domingo, 5 de fevereiro de 2012

FREDERICO AUGUSTO I DA SAXÔNIA

Frederico Augusto I da SaxôniaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Frederico Augusto I da SaxôniaFrederico Augusto I, Rei da Saxônia. Batizado Joseph Maria Anton Johann Nepomuk Aloys Xaver (anteriormente Frederico Augusto III, Eleitor da Saxônia) (Dresden, 23 de dezembro de 1750 – Dresden, 5 de maio de 1827). Foi o primogênito de Frederico Cristiano, Eleitor da Saxônia em 1763 e conde palatino da Saxônia, margrave da Mísnia ou Meissen em 1763 e Maria Antonia, Princesa da Baviera (1724-1780). Seus avós maternos foram Carlos VII da Germânia e Maria Amélia, Arquiduquesa da Áustria. Apelidado o Justo, foi conde palatino da Saxônia, margrave da Mísnia ou Meissen de 1763 a 1806.

Ele sucedeu seu pai em dezembro de 1763, como Eleitor Frederico Augusto III da Saxônia (da Casa de Wettin). Pelos primeiros cinco anos de seu reinado, sua mãe, a viúva herdeira Eleitora Maria Antonia, foi regente. Em 1805, um pouco antes da abolição do Sacro Império Romano-Germânico em 11 de dezembro de 1806, ele se tornou Rei da Saxônia como Frederico Augusto I.

Frederico Augusto I foi também Duque de Varsóvia (1807 - 1815) (como Fryderyk August I). Ele era neto do Rei Augusto III da Polônia.

Casou por procuração em Mannheim, em 17 de janeiro de 1769 e em pessoa em Dresden em 29 de janeiro do mesmo ano com Amélia de Wittelsbach (1752-1828 Dresden), condessa palatina de Zweibrücken-Birkenfeld e teve uma filha, a Princesa Maria Augusta da Saxônia (1782-1863).

Criou em 1807 a Ordem da Coroa da Saxônia para comemorar a elevação do eleitorado a reino e a boa sorte do país na guerra que precedeu a Paz de Tilsit.

Sua aliança com Napoleão resultou em derrota em 1813. O país foi ocupado pela Rússia e somente teve restaurada a sua total soberania depois de uma partição de terras entre a Rússia, Prússia e Saxônia, resultando na perda de dois-terços do território do país.

Ele foi sucedido como Rei da Saxônia por seu irmão mais novo, Anthony Clement.

Brasão de armas da Saxônia
Brasão de armas do Ducado de Varsóvia
Precedido por
Frederico Cristiano Eleitor/Rei da Saxônia
1763–1827 Sucedido por
Anthony Clement
Precedido por
Estado criado Duque de Varsóvia
1807–1813 Sucedido por
Estado abolido

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Frederico_Augusto_I_da_Sax%C3%B4nia&oldid=28478231"
Categorias: Eleitores de SaxeReis de SaxeCasa de WettinCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroCrianças soberanasMonarcas católicos romanosMortos em 1827
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasCatalà Česky Deutsch English Español Eesti Suomi Français Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Latina Latviešu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Svenska 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h18min de 23 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel 3


COPYRIGHT WIKLIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas