sábado, 19 de maio de 2012

FORD

Home Registro Ajuda Calendário Posts de Hoje Pesquisar Pesquisar Fóruns Mostrar Tópicos Mostrar Postagens Novos Posts: Posts de Hoje: Pesquisa Avançada Ir para Página... Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Offtopic > Carros, motos e automobilismo FORD, o homem que revolucionou a indústria[+montadora][+história] Usuário Lembrar de Mim? Senha Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição FORD, o homem que revolucionou a indústria[+montadora][+história] 15/02/2010, 22:12 #1 Coffinator Já quebrei sua bacia hoje? Bam-bam-bam Coffinator is Offline Data Ingresso: May 2004 Localização: Detras de ti, imbecile! Posts: 20.842 FORD, o homem que revolucionou a indústria[+montadora][+história] -------------------------------------------------------------------------------- Quem foi Ford? Henry Ford (Springwells, 30 de Julho de 1863 — Dearborn, 7 de Abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria norte-americanos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos EUA. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914. Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele". Ele não confiava em contadores, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford II se tornou seu diretor[carece de fontes?]. O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente. Primeiros anos Ford nasceu em 30 de junho de 1863, em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado do Michigan (este espaço hoje faz parte de Dearborn). Seu pai, William Ford (1826-1905), nasceu em County Cork, Irlanda. Sua mãe, Mary Litogot Ford (1839-1876), nasceu em Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes belgas; seus pais morreram quando Mary era uma criança e ela foi adotada pelos vizinhos, os O'Herns. Os irmãos de Henry Ford são: Margaret Ford (1867-1868); Jane Ford (c 1868-1945), William Ford (1871-1917) e Robert Ford (1873-1934). Ford iniciou sua trajetória com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contato com um locomóvel a vapor o levou a estudar os carros automotores. Sua mãe morreu em 1876, o que veio como um golpe que destruiu o jovem Henry. Seu pai desejava que Henry no futuro assumisse a fazenda, mas Henry não tinha gosto pelos trabalhos agrícolas. Com o falecimento de sua mãe, muito pouco permaneceu para o manter na fazenda. Mais tarde ele disse a seu pai: "Eu nunca tive qualquer amor especial pela fazenda — era a mãe na fazenda que eu amava". Aos quinze, ele tinha a reputação de reparador de relógios, tendo desmantelado e remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes. Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1882, ele retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomóveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido a gasolina. Ford se casou com Clara Jane Bryant (1865-1950) em abril 1888, e se sustentava com a exploração da fazenda e mantendo uma serraria. Eles tiveram um único filho, Edsel Bryant Ford (1893-1943) e adotaram um da China. Por volta do ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste em 4 de junho. Depois de vários testes, Henry Ford planejou formas de melhorar o Quadriciclo. Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão. Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias e assim a Ford Motor Company foi fundada. Ford Motor Company Com 40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de capital, formaram a Ford Motor Company em 1903. Em um carro recém-planejado, Ford fez uma exposição sobre o gelo do Lago Saint Clair, dirigindo uma milha (1609 metros) em 39,4 segundos, estabelecendo um novo recorde de velocidade terrestre em 91,3 milhas por hora (147,0 km/h). Persuadido por esse êxito, o piloto de corrida Barney Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de "999" em honra de uma locomotiva de corrida da época, levou o carro por todo o país, tornando a marca Ford conhecida em todos os Estados Unidos. Ford também foi um dos primeiros patrocinadores do Indianapolis 500. Ford maravilhou o mundo em 1914, oferecendo o pagamento de 5,00 dólares por dia, o que mais do que duplicou o salário da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de treinamento. Ford chamou isso de "salário de motivação" ("wage motive"). O uso da integração vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma fábrica gigantesca, onde entravam matérias primas e de onde saiam automóveis acabados. Modelo T O Ford Model T foi apresentado no dia 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes, como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas molas semi-elípticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manutenção era barata. O veículo era tão barato em 1908, custando 825,00 dólares (o preço caía todo ano) que na década de 1920 a maioria dos motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou boas memórias para milhões de pessoas. Ford criou um sólido sistema de publicidade Detroit para garantir que cada jornal transmitisse notícias e anúncios sobre o novo produto. A rede de concessionários locais de Ford tornou o carro onipresente em praticamente todas as cidades da América do Norte. Como revendedores independentes, as franquias enriqueceram e fizeram a propaganda não apenas de Ford, mas também do próprio conceito de automobilismo; clubes locais de automóveis surgiram para ajudar novos motoristas e para explorar o campo. Ford foi sempre ávido para vender aos fazendeiros, que viram no veículo um dispositivo comercial para ajudar em seus negócios. As vendas subiram rapidamente - vários anos tiveram 100% de lucros em relação ao ano anterior. Sempre na busca de maior eficiência e menores custos, em 1913 Ford introduziu a montagem em esteiras em movimento nas suas instalações, o que permitiu um enorme aumento da produção. Embora seja atribuído a Henry Ford o invento, fontes contemporâneas indicam que o conceito e sua evolução vieram dos funcionários Clarence Avery, Peter E. Martin, Charles E. Sorensen, e C. H. Wills. As vendas ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916, tendo o preço baixado para US$360,00 para os carros de passeio básicos, as vendas atingiram 472.000 unidades. Por volta de 1918, metade dos carros na América do Norte eram Modelos T. A alta produção conseguida por Ford tem como característica marcante a escolha de uma única cor de veículo, que era preta. Desta forma, ele conseguia montar os veículos sem ter que diferenciar o processo de pintura. Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua autobiografia sobre a escolha da cor do veículo: "O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto". Antes do desenvolvimento da linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem mais rápida, o Modelo T era disponível em outras cores, incluindo o vermelho. Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produção continuou até 1927; a produção final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um recorde que permaneceu por 45 anos. Em 1918, o presidente Woodrow Wilson pediu pessoalmente a Ford para que se candidatasse ao Senado dos Estados Unidos da América, de Michigan, como um democrata. Embora a nação estivesse na guerra, Ford concorreu como um candidato pacífico e um forte apoiador da proposta Liga das Nações. Em dezembro de 1918, Henry Ford transferiu a presidência da Ford Motor Company para seu filho Edsel Ford. Henry, entretanto, retinha a autoridade de decisão final e algumas vezes revogou as decisões de seu filho. Henry e Edsel compraram todas as ações restantes de outros investidores, dando deste modo à família exclusivo domínio sobre a companhia. Por volta da metade da década de 1920, as vendas do Modelo T começaram a declinar devido à concorrência crescente. Outros fabricantes de automóveis ofereciam planos de pagamentos pelos quais os clientes podiam comprar seus carros, que comumente incluíam características mecânicas mais modernas e estilos não disponíveis no Model T. A pesar dos estímulos de Edsel, Henry recusava-se firmemente a incorporar novas características no Modelo T ou a criar um plano de crédito para os compradores. Por volta de 1926, o enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um grande número de técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica e outras necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho. Edsel também conseguiu prevalecer sobre seu pai na oposição inicial deste à inclusão de um sistema de mudança transmissão deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford Model A, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931, com uma produção total de mais de quatro milhões de automóveis. Posteriormente, a empresa adotou um sistema de mudança anual de modelo, semelhante ao que é utilizado pelos fabricantes de automóveis de hoje. Não antes de 1930 Henry superou sua oposição contra companhias de financiamento. No entanto, após isso, a Universal Credit Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veículos. Filosofia de trabalho Henry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa de cinco dólares por dia. O programa revolucionário incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados. Outra inovação para o período foi a repartição com seus empregados de uma parte do controle acionário. Pacifismo Henry Ford foi um cristão episcopal que era contra a guerra, argumentando que ela era um desperdício de tempo. Ford tornou-se altamente crítico com aqueles que financiavam a guerra e parecia fazer tudo o que podia para detê-los. Em 1915 o judeu pacifista Rosika Schwimmer obteve a ajuda de Henry Ford para financiar uma viagem de navio para a Europa, com o objetivo de ser uma espécie de "missão de paz", para si e aproximadamente 170 outros proeminentes líderes pacifistas. O pastor episcopal de Ford, Reverendo Samuel S. Marquis, acompanhou-o na viagem. Marquis também liderou o departamento de sociologia de Ford entre 1913 e 1921. Ford conversou com o presidente Wilson sobre a missão, mas não obteve qualquer apoio governamental. Seu grupo partiu rumo à neutra Suécia e à Holanda para encontrar-se com ativistas da paz naquele país. Ridicularizado, teve que deixar o navio logo que este chegou à Suécia. Companhia de Aviões Ford (Ford Airplane Company) Henry Ford teve participações na mecanização do campo, na fabricação de motores aeronáuticos, chegando a construir um motor Liberty durante o período da primeira guerra mundial, e anos mais tarde um trimotor para aviões. A Ford, assim como outras empresas automotivas, entrou no negócio da aviação durante a Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, ele retornou à indústria automobilística até 1925, quando Henry Ford adquiriu a companhia de aviação Stout Metal Airplane Company. A mais bem sucedida aeronave de Ford foi o Ford 4AT Trimotor - chamado de "Ganso de Lata" ("Tin Goose"), em virtude da sua construção metálica ondulada. O avião utilizava uma nova liga chamada Alclad, que combinava resistência à corrosão do alumínio com a força do duralumínio. O avião era semelhante ao F.VII-3m da Fokker, e alguns dizem que os engenheiros da Ford secretamente mediram o avião Fokker e, em seguida, o copiaram. O Trimotor voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem sucedido avião de passageiros dos EUA, acomodando cerca de 12 passageiros de modo um tanto desconfortável. Diversas variantes foram também usadas pelo Exército dos EUA. Aproximadamente 200 Trimotores foram construídos antes de ter sido interrompido em 1933, quando a Ford Airplane Division encerrou devido às poucas vendas durante a Grande Depressão. Corrida Ford iniciou sua carreira como um motorista de carros de corrida manteve seu interesse por este esporte de 1901 até 1913. Ford colocou o desprovido Modelo Ts em corridas, terminando em primeiro lugar (embora posteriormente desqualificado), em uma corrida "mar-a-mar" (atravessando os Estados Unidos) ocorrida em 1909, e estabelecendo o recorde de velocidade em pista oval de uma milha (1,6 km) em Detroit Fairgrounds em 1911 com o motorista Frank Kulick. Em 1913, Ford tentou colocar um Modelo T reformulado no Indianapolis 500, mas foi informado que as regras exigiam a adição de mais 1.000 libras (450 kg) no carro antes que ele pudesse ser aprovado. Ford saiu da corrida e logo depois saiu de corridas permanentemente, citando a insatisfação com as regras do esporte e as exigências de seu tempo pelo grande aumento na produção do Modelo T. [editar] Negócios internacionais A filosofia de Ford defendia a independência econômica para os Estados Unidos. Sua fábrica em River Rouge tornou-se o maior complexo industrial do mundo, sendo até mesmo capaz de produzir o seu próprio aço. Ford tinha por objetivo produzir um veículo a partir do zero, sem dependência de comércio externo. Ele acreditava na expansão global de sua companhia. Acreditava que o comércio internacional e a cooperação internacional levariam à paz, e usou o processo de linha de montagem e produção do Modelo T para demonstrar isso. Ele abriu as fábricas de montagem Ford no Reino Unido e no Canadá em 1911, e logo se tornou o maior produtor de automóveis nesses países. Em 1912, Ford cooperou com Agnelli da Fiat para lançar as primeiras montadoras de automóveis italianas. As primeiras instalações na Alemanha foram construídas na década de 1920, com o encorajamento de Herbert Hoover e do Departamento de Comércio, que concordava com a teoria de Ford, que afirmava que o comércio era essencial para a paz mundial. Na década de 1920 Ford também construiu instalações na Austrália, na Índia e na França, e, por volta de 1929, ele teve concessionários de sucesso em seis continentes. Ford tentou uma plantação comercial de seringueiras para a produção de borracha na Amazônia brasileira chamada de Fordlândia; o que foi uma de suas poucas falhas. Em 1929, Ford aceitou o convite de Stalin para construir um modelo de fábrica (NNAZ, hoje GAZ), em Gorky, uma cidade mais tarde renomeada para Nizhny Novgorod, e enviou engenheiros estadunidences e técnicos para ajudar a instalá-la, incluindo o futuro dirigente de sindicato Walter Reuther. O acordo de assistência técnica entre a Ford Motor Company, a VSNH e a American Trading Organization (AMTORG), controlada pelos soviéticos (como agente de compra) foi firmado por nove anos e assinado em 31 de maio de 1929 por Ford, pelo vice-presidente da FMC Peter E. Martin, por V. I. Mezhlauk, e pelo presidente da Amtorg, Saul G. Bron. A Ford Motor Company trabalhou para conduzir os negócios em todas as nações com as quais os EUA mantinham relações diplomáticas pacíficas: * Ford da Austrália * Ford do Reino Unido * Ford da Argentina * Ford do Brasil * Ford do Canadá * Ford da Europa * Ford da Índia * Ford da África do Sul * Ford do México * Autolatina * Mazda * Volvo Cars desde 1999 * Jaguar desde 1990 Por volta de 1932, a Ford fabricava um terço de todos os automóveis do mundo. A imagem da Ford pasmou os europeus, em especial os alemães, despertando o "medo de alguns, a obsessão de outros, e o fascínio entre todos". Os alemães que discutiam o "Fordismo" frequentemente acreditavam que ele representava algo fundamentalmente norte americano. Eles viram o tamanho, o ritmo, a padronização, e a filosofia da produção demonstrada nos trabalhos de Ford como um serviço nacional — uma "coisa americana" que representava a cultura dos Estados Unidos. Tanto os apoiadores quanto os críticos insistiam que o Fordismo compendiava o desenvolvimento capitalista norte americano, e que a indústria automobilística era a chave para a compreensão das relações econômicas e sociais nos Estados Unidos. Como explicou um alemão, "os automóveis alteraram tão profundamente o modo de vida americano, que hoje dificilmente se pode imaginar alguém sem um carro. É difícil lembrar como era a vida antes de o sr. Ford começar a pregar sua doutrina da salvação". Para muitos alemães, Henry Ford encarnava a essência do americanismo de sucesso. O legado de Ford As idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal, o operário não precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não tendo esse nome, ele dizia que X carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração. Modelos comercializados no Brasil: * Ford Ka * Ford Fiesta e Fiesta Trail * Ford Fiesta Sedan * Ford Focus * Ford Focus Sedan * Ford Fusion * Ford EcoSport * Ford Ranger - Cabine Simples, Cabine Dupla * Ford F-250 - Cabine Simples, Cabine Dupla * Ford Courier * Ford Courier Van * Ford Edge * Ford Transit - Passageiro, Furgão * Ford F-1000 chamado pelos consumidores ou chamado pela fábrica Série F * Ford Cargo Outros modelos * Ford Belina (1970-1986) * Ford Del Rey (1981-1991) * Ford Del Rey Belina (1986-1991) * Ford Corcel (1968-1986) * Ford Crown Victoria (1955-1956; 1979-presente) * Ford Escort (1983-2003) * Ford Galaxie (1967-1979) * Ford Landau (1971-1983) * Ford Mustang (1964-presente) * Ford Maverick (EUA: 1969-1977; Brasil: 1973-1979) * Ford Pampa (1982-1997) * Ford Taurus (1986-2006; 2008-presente) * Ford Telstar (1983-1999) * Ford Tempo (1984-1994) * Ford Ten * Ford Territory (2004-presente) * Ford Thunderbird (1955-1997, 2002-2005) * Ford Torneo * Ford Torino (1968-1976) * Ford Transit (1965-presente) * Ford Ute * Ford Verona (1989-1996) * Ford Vedette (1948-1954) * Ford Versailles (1991-1997) * Ford Victoria * Ford Woody * Ford W-Series (1966-1977) * Ford Windstar (1995-2006) * Ford Zephyr (1950-1971) * Ford Zodiac (1950-1971) * Ford ZX2 (1997-2003) Modelos conceituais * Ford Explorer Sport Trac Concept * Ford Fairlane Concept * Ford Focus MA * Ford Forty-Nine * Ford GT90 * Ford Indigo * Ford Iosis * Ford Model U * Ford REFL3X * Ford SAV * Ford Shelby GR-1 * Ford Super Chief * Ford SYNUS * Ford TH!NK * Ford Verve Linha do Tempo Ford no Brasil 1.919 - • A Ford Americana aprovou a criação da filial Brasileira, destinando para tanto um capital inicial de 25 mil dólares, que seriam tranferidos da filial da Argentina. Foram enviados ao Brasil, E.A. Evans e Benjamim Kopf para estabelecer a nova filial. Evans deu início às operações em 24 /4/ 1.919 com apenas 12 funcionários, num depósito de 2 andares na R. Florencio de Abreu, no centro de S. Paulo, onde se iníciou a montagem de automóveis Modelo T e os caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis à se estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no Brasil, foram vendidos 2.447 automóveis. 1.920 - • As instalações da fábrica foram transferidas p/ um ringue de patinação na Pça. da República-SP. • Neste ano foram vendidos mais de 4.000 unidades. 1.921 - • Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro - SP em um prédio especialmente construído para funcionar como linha de montagem, tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr. B. R. Brown, que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park. O gerente da filial era o dinamarques Kristian Orberg que se manteria no posto até 1.953 1.923 - • A fábrica contava com 124 funcionários e tinha capacidade de produção anual de 4.700 carros (40 por dia ) e 360 tratores. 1.924 - • As vendas do Modelo T foram de 24.250, recorde brasileiro até 1.960, quando foi introduzido o Corcel. Neste ano, a Ford montou a 1ª Exposição de automóveis do Brasil, em S. Paulo, no Palácio das Indústrias entre 4 e 12 de Outubro. 1.925 - • São inaugurados um escritório e linha de produção em Recife, à R. Padre Muniz, 343. 1.926 - • A cidade de Porto Alegre-RS, recebeu sua linha de montagem da Ford, na R. 7 de Setembro, 14. 1.927 - • Trouxe a inauguração do Centro de treinamento de Serviços da Ford em S. Paulo, iniciativa pioneira no país para a formação de mecânicos especializados. • No Rio de Janeiro inicia-se uma nova linha de montagem, na Av. Graça Aranha, 333. • No mesmo ano foram adquiridos novos terrenos no bairro do Ipiranga-SP, com vistas à futura expansão. • Por causa da recessão econômica da década de 30, são desativadas as fábricas de Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro e a produção do Modelo T foi interrompida em todo o mundo para receber o inovador Modelo A, com seu motor de 4 cilindros e 40 HP, proporcionando novos níveis de desempenho e imensa durabilidade. Um dos veículos de melhor relação custo-benefício da história do automóvel e um dos modelos antigos de maior índice de sobrevivência. O popular "Fordinho" no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de vendas. 1.929 - • O Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil. 1.932 - • É anunciado o revolucionário motor Ford V8 - 3,65 L e 65 HP. 1.942 à 1.944 - • Apesar da recessão ocasionada pela 2ª Guerra Mundial, a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogenio, devido ao racionamento de gasolina. 1.945 - • Após a semi-paralização da montagem de veículos durante a guerra, reinicia-se lentamente no Brasil a montagem de veículos, para um público ávido por novidades. Contando com a boa situação de divisas em 1.946, o governo Dutra retoma a importação de veículos em grande volume. • Os automóveis Ford, Mercury e Lincoln, marcam a preferência dos brasileiros por sua extrema resistência, apesar dos modelos Europeus serem mais acessíveis em preços. 1.951 - • As importações atingiram novo recorde. O Ford e o Mercury marcaram época pelo seu conforto, desempenho e confiabilidade. 1.953 - • Trouxe a criação da nova fábrica no Ipiranga-SP, onde eram montados automóveis da Ford americana e européia, tratores e chassis de ônibus. O Gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos. 1.954 - • A Ford Brasil, participou das comemorações do 4º Centenário da cidade de S. Paulo e apresentou no stand no Parque do Ibirapuera o novíssimo modelo do Thunderbird, um clássico americano. 1.955 - • Iniciada a estampagem das corrocerias da linha F. O programa de nacionalização da produção no Brasil dá seus pioneiros passos ao serem produzidas as primeiras cabines de Pick-ups e caminhões com aço de Volta Redonda. • No final da década de 50, na esteira do otimismo e nacionalismo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford Brasileira e inicia-se a total nacionalização da produção de automóveis e caminhões. 1.958 - • O Presidente Juscelino inaugurou a nova fábrica de motores V8, dentro do complexo industrial do Ipiranga. Este motor era conhecido como Power King, com bloco em "Y" e desenvolvia 161 hps. • Henry Ford II visita o Brasil pela primeira vez. 1.959 - • Foi apresentado o primeiro caminhão Ford Brasileiro, o F-350, com motor V8 e 2.670 Kgs de capacidade de carga. 1.960 - • Sai da linha de produção nacional o primeiro trator Ford, o 8 Br Diesel. 1.961 - • A Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel, era o F-600. 1.962 - • Lançada a nova linha de Pick-ups e caminhões super Ford. • É produzido no Brasil o Ford de nº 75.000 ( 1 Pick-up F-1000). 1.964 - • A Ford Americana lançou o Mustang, que seria no Brasil, o carro importado mais vendido da década. 1.967 - • Em 2 de Abril a Ford Brasil lançou seu primeiro automóvel brasileiro, o Ford Galaxie 500, com motor V8 de 4,5 litros, 170 hp. Era o 1º automóvel moderno feito no Brasil. • Em Outubro deste ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, fábrica situada em São Bernardo do Campo - SP, que produzia os modelos Jeep, Rural, Pick-up, Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos. 1.969 - • É trazido a público o "Ford Corcel", veículo médio, derivado do "Projeto-M" da Willys que recebeu centenas de aperfeiçoamentos. É até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford Brasil. • Foi apresentado também o "LTD" (fabricação limitada), versão mais luxuosa do Galaxie, para o ano de 1970. Vinha com motor de 190 hp e foi o 1º veículo nacional c/ transmissão automática. • Criado em Rudge-Ramos - S. B.Campo - SP o centro de pesquisas da Ford . 1.970 - • A Ford oferecia ao público a versão ultra-luxuosa da linha Galaxie para 1971, o Landau, com motores de 6 cc em linha ou V8. • Assume a presidência da Ford Brasil, Joseph O'Neil. 1.971 - • Os modelos "Aero Willys" e "Itamaraty", da antiga Willys-Overland, continuavam à ser fabricados pela Ford, mas perdiam espaço rapidamente devido à concorrência. No intuito de criar um novo modelo à altura dos concorrentes, a Ford, através de pesquisas, chegou à conclusão que a melhor alternativa era o "Maverick", veículo já fabricado nos E.UA. desde 1.969. 1.973 - • Sai da linha de montagem o primeiro Ford Maverick Brasileiro. Equipado com motor Willys de 6 cilindros ou com o moderno V8-302, 5 L de 197 hp, importado, o mesmo utilizado no Mustang. 1.974 - • Inauguradas as novas "Fundição e Fábrica de Motores" da unidade fabril de Taubaté-SP. • Novo motor de 4 cc e 2,3 Lts produzido em Taubaté, passa a equipar o Maverick, em substituição ao motor de 6 cc. 1.975 - • A Ford exporta cerca de 225.000 motores para a Alemanha, Inglaterra, Canadá e Argentina. 1.976 - • Inaugurada em S.B. do Campo - SP a nova fábrica de tratores Ford. • A Ford produz o milionésimo Ford Brasileiro. 1.978 - • Introduzido o Corcel II, baseado na plataforma do Corcel, porém modernizada. Este veículo estabeleceu recordes de venda na Ford do Brasil. • Inaugurado o Campo de Provas na cidade de Tatuí-SP. 1.979 - • Após mais de 108.000 unidades produzidas, sai de linha o Maverick, e a Ford anuncia a produção de veículos à alcool e tem-se o início da fabricação da Pick-Up F-1000 com motor à diesel. 1.980 - • Apresentada a Pick-Up Pampa ( modelo 81 ) baseada na plataforma do Corcel II. • Produzido o milionésimo Corcel. 1.981- • Criado o "Del Rey" ( como modelo para 1.982 ), baseado na plataforma do Corcel II, com requintes e sofisticação inéditos em carros médios. Foi o pioneiro em vidros e travas elétricas. 1.983 - • Em Janeiro interrompia-se a linha do Landau, último remanescente da linha Galaxie. Foi o último automóvel com motor V8 feito no Brasil. • Ainda neste ano, é lançado (como modelo 1.984) o "Escort", carro mundial da Ford, com motor de 4 cc, 1,6 L CHT. Era o 1º carro da Ford com motor transversal. Foi considerado o melhor motor à alcool do país. O Escort era exportado para a Finlândia. 1.985 - • Surge a moderníssima linha de caminhões com cabine basculável "Cargo", que foi exportado até para os E.U.A ( Eram fabricados na unidade do Ipiranga. ) • Nesse ano é apresentada também a versão do Escort conversível. 1.986 - • Criada a Autolatina, joint-venture com a Volkswagen do Brasil. 1.989 - • O motor 1,8 L da Volkswagen passou a equipar as linhas "Escort" e "Del Rey". 1.990 - • A Ford lança o "Verona", modelo de 3 volumes derivado do Escort, era o primeiro carro da cooperação Ford-Volkswagen. 1.991 - • Criado o "Versailles" para o seguimento de carros de luxo, com transmissão automática opcional. • A Ford atinge a produção de 4.000.000 de carros brasileiros. 1.992 - • Ressurge o Escort com nova linha, injeção eletrônica, catalizador e 5 marchas à frente. (Alcool ou gasolina). 1.993 - • Lançamento do Escort Hobby 1.0. 1.994 - • A Ford começa a importação do "Ford Taurus" americano e do "Mondeo" europeu, para o seguimento de alto luxo. 1.995 - • Inicia-se a importação da pick-up média americana "Ford Ranger" , inaugurando assim o disputado mercado das pick-ups. • Dissolve-se a Autolatina. • É lançado o caminhão "Cargo C-4030". 1.996 - • A fábrica de S.B. do Campo foi totalmente reprojetada e deu inicío à produção do Ford Fiesta nacional. • A fábrica de motores e transmissões de Taubaté é reinaugurada para suprir a produção do Fiesta. • Começa a produção do caminhão "Cargo 814". 1.997 - • Lançado o Ford Ka, 1º carro da linha New Edge. • Da-se início à produção da pick-up Courier, derivada do Fiesta. • O Escort importado da Argentina começa a ser comercializado com nova motorização. 1.998 - • Sai a nova linha Série-F de caminhões e pick-ups. 1.999 - • Criado o motor Zetec RoCam utilizado no Fiesta, Ka e Courier modelo 2000. • Lançada a F-350, o F-16000 e a F-250. 2.000 - • Surge o "Ford Focus" , lançamento que revolucionou a imagem e o design da marca. O Focus assume a produção de um dos carros mais premiados no Brasil e no mundo. 2.001 - • Iniciam-se as operações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari-BA. Esta nova unidade da Ford tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. • Também foram lançados o Fiesta Street Sedan, 3ª geração do modelo, e o novo Ford Ka Freshining, um carro compacto que se distingue por sua dirigibilidade, design externo e equilíbrio de detalhes. As diversas modificações do modelo, fizeram dele uma ótima opção para quem busca beleza, performance e economia, c/ motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6 2.002 - • A Ford inova com o motor Power Stroke 2.8 L Turbo Diesel com TGV, para melhorar o desempenho das pick-ups Ford Ranger. Foram ainda introduzidos nova transmissão, embreagem auto-ajustável, suspensão recalibrada e eixo traseiro com diferencial antiderrapante. • Em Junho, chega ao público o novo Ford Fiesta, totalmente remodelado. 2.003 - • A Ford completa 85 anos no Brasil. • A Ford investe no seguimento das "Suvs" ( veículo utilitário esportivo ) no Brasil e lança o "Ecosport" com motores 1.0 8V, 1.6 8V, 2.0 16V. • O Focus tem sua linha renovada. • Surge a Ford F-250 cabine dupla p/até 6 passageiros, com motor MWM Turbo Diesel com intercooler, 6 cc, 4,2 Litros e 180 HP. • A "Ford Ranger Storm" , nova versão especial, passa a vir com motor Power Stroke Turbo Diesel, tração 4X4 e cabine dupla. 2.004 - • Lançada o "Ecosport 4 WD" - com mais força e segurança. Vem com sistema de tração Control Trac II, com módulos automáticos e bloqueado e freios ABS. • O Ford Fiesta é lançado na versão Flex, com injeção eletrônica de última geração. O Fiesta surge na versão Sedan, com mais vantagens em termos de estilo, espaço e conforto. • Chega ao Brasil o "Ford Explorer", o utilitário esportivo lider de vendas no mundo, equipado com motor à gasolina V6 - 4.0 L, com 213 HP, transmissão automática e tração inteligente nas 4 rodas. FORD T CORCEL LANDAU ESCORT MK2 TAURUS FUSION .... __________________ Spoiler Coffinator Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a Coffinator Encontrar Mais Posts de Coffinator 16/02/2010, 00:23 #2 AllGulf Supra-sumo AllGulf is Offline Data Ingresso: Aug 2007 Localização: Caxias do Sul, RS Posts: 7.730 -------------------------------------------------------------------------------- credo, tópico fodão! e esse fusion novo eu babo muito toda vez q vejo na rua __________________ Motos da galera da OS! AllGulf Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a AllGulf Encontrar Mais Posts de AllGulf 17/02/2010, 11:19 #3 and 1 Ser evoluído and 1 is Offline Data Ingresso: Apr 2009 Localização: Latitude: 23º 05’ 12”.8 Sul Longitude: 47º 13’ 06”.1 Oeste Posts: 1.251 -------------------------------------------------------------------------------- Belo tópico! and 1 Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a and 1 Encontrar Mais Posts de and 1 09/05/2012, 15:05 #4 Stud1 Bam-bam-bam Stud1 is Offline Data Ingresso: Oct 2008 Localização: Pista de pouso número 1 Posts: 14.436 -------------------------------------------------------------------------------- Revivendo um dos melhores tópicos da pasta. Stud1 Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a Stud1 Encontrar Mais Posts de Stud1 09/05/2012, 17:19 #5 Coffinator Já quebrei sua bacia hoje? Bam-bam-bam Coffinator is Offline Data Ingresso: May 2004 Localização: Detras de ti, imbecile! Posts: 20.842 -------------------------------------------------------------------------------- Ford revira-se no caixão ao ver as amebas que administram a Ford BR. __________________ Spoiler Coffinator Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a Coffinator Encontrar Mais Posts de Coffinator 10/05/2012, 22:20 #6 B.E.A.S.T Monstro do pântano B.E.A.S.T is Offline Data Ingresso: Feb 2009 Posts: 445 -------------------------------------------------------------------------------- Ótimo tópico! Me identifiquei com o Sr Ford, já que eu adoro desmontar e montar coisas! __________________ B.E.A.S.T Ver Perfil Público Mandar mensagem particular a B.E.A.S.T Encontrar Mais Posts de B.E.A.S.T « Tópico Anterior | Próx. 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