quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CARLOS II DA FRANÇA

Carlos II de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos II
Sacro Imperador Romano-Germânico

Carlos II, o calvo
Governo
Vida
ver
Carlos II, o Calvo (Charles le Chauve) nasceu em Frankfurt-am-Main no dia 13 de junho de 823, e faleceu no dia 6 de outubro de 877. Rei da França entre os anos de 869 e 875, foi também Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, de 875 a 877.

Dito o Calvo, pois tinha os cabelos ralos, era filho de Luís I, o Piedoso e de Judith da Baviera, sua segunda esposa.

Depois de seu nascimento, seu pai, o Imperador, quis distribuir seus Estados entre os três filhos que tivera em seu primeiro casamento, e a necessidade de rever essa partilha em função do menino Carlos, dentro da desordem que resultou a péssima situação política da França, depois da usurpação de Pepino, o Breve.

Um dos filhos do primeiro casamento de Luís, o Piedoso havia morrido, e esse doou a Carlos II a Aquitânia, sem consultar os demais filhos, o que causou a divisão da família real. Assim, depois da morte de seu pai, Carlos II se uniu a Luís, o Germânico para combater Lotário I, seu irmão mais velho, que queria excluí-los da partilha, e forçá-los a reconhecer a sua supremacia política.

Eles se bateram na batalha de Fontenay, uma luta tão sangrenta, que os nobres declararam que em virtude dos acontecimentos, doravante não tinham mais nenhum compromisso com seu soberanos, pois esses não estavam agindo em defesa do Estado, e que dali em diante, os soldados não se reportariam mais diretamente ao monarca, senão a seus senhores, que tratavam de consolidar seu regime feudal. Como resultado da batalha de Fontenay, ocorrida no dia 25 de junho de 842, o Império foi repartido entre os três irmãos, tendo Carlos II herdado a França.

Alguns anos mais tarde, em 869, eles voltaram a se reunir para repartir a herança deixada por Lotário que falecera, o que envolveu a interferência do Papa Adriano II. O Papa escreveu a Carlos II, uma mensagem que marcava um vivo ressentimento por não ter sido escutado na sucessão de Lotário, declarando o Rei como perjuro, como vingativo e como pai desnaturado. Carlos rebateu com firmeza, declarando que os Reis da França jamais seriam submissos ao Papa, pois eram esses que deviam submissão ao Rei.

Carlos II deixou um único filho varão, que seria conhecido como Luís II, o Gago, que o sucederia. Carlos II o Calvo morreu no ano de 877.

O Commons possui multimídias sobre Carlos II de França[editar] Ver tambémJuramentos de Estrasburgo
Precedido por
Luís I Rei de França
869 — 877 Sucedido por
Luís II
Precedido por
Luís II da Germânia Imperador do Sacro Império Romano-Germânico
875 — 877 Sucedido por
Carlos o Gordo

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_II_de_Fran%C3%A7a&oldid=28202620"
Categorias: Reis da FrançaImperadores do Sacro Império RomanoMonarcas católicos romanosCarolíngiosNaturais de Frankfurt am MainMortos em 877Filhos de Luís I da França
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБеларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Lietuvių मराठी Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt West-Vlams Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 12h00min de 2 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas