quarta-feira, 11 de maio de 2011

106O1 - SURREALISMO

SurrealismoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo. (desde janeiro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
História da arte

Por período
Arte pré-histórica[Expandir]
Arte do Paleolítico
Arte rupestre
Arte do Neolítico
Arte antiga[Expandir]
Arte mesopotâmica
Arte suméria
Arte assíria
Arte babilónica
Arte persa
Arte egípcia
Arte celta
Arte fenícia
Arte egeia
Arte cicládica
Arte minoica
Arte micénica
Antiguidade Clássica
Arte etrusca
Arte grega
Arte romana
Arte paleocristã
Arte medieval[Expandir]
Arte bizantina
Arte islâmica
Arte sassânida
Pré-românico
Arte germânica
Arte hibérnico-saxónica
Arte anglo-saxónica
Arte visigótica
Arte merovíngia
Arte carolíngia
Arte otoniana
Românico
Arte mudéjar
Gótico
Manuelino
A. na Idade Moderna[Expandir]
Renascimento
Alta Renascença
Maneirismo
Barroco
Rococó
Neoclassicismo
Academicismo
Romantismo
Arte moderna[Expandir]
Nazarenos
Pré-rafaelitas
Realismo
Naturalismo
Impressionismo
Pós-impressionismo
Pontilhismo
Divisionismo
Simbolismo
Art nouveau
Vanguardas
Expressionismo
Fovismo
Die Brücke
Der Blaue Reiter
Abstraccionismo
Neoplasticismo
Cubismo
Construtivismo
Bauhaus
Suprematismo
Dadaísmo
Surrealismo
Futurismo
Realismo socialista
Arte contemporânea[Expandir]
Pop art
Op art
New Dada
Minimalismo
Neoconcretismo
Arte conceptual
Happening
Performance
Instalações
Land art
Hiper-realismo
Por expressão artística[Esconder]
Arquitectura - Pintura
Escultura - Design
Literatura - Música
Teatro - Cinema

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), mas também pelo Marxismo, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.

A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.

Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

Índice [esconder]
1 Visão surrealista
2 Trajetória
3 Surrealismo na Arte
4 Curiosidades
5 Anos 30
6 A Segunda Guerra Mundial
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ver também
10 Ligações externas

[editar] Visão surrealistaAs características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre muitas de suas metodologias estão a colagem e a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

No manifesto e nos textos escritos posteriores, os surrealistas rejeitam a chamada ditadura da razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra. Humor, sonho e a contra lógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Segundo esta nova ordem, as idéias de bom gosto e decoro devem ser subvertidas.

A escrita automática procura buscar o impulso criativo artístico através do acaso e do fluxo de consciência despejado sobre a obra. Procura-se escrever no momento, sem planejamento, de preferência como uma atividade coletiva que vai se completando. Uma pessoa escreve algo num papel e outro completa, mas não de maneira lógica, passando a outro que dá seqüência. O filme Um Cão Andaluz de Buñuel é formado por partes de um sonho de Dali e outra parte do próprio diretor, sem necessariamente objetivar-se uma lógica consciente e de entendimento, mas um discurso inconsciente que procure dialogar com outras leituras da realidade.

[editar] TrajetóriaEm 1929, os surrealistas publicam um segundo manifesto e editam a revista A Revolução Surrealista. Entre os artistas ligados ao grupo em épocas variadas estão os seguintes escritores franceses,o dramaturgo Antonin Artaud (1896-1948), Paul Éluard (1895-1952), Louis Aragon (1897-1982), Jacques Prévert (1900-1977) e Benjamin Péret (1899-1959,) que viveu no Brasil. Entre os escultores encontram-se os italianos Alberto Giacometti (1901-1960), o pintor italiano Vito Campanella (1932), assim como os pintores espanhóis Salvador Dali (1904-1989), Juan Miró (1893-1983) e Pablo Picasso, o pintor belga René Magritte (1898-1967), o pintor alemão Max Ernst (1891-1976) e o cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983).

Nos anos 30, o movimento internacionaliza-se e influencia muitas outras tendências, conquistando adeptos em países da Europa e nas Américas, tendo Breton assinado um manifesto com Leon Trotski na tentativa de criar um movimento internacional que lutava pela total liberdade na arte - FIARI: o Manifesto por uma Arte Revolucionária Independente.

No Brasil, o surrealismo é uma das muitas influências captadas pelo modernismo.

[editar] Surrealismo na ArteO Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.

[editar] CuriosidadesComo muitos dos primeiros participantes do Surrealismo foram originados do movimento Dadaísmo, uma separação enfática entre Surrealismo e Dadaísmo na teoria e prática pode ser difícil de ser estabelecida, apesar das declarações de Andre Breton no assunto não deixar dúvidas sobre sua própria claridade sobre as suas diferenças. No círculo acadêmico, esta linha imaginária é diferente entre diferentes historiadores.

As raízes do Surrealismo nas artes visuais emprestam características do Dadaísmo e do Cubismo, assim como da abstração de Wassily Kandinsky e do Expressionismo, assim também como do Pós-Impressionismo.

[editar] Anos 30Dalí e Magritte criaram as mais reconhecidas obras pictórias do movimento. Dalí entrou para o grupo em 1929, e participou do rápido estabelecimento do estilo visual entre 1930 e 1935.

Surrealismo como movimento visual tinha encontrado um método: expor a verdade psicológica ao despir objetos ordinários de sua significância normal, a fim de criar uma imagem que ia além da organização formal ordinária.

Em 1932 vários pintores Surrealistas produziram obras que foram marcos da evolução da estética do movimento: La Voix des Airs de Magritte é um exemplo deste processo, onde são vistas 3 grandes esferas representando sinos pendurados sobre uma paisagem. Outra paisagem Surrealista deste mesmo ano é Palais Promontoire de Tanguy, com suas formas líquidas. Formas como estas se tornaram a marca registrada de Dali, particularmente com sua obra A Persistência da Memória, logo, onde relógios de bolso derretem como se fossem líquidos.

[editar] A Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial provou ser disruptiva para o Surrealismo. Os artistas continuaram com as suas obras, incluindo Magritte. Muitos membros do movimento continuaram a corresponder-se e a encontrar-se. Em 1960, Magritte, Duchamp, Ernst e Man Ray encontraram-se em Paris. Apesar de Dali não se relacionar mais com Breton, ele não abandonou os seus motivos dos anos 30, incluindo referências à sua obra "Persistência" do Tempo numa obra posterior.

O trabalho de Magritte tornou-se mais realista na sua representação de objetos reais, enquanto mantinha o elemento de justaposição, como na sua obra "Valores Pessoais" (1951) e "Império da Luz" (1954). Magritte continuou a produzir obras que entraram para o vocabulário artístico, como Castelo nos Pireneus, que faz uma referência a Voix de 1931, na sua suspensão sobre a paisagem. Algumas personalidades do movimento Surrealista foram expulsas e vários destes artistas, como Roberto Mattam continuaram próximo ao Surrealismo como ele mesmo se definiu. Dali então tornou-se homossexual,o que definiu de vez sua separação de gala.

[editar] ReferênciasDUROZOI e LECHERNERBONNIER. El Surrealismo. Guadarrama, Madri, 1974.
ADES, Dawn. O Dada e o Surrealismo. Labor do Brasil, Barcelona, 1976?.
SENA, Jorge. Manifestos do Surrealismo. Moraes, SP, 1979.
GIMENEZ-FRONTIN, J. El Surrealismo. Montesino, Barcelona, 1983.
FARIAS, José Niraldo. O Surrealismo na Poesia de Jorge de Lima. PUC/RGS, Porto Alegre, 2003.
[editar] BibliografiaPERET, Benjamin, Amor sublime, São Paulo: Brasiliense, 1985.
ARGAN, Giulio Carlo, Arte moderna, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PONGE, Robert (org.), Surrealismo e nuovo mundo, Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio do Sul. 1999.
Artigo surrealismo França-Brasil
Notas sobre o movimento surrealista no Brasil
Em espanhol
BÉHAR, Henry. Sobre Teatro Dada y Surrealista. Barcelona: Barral, 1971.
Bréton, André. El Surrealismo: Puntos de Vista y Manifestaciones. Barcelona: Barral, 1977.
[editar] Ver tambémManifesto Surrealista
Vanguarda
Arte moderna
Modernismo
Psicanálise
Manifesto por uma Arte Revolucionária Independente redigido por Breton, Trotsky e Diego Rivera
Octavio Paz
Mario Pedrosa
Benjamin Péret
Antonin Artaud
Luis Buñuel
André Breton
Salvador Dalí
René Magritte
Remedios Varo
Leonora Carrington
Leonor Fini
Frida Kahlo
[editar] Ligações externasHistória da arte (em português)
MAC-USP (em português)
Manifesto Surrealista de André Breton (em português)
Manifesto surrealista de André Breton (em inglês)
ArtCyclopedia (em inglês)
Sérgio Lima - Notas acerca do movimento surrealista no Brasil
Portal da arte
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo"
Categorias: Surrealismo | Movimentos da poesia moderna | Arte moderna
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Janeiro de 2009 | !Artigos de arte que carecem de notas de rodapé
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAlemannisch العربية Azərbaycanca Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Føroyskt Français Galego ગુજરાતી עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Bahasa Melayu Malti မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Occitan Polski Piemontèis Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Seeltersk Svenska தமிழ் తెలుగు ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 00h44min de 2 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas