sábado, 19 de maio de 2012

HENRY FORD

Nossos Termos de Uso atualizados entrarão em vigor em 25 de maio de 2012. Saiba mais. Henry Ford Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Henry Ford Henry Ford, ca. 1919 Nascimento 30 de julho de 1863 Springwells, Michigan Estados Unidos Morte 7 de abril de 1947 (83 anos) Dearborn, Estados Unidos Nacionalidade Estadunidense Cônjuge Clara Jane Bryant Filho(s) Edsel Ford Ocupação empreendedor Henry Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 — Dearborn, 7 de abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo[1] e a um menor custo..[2] A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos.[3] Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos EUA.[4] Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.[5] No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em valores da época), de doze sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914.[6] Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele".[7] Ele não confiava em contabilistas, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se tornou seu diretor[carece de fontes?]. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente. Índice [esconder] 1 Primeiros anos 2 Ford Motor Company 2.1 Modelo T 2.2 Modelo A e carreira posterior de Ford 2.3 Filosofia de trabalho 3 Pacifismo 4 Companhia de Aviões Ford (Ford Airplane Company) 5 Corrida 6 Negócios internacionais 7 O legado de Ford 8 Falecimento 9 Referências 10 Ver também 11 Ligações externas [editar] Primeiros anos Henry Ford, 1888.Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan (este espaço hoje faz parte de Dearborn). Seu pai, William Ford (1826-1905), nasceu em County Cork, Irlanda. Sua mãe, Mary Litogot Ford (1839-1876), nasceu em Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes belgas; seus pais morreram quando Mary era uma criança e ela foi adotada pelos vizinhos, os O'Herns. Os irmãos de Henry Ford são: Margaret Ford (1867-1868); Jane Ford (c 1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934). Ford iniciou sua trajetória com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contato com um locomóvel a vapor o levou a estudar os carros automotores.[8] Sua mãe morreu em 1876, o que veio como um golpe que destruiu o jovem Henry. Seu pai desejava que Henry no futuro assumisse a fazenda, mas Henry não tinha gosto pelos trabalhos agrícolas. Com o falecimento de sua mãe, muito pouco permaneceu para o manter na fazenda. Mais tarde ele disse a seu pai: "Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda — era a mãe na fazenda que eu amava".[9] Aos quinze, ele tinha a reputação de reparador de relógios, tendo desmantelado e remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes.[10] Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1882, ele retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina.[11] Ford se casou com Clara Jane Bryant (1865-1950) em abril 1888, e se sustentava com a exploração da fazenda e mantendo uma serraria.[12] Eles tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943).[13] Por volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina.[8] Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste em 4 de junho. Depois de vários testes, Henry Ford planejou formas de melhorar o Quadriciclo.[14] Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão. Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias e assim a Ford Motor Company foi fundada.[15] [editar] Ford Motor CompanyCom 40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de capital, formaram a Ford Motor Company em 1903. Em um carro recém-planejado, Ford fez uma exposição sobre o gelo do Lago Saint Clair, dirigindo uma milha (1609 metros) em 39,4 segundos, estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre em 91,3 milhas por hora (147,0 km/h). Persuadido por esse êxito, o piloto de corrida Barney Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de "999" em honra de uma locomotiva de corrida da época, levou o carro por todo o país, tornando a marca Ford conhecida em todos os Estados Unidos. Ford também foi um dos primeiros patrocinadores do Indianapolis 500. Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de 5,00 dólares por dia, o que mais do que duplicou o salário da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de treinamento. Ford chamou isso de "salário de motivação" ("wage motive"). O uso da integração vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fábrica gigantesca, onde entravam matérias primas e de onde saiam automóveis acabados. [editar] Modelo TVer artigo principal: Ford Model T Ford T.O Ford Model T foi apresentado no dia 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes, como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas molas semi-elípticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manutenção era barata. O veículo era tão barato em 1908, custando 825,00 dólares (o preço caía todo ano) que na década de 1920 a maioria dos motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou boas memórias para milhões de pessoas. Ford criou um sólido sistema de publicidade Detroit para garantir que cada jornal transmitisse notícias e anúncios sobre o novo produto. A rede de concessionários locais de Ford tornou o carro onipresente em praticamente todas as cidades da América do Norte. Como revendedores independentes, as franquias enriqueceram e fizeram a propaganda não apenas de Ford, mas também do próprio conceito de automobilismo; clubes locais de automóveis surgiram para ajudar novos motoristas e para explorar o campo. Ford foi sempre ávido para vender aos fazendeiros, que viram no veículo um dispositivo comercial para ajudar em seus negócios. As vendas subiram rapidamente - vários anos tiveram 100% de lucros em relação ao ano anterior. Sempre na busca de maior eficiência e menores custos, em 1913 Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento nas suas instalações, o que permitiu um enorme aumento da produção. As vendas ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916, tendo o preço baixado para US$360,00 para os carros de passeio básicos, as vendas atingiram 472.000 unidades.[16] Se tivesse feito o que meus clientes pediam teria construído uma carruagem com mais cavalos ao invés do modelo T. — Ford[17] Por volta de 1918, metade dos carros na América do Norte eram Modelos T. A alta produção conseguida por Ford tem como característica marcante a escolha de uma única cor de veículo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veículos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua autobiografia sobre a escolha da cor do veículo: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto".[18] Antes do desenvolvimento da linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem mais rápida, o Modelo T era disponível em outras cores, incluindo o vermelho. Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produção continuou até 1927; a produção final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos. Linha de montagem de Ford, em 1913.Em 1918, o presidente Woodrow Wilson pediu pessoalmente a Ford para que se candidatasse ao Senado dos Estados Unidos da América, de Michigan, como um democrata. Embora a nação estivesse na guerra, Ford concorreu como um candidato pacífico e um forte apoiador da proposta Liga das Nações.[19] Em dezembro de 1918, Henry Ford transferiu a presidência da Ford Motor Company para seu filho Edsel Ford. Henry, entretanto, retinha a autoridade de decisão final e algumas vezes revogou as decisões de seu filho. Henry e Edsel compraram todas as ações restantes de outros investidores, dando deste modo à família exclusivo domínio sobre a companhia. Por volta da metade da década de 1920, as vendas do Modelo T começaram a declinar devido à concorrência crescente. Outros fabricantes de automóveis ofereciam planos de pagamentos pelos quais os clientes podiam comprar seus carros, que comumente incluíam características mecânicas mais modernas e estilos não disponíveis no Modelo T. Apesar dos estímulos de Edsel, Henry recusava-se firmemente a incorporar novas características no Modelo T ou a criar um plano de crédito para os compradores. [editar] Modelo A e carreira posterior de FordPor volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um grande número de técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho. Edsel conseguiu por vezes prevalecer sobre seu pai na oposição inicial deste à inclusão de um sistema de mudança de transmissão deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931, com uma produção total de mais de quatro milhões de automóveis. Posteriormente, a empresa adotou um sistema de mudança anual de modelo, semelhante ao que é utilizado pelos fabricantes de automóveis de hoje. Não antes de 1930 Henry superou sua oposição contra companhias de financiamento. No entanto, após isso, a Universal Credit Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veículos. [editar] Filosofia de trabalhoHenry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa "cinco dólares por dia". O programa revolucionário e sistemático incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário-mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados.[20] Outra inovação para o período foi a repartição com seus empregados de uma parte do controle acionário.[21] [editar] PacifismoHenry Ford foi um cristão episcopal anti-semita que era contra a guerra, argumentando que ela era um desperdício de tempo.[22] Ford tornou-se altamente crítico com aqueles que financiavam a guerra e parecia fazer tudo o que podia para detê-los. Em 1915 o pacifista Rosika Schwimmer obteve a ajuda de Henry Ford para financiar uma viagem de navio para a Europa, com o objetivo de ser uma espécie de "missão de paz", para si e aproximadamente 170 outros proeminentes líderes pacifistas. O pastor episcopal de Ford, Reverendo Samuel S. Marquis, acompanhou-o na viagem. Marquis também liderou o departamento de sociologia de Ford entre 1913 e 1921. Ford conversou com o presidente Wilson sobre a missão, mas não obteve qualquer apoio governamental. Seu grupo partiu rumo à neutra Suécia e à Holanda para encontrar-se com ativistas da paz naquele país. Ridicularizado, teve que deixar o navio logo que este chegou à Suécia. No entanto,em sua vida,tinha empatia com o movimento nazista,pelo seu anti-semitismo.[23] [editar] Companhia de Aviões Ford (Ford Airplane Company)Henry Ford teve participações na mecanização do campo, na fabricação de motores aeronáuticos, chegando a construir um motor Liberty durante o período da primeira guerra mundial, e anos mais tarde um trimotor para aviões. A Ford, assim como outras empresas automotivas, entrou no negócio da aviação durante a Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, ele retornou à indústria automobilística até 1925, quando Henry Ford adquiriu a companhia de aviação Stout Metal Airplane Company.[24] Ford 4-AT-F (EC-RRA)A mais bem sucedida aeronave de Ford foi o Ford 4AT Trimotor - chamado de "Ganso de Lata" ("Tin Goose"), em virtude da sua construção metálica ondulada. O avião utilizava uma nova liga chamada Alclad, que combinava resistência à corrosão do alumínio com a força do duralumínio. O avião era semelhante ao F.VII-3m da Fokker, e alguns dizem que os engenheiros da Ford secretamente mediram o avião Fokker e, em seguida, o copiaram. O Trimotor voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem sucedido avião de passageiros dos EUA, acomodando cerca de 12 passageiros de modo um tanto desconfortável. Diversas variantes foram também usadas pelo Exército dos EUA. Aproximadamente 200 Trimotores foram construídos antes de ter sido interrompido sua produção em 1933, quando a Ford Airplane Division encerrou suas atividades devido às poucas vendas durante a Grande Depressão. [editar] Corrida Ford (em pé) lança o career de Barney Oldfield em 1902.Ford iniciou sua carreira como um motorista de carros de corrida e manteve seu interesse por este esporte durante o período de 1901 até 1913. Henry colocou o desprovido Modelo Ts em corridas, terminando em primeiro lugar (embora posteriormente desqualificado), em uma corrida "mar-a-mar" (atravessando os Estados Unidos) ocorrida em 1909, e estabelecendo o recorde de velocidade em pista oval de uma milha (1,6 km) em Detroit Fairgrounds em 1911 com o motorista Frank Kulick. Em 1913, Ford tentou colocar um Modelo T reformulado no Indianapolis 500, mas foi informado que as regras exigiam a adição de mais 1.000 libras (450 kg) no carro antes que ele pudesse ser aprovado. Ford saiu da corrida e logo depois deixou as corridas permanentemente, usando como argumento a insatisfação com as regras do esporte e as exigências de seu tempo pelo grande aumento na produção do Modelo T. [editar] Negócios internacionaisA filosofia de Ford defendia a independência econômica para os Estados Unidos. Sua fábrica em River Rouge tornou-se o maior complexo industrial do mundo, sendo até mesmo capaz de produzir o seu próprio aço. Ford tinha por objetivo produzir um veículo a partir do zero, sem dependência de comércio externo. Ele acreditava na expansão global de sua companhia. Acreditava que o comércio internacional e a cooperação internacional levariam à paz, e usou o processo de linha de montagem e produção do Modelo T para demonstrar isso.[25] Ele abriu as fábricas de montagem Ford no Reino Unido e no Canadá em 1911, e logo se tornou o maior produtor de automóveis nesses países. Em 1912, Ford cooperou com Agnelli da Fiat para lançar as primeiras montadoras de automóveis italianas. As primeiras instalações na Alemanha foram construídas na década de 1920, com o encorajamento de Herbert Hoover e do Departamento de Comércio, que concordava com a teoria de Ford, que afirmava que o comércio era essencial para a paz mundial.[26] Na década de 1920 Ford também construiu instalações na Austrália, na Índia e na França, e, por volta de 1929, ele teve concessionários de sucesso em seis continentes. Ford tentou uma plantação comercial de seringueiras para a produção de borracha na Amazônia brasileira chamada de Fordlândia; o que foi uma de suas poucas falhas.[27] Em 1929, Ford aceitou o convite de Stalin para construir um modelo de fábrica (NNAZ, hoje GAZ), em Gorky, uma cidade mais tarde renomeada para Nizhny Novgorod, e enviou engenheiros americanos e técnicos para ajudar a instalá-la, incluindo o futuro dirigente de sindicato Walter Reuther. O acordo de assistência técnica entre a Ford Motor Company, a VSNH e a American Trading Organization (AMTORG), controlada pelos soviéticos[28] (como agente de compra) foi firmado por nove anos e assinado em 31 de maio de 1929 por Ford, pelo vice-presidente da FMC Peter E. Martin, por V. I. Mezhlauk, e pelo presidente da Amtorg, Saul G. Bron. A Ford Motor Company trabalhou para conduzir os negócios em todas as nações com as quais os EUA mantinham relações diplomáticas pacíficas. Por volta de 1932, a Ford fabricava um terço de todos os automóveis do mundo. A imagem da Ford pasmou os europeus, em especial os alemães, despertando o "medo de alguns, a obsessão de outros, e o fascínio entre todos".[29] Os alemães que discutiam o "Fordismo" frequentemente acreditavam que ele representava algo fundamentalmente norte americano. Eles viram o tamanho, o ritmo, a padronização, e a filosofia da produção demonstrada nos trabalhos de Ford como um serviço nacional — uma "coisa americana" que representava a cultura dos Estados Unidos. Tanto os apoiadores quanto os críticos insistiam que o Fordismo compendiava o desenvolvimento capitalista norte americano, e que a indústria automobilística era a chave para a compreensão das relações econômicas e sociais nos Estados Unidos. Como explicou um alemão, "os automóveis alteraram tão profundamente o modo de vida americano, que hoje dificilmente se pode imaginar alguém sem um carro. É difícil lembrar como era a vida antes de o sr. Ford começar a pregar sua doutrina da salvação".[30] Para muitos alemães, Henry Ford encarnava a essência do americanismo de sucesso. [editar] O legado de FordAs idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensando aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles; segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.[21] [editar] FalecimentoHenry Ford faleceu em Dearborn no dia 7 de abril de 1947. Encontra-se sepultado no Cemitério Woodlawn, Detroit, Condado de Wayne (Michigan), Michigan nos Estados Unidos.[31] Precedido por n/a Chefe do sector executivo da Ford Motor Company 1903 - 1919 Sucedido por Edsel Ford Precedido por Edsel Ford Chefe do sector executivo da Ford Motor Company 1943–1945 Sucedido por Henry Ford II[32] Referências↑ Fascinating facts about Henry Ford, inventor of mass production in 1913 He (Henry Ford) is best remembered, however, for helping devise the factory assembly approach to production that revolutionized the auto industry by greatly reducing the time required to assemble a car. ↑ Fascinating facts about Henry Ford, inventor of mass production in 1913(...) he stuck to his goal and finally in 1908, began production of the Model T. The company began selling his famous Model T for $850 each. The Model T was inexpensive for its day(…). ↑ Fascinating facts about Henry Ford, inventor of mass production in 1913 His introduction of the Model T automobile revolutionized transportation and American industry; Henry Ford went beyond his 1907 goal of making cars affordable for all; he changed the habits of a nation, and shaped its very character.. ↑ Engineering Resources for Motion Control Systems The automotive industry is quite a different animal today from the days of Henry Ford. Though well known for his Model T automobile, he was a prolific inventor and obtained over 161 patents.. ↑ Fascinating facts about Henry Ford, inventor of mass production in 1913 As sole owner of the Ford Company he became one of the richest and best-known people in the world.. ↑ Fascinating facts about Henry Ford, inventor of mass production in 1913 Ford workers' wages were raised to $5 a day -- an excellent wage. ↑ Henry Ford - Early life, Detroit Automobile Company and The Henry Ford Company, Ford Motor Company, Ford Airplane Company Cambridge - Cambridge Encyclopedia online Vol. 33 (colocar http: antes de // para consultar o link)] ↑ a b Ford,Henry Ford por ele mesmo, 1995; Ford Os princípios da prosperidade, 1964. ↑ Ford, My Life and Work, 24; Edward A. Guest "Henry Ford Talks About His Mother," American Magazine, July, 1923, 11-15, 116-120. ↑ Ford, My Life and Work, 22-24; Nevins and Hill, Ford TMC, 58. ↑ Ford,Henry Ford por ele mesmo, 1995. ↑ . Associated Press (29 de setembro de 1950). "Friday, Sept. 29 (Associated Press) Mrs. Clara Bryant Ford, 84 year-old widow of Henry Ford, died at 2 A. M. today in Henry Ford Hospital. A family spokesman said her death was the result of an acute coronary occlusion." ↑ . Associated Press (26 de maio de 1943). "Edsel Ford, 49-year-old president of the Ford Motor Company, died this morning at his home at Grosse Pointe Shores following an illness of six weeks." ↑ Título ainda não informado (favor adicionar). ↑ 1SZEZERBICKI, A. S.; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Henry Ford: A visão Inovadora de um homem do inicio do século XX. ↑ Lewis 1976, pp 41-59 ↑ Os 12 mitos da gestão da inovação. Brasil Econômico (18 de novembro de 2011). Página visitada em 18 de novembro de 2011. "Como disse Ford: "se tivesse feito o que meus clientes pediam teria construído uma carruagem com mais cavalos" ao invés do modelo T." ↑ Ford, My Life and Work, Chapter IV. ↑ Watts, pp 243-48 ↑ Samuel Crowther Henry Ford: Why I Favor Five Days' Work With Six Days' Pay World's Work, outubro de 1926 pp. 613-616 ↑ a b SZEZERBICKI, A. S.; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Henry Ford: A visão Inovadora de um homem do inicio do século XX. Ponta Grossa, Paraná 2004 ↑ Henry Ford, Biography (25 de março de 1999). A&E Television. ↑ Comitê do Holocausto Brasileiro. ↑ Ford, Henry Ford por ele mesmo, 1995; Ford, Os princípios da prosperidade, 1964. ↑ Watts 236-40 ↑ Wilkins ↑ Revista Dinheiro de 29 de dezembro de 1999 - nº122, acessada em 16 de janeiro de 2008. ↑ Título ainda não informado (favor adicionar). ↑ Nolan p 31 ↑ Nolan, p 31 ↑ Henry Ford no Find a Grave ↑ Henry Ford. "Henry Ford resigned for the second time at the end of World War II. His eldest grandson, Henry Ford II, became president on Sept. 21, 1945. Even as Henry Ford II drove the industry's first postwar car off the assembly line, he was making plans to reorganize and decentralize the company to resume its prewar position as a major force in a fiercely competitive auto industry. Henry Ford II provided strong leadership for Ford Motor Company from the postwar era into the 1980s. He was president from 1945 until 1960 and chief executive officer from 1945 until 1979. He was chairman of the board of directors from 1960 until 1980, and remained as chairman of the finance committee from 1980 until his death in 1987." [editar] Ver também A Wikipédia possui o portal: Portal de biografias {{{Portal2}}} {{{Portal3}}} {{{Portal4}}} {{{Portal5}}} O Wikiquote possui citações de ou sobre: Henry FordHistória do automóvel Taylorismo Administração [editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Henry FordA semana de cinco dias nas fábricas de Ford Uma entrevista com o Henry Ford dado em 1926 em que o fabricante de automóvel explica seu impacto econômico provável [Expandir]v • eMedalha Elliott Cresson (1875 — 1997) [Expandir] 1875 — 1900 1870s 1875: W. G. A. Bonwill, Fiss, Banes, Erben & Co., William Weightman, W.P. Tatham, Benjamin Chew Tilghman e Joseph Zentmayer · 1877: John Charlton e P. H. Dudley · 1878: Henry Bower, Cyrus Chambers e Williams Farr Goodwin · 1879: Norbert Delandtsheer · 1880: L. H. Spellier 1880s 1881: William Woodnut Griscom · 1885: Cyprien Chabot e Frederick Siemens · 1886: Patrick Bernard Delany, Thaddeus S. C. Lowe, Ott & Brewer, Pratt & Whitney, R. H. Ramsay e Liberty Walkup · 1887: Charles F. Albert, Hugo Bilgram, Alfred H. Cowles, Eugene H. Cowles e Thomas Shaw · 1889: Edward Alfred Cowper, Ottmar Mergenthaler, T. Hart Robertson e George Frederick Simonds · 1890: J. B. Hammond, Herman Hollerith e Mayer Hayes & Co. 1890s 1891: Stockton Bates, James H. Bevington, Bradley Allen Fiske, Tinius Olsen, Edwin F. Shaw, Samuel Matthews Vauclain e George M. Von Culin · 1892: Philip H. Holmes e Henry M. Howe · 1893: Clifford H. Batchellor, Frederic Eugene Ives, George E. Marks e Paul von Jankó · 1894: Nikola Tesla · 1895: Henry M. Howe, James Peckover e Lester Allan Pelton · 1896: Patrick Bernard Delany e Tolbert Lanston · 1897: Hamilton Castner, Elisha Gray, Charles Francis Jenkins, Wilhelm Conrad Röntgen e Joseph Wilckes · 1898: Wilbur Olin Atwater, Thomas Corscaden, Clemens Hirschel, Henri Moissan e Edward Bennett Rosa · 1900: American Cotton Company, Louis Edward Levy, Pencoyd Iron Works, Serviço Geológico dos Estados Unidos e Carl Auer von Welsbach [Esconder] 1901 — 1950 1900s 1901: Rudolf Diesel, John S. Forbes, L. M. Haupt, Mason and Hamlin e A. G. Waterhouse · 1902: C. E. Acker, Frederick Taylor e Maunsel White · 1903: G. H. Clam, J. L. Ferrell, Wilson Lindsley Gill, Victor Goldschmidt e Frank J. Sprague · 1904: James Mapes Dodge, Wilson Lindsley Gill, Hans Goldschmidt, L. E. Levy, L.D. Lovekin, A. E. Outerbridge, Jr. e J. C. Parker · 1905: Elisha Gray e M. I. Pupin · 1906: American Paper Bottle Company e William J. Hammer · 1907: Baldwin Locomotive Works, J. L. Borsch, J. Allen Heany, F. Philips e Edward R. Taylor · 1908: Romeyn Beck Hough e Anatole Mallet · 1909: Marie Curie, Pierre Curie, Wolfgang Gaede, James Gayley, Auguste e Louis Lumière, George Owen Squier, Benjamin Talbot, W. V. Turner, Underwood Typewriter Company, Alexis Vernasz e H. A. Wise Wood · 1910: Automatic Electric Company, John A. Brashear, Peter Cooper Hewitt, John Fritz, Robert Hadfield, Ernest Rutherford, Joseph John Thomson, Edward Weston e Harvey W. Wiley 1910s 1912: Alexander Graham Bell, William Crookes, Alfred Noble, Edward Morley, Albert Abraham Michelson, Henry Enfield Roscoe, Samuel Wesley Stratton, Elihu Thomson e Adolf von Baeyer · 1913: Emil Berliner, Emile Fischer, William Ramsay, Isham Randolph, John William Strutt, Albert Sauveur e Charles Proteus Steinmetz · 1914: J. M. von Eder, Carl von Linde, Edgar Fahs Smith e Irmãos Wright · 1915: Michael Joseph Owens · 1916: American Telephone & Telegraph, Byron E. Eldred e Robert Gans · 1917: Edwin Fitch Northrup · 1918: Isaac Newton Lewis · 1920: William Le Roy Emmet 1920s 1923: Lee De Forest, Raymond D. Johnson e Albert Kingsbury · 1925: Francis Hodgkinson · 1926: George Ellery Hale e Charles S. Hastings · 1927: Dayton Miller e Edward Leamington Nichols · 1928: Gustaf W. Elmen, Henry Ford, Vladimir Karapetoff e Charles Lawrance · 1929: James Irvine, Chevalier Jackson e Elmer Ambrose Sperry · 1930: Norman Rothwell Gibson e Irving Edwin Moultrop 1930s 1931: Clinton Davisson, Lester Germer, Kotaro Honda e Theodore Lyman · 1932: Percy Williams Bridgman, Charles Legeyt Fortescue e John Boswell Whitehead · 1933: Walther Bauersfeld e Juan de La Cierva y Codorniu · 1934: Stuart Ballantine e Union Switch & Signal · 1936: George O. Curme e Robert Jemison van de Graaff · 1937: Carl David Anderson, William Bowie, Jacques Edwin Brandenberger, William Francis Giauque e Ernest Lawrence · 1938: Edwin Land · 1939: Charles Vernon Boys, George Ashley Campbell e John Renshaw Carson · 1940: Frederick M. Backet e Robert Runnels Williams 1940s 1941: Marinha dos Estados Unidos · 1942: Claude Hudson e Isidor Isaac Rabi · 1943: Charles Metcalf Allen · 1944: Roger Adams · 1945: Stanford Caldwell Hooper e Lewis Ferry Moody · 1946: Gladeon M. Barnes · 1948: Edwin H. Colpitts · 1950: Basil Schonland [Expandir] 1951 — 1997 1950s 1952: Edward C. Molina e H. Birchard Taylor · 1953: William Blum, George Russell Harrison e William Frederick Meggers · 1955: Frank Philip Bowden · 1957: Willard Frank Libby, Reginold James Seymour Pigott e Robert Watson-Watt · 1958: Joseph C. Patrick e Stephen Timoshenko · 1959: John Hays Hammond, Henry Charles Harrison e Irving Wolff · 1960: Hugh Latimer Dryden, Arpad Nadai e William Francis Gray Swann 1960s 1961: Donald Arthur Glaser, Rudolf Mössbauer, Reinhold Rudenberg e James van Allen · 1962: James Gilbert Baker e Wernher von Braun · 1963: Nicholas Christofilos e Grote Reber · 1964: Waldo Semon, Richard V. Southwell e Robert R. Wilson · 1965: Donald Dexter Van Slyke · 1966: Herman Francis Mark · 1968: Neil Bartlett · 1969: Henry Eyring e Peter Carl Goldmark · 1970: Walter Zinn 1970s 1971: Paul John Flory e John Hasbrouck Van Vleck · 1972: Brian David Josephson e Bill Lear · 1973: Allan Rex Sandage e John Paul Stapp · 1974: Theodore L. Cairns, Robert Henry Dicke, Arie Jan Haagen-Smit e Bruno Rossi · 1975: Mildred Cohn e Michael James Lighthill · 1976: Leon Max Lederman · 1978: Herbert Charles Brown e Frank H. Stillinger · 1979: Steven Weinberg · 1980: Riccardo Giacconi 1980s 1981: Marion King Hubbert · 1982: Harold P. Eubank e Edgar Bright Wilson · 1984: Elizabeth F. Neufeld · 1985: Robert N. Clayton e Andrei Sakharov · 1986: Leo Kadanoff · 1987: Gerd Binnig e Heinrich Rohrer · 1988: Harry George Drickamer · 1989: Edward Lorenz · 1990: Marlan Scully 1990s 1991: Yakir Aharonov e David Bohm · 1992: Tsui Lap-chee · 1995: Marvin H. Caruthers e Alfred Yi Cho · 1997: Irwin Fridovich e Joe Milton McCord Portal de economia e negócios Portal dos Estados Unidos Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Henry_Ford&oldid=29850140" Categorias: Nascidos em 1863Mortos em 1947Pioneiros dos automóveisEmpresários dos Estados UnidosMaçons dos Estados UnidosGestores dos Estados UnidosCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Artigos bons na Wikipédia em francês!Artigos destacados na Wikipédia em espanhol Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Frysk Gaeilge Galego עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Қазақша 한국어 Kurdî Latina Ladino Lëtzebuergesch Lumbaart Lietuvių Latviešu Basa Banyumasan Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ नेपाली नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Pangasinan Kapampangan Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Română Русский Русиньскый संस्कृतम् Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Oʻzbek Vepsän kel’ Tiếng Việt Volapük Winaray მარგალური ייִדיש Vahcuengh 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez à(s) 16h28min de 25 de abril de 2012. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes. Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas