sábado, 7 de abril de 2012

HUMANOS OU ROBÔS?

ScienceBlogs Brasil
Raio-X Tubo de Ensaios Dispersando Brazillion Thoughts Universo
Bala Mágica Big Bang Blog Caderno de Laboratório Chi vó non pó Massa Crítica N-Dimensional Química Viva Universo Físico Terra
Caapora Ciência e Ideias Colecionadores de Ossos Discutindo Ecologia Ecodesenvolvimento Geófagos Rastro de Carbono Xis-Xis Vida
Brontossauros em meu Jardim Ciência à Bessa Marco Evolutivo Meio de Cultura Rainha Vermelha RNAm SynbioBrasil Você que é Biólogo... Humanidade
Amigo de Montaigne Chapéu, Chicote e Carbono-14 Ciência ao Natural Cognando Ecce Medicus Efeito Adverso O Divã de Einstein Psicológico SocialMente Tudo Mais
42 100nexos Hypercubic Ideias Cretinas Nightfall in Magrathea Home
Eu, robô. Ou não.
Publicado

28 de mar de 2012 Escrito por

Alan Mussoi
Discussão

3 Comentários
Categorias

ciência, scifi




1
share


Você já deve ter visto imagens como essa ao confirmar o envio de algum tipo de formulário na Internet. Isso chama-se CAPTCHA e serve para determinar se você é um humano ou um robô, tornando o sistema mais seguro. Ou seja, se você costuma sentir dificuldades, ou erra com frequência o preenchimento do CAPTCHA, são grandes as chances de, na verdade, você ser uma máquina.

Quando eu era garoto de programa programador, usava o reCAPTCHA em meus sistemas. Além de ser chato e atrasar suas atividades no site como todo CAPTCHA tradicional, o reCAPTCHA tem uma funcionalidade interessante.

Um página de um livro, ao ser digitalizada, é para todos os efeitos uma imagem. Se você quiser aquela página em formato texto, precisa transformar a imagem em texto. Existem programas que fazem isso, mas nenhum é tão bom nessa tarefa quanto um humano. Cada palavra que o reCAPTCHA mostra pra você faz parte de um livro digitalizado. Ao passar pelo teste, além de confirmar para o sistema que você é um humano, você também está ajudando a digitalizar livros. Muito mais legal, não?


Qual deles é robô?

Uma máquina pode reconhecer um humano. Mas será que você conseguiria diferenciar um humano de um robô?

Eve no jikan (Time of Eve, na versão em inglês) é um anime de ficção científica. Em um Japão futurista, praticamente todo cidadão possuí um robô humanoide, que deve seguir certas regras para uma convivência agradável como os humanos, como por exemplo, manter sempre a vista sua “identificação de robô”. Porém existem lugares onde os robôs podem frequentar sem a identificação. Um desses lugares é o bar da imagem acima, onde a principal regra é que robôs e humanos tem tratamento igual.

O divertido dessa série é que até a conclusão dos episódios, é praticamente impossível determinar com alguma fundamentação quem é robô ou quem é humano. Enquanto assiste, você está constantemente participando de um Teste de Turing.


Alan Turing

Alan Mathison Turing tem uma história de vida incrível que merece um post especial. Trabalhou em algoritmos para decifrar códigos nazistas, foi condenado a prisão por homossexualidade, mas preferiu ser submetido a castração química como pena alternativa, e morreu ao comer uma maçã envenenada com cianeto.

Em 1950, publicou Computing Machinery and Intelligence, introduzindo o que viria a ser conhecido como Teste de Turing. Partindo da questão “máquinas podem pensar?” Turing propõe um jogo de imitação. Uma pessoa em um terminal acompanharia uma conversa, e teria que julgar qual dos participantes da conversa é humano, e qual é uma máquina. Quanto mais elaborada uma inteligência artificial, mais difícil para um julgador perceber a diferença.

Atualmente as inteligências artificiais não suportam o teste por muito tempo. Há alguns exemplos divertidos de inteligências artificiais com as quais você pode bater um papo, como a Sete Zoom (em Português) o Cleverbot (em Inglês), ou aceitar o desafio do Akinator, que acerta quem você está pensando em até 20 perguntas.

CAPTCHA é um acrônimo para o que em Português significaria mais ou menos “Teste de Turing Público Completamente Automático para separar Computadores de Humanos”. Basicamente, um teste de Turing ao contrário.

Eu acabo de fazer outra coisa que um humano é muito superior em relação a uma máquina. Traduzir um texto.

O Duolingo é um novo projeto da mesma equipe criadora do reCAPTCHA. A ideia agora é traduzir a web aproveitando a vontade das pessoas de aprender uma nova língua. Mesmo iniciantes em uma língua conseguem resultados de tradução melhores que algoritmos de tradução.

E antes que os robôs aprendam demais, dominem o mundo e nos exterminem, assista a palestra do Luis von Ahn (integrante dos projetos reCAPTCHA e Duolingo), onde ele comenta com mais detalhes sobre os projetos. Com legendas em Português, feitas por um humano.



Se o vídeo não funcionar, clique no link: http://www.ted.com/talks/luis_von_ahn_massive_scale_online_collaboration.html

Poderá também gostar de:

Não basta ser inteligente, tem que saber pensar. Uma ...
Você se daria bem num mundo pós-apocalíptico?
Psicologia Brazuca: Vitor Haase e a neuropsicologia
Bio-robôs [100nexos] LinkWithin
Discussão - 3 comentários
Luis Brudna disse:
28 de março de 2012 às 21:47
Esse Duolingo está em testes e ainda fechado. É por convite? Eu quero!

Responder
Alan Mussoi disse:
28 de março de 2012 às 23:34
Eles enviam os convites conforme a lista de espera. Semana passada enviaram 10 mil, mas a lista deve ser bem grande.

Responder
Luisa disse:
29 de março de 2012 às 02:11
Adorei esse post, muito bom e interessante. Aguardo o post sobre Alan Turing ansiosamente!

Responder

Envie seu comentário Cancelar resposta
Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatários.Nome *
Email *
Site
Comentário


Anterior



Sobre o Blog:Nightfall: O anoitecer, o cair da noite. Também pode ser um conto de Isaac Asimov, ou um conto de Arthur C. Clarke. Também pode ser uma música, ou ainda, um personagem de quadrinhos, um jogo eletrônico, e até mesmo um filme ou uma série.

Magrathea: Do Guia do Mochileiro das Galáxias. Um planeta onde outros planetas são construídos. O planeta onde a Terra foi construída.

Nightfall in Magrathea: Um blog onde Ciência, Ficção e Bom Humor se encontram. Um lugar para a Divulgação Científica, e o combate à pseudociência. Um espaço para as discussões sobre a vida, o Universo, e tudo mais.

Sobre o Autor:Nightfall in Magrathea é escrito e editado por Alan Mussoi, entusiasta das Ciências e da Tecnologia; fã de ficção científica, games, quadrinhos, filmes, rpg e outras nerdices mais. Formado em Análise de Sistemas. Atualmente é estudante de Astrofísica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Tópicos recentesEu, robô. Ou não.

O fim do mundo ainda não acabou

A segunda coisa mais bonita para se ver na Terra…

Silvio Santos, professor de Teoria dos Jogos

Deivid e o gol que até eu faria

Especial 11 de Setembro

Alan Mussoi
alamuss
maxgeringer "max meu chefe me convido pra um churras na sextafera santa porem sou catolico devo trair jesus ou meu chefe" é jesus q paga seu salário? 3 days ago · reply · retweet · favorite
alamuss Com temática espacial, óbvio. ;) 5 days ago · reply · retweet · favorite
alamuss Trabalhando em uma série de ficção científica para o Nightfall in Magrathea. :D 5 days ago · reply · retweet · favorite
pedreiro_online GATA, VC É PROVA DE FÍSICA QUÂNTICA? ENTÃO PÁRA DE SE FAZER DE DIFÍCIL, SUA LINDA! 7 days ago · reply · retweet · favorite

Join the conversation



Arquivosmarço 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
Categoriasacademia
carl sagan
ceticismo
ciência
conspirações
contos
espaço
especial
fantasia
feynman
Geral
história
humor
livros
nobel
pokémon acadêmico
pseudociência
scifi
universo

Categoriasacademia (2) carl sagan (1) ceticismo (6) ciência (17) conspirações (7) contos (2) espaço (1) especial (5) fantasia (1) feynman (1) Geral (3) história (1) humor (10) livros (2) nobel (1) pokémon acadêmico (2) pseudociência (2) scifi (3) universo (3)
MetaLogin

Posts RSS

RSS dos comentários

WordPress.org



Nightfall in Magrathea - Content (RSS)

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato



ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.



Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM

COPYRIGHT seed media group

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas