domingo, 5 de fevereiro de 2012

LUIS IV - FREDERICO BELO - SACRO IMPÉRIO

Carlos IV, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Carlos IV
Sacro Imperador Romano-Germânico

Carlos IV
Governo
Casa Real Casa de Luxemburgo
Títulos Rei da Boêmia, Conde do Luxemburgo, Rei da Itália, Rei da Burgundia
Vida
Nascimento 14 de Maio de 1316
Praga
Morte 29 de novembro de 1378 (62 anos)
Praga
Esposas Blanche de Valois
Anna da Bavária
Anna von Schweidnitz
Elisabete da Pomerania
Pai João da Boêmia
Mãe Elisabete da Boêmia
ver
Carlos IV do Luxemburgo (Praga, 1316 - 1378) foi o filho mais velho e herdeiro de João I do Luxemburgo e neto do imperador Henrique VII. Com a morte do seu pai em 1346 na Batalha de Crécy, Carlos herdou o Condado do Luxemburgo e o Reino da Itália e tornou-se rei da Boémia (2 de setembro de 1347). No mesmo ano, tornou-se rei dos romanos com o apoio do papa Clemente VI. Em 1355, torna-se imperador em Roma. No ano de 1356, através da Bula Dourada, fixou a constituição do Sacro Império Romano-Germânico. Criou a Universidade de Praga, a primeira da Europa Central.

[editar] VidaNascido em Praga como Wenceslaus (Václav), mais tarde escolheu o nome de Carlos após uma ida à França, na corte de seu tio, Carlos IV da França, onde permaneceu sete anos.

Carlos recebeu uma educação francesa e tornou-se fluente em cinco línguas: Latim, Checo, Alemão, Francês e Italiano. Em 1331 ganhou alguma experiência de guerra com seu pai na Itália. A partir de 1333, administrou as terras da coroa da Boêmia devido à frequente ausência de seu pai e mais tarde pela sua visão em deterioração. Em 1334, foi nomeado Margrave da Morávia, um título tradicional para os herdeiros da coroa. Dois anos mais tarde tomou o governo de Tirol em nome de seu irmão João Henrique, e em breve tornou-se ativo na luta pela posse do condado.

[editar] Ver tambémLista de reis da Boémia
A Bula Dourada de 1356
Carlos IV
Precedido por
João, o Cego conde de Luxemburgo

Sucedido por
Venceslau I
Precedido por
João, o Cego rei da Boêmia

1346 - 1378 Sucedido por
Venceslau IV
Precedido por
Luís IV Sacro Imperador Romano-Germânico

Sucedido por
Sigismundo

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_IV,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28266723"
Categorias: Mortos em 1378Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoReis da BoêmiaReis da GermâniaCasa de LuxemburgoGovernantes do século XIVCategoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde fevereiro de 2011
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés Беларуская Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski پښتو Română Русский Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 14h08min de 7 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPÝRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas