terça-feira, 10 de abril de 2012

PAJEÚ, CANGACEIRO

Lucas da Feira Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura o santo homônimo, veja Lucas Evangelista.
Lucas da Feira (nascido Lucas Evangelista em 18 de outubro de 1807, morto em 2 de fevereiro de 1849) é um cangaceiro nascido filho de escravos em Feira de Santana em 1807 na fazenda Sacco do Limão, no que seria hoje o bairro Pedra do Descanso.[1]

Índice [esconder]
1 História
2 Referências
3 Ver também
4 Ligações externas

[editar] HistóriaLucas pertenceu, a princípio, a D. Anna Pereira do Lage, e após o falecimento dela, passou ao domínio do Padre José Alves Franco, vindo mais tarde a caber, em nova partilha, ao pai deste, Alferos José Alves Franco. Durante esta última trasição de senhor, ele fugiu para as matas da cidade de Feira, em meados do ano de 1828, se juntando à uma quadrilha em conjunto com Flaviano, Nicolau, Bernardino, Januário, José e Joaquim,[2] sendo ele preso em 23 de janeiro de 1848 após ser alvejado com um tiro no braço.

Em 2010 houve um projeto para homenagear Lucas da Feira nomeando uma rua com seu nome, mas o projeto foi rejeitado, visto que existe também imagens negativas dele entre os historiadores[3] Foi argumentado que não podia-se esquecer os assaltos que ele cometeu durante vinte anos aos moradores da cidade de Feira de Santana.

Se por um lado, alguns historiados argumentam que Lucas lutou contra a escravidão e foi um Robin Hood baiano, na tendência como teria sido o Zumbi dos Palmares, outros historiadores como Franklin Maxado, Monsenhor Renato Galvão e Hugo Navarro relatam uma vida criminosa atribuída à vida de Lucas.[3] Há um consenso entretanto que Lucas Evangelista ajudou a formar um dos primeiros grupos considerados como cangaço na primeira metade do século XIX.

Referências↑ Lucas Evangelista, o Lucas da Feira
↑ Foi considerado chefe desta quadrilha durante um interrogatório em um fórum de Feira de Santana
↑ a b Rejeitado projeto que homenagearia cangaceiro Lucas da Feira com nome de rua
[editar] Ver tambémCangaço
Feira de Santana
[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Textos originais no Wikisource
Wikisource
Lucas Evangelista, o Lucas da Feira - Sítio da prefeitura de Feira de Santana
Transcrição do interrogatório de Lucas da Feira
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lucas_da_Feira&oldid=29478825"
Categoria: Naturais de Feira de SantanaCategoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosWikisource Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h23min de 27 de março de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas