quarta-feira, 9 de maio de 2012

AS 1000 MAIORES EMPRESAS DO MUNDO

Página Inicial O Tutor Executivo Estágio Trainee Eventos Contato Novidades & Informações Este Blog Este Blog tecnologia terça-feira, 1 de maio de 2012Estudo amplia conhecimento sobre decisão de compra do consumidor Tal estudo será apresentado durante o 8º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções em São Paulo (SP), e foi extraído do portal Administradores. A ciência está dominando a capacidade de ler a mente do consumidor e já consegue identificar com precisão quando um produto vai emplacar ou não no mercado. Resultados experimentais e novas metodologias voltadas a este propósito serão apresentados durante o 8º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, pelo professor da UNIFESP, Álvaro Machado Dias. O neuromarketing está ganhando adeptos em todo o mundo, inclusive no mercado brasileiro, com a possibilidade de beneficiar várias empresas. Um dos pontos de partida para tanto é avaliar a percepção de que as avaliações das pessoas acerca de produtos a serem lançados no mercado e das propagandas são muito variáveis, enquanto as respostas cerebrais tendem a permanecer mais constantes, conforme destaca o Álvaro Dias "a instabilidade nas opiniões, seja em função de influências sociais ou da mera passagem do tempo, diminui a confiabilidade de conclusões de pesquisas de marketing e de estudos que visam prospectar a aceitação de novos produtos. Com o uso das técnicas da neurociência, esse efeito pode ser minimizado, já que as respostas cerebrais tendem a ser mais estáveis". O especialista ressalta ainda a existência de diversas situações em que a avaliação de preferências não pode ser realizada sem que o cérebro seja analisado em tempo real: "considere, por exemplo, uma situação em que seja necessária a edição de um comercial de televisão para a produção de uma versão enxuta a ser veiculada no horário nobre: não adianta pedir para os participantes da pesquisa de marketing sinalizarem os momentos mais interessantes durante a apresentação do comercial, pois deste modo a experiência estética seria quebrada, o que inviabilizaria a avaliação do filme como um todo. Assim como seria improdutivo solicitar, após o término da exposição, para eles apontarem as melhores partes, já que se sabe que nesta ocasião as pessoas tendem a escolher trechos cuja circunscrição seria mais lógica, em detrimento daqueles que efetivamente despertaram experiências afetivas mais intensas". Todo este entusiasmo, segundo Álvaro, não contraria a noção de que o campo ainda tem muito a se desenvolver. "Para cada situação há uma estratégia neurocientífica capaz de maximizar custos/benefícios. Conhecer a fundo isto e produzir diretrizes para melhores práticas no campo é fundamental. O Laboratório de Neurociências de Clínicas (LINC) da UNIFESP vem desenvolvendo estudos em tomadas de decisão e um dos nossos objetivos principais é o de definir precisamente as metodologias ideais para as diferentes demandas existentes. Isto não é tarefa simples; enquanto, por exemplo, para maximizar a experiência de navegação pela internet é bastante evidente que a ferramenta básica é o eye tracking, existem pelo menos três estratégias potencialmente interessantes para se definir a preferência por filmes. Critérios bem definidos são fundamentais", enfatiza Dias. Ainda nesta linha de apontar a necessidade de novos desenvolvimentos, um aspecto importante é a importância de ir além do paradigma "localizacionista", o qual associa a atividade em pontos específicos do cérebro com experiências mentais complexas. "Esta noção ultrapassada contrasta com a ideia de que até as mais simples atividades mentais relevantes à preferência e ao consumo dependem da ativação de redes neurais distribuídas por diversas regiões cerebrais. Chegará o momento em que o neuromarketing terá que se confrontar com os mesmos desafios com que se deparam os neurocientistas sociais e cognitivos, tradicionalmente preocupados com a maneira de se produzir conhecimento na área", conclui o professor Álvaro Machado Dias. Este futuro parece trazer consigo não apenas estas questões, mas um conjunto de aplicações que prometem revolucionar campos insuspeitos. Por meio do neuromarketing desponta a possibilidade de se produzir desde músicas de sucesso e filmes de terror plenamente assustadores, até diretrizes para o refinamento de discursos políticos em tempo real. Serviço 8º Congresso Brasileiro de Cérebro – Comportamento e Emoções Data: 2 a 5 de maio de 2012 Local: Centro de Exposições Frei Caneca Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 6º andar – Consolação – São Paulo Site oficial do evento: www.cbcce.com.br Fonte: Administradores Por Lucas Margotti às 22:41 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Consumidores, Empresas, Eventos, Gestão de Pessoas, Marketing, Pessoas segunda-feira, 30 de abril de 2012Curso de Consultoria Empresarial PREPAREH - Curso de Consultoria Empresarial (com o apoio do TutorExecutivo.com) Atua promovendo eventos de qualificação e de formação no âmbito empresarial e para uma ótima atuação das pessoas no mundo das organizações. Priorizando a disseminação do conhecimento, de forma que aqueles alvos destes esforços atendam às demandas previstas em suas atividades profissionais. O primeiro evento a ser promovido pela PREPAREH é o curso Consultoria de Processo que se iniciará no dia 12 de maio de 2012 com término previsto, para as aulas, em março de 2013. Ainda no corrente ano e nos próximos, muitos eventos serão promovidos pela empresa. Serão cursos, de curta, média e longa duração, encontros, congressos, seminários e similares. Além da promoção de eventos a PREPAREH está voltada para a pessoa, da projeção estratégica da carreira e o conseguinte acesso ao mercado de trabalho. No caso da projeção estratégica de carreira o trabalho é sob medida para o indivíduo. Desde a sua clareza na determinação da aptidão até o devido reconhecimento pelas pessoas, empresa, sociedade. E mais que isso, objetivando uma satisfação e crescimento humano e profissional. Pode-se dizer que a PREPAREH ajuda a pessoa projetar e gerenciar estratégicamente a sua carreira. Parte do princípio que a carreira é do candidato, ele é que deve se preocupar, preparar e cuidar dela com competência. O reconhecimento e o crescimento humano e profissional é conseqüência de uma carreira bem sucedida. Os passos que a PREPAREH trabalha com o candidato são: 1. Descobrir sua aptidão. Descobrir a aptidão é a primeira das grandes ações e atitude de quem preocupa e quer projetar uma carreira de sucesso. Este processo pode também ser ajudado e, através de orientações para a vocação essa aptidão pode ser definida. 2. Absorver conhecimento. Esta é a fase de se informar, de ler, estudar e buscar o máximo de conhecimento sobre a carreira em perspectiva e que foi identificada no passo 1. Nesta fase, um profissional experiente será muito útil, ajudando na procura e na absorção do conhecimento necessário para este importante passo. 3. Desenvolver habilidades. Neste passo, além de estudo, existe a possibilidade de vivenciar um ambiente daquilo que está posto como a sua aptidão e para o qual a pessoa já obteve bastante conhecimentos no passo anterior. É hora de saber como ‘as coisas acontecem’, como as ações são tomadas e os resultados (e conseqüências) alcançados. Neste ponto o aprendiz, tanto pode ser um dos membros da equipe, um observador sobre como são feitas as coisas, o andamento de tudo sobre outro ponto de vista (e não somente com a atenção voltada para seus itens de trabalho). Como também pode ser um assistente de que vai trabalhar diretamente com o gerente responsável. 4. Ganhar experiência. O passo 4 é bastante parecido com o anterior, mas aqui é importante que o aprendiz seja realmente o direto daquilo que está buscando. Assim, além de ter aumentada sua responsabilidade, passa a influenciar mais decisivamente no andamento e resultados do e, principalmente, ‘sofre’ as conseqüências de ações inadequadas. Este conjunto de passos deve lhe trazer segurança e maturidade na condução dos projetos. Neste sentido é preciso que você se avalie (de maneira isenta e, se possível, científica) e identifique suas forças (diferenciais) e fraquezas (habilidades a serem desenvolvidas), para ir corrigindo sua capacitação (e carreira). 5. Conseguir reconhecimento e ascensão O reconhecimento advem, em primeiro instante, dos seus subordinados (caso você os tenha). Esses precisam reconhecê-lo como sendo um bom gestor e líder. Além disso, seus pares (outros gerentes) e seus superiores também precisam ter visibilidade e respeito pelo seu trabalho. E ainda, em um nível mais abrangente o mercado precisa conhecer e valorizar seu trabalho. Esta é a última, e talvez mais desafiante fase de uma carreira bem sucedida. A PREPAREH se destina a candidatos a progresso na carreira profissional, em qualquer profissão, prioritariamente, que envolva algum tipo de organização. Seja como empreendedor, empresário, gestor, executivo, técnico especialista em alguma atividade, enfim profissional que passará, necessariamente por relacionamentos organizacionais. E atuará, desde o apoio na escolha da carreira, podendo ser a partir dos 16 anos até o possível redirecionamento na carreira. A PREPAREH trabalha com a perspectiva de crescimento como ser integral e profissional. O alvo é o sucesso, aliado à sensação de carreira vitoriosa. As projeções devem ser sempre para esses alvos e nestas perspectivas. A metodologia da PREPAREH segue os 5 passos acima e o candidato a crescimento pessoal e profissional passa necessariamente por cada uma delas, mesmo que de forma diferente, uma vez que são consideradas as particularidades do indivíduo. O tempo também de compartilhamento entre a PREPAREH e o candidato varia segundo as especificidades de cada um. As técnicas vão, desde as entrevistas a partir de um perfil do indivíduo, passa por aconselhamentos, treinamentos, contatos com empresas contratadoras (se for pertinente), avaliações de desenvolvimento, orientações e re-orientações. E possui a seqüência, • Contato candidato e PREPAREH, • Orientações pela PREPAREH sobre o processo e informações demandadas, • Preenchimento de ficha-curriculum, • Análise da ficha-curriculum pelos profissionais da PREPAREH, • Convocação para a entrevista, • Entrevista, • Análise dos resultados da entrevista, • Convocação para retorno, • Discussão, orientações ao candidato e montagem de um plano estratégico de carreira, • Monitoramento, acompanhamento, direcionamentos, re-direcionamentos e encaminhamentos. A PREPAREH conta com uma equipe multidisciplinar, a direção dos trabalhos conta com profissional de altíssima experiência e formação, acostumado a trabalhar com e como executivos de grandes organizações. Conta também com profissionais prestadores de serviços selecionados e da mais alta competência. Toda a equipe que atua na PREPAREH segue a metodologia proposta pela coordenação geral. Toda equipe também é treinada e preparada para aplicá-la, sempre no sentido de direcionar o candidato para o sucesso profissional. Sobre o Curso: "Esta é a sua oportunidade de ser um consultor profissional. Curso que valoriza altamente a experiência. Ministrado por consultores experientes, com ótima formação profissional, sendo todos doutores, que atuam em várias empresas de todos os portes e em diversas áreas organizacionais". Duração do curso será de 12 de maio/12 até 10 de Março/13, sendo quinzenais as aulas, aos sábados, e previstas reuniões ordinárias durante a semana. O curso terá carga horária de 180 horas. Objetivo do curso: Preparar e capacitar profissionais para atuarem em consultorias, de modo que sejam plenamente capazes de analisar e diagnosticar diversos tipos de organizações, sendo aptos a apresentarem soluções eficazes e eficientes. O curso tem por objetivo o desenvolvimento das empresas através da preparação de consultores capacitados em técnicas de gestão. A intenção do curso é o compartilhamento do conhecimento adquirido e experiência acumulada dos professores com os alunos, bem como abordar aspectos práticos através da atuação direta em organizações. No fim do curso, o aluno estará preparado para atuar com propriedade, segurança e autonomia nas empresas, independentemente do porte, tipo e área de atuação das mesmas. Público Alvo: Profissionais de qualquer área, graduados, em graduação e/ou pós-graduado. Ainda, empresários ou profissionais que querem ter competência para a compreensão de aspectos organizacionais/empresariais, com o intuito de incrementar a atividade diretora, gestora e de liderança de processo. Conteúdo do curso: Primeira parte (Carga Horária = 36 h) Módulo I – Nivelamento. Módulo II – Caracterização. Módulo III – Elaborando um projeto de consultoria. Módulo IV – Elaborando uma proposta técnica. Módulo V – Elaborando um contrato de prestação de serviços. Segunda Parte – (Carga Horária 54 h) Módulo I – Entrada e pré-mobilização. Módulo II – Entrada, preparação para mobilização e inicio. Módulo III – Diagnóstico Organizacional. Terceira parte (Carga Horária = 18 h ) Modulo I – Tratamento, análise e preparação para apresentação de resultados. Módulo II – Apresentação dos resultados e devolutiva para stakholders. Módulo III – Ação/Intervenção. Quarta parte (Carga Horária = 72 h ) Módulo Único - Em que se faz um trabalho de consultoria empresarial com as devidas, com resultado final, na forma de relatório que deverá ser apresentado em plenária para discussão, retro-alimentação e conclusão. Metodologia: Aulas expositivas com utilização de vários recursos multimídias, técnicas e jogos para mobilização, reuniões de trabalho, simulações de ações e processos e trabalhos práticos. Inscrições: O valor da inscrição é de 50 reais. Para inscrições até dia 04/05 terá desconto de 50 reais na primeira parcela, ou no preço à vista. As inscrições serão feitas no ICAP (Rua Arthur Bernardes, 137 - 2° andar – Em cima do Salão Rosado), onde será preenchida a ficha de inscrição. Após a inscrição, será fornecido a conta para depósito referente ao valor da inscrição, que só será confirmada após o pagamento e apresentação do xerox do comprovante de depósito, que será anexado juntamente com a ficha de inscrição. O prazo final das inscrições é até dia 11/05. Mensalidades: Valor de R$ 98,00 mensais, para estudantes de graduação. Contatos para inscrições & informações: Página: ICAP Email: prepareh@hotmail.com/icap@icap.com.br Telefone: (32) 3372-5758 Local: São João Del Rei/MG Por Lucas Margotti às 21:29 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Consultoria, Educação, Empresas, Eventos, Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Tutor Executivo quinta-feira, 26 de abril de 2012Os donos do mundo Absolutamente TUDO é influenciado por esses ai... (Clique para expandir) Por "The Illusion of choice" Por Lucas Margotti às 11:45 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Competitividade, Consumidores, Empreendedorismo, Empresas, Estratégia, Marca, Marketing E-commerce: O futuro do varejo (RETAIL REVOLUTION) "Cada vez mais os consumidores estão aderindo a comprar pela internet. A desconfiança e praticidade inicial gerada por esse tipo de compra parece estar produzindo um efeito inverso contra as lojas físicas. Devido ao preço, qualidade e praticidade, tais lojas físicas não estão conseguindo competir de forma equilibrada com as empresas online. As maiores lojas do país já possuem uma dupla atividade - online e física - sendo ambas totalmente distintas. Recentemente recebi um email (assinatura feed do Trendwatching) com essa matéria sobre e-commerce e realmente achei sensacional. Portanto, estou compartilhando no Tutor Executivo... confiram!" (Lucas Margotti - TutorExecutivo.com) Por Trendwatching.com Exatamente como previsto por e-gurus há 15 anos, o e-commerce está mais em alta do que nunca. Tanto em mercados consolidados, onde os gastos do consumidor estão mudando online, ou em mercados em crescimento onde a urbanização rápida e a crescente penetração da Internet (em celulares) estão criando novos hábitos de compras, os consumidores estão "e-commercing". Algumas estatísticas obrigatórias: As vendas por e-commerce nos EUA irão crescer 62% até 2016, para USD 327 bilhões (Fonte: Forrester, fevereiro de 2012). As vendas por e-commerce na Europa irão crescer 78% até 2016, para USD 230 bilhões (Fonte: Forrester, fevereiro de 2012). As vendas por e-commerce no Brasil irão crescer 21,9% em 2012, para USD 18,7 bilhões (Fonte: eMarketer, janeiro de 2012). As vendas por e-commerce na China foram CNY 780 bilhões (USD 124 bilhões) em 2011, um aumento de 66% desde 2010. O e-commerce deverá crescer de 3% do consumo total para 7%, até 2015 (Fonte: IDC, março de 2012). O mercado de e-commerce da Índia deve crescer para USD 70 bilhões até 2020, a partir de apenas USD 600 milhões em 2011 (Fonte: Technopak Advisors, fevereiro de 2012). As vendas por e-commerce na Indonésia deverão crescer de USD 120 milhões em 2010 para USD 650 milhões em 2015 (Fonte: Frost & Sullivan, fevereiro de 2012). Agora, as experiências atuais dos consumidores on-line são, naturalmente, diferentes fundamentalmente daquelas durante o início do boom das empresas virtuais: o e-commerce não é mais apenas uma questão de escolha, preço, conveniência, opiniões e avaliações, mas também sobre tudo o que os consumidores procuram em qualquer compra: status, o produto certo e uma experiência convincente. Assim, é o tempo para aprender e lucrar com as mais recentes inovações que estão transformando o e-commerce e, finalmente, remodelando o comportamento de compras. Tanto online quanto offline. Quatro temas surgem: Para os consumidores, o próprio ato de navegar em um site, localizar e, em seguida, comprar um produto específico está dando lugar a um mundo onde o(e)comércio está sempre a apenas um clique (ou um ponto, um toque, ou um swipe) de distância. De fato, o e-commerce está sendo rapidamente acompanhado por "m-" e "t-" comércio (por meio de celular, tablet e TV). Seja qual for o meio, os consumidores vão usar toda e qualquer tecnologia disponível que os auxilie a encontrar e comprar o produto certo, pelo preço certo, de uma maneira que eles gostem. Agora, para os (r)etailers (e-varejistas), qualquer coisa, desde paradas de ônibus até programas de TV, podem ser um ponto de comércio, pois os consumidores estão armados com seus smartphones ou tablets para abraçar aplicações inovadoras e tecnologias para fazer compras onde e quando quiserem. Fornecer aos clientes uma experiência única, personalizada ou adaptada é algo que sites de e-commerce bem sucedidos, a partir da criação da Amazon em diante, sempre buscaram. Mas agora, os consumidores são o principal (e de fato contribuem ativamente para isso) um uma experiência pessoal personalizada mais rica e mais profunda no mundo online - significando que o e-tail é cada vez mais (M)ETAIL. Gerenciar a tendência de (M)ETAIL é uma mudança no sentido derecomendações mais pessoais (de pessoas reais, se não outros consumidores), juntamente com produtos e serviços cada vez mais personalizados. Agora, a mega-tendência do CURATED CONSUMPTION(CONSUMO DIRECIONADO) esteve por aí por anos (sim, isso é com o que nossos Trend Briefings se pareciam em 2004 ;-) e revimos esta tendência em 2010, observando como as redes sociais e o aumento da identidade online tornaram quase todos os consumidores SOCIAL-LITES. E se você realmente quiser se aprofundar em como as redes sociais estão remodelando o comportamento de compra, então confira o nosso Trend Briefing completo em THE F-FACTOR (O FATOR F). Pode acreditar que a tendência de todas as formas de direcionamento continuem, uma vez que os consumidores abraçam tudo o que lhes permite mostrar o seu estilo e bom gosto (como no site social de "pinagem", Pinterest), ou para receber seleções de alta qualidade e selecionadas de formadores de opinião confiáveis (como ocorre com o site especializado em design independente, Fab.com). Roupas, sapatos, móveis, mantimentos. Todas as coisas que foram previstas amplamente como sendo impossível de vender online são cada vez mais adicionadas aos milhões de cestas de compras virtuais ao redor do mundo. E isso é apenas o começo. As sub-tendências a seguir mostram por que, com a infra-estrutura correta, qualquer coisa que é comprada, vai ser comprada online também. Comprar algo que não pode ser visto, tocado ou testado será sempre uma barreira. Muitos e-tailers populares têm suportado o risco de devoluções como tentativa de superar os medos dos compradores, mas novas tecnologias significam que os clientes podem ter cada vez mais confiança de que eles estão fazendo uma compra perfeita pela primeira vez. Certos fatores (sabor, cheiro e interação física para citar apenas alguns) ainda forçam as pessoas a continuarem comprando no "mundo real". Mas o mundo online também tem suas vantagens, especialmente quando se trata de coisas tais como colaboração, acessibilidade, alcance, transparência e compartilhamento. Na verdade, os consumidores agora esperam que a experiência online não apenas se combine com a experiência offline, mas melhore as maneiras que são difíceis, senão impossíveis de replicar no mundo offline. O e-commerce é um corredor sem fim, em que os consumidores podem comprar produtos de nicho de todo o mundo, bem como nos mega-malls online, tais como o eBay e Amazon. E o apelo de pequena escala, as lojas de artesanato são tão fortes online como offline. Na verdade, os consumidores online já podem descobrir facilmente (quer seja através de dicas pessoais ou através de superitendentes de confiança), mesmo a menor, mais obscura loja vendendo peculiaridades, produtos exclusivos ou lendários que se alinham perfeitamente com o seu interesse ou tribo em particular. Também pelo lado dos negócios, está mais fácil do que nunca abrir uma loja online, uma vez que agora existem infinitas plataformas e soluções que tornam tudo praticamente sem esforço, tais como Shopify, Payvment, eBay, Xcommerce e Taobao e muito mais. Fonte: TRENDWATCHING.COM Por Lucas Margotti às 01:38 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Competitividade, Consumidores, Empresas, Estratégia, Inovação, Interessante, Marca, Marketing, Mercado de Trabalho, Propaganda, Teorias da Administração, TI terça-feira, 24 de abril de 2012500 Abarth ao estilo Sheen: Crítica ao ator por meio do automóvel Por Lucas Margotti Há pouco mais de um mês foi publicado no Tutor Executivo um artigo crítico sobre o fato da Fiat usar o ator polêmico Charlie Sheen como "garoto propaganda" do lançamento do "500 Abarth". De fato, o carro rapidamente se tornou um símbolo ao estilo do ator e fez com que muitos seguidores admirassem o carro e o caracterizassem com um estilo de vida rebelde. Porém, com o conflito gerado entre o ator com sua antiga série "Two and a Half Men", surgiu uma oportunidade para criticar o autor por meio do automóvel em uma pequena passagem no 16º episódio da série. (...) "a FIAT apostou no estilo de vida de Charlie como uma forma de alavancar as vendas do 500 Abarth nos Estados Unidos. Após tentar anteriormente com outros atores, o que não deu certo, nada melhor fazer uma estratégia mais agressiva com um ator mais polêmico. E acredito que dessa vez essa estratégia pode dar certo. Por que? Da mesma forma que diversos telespectadores tomaram antipatia pelo ator, outros preferiram seguí-lo". (FIAT e Charlie Sheen: 500 Abarth ao estilo Sheen). De fato, o fato da empresa ter adotado o ator, ou o estilo dele, como uma caracterização do automóvel, a antiga série do ator em um episódio buscou criticá-lo por meio do automóvel, mostrando o carro sendo levado pela chuva e os personagens atuais mostrarem que o "carro inteligente" não parece ser tão inteligente como parece. Tal crítica possivelmente não foi direcionada para o carro e sim, para o ator. (500 Abarth sendo carregado pela chuva) (Fala de Allan - Two and a Half Men - Episódio 15. Temp. 9) (Fala de Walden - Two and a Half Men - Episódio 15. Temp. 9) Portanto, ainda não se sabe o efeito real em longo prazo da utilização do ator polêmico Charlie Sheen como personificação do 500 Abarth. Também não se sabe o efeito crítico gerado na série de TV. O Tutor Executivo foi o primeiro veículo à publicar essa observação em relação ao uso do automóvel na série como forma de atingir o ator e, portanto, não encontrou outras informações sobre a repercussão desse fato nas redes ou em outros meios de comunicação. A estratégia da FIAT foi de alavancar suas receitas nos EUA e o "veneno de escorpião" tem sido aclamado pelas mídias especializadas como um novo sucesso da FIAT. Além disso, tem atraído muitos consumidores se tornando um sucesso de demanda em alguns países. (Imagens extraídas da série "Two and a Half Men") Videos promocionais do automóvel: Featuring Charlie Sheen Superbowl Confira também: FIAT e Charlie Sheen: 500 Abarth ao estilo Sheen Por Lucas Margotti às 11:41 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Artigos Lucas Margotti, Competitividade, Consumidores, Empresas, Estratégia, Marketing, Pessoas, Propaganda, Tutor Executivo sexta-feira, 23 de março de 2012Video: Diferenças de valores e cultura entre gerações Quais aspectos podemos identificar nas divergências entre gerações? Como as atitudes e comportamentos de diversos profissionais são provenientes das gerações, capazes de impactar o ambiente organizacional das empresas? As respostas para essas questões, além de diversas outras, podem ser observadas no video a seguir. A forma de liderança passou a ser influenciada pela cultura das novas gerações. Como as organizações estão agindo em relação a isso? Confiram o video. Confiram também: "Não basta ser da geração Y. É preciso ter atitude Y" Por Lucas Margotti às 00:25 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Competitividade, Consumidores, Empresas, Estratégia, Geração Y, Gestão de Pessoas, Histórias de sucesso, Inovação, Marketing, Mercado de Trabalho, Video quarta-feira, 7 de março de 2012Itaú sem papel: Preocupação ambiental baseada na redução de custos operacionais Por Lucas Margotti Observando as tendências sociais e ambientais, as empresas estão cada vez mais incentivando algumas práticas ambientais como forma de criar uma imagem positiva para a empresa. O banco Itaú tem incentivado à não utilização de papel nos extratos de cartões de crédito, optando pelo recebimento via internet. E como meio de conscientizar essa proposta, o Itaul reeditou um video viral, superconhecido no Youtube, com mais de 34 milhões de acessos. Nada menos que o bebê Micah, um bebê que dá gargalhadas ao ver o papel sendo rasgado. Na realidade, o banco apenas pegou o video original, mudando a cor da roupa do bebê com as cores da empresa e fez dele sua campanha de sustentabilidade. Realmente é uma proposta muito boa tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. Bancos gastam muito papel e é neste ponto que vem a crítica. Bancos gastam muito, mas muito papel. Realmente se for pensar, muitas coisas nos bancos ainda são efetuadas por meio de papeis e mais papeis. O processo de informatização de todos os processos ainda é insuficiente devido ao fato de que nem todos ainda (clientes) estão seguindo as tendências tecnológicas. Eu sou cliente BB há tempos e nunca recebi fatura impressa. Desde o inicio, sempre recebi todos os dados da minha conta. Sem falar que os extratos em papel tirado nos caixas eletrônicos pode custar muito caro. O banco Santander, desde quando era o Banco Real, sempre optou pela utilização de papéis recicláveis em todas as suas agências. A maior crítica dessa propaganda do Itaú está no fato de poder ser uma estratégia de redução de custos operacionais, já que reduz gastos com papeis oferecendo os mesmos serviços via internet. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), em um comunicado divulgado à imprensa, a entidade argumenta que o discurso do comercial, de que a suspensão dos extratos impressos pelos clientes contribuiria para “um mundo mais sustentável”, não condiz com as características da produção de papel e celulose nacional. “Não podemos aceitar que uma instituição do porte do Itaú preste esse desserviço à sociedade, transformando o papel de imprimir em vilão. Principalmente quando sabemos que o principal objetivo dessa campanha é a busca da redução de custos operacionais”, argumenta o presidente da Abigraf, Fabio Arruda Mortara em entrevista à Exame. Confiram os videos abaixo: Propaganda Itaú - Bebê sem papel Video Original Portanto, qual a maior preocupação do Banco? Seria uma preocupação ambiental ou uma estratégia de redução de custos? Por Lucas Margotti às 08:19 2 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Artigos Lucas Margotti, Competitividade, Consumidores, Empresas, Estratégia, Gestão Ambiental, Inovação, Marca, Marketing, Propaganda, Sustentabilidade, Video sexta-feira, 2 de março de 2012FIAT e Charlie Sheen: 500 Abarth ao estilo Sheen Por Lucas Margotti Após postar esse comercial na minha página do Facebook e observar a repercussão que esse comercial gerou, pensei então colocar no TutorExecutivo.com para ver qual a repercussão disso na página. Diversas criticas em relação ao estilo "Bad Boy" do ator tem gerado opiniões prós e contras. Porém, devido ao grande sucesso de sua ex-séria Two and a Half Men", na qual o ator interpretava um papel semelhante e até mais "limpo" ao seu estilo de vida real, muitas pessoas passaram a seguir esse estilo de vida. Uma séria que durante anos mostrou a tragetória de Charlie Harper, que possuia um estilo de vida de um homem rico, com diversas mulheres, bebidas, luxos, etc. Um estilo de vida o qual diversos homens desejam. Na vida real, o Charlie é um homem com os mesmo princípios do personagem da série, mas de forma mais polêmica e extrema. Um homem com diversos problemas de relacionamento, drogas e comportamento. Mas que de fato, conseguiu milhares de seguidores após deixar seus trabalhos. Apostando nessa caracteristica do ator, a FIAT apostou no estilo de vida de Charlie como uma forma de alavancar as vendas do 500 Abarth nos Estados Unidos. Após tentar anteriormente com outros atores, o que não deu certo, nada melhor fazer uma estratégia mais agressiva com um ator mais polêmico. E acredito que dessa vez essa estratégia pode dar certo. Por que? Da mesma forma que diversos telespectadores tomaram antipatia pelo ator, outros preferiram seguí-lo. Conforme mencionei na discussão da minha página no facebook "ele é um ator polêmico, mas a quantidade de seguidores que ele adquiriu tornou-se uma oportunidade para as empresas. Ele criou um estilo de vida que muitos homens querem". Como forma de proporcionarem um pouco desse desejo para os consumidores, a FIAT buscou ligar o estilo de vida do ator ao carro. Já que o ator criou um estilo de vida que muitos desejam e caso a marca consiga ligar esse estilo ao carro, torna-se uma oportunidade única. Por isso, tal estratégia acaba sendo uma boa aposta para a empresa. Alguns podem concordar assim como outros podem discordar. Mas essa estratégia de utilizar um ator polêmico, em prisão domiciliar, mostrando que a vida doméstica é melhor que a vida lá fora quando se tem um 500 Abarth é uma boa estratégia? Confiram o video abaixo!! Nota: O comercial foi oficialmente lançado ontem e apenas na página oficial da Fiat/EUA foi visto 150.000 vezes. Sem falar na quantidade de tópicos e páginas relacionados ao Sheen com o 500 Abarth. Por Lucas Margotti às 17:30 1 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Consumidores, Empresas, Estratégia, Marca, Marketing, Propaganda, Tutor Executivo, Video terça-feira, 21 de fevereiro de 2012As empresas mais Inovadoras do mundo O ranking de inovação da revista norte-americana Fast Company divulgado nesta quinta-feira (16) não traz grandes surpresas, pelo menos nos três primeiros lugares. A Apple lidera, o Facebook aparece na segunda posição e o Google vem logo atrás. A grande novidade da lista está na sétima posição, concedida ao movimento Ocupe, que começou em Wall Street e se espalhou pelo mundo, juntamente com os rebeles da Primavera Árabe e os Indignados da Europa. "Disruptivo. Democrático. Transparente. Know-how tecnológico. Design inteligente. Local e global. Valores definidos. O Occupy é espiritualmente semelhante às empresas inovadoras que elogiamos nesta lista", diz o texto da Fast Company que justifica a inclusão do movimento no ranking. Entre as empresas brasileiras, a mais bem colocada no ranking mundial foi a Bug Agentes Biológicos (33ª), que utiliza vespas no controle de pragas que atacam plantações dois dos principais produtos agrícolas do país, soja e cana-de-açúcar. A Boo-box (45ª), apostou nas mídias sociais como plataforma de publicidade e hoje domina parte significante do mercado online nacional. Na sequência, podemos encontrar diversas outras 40 empresas. Confiram aqui: FAST COMPANY Além da lista geral, que apresenta 50 empresas do mundo todo, a Fast Company elencou companhias por temas e por mercados específicos, que neste ano privilegiou os mercados emergentes, com rankings exclusivos de Brasil, Índia e China. Confira a lista das empresas mais inovadoras do Brasil: Fonte: FastCompany & Administradores Quer saber mais sobre inovação? Confira o texto "As Diversas Faces da Inovação", escrito e publicado por Lucas Margotti no Tutor Executivo Por Lucas Margotti às 13:23 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Competitividade, Empresas, Estratégia, Inovação, Marca, Pessoas segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012O sucesso do leite Moça Produto tem história marcada por inovações no portfólio, nas embalagens e nas ações de relacionamento com os consumidores, que mantiveram-se como verdadeiros parceiros nos últimos 90 anos Case extraído do site "Mundo do Marketing" Ter uma presença constante na vida dos consumidores. Esse é, sem dúvida, um dos principais motivos do sucesso de Leite Moça, que em 2011 completou 90 anos. Para manter-se jovem durante tantas décadas e não perder o posto de líder de mercado, a marca aposta em renovações frequentes, seja no portfólio, nas embalagens ou no relacionamento com os consumidores. No Brasil, Moça conta com as versões tradicional e light, além de outros 17 produtos em cinco categorias diferentes, incluindo panettones, biscoitos, chocolates, sorvetes e cereais matinais. O sucesso é tanto que, como resultado, a empresa mantém a marca de sete unidades vendidas por segundo. Por aqui, Moça, literalmente, fez história. Quem já comeu um brigadeiro não pode provar o contrário. A origem do doce data de 1945, quando relatos indicam que a receita foi criada para arrecadar fundos para a campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República. O Brigadeiro perdeu a eleição, mas o doce, definitivamente, saiu vencedor. Parceria com consumidores Foi aproveitando as criações dos consumidores com o leite condensado que Moça construiu sua trajetória de sucesso. Já em 1950, as latas traziam textos que recomendavam o produto para o uso culinário. Em 1962, foi iniciada uma tradição preservada até hoje: a empresa começou a publicar receitas nos rótulos de Leite Moça, que passaram a encher os cadernos das donas de casa brasileiras. O próprio nome Leite Moça é resultado de observações sobre o comportamento dos consumidores. Quando chegou ao país, o produto levava o nome em inglês, “Milkmaid”. Os brasileiros, no entanto, apelidaram de “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa na embalagem. Na década de 1930, quando já fabricava o leite condensado no Brasil, a Nestlé decidiu adotar o nome criado espontaneamente e o produto passou a se chamar Leite Moça. De lá para cá, a marca se aproximou ainda mais do cotidiano dos consumidores. Uma das primeiras ações promocionais realizadas no país para promover o produto foi baseada na campanha “Você faz maravilhas com Leite Moça”, de 1980. Um dos desdobramentos premiava as melhores receitas, que foram estampadas na embalagem do leite condensado. Inovação e relacionamento Em 1998, de olho na tendência que valorizava a preocupação com uma alimentação mais saudável, a empresa ampliou a linha e criou o Leite Moça com menos teor de gordura. Outro momento importante para a marca foi o relançamento da lata, em 2004, que despertou a atenção dos consumidores nas gôndolas dos pontos de venda e ajudou a distanciar Moça da concorrência. “Ao longo do tempo, a Nestlé se preocupou em manter a qualidade do produto na forma original e em trazer inovações. Hoje temos um mercado bastante diferente em relação ao passado. Muito mais pulverizado, com mais de 60 players. Manter-se líder ao longo desses anos é cada vez mais desafiador”, diz Fabiana Fairbanks, Gerente Executiva de Marketing da área de produtos lácteos da Nestlé, em entrevista ao Mundo do Marketing. Junto com a nova lata, a Nestlé inaugurou um canal de relacionamento exclusivo, o Fale com a Moça. A ação sazonal pretendia aproximar os consumidores da marca, dando consultoria culinária por telefone e e-mail. Com a experiência, novos serviços e pontos de contato foram criados. O mais recente é o site Moça, lançado em comemoração aos 90 anos, além dos perfis no Twitter e no Facebook e do aplicativo para iPhone. Reposicionamento de Moça Fiesta A plataforma de aniversário também contou com o concurso O Melhor Brigadeiro do Brasil, iniciado em fevereiro, que elegeu a melhor receita do doce. O vencedor veio de Curitiba e rendeu à criadora um prêmio de R$ 90 mil, enquanto o segundo colocado ficou com R$ 9 mil e as 10 melhores receitas classificadas, R$ 900,00. Os principais finalistas também terão suas receitas estampadas nas embalagens de Leite Moça por dois meses, entre janeiro e fevereiro de 2012. Outra iniciativa da marca aproveitando o aniversário de 90 anos foi o reposicionamento da linha Moça Fiesta, que agora recebe apenas o nome “Moça”. “Os produtos estavam posicionados mais especificamente para festas e, ao longo dos anos, percebemos que o hábito do consumidor mudou. Eles passaram a ser consumidos como solução de sobremesa rápida e não apenas em momentos especiais”, conta Fabiana. Além da mudança no layout das embalagens, a linha, que conta com as versões Brigadeiro e Beijinho, ganhou também mais um componente: o Moça Cremoso, para ser usado como cobertura ou recheio de sobremesas e frutas. “O objetivo foi trazer um novo produto para voltar a chamar a atenção dos consumidores para a linha, com o sabor de Leite Moça na versão original”, explica a executiva. Aliada na cozinha As variedades de produtos da marca atendem a um dos principais requisitos das consumidoras. As pesquisas constantes da Nestlé indicam que o maior atributo do Leite Moça são seus múltiplos usos, além da performance de qualidade. As ações de ponto de venda também seguem essas necessidades, com packs que premiam as clientes com brindes que sejam relacionados ao uso da marca, como um livro de receitas. O grande desafio de Moça, agora, é adaptar a linguagem para a consumidora atual, com o tempo cada vez mais escasso. “Percebemos que as consumidoras precisam de soluções mais práticas. O objetivo é trazer ferramentas para que consigam ter tempo de se dedicar à família, fazer algo gostoso. A marca tem esse papel, de ser aliada da consumidora”, ressalta Fabiana. Integra: Mundo do Marketing Por Lucas Margotti às 23:38 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Competitividade, Consumidores, Empresas, Estratégia, Histórias de sucesso, Inovação, Marca, Marketing, Propaganda domingo, 12 de fevereiro de 2012Sustentabilidade infantil: como marcas veem os consumidores do futuro Artigo extraído do site Mundo do Marketing. Escrito por Por Fernanda Salem Tang, Danone e Pritt focam em conteúdo sobre o meio ambiente e desenvolvem oficinas, brigadas de reciclagem e jogos educativos para o público menor de 12 anos Com o mundo mais atento à sustentabilidade e cada vez mais empresas alinhando sua estratégia ao conceito, as crianças ocupam um papel de destaque como os consumidores do futuro. Muitas já tomam iniciativas de proteção ao meio ambiente e chamam a atenção dos pais, usando os ensinamentos que aprendem nas escolas. Aproveitando esta tendência, marcas como Tang, Pritt e Danone focam em passar ideias de consumo consciente para o público infantil, utilizando linguagem lúdica. A questão ambiental já está presente na vida cotidiana das crianças, por meio dos educadores e da mídia, e as gerações atuais estão mais preocupadas com o tema. Se hoje as empresas já não estão mais alheias à sustentabilidade, quando seu público alvo são as crianças, o fato torna-se mais importante. As companhias passam também a focar na educação dos mais novos, por meio de jogos, material para professores e oficinas, para valorizar a imagem de suas marcas e aproximar produtos e serviços dos pequenos consumidores. “O consumidor tem um poder nas mãos. Suas escolhas abrangem vários aspectos, como economia, sociedade e meio ambiente, e direcionam as ações das empresas. Estamos em um processo de transformação significativo que não sabemos onde vai dar. Ainda não somos sustentáveis, mas talvez nossos netos sejam”, diz Mirna Folco, Coordenadora de Capacitação Comunitária do instituto Akatu Mirim, voltado para ensinar sustentabilidade às crianças, em entrevista ao Mundo do Marketing. Aprender jogando Na hora de levar o assunto sério às crianças, é necessário torná-lo atraente. “Para falar de um tema como esse, que envolve mudança de prática e de comportamento, é preciso também ser lúdico e interativo. Os jogos são uma boa ferramenta”, diz Mirna. Assim como o portal do Akatu Mirim, do qual é patrocinadora, a Tang criou um game para reforçar o tema junto ao público infantil, importante consumidor da categoria. O Planeta Verde Tang, lançado em julho, é uma espécie de The Sims na qual os participantes constroem uma cidade, lembrando-se da preocupação de recolher o lixo, enviá-lo para o local certo e criar novos objetos a partir de usados. “O mais importante é mostrar à criança que ela pode realizar ações leves e divertidas, mas que tenham uma importância”, diz Juliana Macedo, Gerente de Marketing da Tang, marca da Kraft Foods, em entrevista ao portal. A Estrela também investiu na proposta, com o lançamento do Banco Imobiliário Sustentável. O jogo tradicional, no mercado desde 1944, ganhou a versão ecologicamente correta. Além de ser feito 100% com matérias-primas renováveis, a temática busca fazer as crianças aprenderem brincando. Ao invés de bairros e ruas, as casas do tabuleiro são reservas naturais, como a bacia do Rio São Francisco. As companhias de transporte foram substituídas por empresas como Companhia de Reciclagem Energética e de Reflorestamento e as punições e sortes são, por exemplo, “sua empresa foi multada por poluir demais” e “você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico”. Plantando no pote de Danoninho Outra empresa que tem as crianças como público alvo e deseja ter sua imagem relacionada à sustentabilidade é a Danone. Com o mote “Danoninho Para Plantar”, a companhia empreende uma ação na vida real e virtual. Em cada embalagem vem um pacote com sementes para as crianças plantarem no pote do produto, com instruções direcionadas a elas. No produto, também é encontrado um código exclusivo que permite ao participante criar uma floresta virtual no site da mascote Dino. A cada árvore plantada virtualmente, a empresa custeia o reflorestamento de um metro quadrado da Mata Atlântica, realizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), parceiro da Danone na ação. Em 2011, até agora, foram reflorestados 88.318 metros quadrados com a iniciativa. Para manter os pequenos interessados, a empresa, por meio de Dino, oferece prêmios para o participante acrescentar à sua floresta virtual e realiza entrega de medalhas. Recentemente, a companhia também lançou um jogo para iPhone em que o usuário deve fazer a mascote espalhar sementes. Quem conclui o game ganha mudas exclusivas para plantar no site. Um reforço ao orgulho das crianças Com o Esquadrão Verde, a Tang também realiza ações virtualmente e na vida real. Para participar do projeto, realizado em parceria com a Terracycle, as crianças devem se cadastrar no site, que abriga jogos. A marca propõe algumas ações para os internautas realizarem em casa, como um filme mostrando como fazer fantasias com materiais reciclados e pedindo para os participantes postarem fotos e vídeos provando que realizaram a iniciativa. No ambiente físico, um cadastro é realizado por um adulto, que forma brigadas de coleta de embalagens de suco em pó. Cada grupo deve recolher um mínimo de 100 embalagens e enviar para o instituto, sem pagar pela postagem. Cada item vale R$ 0,02, que são revertidos para uma instituição escolhida pela brigada. Hoje são 272.946 agentes e mais de 1,5 milhão de embalagens recicladas. Uma atividades proposta foi a construção de um robô de materiais reutilizados (foto) que entrou no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior escultura de papel reciclado do mundo. “As crianças adoraram, ficaram orgulhosas e, neste caso, fizemos um vídeo nos comunicando com os pais, para mostrar do que elas são capazes”, diz Juliana. O empowerment das crianças é valorizado como forma de incentivá-las. “Realizamos pesquisas e começamos a entender melhor o que era importante para as crianças. Percebemos, principalmente no público de oito a 12 anos, que eles deixam de se ver como criancinhas e começam a ter liberdade, com limites, então querem conquistar seu espaço e mostrar aos pais que são capazes de fazer coisas legais. Notamos uma vontade das crianças em relação a melhorar o meio ambiente, e por outro lado elas não sabiam como fazer”, diz Juliana. Fidelizando educadores Apesar da comunicação direta com as crianças, também é importante falar com os pais e educadores. Dentro da estratégia da Tang, há um projeto embrionário com professores, ainda em fase de testes. O objetivo é levar conteúdo educativo e treinar os profissionais a comunicarem o tema de uma maneira que interesse às crianças. Os professores recebem as informações sem haver a presença da marca nas escolas. Outra empresa que tem planos para reforçar este braço de capacitar os educadores no assunto é a cola Pritt. A marca da Henkel tem um projeto de desenvolver um programa de fidelização para professores, disponibilizando conteúdo no site da marca para ser utilizado na sala de aula. Entre o material, estarão propostas de atividades para serem feitas em casa e na escola, passo a passo de reciclagem, dicas e ideias sustentáveis. Com presença constante no dia a dia dos estudantes, a Pritt abraçou o compromisso de passar sustentabilidade a seu público, unindo-o ao tema de criatividade. Por meio da Campanha Pritt Volta às Aulas 2012, sob o slogan “Recicle e Crie seu Mundo”, a marca oferece oficinas de artes manuais com materiais reciclados. As Oficinas Pritt, realizadas em parceria com o canal de TV Nickelodeon, funcionarão em janeiro nas praias de São Paulo, aproveitando o verão. Além disso, a empresa lançou um produto especialmente para a campanha, a cola Pritt Hobby, que é desenvolvida a partir de cana de açúcar, em um processo de produção que não agride a natureza. Publicidade infantil Quando o assunto é a comunicação de empresas direcionada a crianças, se esbarra nas regulamentações e na discussão pública sobre publicidade infantil. “Tem que ter cuidado ao direcionar publicidade a crianças. Por isso mesmo as empresas seguem outros caminhos, porque não dá mais para simplesmente falar para a criança que ela deve consumir”, diz Mirna, do Akatu Mirim. A Kraft Foods, por exemplo, tem uma política interna quanto a isso. Foram selecionados produtos que, de acordo com seus valores nutricionais, poderiam ter ações de divulgação direcionadas a crianças acima de seis anos, entre eles o Tang, que atende aos requisitos de possuir menos de 40 calorias e 10g de açúcares adicionados. Já as ações nas escolas com a divulgação das marcas foram abolidas. Nos projetos de Tang para instituições de ensino, as crianças não têm contato com a marca. Já a Danone usa o site global The Food Profiler, uma metodologia de avaliação da qualidade dos alimentos, guiado por dados do NutriBrasil Infância. A ferramenta aponta os produtos destinados ao público de três a 12 anos que podem usar a publicidade, por seus perfis nutricionais. A empresa também não pratica distribuição de produtos em escolas, a menos que seja para fins educativos ou esportivos. Além da reciclagem Apesar das ações positivas, ainda é preciso investir muito mais na temática para revolucionar a forma de consumo e torná-la realmente sustentável quando as crianças de hoje forem adultas. “A sustentabilidade é um movimento que está acontecendo, já buscamos ter práticas melhores de consumo, mas há um caminho maior a percorrer. O consumo ainda é visto como um ato, mas é um processo em que se deve decidir de qual empresa comprar e como jogar fora ou reaproveitar”, diz Mirna. É importante lembrar também que a sustentabilidade vai além da reciclagem, o tipo de iniciativa mais realizada com as crianças, principalmente pela complexidade de outros assuntos. “As empresas focam muito em reciclar, mas isso não é a solução. A reciclagem é a última saída, não dá para pensar só nela, temos principalmente que refletir, aprender juntos e, quanto mais pessoas fizerem parte do diálogo, melhor”, diz Mirna. Integra: Mundo do Marketing Por Lucas Margotti às 13:36 0 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem Marcadores: Administração, Competitividade, Consumidores, Educação, Empresas, Estratégia, Geração Y, Gestão Ambiental, Inovação, Marca, Marketing, Sustentabilidade Postagens mais antigas Início Assinar: Postagens (Atom) Postagens Populares Análise S.W.O.T.: Estratégia mercadológica aplicada em micro e pequenas empresas Por Lucas Margotti Muitos empreendimentos no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atu... "Pode ser?": A transição de posicionamento da Pepsi no Brasil Por Lucas Margotti Na tentativa de aumentar o consumo de seu refrigerante no Brasil, a Pepsi tem trabalhado bastante para aumentar sua pa... Perfil do Profissional de Marketing no Brasil A àrea de marketing é uma das mais importantes dentro de uma organização. 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