segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AFONSO DE CASTELA - SACRO IMPÉRIO

Infante Afonso de CastelaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Estátua de Afonso de Aragão e Castela no seu túmulo em BurgosAfonso, infante de Castela (Tordesilhas, 15 de Setembro de 1453 — Cardeñosa, 5 de julho de 1468), parece ter estado algumas vezes antes de morrer novo na posição forçada de príncipe das Astúrias, ou seja, herdeiro do trono castelhano, durante as lutas para retirar a sucessão desse trono à sua sobrinha Joana de Trastâmara, rainha de Portugal e Castela (1453-1468), antes do início da Guerra de Sucessão de Castela, à morte de Henrique IV, pai desta e meio irmão dele, quando Afonso já havia morrido.

Afonso foi filho de D. Isabel, infanta de Portugal e do seu marido João II de Castela. A sua irmã Isabel I de Castela viria a subir ao trono por herdar-lhe as suas pretensões ao trono, no final da guerra civil.

No início da década de 1460, os senhores de Castela estavam totalmente insatisfeitos com Henrique IV, por razão da sua defesa dos direitos de sua filha, acreditavam que Joana, Princesa das Astúrias, alcunhada de "Beltraneja" não era sua filha legítima, mas sim do seu valido, Beltrán de La Cueva.

As Cortes castelhanas de 1464 forçaram o rei Henrique a repudiar a paternidade de Joana e em reconhecer como seu legítimo sucessor Afonso, que recebe, assim, o título de Príncipe das Astúrias. Em seguida, Afonso esteve presente em várias rebeliões contra o rei seu irmão.

No entanto, ainda bastante jovem, Afonso morreu de uma doença, provavelmente uma praga, apesar da hipótese de envenenamento e corte da garganta tivessem sido sugeridas como causas da sua morte. A sua irmã Isabel irá estabelecer com o seu meio-irmão, o rei Henrique um acordo em que o rei forçadamente a reconhecerá provisoriamente como sua legítima sucessora, desde que case a contento do soberano, o que ela não cumprirá, rompendo-se o acordo.

Precedido por
Joana de Trastâmara
Príncipe das Astúrias
Setembro de 1464 - 5 de Julho de 1468 Sucedido por
Isabel de Trastâmara
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Infante_Afonso_de_Castela&oldid=27966353"
Categorias: Mortos em 1468Príncipes das AstúriasCasa de TrastâmaraCategorias ocultas: !Artigos sem infocaixa!Artigos que carecem de fontes desde novembro de 2010!Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasBosanski English Esperanto Español Italiano 日本語 Nederlands Esta página foi modificada pela última vez à(s) 18h21min de 13 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas