quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CARLOMANO II DA FRANÇA

Carlomano II de FrançaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Moeda representando Luís III e Carlomano IICarlomano II (867 - 12 de Dezembro de 884), Rei da Francia Ocidental, pertencente à dinastia carolíngia, era filho do Rei Luís II, o Gago e de Ansgarde. Quando o seu pai morreu, em 879, Carlomano tornou-se rei, juntamente com o seu irmão Luís III.


Iluminura de Jean Fouquet sobre a vitória de Luís III e Carlomano II sobre os Vikings em 879.Alguns nobres defendiam a eleição de um único rei, mas eventualmente ambos os irmãos foram eleitos reis. Apesar de haver dúvidas sobre a sua legitimidade, os irmãos obtiveram o reconhecimento, e quando em Março de 880 dividiram o reino do pai em Amiens, Carlomano recebeu a Borgonha e a Aquitânia.

No entanto, o Duque Boso tinha renunciado à submissão a ambos os irmãos e foi eleito Rei da Provença. No Verão de 880, os irmãos Carlomano e Luís III marcharam contra ele, tomaram Mâcon e o norte do reino de Boso. Uniram as suas forças com as de Carlos, o Gordo e cercaram Vienne, de Agosto a Novembro, sem sucesso. Só no Verão de 882, Vienne foi tomada, depois de cercada por Ricardo, Conde de Autun e Duque da Borgonha.

No mesmo verão, em Agosto de 882, Carlomano tornou-se no único rei, devido à morte do seu irmão, mas o reino estava em um estado deplorável, parcialmente devido a incursões de piratas normandos, e o seu poder estava muito circunscrito. Houve revoltas dos senhores feudais até na Borgonha.

Carlomano morreu durante uma caça, em 12 de Dezembro de 884, e foi sucedido pelo Imperador Carlos, o Gordo.

Precedido por
Luís II Rei da Borgonha e Aquitânia
879 — 884 Sucedido por
Carlos, o Gordo
Precedido por
Luís III Rei da Francia Ocidental
882 — 884 Sucedido por
Carlos, o Gordo

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlomano_II_de_Fran%C3%A7a&oldid=28507553"
Categorias: Monarcas católicos romanosReis da FrançaCarolíngiosMortos em 884
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasБеларуская Български Brezhoneg Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Français Galego עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 한국어 Latina Lietuvių Nederlands Polski Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Українська Tiếng Việt West-Vlams Yorùbá 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h37min de 25 de janeiro de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas