sábado, 7 de abril de 2012

SUBSTITUIÇÃO DE HUMANOS POR ROBÔS

CompartilharE-mailEarndiHITTFacebookTwitterGoogle+Lockerz GrabDeliciousDiggGoogle BookmarksMySpaceStumbleUponRedditMessengerVodpodYahoo BookmarksBeboMister-WongWordPressGoogle ReaderOrkutXINGEvernoteNetvibes ShareStrandsPosterousBusiness ExchangeArtoTipdSmakNewsPlurkAIMYahoo MessengerIdenti.caMozillacaBlogger PostTypePad PostBox.netPinterestNetlogTechnorati FavoritesCiteULikeJumptagsHemidemiFunPInstapaperPhoneFavsXerpiNetvouzWinkDiigoBibSonomyBlogMarksTailrankStartAidKledyKhabbrMeneameYoolinkBookmarks.frTechnotizieNewsVineMultiplyFriendFeedPlaxo PulsePingSquidooProtopage BookmarksBlinklistFavesYiGGWebnewsSegnaloPushaYouMobSlashdotFarkAllvoicesJamespotImera BrazilTwiddlaLinkaGoGounalogHuggDiglogNowPublicTumblrLiveJournalCurrentHelloTxtSpurlYampleOneviewLinkatopiaSimpyLinkedInBuddyMarksAsk.com MyStuffViadeoMapleWistsConnoteaBackflipMyLinkVaultSiteJotSphinnDZoneCare2 NewsHyvesSphereBitty BrowserGabbrSymbaloo FeedsTagzaFolkdNewsTrustAmazon Wish ListPrintFriendlyRead It LaterTuentiEmailRediff MyPage
Google GmailYahoo MailHotmailAOL MailAny email By Lockerz English PortuguêsLogin
Instituto Faber-LudensNada substitui o ser humanoTwitter @faberludensParceria Educacional:


Institucional
O Instituto

Notícias

Consultoria

Cursos

Parcerias

Publicações

Equipe

Contato

Comunidade
Blogs

Projetos

Membros

Listas e Grupos

Corais

Guia Colaborativo



Conheça o curso de Design de Interação mais inovador do Brasil.


User Experience Boot Camp, o treinamento corporativo que está transformando empresas em todo o Brasil.
Home
Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Pós-graduação Faber-Ludens / Fisam / UnC



O estonteantemente aumento das tecnologias segue em processo de crescimento descontrolado. O impacto deste aumento liga-se diretamente às pessoas e aos serviços desempenhados por elas.



A sustentabilidade do homem dá-se pela competência ou necessidade em realizar seu trabalho e este é o meio que ele encontra para sobreviver no mundo competitivo, adquirindo seus bens e conquistando seus objetivos. Segundo o Wikipédia, em contrapartida ao trabalho temos o desemprego, que no Brasil embora esteja em um processo decrescente ainda existe e por diversos motivos, sendo o maior deles a substituição da mão-de-obra por máquinas/robôs.

Na maioria dos casos a utilização das máquinas sobrepõe o trabalho humano, ou seja, algo que antes era feito por um humano hoje é substituído por uma máquina. Embora esta substituição ocorra, a presença do homem junto com as máquinas é imprescindível, cabendo a ele a incumbência de orientar o trabalho desempenhado pela máquina.

A tecnologia esta presente atualmente em todos os lugares, mas sempre que se pensa em avanços tecnológicos podemos considerar como referência o Japão. O país tem se destacado com seus robôs de inúmeras funções que substituem as atividades humanas. É fascinante como a tecnologia pode nos propor certas aventuras consideradas “impossíveis”, ou aventuras cujo “víamos só em filmes”.

A presença dos Robôs esta cada vez mais presente no dia a dia japonês e vem se alastrando para os outros países que investem nestas tecnologias. Em acompanhamento as publicações da INFO percebe-se a que são inúmeras as tarefas que um “robozinho” executa. Cita-se abaixo algumas noticias publicadas pela INFO:

“Robô faz papel de padre e une casal no Japão: O noivo estava elegante, a noiva deslumbrante de branco, mas todos os olhos estavam voltados para o padre, um robô de 1,2 metro de altura de olhos coloridos e reluzentes chamado i-Fairy. O robô é usado geralmente em museus e exposições para guiar os visitantes, mas com a ajuda de um capacete de flores e um novo programa, ele declarou Satoko Inoue e Tomohiro Shibata casados...”.

“Robôs japoneses já sabem cozinhar: Uns limpam enquanto outros preparam drinques e é questão de tempo para que inventores japoneses desenvolvam robôs capazes de cozinhar. Vários protótipos de robôs-chefs exibiram seus talentos durante a Exposição Internacional de Equipamentos e Tecnologias de Alimentos, seja virando panquecas, servindo sushis ou picando vegetais...”.

“Robô dá aula de tecnologia no Japão: A professora Saya não se importa se os alunos fazem piadinhas e brincam durante as aulas: ela é um android criado para mostrar às crianças que ciência e tecnologia podem ser assuntos interessantes. A robô Saya começou sua carreira como recepcionista de empresas japonesas e posteriormente foi programada para ensinar. Recente, a professora deu aulas a estudantes da quinta série de uma escolha em Tóquio, no Japão...”.

“Robô japonês ajuda matar saudade dos amigos: Às vezes bate aquela saudade dos amigos ou da família que, por um motivo ou outro, agora estão longe de você. E pelo jeito alguns cientistas japoneses sofriam muito desse mal, pois criaram um robô que recebe comandos de seus amigos que estão longe e os reproduz perto de você, como um avatar...”.

“Robô substitui você no escritório: Você não está dentro da empresa. Mas o robô QB, da Anybots substitui a sua presença, mostrando tudo o que vê e escuta dentro da empresa, em tempo real. Com jeitão do personagem do filme Wall-e, o QB tem um alto-falante, microfone, câmera e uma tela de vídeo. Conecta-se à internet por Wi-Fi...”.

Todos estes avanços contribuem em muito para melhorarmos a nossa qualidade de vida, mas até que ponto vai o limite entre o homem e a máquina? Existe alguma limitação entre estes dois seres? Se existe, ainda não esta claro.

O que consideramos é que: “Este novo ciclo já começou e não vai parar, porque a necessidade de ampliar o uso e as aplicações dos robôs é questão de vida ou morte para a maioria das indústrias. O robô é a única solução para se obter qualidade consistente e produtividade em nível competitivo. Alguns estudiosos deste problema acreditam que a melhor maneira de encará-lo é olhar para o passado da indústria.” (NEI. 2005, p.04)

A princípio as atividades desempenhadas por estes serem não-humanos, são atividades de alto risco, de alta velocidade, de extrema repetitividade e demais tarefas dificultosas para um ser humano. As demais atividades continuam sendo executadas devido ser necessário a intervenção da capacidade humana de pensar, mas quem garante que um dia os papeis que estes humanos desempenham não sejam substituídos por robôs? Com estas e todas estas substituições que os robôs vem fazendo, quem garante que futuramente seu namorado(a) prefira ter um robô do que você?

A visão do design de interação sobre este assunto deve ser aberta, permitindo classificar benefícios e malefícios trazidos com os avanços tecnologicos. Pensar sempre no que tange melhor para a vida humana é um bom caminho.


REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA, Taxa de desemprego no Brasil, Disponível em: . Acessado em: 27 de Maio de 2010.

NEI, A indústria emprega mais robôs para ganhar flexibilidade e competitividade, 2005, fev, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

VALE1CLIQUE, Qual o limite? Homem x Máquinas, 2008, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

REUTERS, Robô faz papel de padre e une casal no Japão, INFO, 2010, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

ARIMA. K., Robô substitui você no escritório, INFO, 2010, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

REUTERS, Robôs japoneses já sabem cozinhar, INFO, 2009, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

REUTERS, Robô dá aula de tecnologia no Japão, INFO, 2009, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

JORDÃO. P., Robô japonês ajuda matar saudade dos amigos, INFO, 2010, Disponível em: Acessado em: 27 de Maio de 2010.

sex, 28/05/2010 - 20:36
Tags: Cultura Digital Cultura e Novas Mídias Cultura e Novas Midias Humano Humano X Robô Rafael Daron robô Turma A10
Comentários
Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Marcelo (não verificado(a)) em qui, 24/06/2010 - 20:54.
Fico adimirado quando vejo, qualquer tipo de informação relacionado a robótica. No mundo em estamos é natural que a evolução esteja presente, com desenvolvimento e a propagação do conhecimento, está modificando toda a geração.

Novas máquinas, mais modernas e precisas, surgem a todo momento, fruto do conhecimento e de anos de pequisas. Noentanto existe um lado negativo, a substituição, maquinas que realizam funções com maior precisão do que os seres humanos.

Não consigo imaginar, que tavez um dia seremos substituidos por objetos eficientes, frutos da nossa própria "criação". É neste momento que temos de buscar, acompanhar o cohecimento, para não ficarmos pra trás.

responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Caio Pinheiro (não verificado(a)) em qui, 04/08/2011 - 11:43.
É claro que é ruim... o homem esquece que essas máquinas um dia pode substituir ele próprio, como está acontecendo em diversos setores

responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Marcela Duarte (não verificado(a)) em ter, 25/10/2011 - 13:19.
Claro que é ruim e muito,eu mesma não queria ser substituida por um robô...e tenho certeza que nenhum de vocês.

Sendo substituidos por robôs,como vamos sustentar as nossas familias,por que dependendo do seu setor no serviço,nem trabalhar você vai mais por que estara sendo substituido por robôs...Mais infelismente iso está pra acontecer

responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Julia (não verificado(a)) em dom, 27/11/2011 - 00:16.
Ruim, porque as maquinas ja estao ocupando muitos lugares do mercado de trabalho, o que diminui a necessidade de mão de obra humana, aumantando assim o desemprego. Eu digo por experiencia própria, pois a alguns anos atras fui demitida após uma "modernização" na fábrica onde trabalhava na produção, isso porque as maquinas que instalaram substituiam no minimo 5 funcionários. Então me sinto prejudicada por essas modernizações
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em qua, 29/02/2012 - 22:59.






wholesale coach handbags first time cheap designer handbags in the first coach handbagsoutlet you form an gucci handbags outlet impression louis vuitton handbags online impression prada handbags outlet Your reactions juicy couture handbags outlet other people tory burch handbags outlet however marc jacobs handbags outlet barometers for cheap coach purses you perceive replica designer wallets cannot really coach wallets online or hate about gucci wallets online We are usually louisvuitton wallets online like us and tend hermes wallets online those who display cheap designer sunglasses aspects of ourselves coach sunglasses online you can allow gucci sunglasses online mirror to illuminate louis vuitton sunglasses online feelings of oakley sunglasses online Conversely, you rayban sunglasses online view the carrera sunglasses online seed is poor cheap coach handbags long past your time cheapdesignerjewelry I fear this time cheap designer scarf vand I love louis vuitton scarf online but memories gucci scarf online could not forget burberry scarf online on the pitch with hermes scarf online of the brothers coach scarf online forget accompany polo scarf sale cry close designer shoes online the bright Star
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em qui, 01/03/2012 - 22:44.
griffey shoes a air griffey max journey griffey sneakers of ken griffey shoes a nike air max 2009 thousand nike air max 2011 miles nike air max 2012 begins nike air max 90with kobe bryant shoes one kobe bryant shoes step wholesale coach purses towholesale coach handbags shop coach outlet store online go louis vuitton outlet golouis vuitton outlet go
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em sex, 09/03/2012 - 05:40.

cheap jordan shoes Then chiefly lives jordan high heels so cool,so cheap jordan shoes The bridal of jordan 1 earth and jordan 2 The dew shall jordan 3 weep thy fall jordan 4 For thou must jordan 5 Sweet rose jordan 9 whose hue angry jordan 11 Bids the rash jordan men shoes gazer wipe his jordan 12 Thy root is ever jordan 3 And thou must jordan 18 Sweet spring jordan 23 full of sweet days jordan 24 A box where sweets jordan 17 compacted lie Air Max 2010 My music shows jordan women shoes ye have your closes Air Max TN And all must die Air Max 90 Only a sweet and Cheap Air Max 90 Like season'd Cheap Air Max TN timber,never Air Max 2012 men gives Air Max LTD men But though Cheap Air Max LTD the whole world turn
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em ter, 20/03/2012 - 00:34.
designer gucci bags happy replica designer handbags x bmbmZs designer coach handbags sadsfaffhko replica gucci bags oopibnb chanel handbags on sale xzm,mwewr cheap louis vuitton handbags online awewty replica dg handbags affyhivb cheap fendi handbags cxngjhgko cheap gucci bags cxvmmmn designer hermes handbags saeryiuwr designer burberry handbags fgfawwtyui cheap juicy couture handbags bbbkjakjh replica prada handbags bmbmjsa gucci outlet store dsfsdaaqtu gucci wallets online uuywreg replica gucci bags dcxznmeddk cheap gucci sunglasses uyqoioehd gucci shoes on sale fdsawwre6trut gucci belts outlet sdaffdgfddshenme cheap coach wallets aliooin n designer gucci purses ckoij bhukr replica hWe drink all we can. The rest we sell.ermes wallets bvzuurwb louis vuitton wallets on sale bzxbyioiuq tous wallets on sale bxmm,aoiaow gucci scarf online qoipqrurfdv oakley sunglasses on sale fbm.ipiuew rayban sunglasses on sale jappy sussy carrera sunglasses on sale shiyigeciyu cheap frey wille nishishenjingbing cheap frey wille bracelets huangwenpan wholesale gucci purses liaoxiaohia frey wille rings on sale linting cheap tiffany necklace huangyu bgjkhjks cheap tiffany bracelet wuqingjg cheap tiffany earrings shibushi a replica coach sunglasses wokanni shifengle replica prada sunglasses ni youmaobing versace sunglasses online shuaini liangbazhang replica dior sunglasses wohenyumen
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em ter, 20/03/2012 - 03:46.
coach outlet online the soldier went on coach outlet store rampage in villages coach store online Nine children were coach bracelets sale phoned his Afghan coach outlets Hamid Karzai to expres coach outlet store online eon Panetta has said coach outlet sale investigation is under way. coach sandal sale staff sergeant, is reported coach shoes sale have walked off his base a coach sling bags online Alkozai and Najeeban coach sunglasses sale e reportedly attacked t coach wallets sale house in Najeeban, coach wristlet purses people were found shot coach handbags outlet and some of their bodies coach wallets outlet victims are reported
responder Re: Substituição de Humanos por Robôs, Bom ou Ruim?
Enviado por Anônimo (não verificado(a)) em qui, 22/03/2012 - 03:22.
coach factory online the Analects of Confucius coach factory outlets online compiled from the notes of his coach outlet factory online Chinese word for blood coach factory outlet protect their qi from coach outlet factory online how some people performed coach outlet online so he guards himself against combativeness coach for cheap When he reaches old age
responder
Enviar comentário
Seu nome: *

E-mail: *

Seu email não será publicado.
Sua página:

Assunto:

Comentário: *
-- Sem Formatação --ParágrafoPré-formatadoTítulo h2Subtítulo h3Tópico h4Subtópico h5


Caminho:


editar HTML
Códigos HTML permitidos:

Contador de visitas