segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FILIPE DA SUÁBIA - SACRO IMPÉRIO

Filipe da SuábiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Representação de Filipe da Suábia.
Filipe da Suábia copiado de um manuscrito medieval de 1200.
Escudo de Armas da Casa dos Imperadores de Hohenstaufen.Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Relações familiares
2 Bibliografia
3 Referências

[editar] BiografiaFilipe da Suábia ou Filipe de Hohenstauten (1176 – assassinado em 21 de junho de 1208), foi duque da Suábia e rei dos romanos.

Era o mais novo dos filhos varões de Frederico I, imperador do Sacro Império Romano, e de Beatriz I, condessa da Borgonha, e, como tal, foi determinado originalmente para a Igreja chegando a ser eleito proboste em Aix e bispo de Wurzburg, em 1190, com apenas quatorze anos. Todavia, três anos depois, ele abdicou de seus títulos eclesiásticos para seguir uma carreira política e, em 1195, seu irmão, o imperador Henrique VI tornou-o duque da Toscana e depois da Suábia.

Quando Henrique morreu, em setembro de 1197, Filipe foi excomungado pela Igreja. Junto a seus problemas estava o fato de seu sobrinho, o filho de Henrique, ter sido reconhecido como rei dos romanos. No entanto, como este sobrinho, Frederico II, era apenas um menino e estava ausente na Sicília, Filipe foi persuadido a aceitar o título. Em 8 de março de 1198, em Mühlhausen, os príncipes germanso elegeram-no rei dos romanos e, em 8 de setembro, em Mainz, ele foi coroado pelo arcebispo de Tarentaise.

No entanto, os opositores dos Hohenstaufens negaram a validade de sua eleição e providenciaram seu próprio candidato, Oto IV de Brunswick. Embora com o apoio da maioria dos príncipes germanos e do rei da França, Filipe não foi capaz de derrotar Oto. Para pôr um fim à disputa, foi invocada a intervenção do relutante papa Inocêncio III. Como Filipe aind era um excomungado e os Hohenstaufens foram uma ameaça ao papado anteriormente, Inocêncio decidiu em favor de Oto IV, em 11 de março de 1201. Na mesma época, ele também colocou os partidários de Filipe sob interdito da Igreja. Filipe perdeu alguns adeptos, mas também que foram anteriormente seus opositores. Destes, o mais importante era Adolfo, arcebispo de Colônia, que o recoroou rei dos romanos em Aix, em 6 de janeiro de 1205. Gradualmente, sua posição melhorou e, em 27 de julho de 1206, ele derrotou Oto IV em Wassenberg, expulsando-o da Renânia. Na mesma época, aproximou-se do papa Inocêncio, e as concessões que ele lhe ofereceu, assim como o declínio de Oto IV, teve sua excomunhão suspensa, em 1 de novembro de 1207. Parte do acordo com o papa incluía um casamento entre uma das filhas de Filipe e o sobrinho do papa. Porém, antes que o acordo fosse terminado, Oto de Wittelsbach, que era noivo da mesma filha, em sua fúria, assassinou Filipe em Bamberg. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Speyer.

[editar] Relações familiaresFilipe casou, em 25 de maio de 1197, em Bari, com Irene Angelina, viúva de Rogério V, duque da Apúlia, filha de Isaac II Ângelo. A partir de então, ela adotou o nome de Maria. Desta união, nasceram sete filhos, mas apenas três mulheres atingiram a maioridade:

Beatriz (1198 - 1212), primeira esposa de Oto IV, imperador do Sacro Império;
Maria (c. 1200 - 1235), primeira esposa Henrique II, duque de Brabante;
Reinaldo, morto jovem;
Cunegunda (1202 - 1248), esposa de Venceslau I da Boêmia;
Isabel (1205 - 1235), primeira esposa de Fernando III de Castela;
Frederico (*1205), morto jovem;
Beatriz (n. e m. em 1208), morta jovem
[1]

[editar] BibliografiaHeraldry of the Royal Families of Europe, Jiri Louda & Michael Maclagan, Clarkson N. Potter Inc Publishers, 1ª Edição, New York, 1981. Tab. 113.
Precedido por:
Henrique VI Rei da Germânia
(formalmente Rei dos Romanos)
6 de março de 1198 - 21 de junho de 1208
(contestado por Oto IV) Sucedido por:
Oto IV
Precedido por:
Conrado I Duque da Suábia
15 de agosto de 1196 - 21 de junho de 1208
Referências↑ Geneall.net]
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Filipe_da_Su%C3%A1bia&oldid=28680356"
Categorias: Reis da GermâniaCasa de HohenstaufenPessoas com excomunhão convertidaMonarcas católicos romanos
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasBosanski Català Česky Deutsch Ελληνικά English Español Eesti فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 Nederlands Polski Română Русский Slovenščina Српски / Srpski Svenska Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h59min de 4 de fevereiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGFHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas