domingo, 5 de fevereiro de 2012

CARLOS VI - SACRO IMPÉRIO

Carlos VI, Sacro Imperador Romano-GermânicoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Carlos VI redireciona para este artigo. Para o rei da França, veja Carlos VI de França.
Carlos VI
Sacro Imperador Romano-Germânico

Governo
Reinado 12 de outubro de 1711 -
20 de outubro de 1740
Consorte Elisabeth Christine de Brunswick-Wolfenbüttel
Dinastia Habsburgo
Títulos
Rei dos Romanos, Rei da Germânia
Rei da Hungria, da Croácia e da Boêmia
Arquiduque da Áustria
Duque de Parma e Piacenza (1735-1740)
Rei de Nápoles e da Sicília (1713-1738)
Rei da Sardenha(1713-1720)
Vida
Nascimento 1º de Outubro de 1685
Viena
Morte 20 de outubro de 1740
Viena
Pai Leopoldo I da Germânia
Mãe Leonor Madalena do Palatinado-Neuburgo
ver
Carlos de Habsburgo, em alemão Karl von Habsburg (Viena, 1º de outubro de 1685 - Viena, 20 de outubro de 1740), foi Imperador Romano-Germânico de 1711 a 1740, como Carlos VI. No mesmo período, também rei da Hungria, como Carlos III. Seu reinado foi marcado por querelas de sucessão entre as dinastias europeias, e os membros da sua própria dinastia entrariam em conflito generalizado.

Carlos era o segundo filho de Leopoldo I da Germânia e de sua terceira esposa, Leonor Madalena do Palatinado-Neuburgo. Chegou a assumir o trono de Aragão e Castela, como Carlos III, tendo sido coroado em Madrid, mas abandonou a pretensão, ao assumir o trono austríaco. Não consta na lista de réis espanhóis, pois Filipe, duque de Anjou, finalmente obteve o trono como Filipe V de Espanha.

Educado por Anton Florian de Liechtenstein, foi o herdeiro contratado pelos Habsburgos espanhóis, ramo em extinção. Carlos II da Espanha fez seu herdeiro o duque de Anjou, que subiu ao trono espanhol como Filipe V, violando o contrato. A guerra pela coroa levou à Guerra da Sucessão Espanhola, nos anos finais do século XVII.

Carlos chegou a Portugal, como arquiduque pretendente ao trono espanhol, em março de 1704. Foi recebido com muitos agasalhos: declaração de guerra à Espanha. Havia entretanto desordem, bulhas, anarquia nas tropas, rivalidade entre os comandantes. Desde 1674, D. Pedro II de Portugal não convocara mais as Cortes - instituição que outrora representara a nação perante o rei -, uma consequência do absolutismo. O pretendente veio na armada do almirante Rook, usando nome de Carlos III da Espanha. Um mês depois Filipe d'Anjou iniciou hostilidades contra Portugal, ocorrendo as primeiras investidas na Beira e no Alentejo. A invasão continuou até o exército português criar, em território espanhol, uma segunda frente, o que significava encontrar-se completo o exército, com auxiliares neerlandeses, comandados pelo Barão Fagel, e ingleses chefiados pelo Conde de Galloway.[1]

Como seu irmão, o imperador José I da Germânia morrera subitamente, Carlos retorna à Áustria, assume o trono austríaco e, em 1711, éeleito sacro imperador romano em Frankfurt.

Embora com pouco talento político, em seu reinado a Áustria atinge sua maior expansão. Talvez em consequência dos anos que passara na Espanha, introduziu na corte de Viena o cerimonial espanhol (Spanisches Hofzeremoniell) e mandou construir a famosa Escola Espanhola de Equitação. Além do mais, construiu em seu reinado o Reichskanzlei ("chancelaria do Estado") e a Biblioteca Nacional. Agregou também ao palácio de Hofburgo a ala Michaeler. Muitos dos prédios barrocos atualmente existentes em Viena foram construídos em seu reinado.

Tinha ambições musicais. Em menino, recebeu lições de Johann Joseph Fux, de modo que compunha e tocava cravo e piano e por vezes se animou a reger a orquestra real.

Tendo apenas duas filhas (do casamento com Elisabeth Christine de Brunswick-Wolfenbüttel) e não herdeiros varões, preparou cuidadosamente a Pragmática Sanção em 1713, pela qual declarou que seu reino não poderia ser dividido, e filhas mulheres poderiam também herdar o trono paterno. Entretanto, quando morreu, teve lugar a Guerra da Sucessão Austríaca. Por fim, a Pragmática Sanção predominou, e sua filha Maria Teresa o sucedeu como Rainha da Hungria e da Boêmia e Arquiduquesa de Áustria embora, sendo mulher, não tivesse sido eleita para o Sacro Império Romano, o qual foi assumido Carlos VII.

Depois de Carlos VII, porém, o marido de Maria Teresa, Francisco III, duque da Lorena, foi eleito Sacro Imperador como Francisco I, assegurando a continuação da linha dos Habsburgo.

Referências↑ Cerisier, Antoine Marie. Tableau de l'histoire générale des Provinces-Unies. Volume 9. Utrecht : J. Van Schoonhoven & Comp., 1777.
[editar] Ver tambémLista de imperadores do Sacro Império Romano-Germânico
Lista de soberanos da Hungria
História da Áustria
Nomes em outras línguas: em alemão, Karl VI; checo: Karel II; húngaro, Károly; eslovaco, Karol III, catalão: Carles III, latim: Carolus VI; francês Charles VII; inglês Charles VII.

Precedido por
José I Sacro Imperador Romano-Germânico
1711 — 1740 Sucedido por
Carlos VII
Precedido por
José I Rei da Hungria
1711 – 1740 Sucedido por
Maria Teresa

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_VI,_Sacro_Imperador_Romano-Germ%C3%A2nico&oldid=28084244"
Categorias: Mortos em 1740Monarcas católicos romanosImperadores do Sacro Império RomanoReis da GermâniaReis da BoêmiaReis da HungriaReis da SicíliaDuques de MilãoCondes da FlandresCasa de HabsburgoCavaleiros da Ordem do Tosão de OuroNaturais de VienaReis da SardenhaMonarcas da Casa de Habsburgo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAragonés العربية Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська West-Vlams 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 20h27min de 23 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas