [editar] Ver tambémO Commons possui multimídias sobre VolkswagenFusca Volkswagen Gol Kombi Lista de fabricantes de automóveis Concept A Volkswagen Caminhões e Ônibus Volkswagen Motores Volkswagen Brasil VW Gol [editar] Modelos Atuais New Beetle.Golf Voyage Parati Saveiro Fox SpaceFox Crossfox Polo Polo Sedan Bora Kombi Passat Passat Variant Passat CC Sharan Touareg Tiguan Eos Gol Gol G4 Jetta Jetta Variant Jetta New Beetle Amarok [editar] Ligações externasVolkswagen AG Volkswagen Brasil Volkswagen Portugal Volkswagen Mexico Volkswagen Peru Volkswagen Argentina Volkswagen Chile Volkswagen Peru Banco Volkswagen Fundação Volkswagen Escândalo da Volkswagen [Esconder]v • eVolkswagen Grupo Volkswagen: Volkswagen • Audi • Porsche • SEAT • Škoda • Lamborghini • Bentley • Bugatti • Volkswagen Nutzfahrzeuge/Caminhões • Scania Automóveis atuais Amarok • Bora • Citi • Eos • Fox • (CrossFox • SpaceFox • SpaceCross) • Gol • (Parati • Saveiro • Voyage) • Golf • Jetta/Vento • (Jetta Variant) • Lavida • New Beetle • Passat (Passat Variant, Passat CC) • Phaeton • Polo • Routan • Scirocco • Sharan • Tiguan • Touareg • Touran Automóveis descontinuados Typ 1/Fusca/Carocha • Karmann Ghia • 914 • SP1/SP2 • Brasília (Variant II) • Typ 3/1500/1600 (TL/Variant) • Typ 4/411/412 • K 70 • Santana (Quantum) • Apollo • Logus (Pointer) • Corrado • Lupo Veículos comerciais Typ 2/Transporter (Kombi • Eurovan • California) • Caddy • Crafter • Delivery • Worker • Constellation • Volksbus • Descontinuados: Taro • LT • L80 Veículos militares Kommandeurwagen • Kübelwagen • Schwimmwagen • 181/Thing/Safari • Iltis Carros conceito 1-litre • up! (space up! • space up! blue) • GX3 • Iroc • EcoRacer • Concept A • Concept R • W12/Nardo • Stanley Artigos relacionados Adolf Hitler • Porsche • Ferdinand Porsche • Ferdinand Karl Piëch • Auto Union • DKW • Horch • Wanderer • NSU • Das Auto Página oficial: www.volkswagen.de (Brasil • Portugal) • Categoria:Volkswagen Portal da Alemanha Portal do Brasil Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Volkswagen&oldid=29991322" Categorias: VolkswagenEmpresas da AlemanhaMultinacionais da AlemanhaWolfsburgEmpresas fundadas em 1937Categorias ocultas: !Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados!Portal:Economia e negócios/Artigos relacionados sobre empresas Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Asturianu Azərbaycanca ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa 한국어 Latina Lietuvių Latviešu मराठी Bahasa Melayu Nāhuatl Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Piemontèis پنجابی Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Türkçe ئۇيغۇرچە / Uyghurche Українська اردو Tiếng Việt 吴语 中文 Bân-lâm-gú 粵語 isiZulu Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h58min de 7 de maio de 2012. 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