domingo, 5 de fevereiro de 2012

GUYILHERME I - REI DA PRÚSSIA

Guilherme I da AlemanhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guilherme I

Imperador da Alemanha e Rei da Prússia

Kaiser Guilherme I
Governo
Reinado 2 de janeiro de 1861 - 9 de março de 1888
Coroação 2 de janeiro de 1861
Rainha Augusta de Saxe-Weimar
Consorte Augusta de Saxe-Weimar
Antecessor Frederico Guilherme IV da Prússia
(como Rei da Prússia)
Herdeiro Frederico I da Alemanha
Sucessor Frederico I da Alemanha (Frederico III da Prússia)
Casa Real Casa de Hohenzollern
Dinastia Casa de Hohenzollern
Hino Real "Heil dir im Siegerkranz" (Imperial)
"Deutschlandlied" (Popular)
"Die Wacht am Rhein" (Não-oficial)
Títulos Imperador da Alemanha, Rei da Prússia, Margrave do Brandemburgo, Burgrave de Nuremberga e Conde de Hohenzollern, Soberano e Duque Superior da Silésia e do Condado de Glatz, Grão-Duque do Baixo Reno e da Posnânia, Duque da Saxônia, Vestfália e Engern, da Pomerânia, Lüneburg, Holstein e Schleswig, de Magdeburg, Bremen, Clève, Jülich e Berg, Wenden e Kaschuben, de Krossen, Lauenburg e Mecklenburg, Landgrave de Hesse e da Turíngia, Margrave de Lausitz Superior e Inferior, Príncipe-Herdeiro de Orange, Príncipe de Rügen, Frísia Oriental, Padernborn e Pyrmont, Halberstadt, Münster, Minden, Osnabrück, Hildesheim, Verden, Kammin, Fulda, Nassau e Mörs, Conde de Henneberg, Conde de Marca e de Ravensberg, Hohenstein, Tecklenburg e Linden, de Mansfeld, Sigmarigen e Veringen, Senhor de Frankfurt
Vida
Nome completo Wilhelm Friedrich Ludwig von Hohenzollern
Nascimento 22 de Março de 1797
Berlim
Morte 9 de março de 1888 (90 anos)
Berlim
Esposas Augusta de Saxe-Weimar
Filhos Frederico I da Alemanha e Luísa da Prússia
Pai Frederico Guilherme III da Prússia
Mãe Luísa de Mecklenburg-Strelitz
Assinatura
ver
Guilherme I, sendo o seu nome completo Guilherme Frederico Luís de Hohenzollern (Wilhelm Friedrich Ludwig von Hohenzollern, em alemão) (Berlim, 22 de março de 1797 - Berlim, 9 de março de 1888) foi rei da Prússia (reg. 2 de janeiro de 1861 - 9 de março de 1888) e o primeiro Kaiser (Imperador) da Alemanha unificada (imp. 18 de janeiro de 1871 - 9 de março de 1888). Pertencia a poderosa Casa de Hohenzollern e era filho de Frederico Guilherme III e da rainha Luísa de Mecklemburg-Strelitz, sucedeu a seu irmão Frederico Guilherme IV.

Durante o reinado de Guilherme I, ocorreu a transformação da Prússia em uma potência capaz de enfrentar nações poderosas que estendeu sua influência a toda a Alemanha e pôs em prática uma política imperial de expansão.

Os reveses da Prússia diante de Napoleão (a derrota em Jena e a ocupação do país) convenceram o então príncipe a combater os franceses, o que o levou a participar dos últimas campanhas contra Napoleão (1814-1815).

Defendia o absolutismo monárquico, tendo um papel relevante na repressão dos movimentos liberais que assolaram a Alemanha nesta época (1848-1849). Em Março de 1848, viu-se obrigado a refugiar-se na Inglaterra devido à Revolução de Berlim. Um ano depois, voltou e chefiou as tropas que, na Baviera, instauraram a ordem alterada pelos liberais.

Foi nomeado regente da Prússia depois do seu irmão (Frederico Guilherme IV) ter enlouquecido (1858), e sucedeu-lhe como rei após a sua morte (1861). Seu primeiro objetivo foi dotar a Prússia de poderio militar, para evitar a repetição dos desastres passados. No entanto, teve de enfrentar a oposição do Parlamento, integrado por ricos proprietários, que viam a criação de um poderoso exército profissional como um óbice a suas pretensões de controlar a política do governo. Para enfrentar o Parlamento, Guilherme I nomeou para primeiro-ministro Otto von Bismarck, que se transformou em figura-chave na construção da potência prussiana e da consecução da unidade alemã sob a direção da Prússia. Conseguiu reconstituir o exército prussiano.

Em 1862, dando início à política militarista da Prússia, ligou-se à Áustria para vencer a Dinamarca na Guerra dos Ducados (1864-1865), seguindo-se a guerra Austro-prussiana, contra sua ex-aliada, a Áustria, na qual a Prússia conseguiu anexar alguns territórios depois da vitória de Sadowa (1866).


Quadro da época, retratando a proclamação do Império Alemão no Palácio de Versalhes em 18/01/1871. A figura central, de uniforme branco, é Bismarck.[editar] Guerra franco-prussianaVer artigo principal: Guerra franco-prussiana
Em 1870, surgiu mais uma vez a rivalidade com a França. O rei aceitou a retirada da candidatura de seu primo Leopoldo de Hohenzollern à sucessão no trono da Espanha, como pretendiam os franceses. No entanto, a deturpação de suas afirmações por parte de Bismarck, no chamado telegrama de Ems, fez com que a França declarasse guerra à Prússia. Na guerra Franco-Prussiana (1870-1871), a Prússia, com seu poderoso e adestrado exército, venceu a França, da qual obteve, pelo Tratado de Frankfurt, a Alsácia e parte da Lorena.

[editar] Guerras durante o reinado
Pintura de Guilherme I da AlemanhaAs três guerras, nas quais a Prússia foi vitoriosa durante o reinado de Guilherme I, estabeleceram a unidade alemã. Guilherme proclamou o Império Alemão e foi coroado imperador da Alemanha em 18 de Janeiro de 1871, no castelo de Versalhes. Manteve-se no poder até à morte, ainda que não concordasse com a Kulturkampf e com a política estrangeira de Bismarck.

Casa de Hohenzollern
Nascimento: 22 de março de 1797; Morte: 9 de março de 1888
Precedido por
Frederico Guilherme IV Rei da Prússia
1861–1888 Frederico I
Imperador da Alemanha
1871–1888
Precedido por
Francisco José I Presidente da Confederação
da Alemanha do Norte
1867–1871 Título abolido
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Guilherme_I_da_Alemanha&oldid=28530599"
Categorias: Imperadores da AlemanhaReis da PrússiaCasa de HohenzollernCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Azərbaycanca Български Brezhoneg Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski پنجابی Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 17h01min de 27 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas