domingo, 5 de fevereiro de 2012

FRANCISCO I DA AUSTRIA

Imperador da ÁustriaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imperador da Áustria

Escudo de armas do Império Austríaco

Primeiro imperador Francisco I da Áustria
Último imperador Carlos I da Áustria
Residência oficial Schönbrunn
Início do império 11 de Agosto de 1804
Fim do império 11 de Novembro de 1918
Imperador da Áustria é o título imperial hereditário do Império Austríaco. Foi proclamado pela primeira vez em 1804 pelo imperador do Sacro Império Romano Francisco II, e continuou a ser concedido a seu sucessores imediatos até a queda da dinastia Habsburgo em 1918, ao término da Primeira Guerra Mundial.

Face às agressões de Napoleão Bonaparte, Francisco temia pelo futuro do Sacro Império Romano e ansiava por manter o status imperial de sua família em caso de dissolução do Sacro Império, como de fato ocorreu em 1806,[1] quando o exército austríaco sofreu uma derrota humilhante na Batalha de Austerlitz e o vitorioso Napoleão procedeu o desmantelamento do antigo império, tomando vários territórios deste e criando a Confederação do Reno em seu lugar. Assim sendo, Francisco II do Sacro Império Romano tornou-se Francisco I, Imperador da Áustria, e mesmo que o novo Título Imperial pudesse soar menos prestigioso que o antigo, a Dinastia Habsburgo continuou a dominar a Áustria e vários territórios vizinhos por um longo período.

O novo título existiu por apenas pouco mais de um século (até 1918), embora nunca tenha ficado realmente claro sobre que territórios constituíam o Império Austríaco. Quando Francisco recebeu o novo título em 1804, as terras da Monarquia Habsburgo eram conhecidas simplesmente como Kaisertum Österreich (em português: Áustria do Cáiser).

A Áustria (ao contrário de várias outras terras da dinastia Habsburgo) era um arquiducado desde o século XV, e a maior parte dos outros territórios do Império tinham suas próprias instituições e história, apesar das tentativas de centralização, especialmente entre 1848 e 1859. Quando a Hungria recebeu o direito de se auto-governar em 1867, as porções não-húngaras do império, apesar de usualmente referidas como Áustria, eram oficialmente conhecidas como "Reinos e Terras representadas pelo Conselho Imperial (Reichsrat)".

O título de Imperador da Áustria e o Império associado foram ambos abolidos no final da Primeira Guerra Mundial em 1918, quando a Áustria Alemã tornou-se uma república,[1] e as outras terras e reinos representados pelo Conselho Imperial estabeleceram suas independências.

Índice [esconder]
1 Título completo
2 Imperadores austríacos
3 Notas e referências
4 Ver também

[editar] Título completoOs imperadores austríacos tinham uma extensa lista de títulos que refletiam a extensão geográfica do império e a diversidade de terras e povos governados pelos Habsburgos austríacos.[2]

Imperador da Áustria,
Rei Apostólico da Hungria,
Rei da Boêmia, da Dalmácia, da Croácia, da Eslovênia, da Galícia e Lodoméria, e da Ilíria,
Rei de Jerusalém,
Arquiduque da Áustria,
Grão-duque da Toscânia e de Cracóvia,
Duque da Lorena, de Salzburgo, da Estíria, da Caríntia, da Carniola e da Bucovina,
Príncipe da Transilvânia,
Margrave na Morávia,
Duque da Alta e Baixa Silésia, de Modena, Parma, Piacenza e Guastalla, de Auschwitz e Zator, de Teschen, Friuli, Ragusa e Zara,
Reichsgraf de Habsburgo e Tirol, de Kyburg, Gorizia e Gradisca,
Príncipe de Trentino e Brixen (Bressanone),
Margrava da Alta e Baixa Lusácia e da Ístria,
Conde de Hohenems, Feldkirch, Bregenz, Sonnenberg e assim por diante
Lorde de Trieste, de Cattaro e de Wendland,
Grande Voivode da Voivodia da Sérvia e assim por diante
Soberano da Ordem do Tosão de Ouro.

[editar] Imperadores austríacosImagem Imperador Ascensão Queda
Francisco I 11 de Agosto de 1804 2 de Março de 1835
Fernando I 2 de Março de 1835 2 de Dezembro de 1848
Francisco José I 2 de Dezembro de 1848 21 de Novembro de 1916
Carlos I 21 de Novembro de 1916 11 de Novembro de 1918

Notas e referências↑ a b InfoPédia. Áustria (em português). Página visitada em 02/12/08.
↑ O título oficial de governante do Império Austríaco, e posteriormente Império Austro-Húngaro, foi trocado inúmeras vezes: por uma patente em 1 de Agosto de 1804, por um decreto da corte em 22 de Agosto de 1836, por um decreto de um ministro Imperial em 6 de Janeiro de 1867 e finalmente pelo compromisso austro-húngaro assumido em 12 de Dezembro de 1867. Títulos menores como "Imperador da Áustria, Rei da Boêmia etc. e Rei da Hungria" eram amplamente recomendados para documentos oficiais e tratados internacionais.
[editar] Ver tambémSacro Império Romano
Lista de governantes da Áustria
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Imperador_da_%C3%81ustria&oldid=25839809"
Categoria: História da Áustria
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБългарски Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Suomi Ido Italiano 한국어 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h46min de 27 de junho de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas