quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ROBERTO I DA FRANÇA

Roberto I de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Roberto I de França.Roberto I de França (865 - 15 de junho de 923) foi um rei francês, da dinastia carolíngia . Era o filho mais novo de Roberto, o Forte, Conde de Anjou, e irmão de Odo, rei francês de 888 a 898.

Foi representante de Odo em de diversos condados, incluindo o condado de Paris, abade superior de muitas abadias, e Duque dos Francos, uma dignidade militar de importância elevada.

Não reivindicou a Coroa de França quando seu irmão morreu em 898 mas, reconhecendo a supremacia do rei carolíngio, Carlos III, o Simples, teve confirmadas as suas posses territoriais, tendo, depois, continuado a defender o norte de França dos ataques dos Normandos.

A paz entre o Rei e seu poderoso vassalo não foi perturbada seriamente até aproximadamente 921.

As ações de Carlos e, em especial a sua parcialidade a favor de um tal de Hagano, despertaram-lhe alguma impopularidade e, apoiado por muitos do clérigos e por diversos dos mais poderosos nobres franceses, Roberto se fez coroar Rei francês em Reims, no dia 29 de junho de 922.

Comandando um poderoso exército, Carlos marchou ao encontro de usurpador, e no dia 15 de junho de 923, em uma batalha sanguinária perto de Soissons, Roberto foi morto, de acordo com a tradição, em combate com seu rival.

Roberto I deixou um filho, Hugo, o Grande, Duque dos francos, e seu neto, Hugo Capeto, futuro Rei da França e fundador da Dinastia dos Capetos.

[editar] Relações familiaresFoi filho de Roberto, o Forte, (820 - 866), conde e duque de Anjou e marquês da Nêustria.

Casou-se a primeira vez, em 890, com Aelis/Adele (cuja origem se desconhece), de quem teve:

Luitegarda (ou Adela) de França (885 - 931) casada com Herberto II de Vermandois, (880 - 5 de Março de 943) conde de Vermandois.
Emma da França (890 - 934) casou em 918 com Raul I de França, (890 - 15 de Janeiro de 936) rei dos Francos.
O segundo casamento foi com Beatriz de Vermandois (880 -?), filha de Herberto I de Vermandois, conde de Vermandois (840 -?), de quem teve:

Hugo, o Grande, (895 - 19 de Junho de 956) marquês da Nêustria e duque dos francos, casado por três vezes, a primeira com Judite do Maine, a segunda com Adelaide de Inglaterra e a terceira com Hedwige da Saxônia.
ReferênciasA Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luiz de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 2002, página 287.
La Dinastie Capétienne, Thierry Le Hête, Edição do Autor, 1ª Edição, La Bonneville-sur-Iton, 1998, página 13.
[editar] Ligações externasgeneall.net
FMG (em inglês).
Precedido por
Carlos III Rei da França
923 — 936 Sucedido por
Raul I

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Roberto_I_de_Fran%C3%A7a&oldid=27560538"
Categorias: Monarcas católicos romanosReis da FrançaCarolíngiosCondes de ParisMortos em 923
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Brezhoneg Bosanski Català Česky Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Suomi Français עברית Italiano 日本語 한국어 Latina Македонски Nederlands Polski Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Українська Tiếng Việt West-Vlams Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h40min de 8 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIP[ÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas