domingo, 8 de abril de 2012

MARIA BONITA, COMPANHEIRA DE LAMIÃO

Maria Bonita Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Bonita
Maria Bonita
Nome completo Maria Gomes de Oliveira
Nascimento 8 de Março de 1911[1]
Glória, Bahia (atual Paulo Afonso)
Morte 28 de julho de 1938 (27 anos)
Poço Redondo, SE
Nacionalidade brasileira
Ocupação cangaceira
Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Glória, 8 de março de 1911[1] — 28 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.


Inacinha, companheira do Cangaceiro GatoNascida no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época município gloriense, na Bahia.

Depois de um casamento frustrado e fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço".

Morando na fazenda dos pais, um ano depois do namoro foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por longos oito anos.

Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita Ferreira Nunes, que ela e o marido deram para um casal de amigos vaqueiros criar, e os gêmeos idênticos Arlindo e Ananias Ferreira de Oliveira, que morrerram ainda bebês.[2]. Ela engravidou duas vezes seguidas e em ambas as gravidez perdeu os filhos, sendo eles natimortos, ou seja, morreram no parto. Engravidou mais três vezes, mas sofreu três abortos.

Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.

Notas↑ a b Segundo o Antônio Amaury, a certidão de batismo em nome de Maria Bonita não pode ser localizada. Maria deve ter nascido por volta do ano de 1908 (ARAÚJO 1984, fls. 168)
↑ http://joaodesousalima.blogspot.com/2010/01/os-filhos-do-rei-do-cangaco-por-joao-de.html João de Sousa Lima, escritor e pesquisador, membro da SBEC-Sociedade de Estudos do Cangaço, da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Paulo Afonso
[editar] BibliografiaAntônio Amaury Corrêa de Araújo. Lampião: as Mulheres e o Cangaço. São Paulo: Traço Editora, 1984.
João de Sousa Lima. A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço. [S.l.: s.n.].
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Maria_Bonita&oldid=29612851"
Categorias: Nascidos em 1911Mortos em 1938CangaceirosNaturais de Paulo AfonsoCategoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasEspañol Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h10min de 6 de abril de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas