segunda-feira, 16 de maio de 2011

10609 - GUILHERME IV

Guilherme IV do Reino UnidoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guilherme IV
Pela Graça de Deus, Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, Defensor da Fé, Rei de Hanôver e Duque de Brunswick

Guilherme IV
Reinado 26 de Junho de 1830 — 20 de Junho de 1837
Nascimento 21 de Agosto de 1765
Palácio de Buckingham, Londres
Reino Unido
Morte 20 de Junho de 1837
Castelo de Windsor, Berkshire
Reino Unido
Sepultamento Capela de São Jorge, Berkshire, Inglaterra
Antecessor Jorge IV (Irmão)
Herdeiro Vitória;
Ernesto Augusto I
Sucessor Vitória(Reino Unido);
Ernesto Augusto I(Hânover)
Consorte Adelaide de Saxe-Meiningen
Casa Real Casa de Hanôver
Dinastia Hanôver
Pai Jorge III do Reino Unido
Mãe Carlota de Mecklemburg-Strelitz
Guilherme IV do Reino Unido (nascido William Henry;21 de Agosto 1765 — 20 de Junho 1837) foi Rei do Reino Unido e de Hanôver de 1830 até à sua morte, sucedendo ao seu irmão Jorge IV. Guilherme era filho do rei Jorge III e de Carlota de Mecklemburg-Strelitz. Antes de subir ao trono serviu na Marinha durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos da América e foi Duque de Clarence.

Em Julho de 1818, casou com a princesa Adelaide de Saxe-Meiningen para garantir a sucessão de Jorge IV, depois da morte da sua sobrinha Charlote em 1817 , filha de Jorge III. Deste casamento resultaram apenas duas filhas, que morreram na infância, e Guilherme IV foi sucedido por outra sobrinha, a Rainha Vitória. O seu reinado foi marcado por reformas importantes como a abolição da escravatura no Império Britânico e a imposição de restrições ao trabalho infantil.

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Infância e Serviço militar
1.2 Ducado de Clarence
2 Relacionamentos e casamento
3 Almirantado
4 Reinado
4.1 Crise parlamentar
5 Filhos
5.1 Filhos legítimos
5.2 Filhos ilegítimos
5.3 Seus descendentes notáveis incluem
6 Títulos, estilos e Honras
6.1 Títulos e estilos
6.2 Honras

[editar] Biografia[editar] Infância e Serviço militarWilliam Henry nasceu em 21 de agosto de 1765 no Palácio de Buckingham. Filho do rei Jorge III e da Rainha Charlotte, Guilherme era o terceiro de 15 irmãos, sendo também o terceiro na linha de sucessão ao trono. Como filho do monarca reinante, Guilherme foi educado em casa durante a maior parte da sua infância e, ao atingir a idade de 13 anos, ingressou na Royal Navy para servir ao seu país. Especula-se que George Washington tramou o sequestro de Guilherme durante a Guerra de Independência, mas o plano veio a falhar, pois o príncipe possuia guardas pessoais, o que dificultaria a ação dos sequestradores.

Após alguns anos de serviço, Guilherme foi promovido a Tenente e passou a comandar o HMS Pegasus. No comando de um dos mais importantes navios da Marinha Real, Guilherme navegou até o Caribe, onde teria sido hospedado por Horatio Nelson. Em 1788, o príncipe foi transferido para a embarcação HMS Andromeda e no ano seguinte foi transferido para o HMS Valiant, onde assumiu o posto de Almirante.

Guilherme desajava tornar-se um Duque como os seus irmãos mais velhos, mas seu pai inicialmente recusou concede-lo um Ducado. O príncipe então, para pressionar seu pai, declarou-se interessado em fazer parte da Casa dos Comuns, algo inaceitável para um nobre da época. Em resposta, o rei o concedeu os títulos de Duque de Clarence e Conde de Munster no ano de 1789.

[editar] Ducado de Clarence
Guilherme em trajes militares.Guilherme cessou seu serviço militar em 1790, mas alguns anos depois, quando o Reino Unido declarou guerra a França, o príncipe esteve ansioso para servir novamente ao seu país. Entretanto não lhe foi concedido um navio em decorrência de alguns escândalos ocorridos em seu comando e após alguns discursos na Câmara dos Lordes, que o revelaram um opositor a guerra. Guilherme foi humilhado pela Marinha Real.

Especula-se que seus pedidos para ser chamado novamente pela Marinha nunca foram atendidos, nem sequer respondidos pelo Almirantado. Guilherme enviou pedidos formais e esforçou-se para servir novamente como Almirante, mas durante todas as Guerras Napoleônicas seus pedidos foram negados e desconsiderados. A resposta só chegaria em 1811, quando o duque foi apontado Almirante de Esquadra. Em 1813, Guilherme, num ato de coragem e honra, visitou as tropas britânicas em combate nos Países Baixos e assistiu o bombardeio de Antuérpia em uma torre de igreja.

Afastado dos serviços militares, Guilherme participou das sessões na Câmara dos Lordes, onde manteve sua posição contra a abolição da escravidão nas colônias britânicas.

[editar] Relacionamentos e casamentoDesde 1791, Guilherme viveu por 20 anos com sua amante a atriz irlandesa, Dorothea Jordânia, mais conhecido pelo seu nome artístico, a Sra. Jordânia, o título de "senhora" ser assumido no início de sua carreira nos palcos para explicar uma gravidez inconveniente e "Jordânia”, em referência ao rio Jordão, pois ela tinha "atravessado as águas" entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. O casal teve dez filhos ilegítimos, cinco filhos e cinco filhas, e que receberam o sobrenome de "FitzClarence".

Guilherme casou-se com a Princesa Amélia Adelaide Tereza Luiza Caroline de Saxe-Coburgo-Meiningen, filha do Duque de Saxe-Meiningen . Aos 25 anos, Adelaide tinha metade da idade de Guilherme, e o seu casamento durou quase vinte anos até a morte de Guilherme.

[editar] AlmirantadoO então Jorge, Príncipe de Gales, irmão mais velho de Guilherme, era o regente do Reino enquanto o rei Jorge III se recuperava da loucura. Em 1820, o rei falecido foi sucedido pelo Príncipe de Gales que assumiu com o título de Jorge IV do Reino Unido e Guilherme passou a ser o 2º na linha de sucessão.

O Duque de Iorque faleceu em 1827 e Guilherme, com mais de 60 anos, tornou-se o herdeiro presuntivo. Naquele mesmo ano, o primeiro-ministro George Canning o apontou como Lorde do Almirantado.

[editar] ReinadoO rei Jorge IV faleceu em 26 de junho de 1830 aos 67 anos, mas como não deixou herdeiros legítimos, foi sucedido pelo irmão Guilherme, Duque de Clarence. Guilherme, ao assumir o trono, defendia a retomada de um governo mais antigo, totalmente oposto ao de seu irmão, que não se esforçava em esconder o prazer que tinha pelo luxo da corte. Guilherme era mais reservado e aparentemente equilibrado do que Jorge, sendo, por isso, mais popular entre o povo. Pouco tempo após sua ascensão, Guilherme já havia assumido importantes responsabilidades com o primeiro-ministro, mostrando-se ágil e competente e conquistou ainda mais o apoio popular após fazer de seu filho primogênito Conde de Munster, mesmo sendo um ato incomum.

[editar] Crise parlamentarApós a finalização oficial do reinado de Jorge IV, Guilherme convocou eleições gerais para o Parlamento. Os Tories, apoiados pelo Duque de Wellington, perderam muitos votos para os Whigs, liderados por Charles Grey, fazendo com que Wellington fosse cassado do Parlamento. Quando os Comuns votaram a primeira reforma parlamentar, o ministério de Grey solicitou ao rei uma dissolução completa do parlamento, o que iria resultar em outras eleições gerais. Guilherme, a princípio, não demonstrou nenhuma aprovação aos pedidos de Grey, mas as pressões dos parlamentares o levaram a conduzir uma sessão legislativa no próprio parlamento. Guilherme, então, vestiu os trajes cerimoniais e portando a coroa, dissolveu o parlamento declarou novas eleições, favorecendo aos reformistas. Contudo, os Lordes não aceitaram a dissolução. Após a rejeição de uma nova reforma, a agitação popular cresceu em todo o país.

[editar] Filhos[editar] Filhos legítimosTodos os filhos legítimos de Guilherme IV com sua consorte Adelaide de Saxe-Meiningen nasceram e morreram antes de sua ascensão ao trono. Por conseguinte, foram denominados como Príncipe / Princesa de Clarence com o estilo de Sua Alteza Real.

SAR a Princesa Charlotte de Clarence nasceu em 27 de março de 1819, Hanôver faleceu em 27 de março de 1819, Hanôver - Charlotte Luiza Augusta.
SAR a Princesa Isabel de Clarence nasceu em 10 de dezembro de 1820, Palácio de St. James's faleceu em 4 de março de 1821, Palácio de St. James's - Isabel Adelaide Georgiana.
[editar] Filhos ilegítimosCom sua amante Dorothea Jordânia:

George FitzClarence, 1º Conde de Munster
Henry FitzClarence
Sophia Sidney, Baronesa De L'Isle e Dudley
Lady Mary Fox FitzClarence
Lord Frederick FitzClarence
Elizabeth Hay, Condessa de Erroll
Adolfo FitzClarence
Augusta FitzClarence
Sir Augusto FitzClarence
Amélia Cary, Viscondessa Falkland
[editar] Seus descendentes notáveis incluemSua Alteza a Princesa Alexandra, 2ª Duquesa de Fife, também neta de Eduardo VII
Sua Alteza a Princesa Maud, Condessa de Southesk, também neta de Eduardo VII
Alexander Duff, 1° Duque de Fife
Sir Eduarda Bellingham, Bt 5. Brig.- Gen. Senadora do Estado Livre Irlandês (26 de Janeiro 1879-19 Maio de 1956)
Fra Andrew Bertie (1929-2008) Príncipe e Grão-Mestre dos Cavaleiros Hospitalários .
David Cameron, líder do Partido Conservador e atual Primeiro ministro Britânico, (nascido em 9 de outubro de 1966)
Duff Cooper diplomata e escritor britânico, (22 de fevereiro de 1890 - 1 de Janeiro de 1954)
John Crichton-Stuart, 7º Marquês de Bute (b.1958), também conhecido como Johnny Dumfries, ex-piloto.
O Brigadeiro General Charles FitzClarence , destinatário da Real Ordem Vitoriana (8 de maio de 1865 - 2 de Novembro de 1914)
Adam Hart-Davis autor britânico, fotógrafo e radialista (nascido em 4 de julho de 1943)
Rupert Hart-Davis, editora britânica, editor literário e homem de letras (28 de agosto de 1907 - 8 de Dezembro de 1999)
Merlin Hay, 24º Conde de Erroll , um banco de cross- membro da Casa dos Lords (nascido em 20 de abril de 1948)
Violet Jacob escritor escocês (1863 - 1946)
William Sidney, 1º Visconde De L'Isle 15º Governador Geral da Austrália , o último Governador-Geral britânico (23 de maio de 1909 - 5 de Abril de 1991).
[editar] Títulos, estilos e Honras[editar] Títulos e estilos21 de agosto de 1765 - 16 de Maio de 1789: Sua Alteza Real o Príncipe William Henry.
16 de maio, 1789 - 26 de Junho de 1830: Sua Alteza Real o duque de Clarence e St. Andrews.
26 de junho de 1830 - 20 de Junho 1837: Sua Majestade o Rei.
O título oficial de Guilherme VI como rei do Reino Unido foi: Pela graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, defensor da fé.

O título de Guilherme em Hanôver foi: Pela graça de Deus, Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, e etc... o Rei de Hanôver, Duque de Brunswick e Lüneburg, e etc...

[editar] HonrasKT: Cavaleiro do Cardo, 1770
KG: Cavaleiro da Ordem da Jarreteira, 1782
Precedido por
Jorge IV Rei do Reino Unido

1830 — 1837 Sucedido por
Rainha Vitória
Precedido por
Jorge IV Rei de Hanôver

1830 — 1837 Sucedido por
Ernesto Augusto I
Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eMonarcas da Bretanha
Monarcas do Reino da Grã-Bretanha

Ana • Jorge I • Jorge II • Jorge III

Monarcas do Reino Unido
Jorge III • Jorge IV • Guilherme IV • Vitória • Eduardo VII • Jorge V • Eduardo VIII • Jorge VI • Isabel II



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_IV_do_Reino_Unido"
Categorias: Casa de Hanôver | Monarcas britânicos | Reis da Irlanda | Reis de Hanôver | Cavaleiros da Ordem do Banho
Categorias ocultas: !Esboços maiores que 10000 bytes | !Esboços sobre reis | !Artigos destacados na Wikipédia em inglês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית Hrvatski Magyar Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Latviešu मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Polski Română Русский Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 20h54min de 11 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas