quinta-feira, 3 de maio de 2012

central do brasil : perira passos

Home Outras estações: A B C D E F G H I JK L M N O P Q R S T U VXY Mogiana em MG Estações da linha: Indice - estações da linha ... Nhangapi Engenheiro Passos Engenheiro Bianor ... ... ESTIVE NO LOCAL: SIM ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM ÚLTIMA VEZ: 2010 ... Sobre o autor Links E. F. Dom Pedro II (1873-1889) E. F. Central do Brasil (1889-1975) RFFSA (1975-1996) ENGENHEIRO PASSOS (antiga BOA VISTA) Município de Resende, RJ Ramal de São Paulo - km 216,554 (1928) RJ-0326 Inauguração: 30.06.1873 Uso atual: moradia com trilhos Data de construção do prédio atual: n/d HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. A ESTAÇÃO: A estação chamava-se Boa Vista em sua inauguração, em 1873. Em 1879, "a estação de Boa Vista recebe a maior parte do comércio do Sul de Minas" (Francisco Pereira Passos: As estradas de ferro do Brasil, 1879). Mais tarde mudou seu nome para homenagear um diretor da Central, Francisco Pereira Passos. É a última estação do ramal em território fluminense. sendo que três quilômetros mais à frente a linha entra no Estado de São Paulo. A estação de Engenheiro Passos é uma das mais conhecidas ACIMA: Fotografia da estação ainda com o nome original, Boa Vista. Notar a cobertura diferente da plataforma e o telhedo de duas águas na parte central, detalhes que foram retirados mais tarde (Autor desconhecido). ABAIXO: A estação de Engenheiro Passos em 1934. Uma beleza ver esta estação funcionando, ela, que já conheci abandonada (Foto Eurico Pedroso Filho - acervo Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso). estações da linha, pois está ao lado da via Dutra, e no início dos anos 1990 foi modelada pela Frateschi - único fabricante de ferreomodelismo na América Latina e um dos melhores do mundo - para uso em maquetes. Infelizmente a estação, que pelas fotos parece bem cuidada, não está: "A estação está se acabando também. Cada vez que passo por lá tem um pedaço a menos" (Bruno Castilho, 07/2006). E em 30 de março de 2010, quando passei por ela de novo, a situação era péssima: as janelas e portas abertas, tudo sujo e depredado. (Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eurico Pedroso Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo Pedroso; Manuel Monachesi; Carlos Latuff; Carlos Latuff; Bruno Castilho; Informativo Frateschi, 1991; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Francisco Pereira Passos: As estradas de ferro do Brasil, 1879; IPHAN-RJ; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) A estação c. 1950. Acervo Wanderley Duck A estação, por volta de 1990. Foto do Informativo Frateschi O armazém da estação, sem data. Foto Manoel Monachesi A estação, sem data. Autor desconhecido A estação em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht A estação em 2004. Foto Carlos Latuff A estação em 2004. Foto Carlos Latuff A estação em 2006. A estação mesmo é o prédio de dois andares; a da frente é o armazém. Foto Bruno Castilho. Atualização: 01.07.2011 Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht. copyright ralph mennuci giesbrecht

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