quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CARLOS, O GORDO

Carlos, o GordoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos, o Gordo
Sacro Imperador Romano-Germânico

Coroação de Carlos, o Gordo como imperador do Sacro Império Romano-Germânico
Governo
Vida
ver
Carlos, o Gordo foi rei francês e, em 12 de fevereiro de 881, foi coroado como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Ao assumir a regência, foi apelidado de "o Gordo". Nasceu em Neidingen em 839 e morreu em 13 de janeiro de 888 em Reichenau.

Era filho de Luís, o Germânico, e brigou para se fazer coroado como Rei de França. Dessa maneira, o império de Carlos Magno foi reconstituído, com exceção da Provença e da Borgonha. O império fora retomado em sua integralidade por seu filho Luís, o Piedoso, mas os filhos deste não tinham tido escrúpulo algum em o dividir, por ocasião dos Juramentos de Estrasburgo. A geração seguinte tentou voltar à situação anterior. Carlos, o Gordo, bisneto de Carlos Magno, herdara a Frância oriental, atual Alemanha, depois da morte do pai Luís, o Germânico e da morte dos irmãos mais velhos. A morte de seu primo Carlomano lhe valeu ser rei da Frância ocidental. Reconstitui-se assim o império carolíngio, 40 anos depois da sua divisão entre os filhos de Luís, o Piedoso.

Foi rei da Alamania em 865, rei da Suábia ou dos Francos do Leste em 876-887, Rei da Itália em 879-887, Imperador dos romanos de 881-887, rei dos Francos 884-887, deposto em 887.

O imperador Carlos, o Gordo se mostrou incapaz de organizar a defesa do Ocidente contra os invasores vikings que sobem rio acima a partir do litoral atlântico. Entre os anos de 879 e 892, ocorreram dez invasões normandas, sendo que em 886, eles conseguiram sitiar Paris. Carlos enviou tropas contra eles, sem impedir os Normandos de saquear a Borgonha. Em novembro de 887, quando da Dieta de Tribur, em Mayence, Carlos foi afastado pelos grandes da Frância oriental, perdendo seu título de Rei da França e de Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Sua autoridade não mais se exerceu a leste do Reno, e governou em vez dele, seu primo Arnulfo da Caríntia. Assim, as regiões oriental e ocidental do Império, a Alemanha e a França atuais, passaram a seguir destinos diferentes, separados e muitas vezes antagônicos.

Dessa maneira, Carlos, o Gordo não figura entre os reis franceses, o que explica que Carlos, o Simples assumiu o trono ostentando o número III, depois de Carlos II, o Calvo. O número III de Carlos, o Gordo se aplica somente quando se trata da Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Arnulfo, bastardo de Carlomano, foi proclamado na Germânia. Depois, a aristocracia francesa elegeu como Rei o herói do cerco de Paris, Conde Eudes, em 29 de fevereiro de 888.

[editar] Casamento e posteridadeCasou em 862 com Richarda ou Ricarda da Suábia (845-circa 900) filha do Conde Erchanger. Tiveram dois filhos:

1 - Carlomano da Germânia, morto em 876.

2 - Bernardo da Germânia. Bastardo, teria nascido em 881 e vivido dez anos.

Precedido por:
Luís, o Germânico Rei da Alemannia e Rhaetia (Suábia)
876 — 887 Sucedido por:
Arnulfo
Precedido por:
Luís, o Jovem Rei da Frância Oriental (Alemanha)
882 — 887



Precedido por:
Carlomano Rei da Itália
879 — 888 Sucedido por:
Berengar I
Rei da Borgonha Superior
879 — 888 Sucedido por:
Rudolfo
Precedido por
Carlos, o Calvo Imperador Sacro Romano-Germânico
879 — 888 Sucedido por
Guido III de Spoleto
Precedido por:
Carlomano Rei da Frância Ocidental (França)
884 — 888 Sucedido por:
Odo (ou Eudes)
Rei da Aquitânia
884 — 888 Sucedido por:
Ranulfo II
(Duque, reivindicando o reinado)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos,_o_Gordo&oldid=28234384"
Categorias: Imperadores do Sacro Império RomanoReis da FrançaReis da GermâniaMonarcas católicos romanosCarolíngiosMortos em 888
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch العربية Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Latina Lietuvių Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt West-Vlams Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 21h01min de 4 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIOGHT WIKLIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas