quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

LUIS VI DA FRANÇA

Luís VI de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís VI

Rei dos Francos

Representação de Luís VI na
Biblioteca Nacional de França
Governo
Reinado 24 de Maio de 1098 a
29 de Julho de 1108
(subordinado a Filipe I de França)
29 de Julho de 1108 a
1 de Agosto de 1137
Coroação 3 de Agosto de 1108
Catedral de Ste. Croix, Orleães
Consorte Luciana de Rochefort
Adelaide de Sabóia
Antecessor Filipe I
Sucessor Luís VII
Dinastia Capetiana
Vida
Nascimento 1 de Dezembro de 1081
Paris, França
Morte 1 de Agosto de 1137
Béthisy-Saint-Pierre, França
Sepultamento Basílica de Saint-Denis, França
Filhos Com Luciana de Rochefort
Isabel de França
Com Adelaide de Sabóia
Filipe de França
Luís VII de França
Henrique
Hugo
Roberto I de Dreux
Constança
Filipe
Pedro I de Courtenay
Pai Filipe I de França
Mãe Berta da Holanda
ver
Luís VI de França (1 de Dezembro de 1081 - 1 de Agosto de 1137), cognominado o Gordo, foi rei dos Francos de 1108 até à sua morte, o quinto da chamada dinastia dos capetianos directos.

Filho de Filipe I de França e da sua primeira esposa Berta da Holanda, o seu reinado foi marcado por iniciativas de concentração de poder na coroa. Foi a partir dos reinados de Luís VI e do seu filho, sob os conselhos do abade Suger, que a realeza começou a exercer um papel nacional,[1] em resposta ao apelo dos seus súbditos. A justiça do rei decidiria os conflitos entre diferentes vassalos, confirmaria as cartas de foral das comunas aos burgueses das cidades e garantiria as propriedades do clero.

Índice [esconder]
1 Subida ao trono
2 Reinado
3 Casamentos e descendência
4 Referências
5 Ligações externas
6 Bibliografia

[editar] Subida ao trono
Catedral de Ste. Croix de Orleães, local da coroação de Luís VIDepois de repudiar a sua mãe em 1091, e apesar dos protestos do clero, o seu pai casou-se no ano seguinte com Bertranda de Monforte, condessa de Anjou. Desta união nasceram quatro filhos, dois deles varões. Luís, o jovem príncipe nascido do primeiro casamento do rei, foi educado por Suger, futuro abade de Saint-Denis, que se tornou seu amigo íntimo e depois conselheiro.

Depois de ser armado cavaleiro a 24 de Maio de 1098 em Abbeville, Somme, Luís foi associado ao trono depois de combater o duque da Normandia e os senhores castelões dos domínios reais que frequentemente se rebelavam contra a autoridade real.

A 29 de Julho de 1108, Filipe I de França morreu em Melun e, segundo a sua última vontade, foi sepultado na igreja da abadia de Saint-Benoît-sur-Loire. Quando a cerimónia terminou, suspeitando que o seu meio-irmão Filipe de Montlhéry estaria a tentar impedi-lo de chegar a Reims, local tradicional das coroações dos reis de França, apressou-se a chegar a Orleães, a alguns quilómetros de Saint-Benoît, a fim de se sagrar o mais depressa possível.

A 3 de Agosto recebeu «a unção muito santa» das mãos do arcebispo Daimbert de Sens, na catedral de Orleães. Temendo a perda de influência de Reims, o arcebispo desta cidade contestaria posteriormente a validade da sagração, mas o novo rei já fôra coroado.

[editar] ReinadoLuís VI passou a maior parte do seu reinado a combater os nobres salteadores que abusavam do seu poder senhorial e bélico para aterrorizar as populações e diminuir o poder régio. Na mesma linha política encorajou os movimentos comunais, associações profissionais sociais ou religiosas. A partir de 1110, outorgou diversas vantagens fiscais aos habitantes das cidades e o direito de se administrarem sob a direcção de um magistrado. Em 1111 lutou contra os nobres salteadores, como Hugo de Puiset, no interior do domínio real.

No domingo de ramos de 1115, esteve em Amiens para apoiar o bispo e os habitantes da cidade no conflito contra o seu conde [2]. Acompanhado de um exército para ajudar os burgueses a cercar o Castillon (a fortaleza dominante da cidade de Amiens, a partir da qual as forças condais partiam em expedições punitivas), uma flecha penetrou na cota de malha do rei, que acabou por partir sem vencer o cerco da torre que tinha a reputação de inexpugnável.

Depois de iniciar outra expedição contra o nobre salteador de Saint-Brisson-sur-Loire, Luís adoeceu subitamente no castelo de Béthisy-Saint-Pierre, entre Senlis e Compiègne. Morreu a 1 de Agosto de 1137, de disenteria aparentemente causada excessos alimentares que o tinham tornado obeso. Foi sucedido pelo seu filho Luís VII de França, que preferiria ter seguido a vida monástica.

[editar] Casamentos e descendênciaEm 1104, Luís ter-se-á casado com Luciana de Rochefort, filha de Gui I de Rochefort, senescal do rei Filipe I de França. Desta união terá nascido:

Isabel de França (c.1105-c.1175), casada em c.1119 com Guilherme de Vermandois, senhor de Chaumont e Quitry
Separaram-se em 1107. Poderá tê-la repudiado, anulado o matrimónio, ou poderá mesmo nem ter chegado a casar-se, sendo que a existência de Isabel de França é incerta.

A 4 de Maio de 1115 casou-se em Paris com Adelaide de Sabóia (c.1100-1154), filha de Gisela da Borgonha e Humberto II de Sabóia, portanto irmã de Amadeu III de Sabóia e tia de Mafalda de Sabóia, rainha consorte de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Dela teve:

Filipe de França (1116 - 13 de Outubro de 1131), rei subordinado a Luís VI entre 1129 e 1131, morreu em consequência de uma queda de cavalo
Luís VII de França (1120-1180)
Henrique (1121-1175), bispo de Beauvais e arcebispo de Reims
Hugo (n. c. 1122), morreu jovem
Roberto I, conde de Dreux e de Perche (c.1123-1188)
Constança, Princesa de França (c.1124 - 11 de Outubro de 1176), casada em 1140 com Eustácio IV, conde de Bolonha, e em 1154 com Raimundo V de Toulouse, conde de Toulouse
Filipe (c.1125-1161), bispo de Paris
Pedro I de Courtenay (c.1125-c.1182), casado em 1152 com Isabel de Courtenay
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Luís VI de FrançaReferências↑ The Civilization of the Middle Ages Norman F. Cantor, 1993, p. 410
↑ Histoire locale: Amiens et la Picardie - Les mouvements communaux (em francês)
[editar] Ligações externas
Abade Suger de Saint-Denis, cronista de Luís VI de França, retratado numa janela da abadia de Saint-DenisSur la jeunesse de Louis VI le Gros (em francês)
Quand Louis devint roi (1108) (em francês)
De la prise du château de Montaigu (1103) (em francês)
Louis VI s'attaque aux châteaux de Gournay et de Sainte-Sévère (1107-1108) (em francês)
De méchants seigneurs (1108) (em francês)
Genealogia de Luís VI de França (em francês)
The Deeds of Louis the Fat, Suger, Abbot of Saint Denis, Translated by Jean Dunbabin (em inglês)
Reis da dinastia capetiana de França (em inglês)
[editar] BibliografiaAncestral Roots of Certain American Colonists Who Came to America Before 1700, Frederick Lewis Weis, Linhas 96-28, 101-24, 117-24, 117-25, 169A-26, 274A-25
The Deeds of Louis the Fat, Suger, Abbot of Saint Denis, Translated with introduction and notes by Richard Cusimano and John Moorhead. Washington, DC: Catholic University of America Press, 1992 (ISBN 0-8132-0758-4)
Precedido por
Filipe I
Rei de França
1108 — 1137
(reinando subordinado a
Filipe I desde 1098) Sucedido por
Luís VII

[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

[Expandir]v • eMonarcas de França
França Medieval
Casa de Capeto Hugo Capeto • Roberto II • Henrique I • Filipe I • Luís VI • Luís VII • Filipe II • Luís VIII • Luís IX • Filipe III • Filipe IV • Luís X • João I • Filipe V • Carlos IV
França Medieval
Casa de Valois Filipe VI • João II • Carlos V • Carlos VI • Carlos VII • Luís XI • Carlos VIII
Idade Moderna Francesa
Casa de Valois Luís XII • Francisco I • Henrique II • Francisco II • Carlos IX • Henrique III
Idade Moderna Francesa
Casa de Bourbon Henrique IV • Luís XIII • Luís XIV • Luís XV • Luís XVI • Luís XVII (de jure)
Primeiro Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão I
I Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII
Cem Dias
Casa de Bonaparte Napoleão I • Napoleão II
II Restauração dos Bourbon
Casa de Bourbon Luís XVIII • Carlos X • Luís XIX • Henrique V
Monarquia de Julho
Casa de Orléans Luís Filipe I
Segundo Império Francês
Casa de Bonaparte Napoleão III

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lu%C3%ADs_VI_de_Fran%C3%A7a&oldid=27560660"
Categorias: Monarcas católicos romanosReis da FrançaCasa de CapetoMortos em 1137
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Беларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu Македонски Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Tagalog Українська Tiếng Việt Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h48min de 8 de novembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas